x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 37
  • #1
    Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Idade
    38
    Posts
    6,950
    Agradecimentos: 8

    Arrow Gasolina Podium No 16v do Suzuki´s




    Povo!
    Estive conversando com o Estruc e me disse que o antigo Vitara 1.6 16v ano 99/00, ele botava gasolina podium (da BR), e fazia diferença.
    Na aceleração.... O motor ficava esperto...O carro sentia mais "leve"... Limpa o motor(Aí é verdade)... e bebia menos do que o normal....
    Será que é verdade?
    Quero as já botaram ou não o podium no motores 16v dos Suzuki´s!

    To querendo testar essa gasolina no meu Jimny
    Abssssssssssssssssssss
    4X4 Brasil
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

  • #2
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,244
    Agradecimento: 1
    Baeta,

    A Podium, assim como qualquer outra gasolina de alta octanagem, é feita para carros com alta taxa de compressão. Os carros importados normalmente tem compressão maior do que os nacionais, principalmente os carros considerados esportivos.
    A função desta gasolina é evitar que a gasolina que usamos em nosso País detone antes da hora quando comprimida, ocasionando a tão famosa "batida de pino".
    Eu usei a Podium em uma moto, por recomendação do mecânico, e sinceramente não percebi diferença. Consome a mesma coisa, e anda a mesma coisa. Talvez mantenha mais limpa a câmara de combustão e o carburador, mas ainda prefiro pagar pra limpar de vez em quando do que pagar o preço da Podium.
    Não sei se fará diferença no consumo e desempenho de nossos "brinquedos"... Mas se quer tentar, vá lá... Não faz mal algum, só ao bolso...
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #3
    Pessoal, gasolina automotiva é mais ou menos o seguinte:

    Gasolina tipo A - é a gasolina sem álcool, vendida das refinarias (Petrobras, já que as outras refinarias particulares - Ipiranga (RS) e Manguinhos (RJ) estão paradas desde o começo do ano porque o petróleo está caro demais e não compensa fazer o refino nestas empresas) para as distribuidoras (BR, Shell, Esso, Forza, etc). Esta gasolina não é vendida para o consumidor.

    Gasolina tipo C - é a gasolina tipo A com a adição de álcool pelas distribuidoras. O teor de álcool varia com a vontade do governo em ajudar os usineiros de álcool e regular os estoques, normalmente entre 20% e 25% - hoje é 23%. A octanagem é de 83.
    Essa é a gasolina "comum".

    Gasolina tipo C "aditivada" - é a mesma gasolina comum, porém com aditivos que auxiliam a limpeza do sistema de injeção/carburador. É o que todo mundo deveria usar nos carros, já que vai evitando a formação de sujeira no sistema.
    Essa é a gasolina "aditivada". Tem mesma octanagem da gasolina comum, então não tem como melhorar perforance nenhuma.

    Gasolina Premium/Podium - É uma gasolina "aditivada" de maior octanagem (91 a 95).

    Só vale a pena usar a Premium se o motor do carro for de alta performance (alta taxa de compressão) e no manual do carro for especificado usar este tipo de gasolina.

    Se o motor tiver alta taxa de compressão e se usar gasolina comum/aditivada o que acontece é a "batida-de-pino" ou pré-detonação.

    Se o motor tiver baixa taxa de compressão e se usar gasolina premium... tá jogando dinheiro fora! Não serve para nada...

    Para os Suzukis com motor original o negócio é usar aditivada... o ganho não está na performance, mas em manter o sistema de injeção limpo.

    É verdade que meu Vitara 8v bate pino em subidas leves em estradas quando estou em 5a. ou 4a. marcha à 80-90 km/h... mas acho que o ponto do distribuidor está mal regulado (se é que tem regulagem). Ainda não verifiquei isso, mas vou fazê-lo em breve.

    Espero ter ajudado!

    Abraços octanados!
    Suzuki Jimny Sierra M/T 2020
    Ex-Fiat Toro Volcano 2017 Ex-Land Rover Defender 2001 Ex-Suzuki Vitara 1997

  • #4
    Já coloquei no meu GV algumas vezes, realmente não fez muita diferença não. Acho que o efeito foi como o de qualquer gasolina de boa qualidade. Não lembro os números agora, mas a taxa de compressão do motor 2.0 16v dos suzukis fica um pouco abaixo da taxa que começaria a se beneficiar da alta octanagem da podium..

  • #5
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,244
    Agradecimento: 1
    Diogo,

    A taxa de compressão dos Vitaras 1.6 ou 1.6 16V é de 9,5/1. No seu caso (2.0 16V) não sei dizer.
    De qualquer forma, a taxa de 9,5/1 está dentro da faixa aceitável para gasolina comum. A gasolina comum só começa a dar problemas de pré-detonação com taxas mais altas (algo acima de 10,5~11/1).
    Entonces, gasolina Podium em Vitara 1.6 16V é mesmo jogar dinheiro fora...
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #6
    Usuário Avatar de djalmab
    Entrada
    30/04/2004
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    53
    Posts
    623
    Agradecimento: 1
    Concordo com o Diogo e com o Grasmann.. Nesse final de semana do Natal coloquei a PODIUM e nao fez diferença alguma. Vou de aditivada e de posto BOM.. O Side reclama muito quando a gasolina não é da boa...

  • #7
    Usuário Avatar de Jeanilson
    Entrada
    30/11/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    48
    Posts
    1,276
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Grassmann Ver Post
    Diogo,

    A taxa de compressão dos Vitaras 1.6 ou 1.6 16V é de 9,5/1. No seu caso (2.0 16V) não sei dizer.
    De qualquer forma, a taxa de 9,5/1 está dentro da faixa aceitável para gasolina comum. A gasolina comum só começa a dar problemas de pré-detonação com taxas mais altas (algo acima de 10,5~11/1).
    Entonces, gasolina Podium em Vitara 1.6 16V é mesmo jogar dinheiro fora...
    Já li não-sei-aonde que a gasolina Podium só fazia diferença em motores com taxa de compressão acima de 12:1.

    Uma vez abasteci o Samurai que eu tinha com essa Podium. Eu senti que o jipinho ficou um pouco mais "esperto", principalmente na cidade, mas nada que compensasse devido à diferença de preço dos combustíveis . E o consumo ficou praticamente o mesmo.

    []'s aditivados.

  • #8
    Citação Postado originalmente por djalmab Ver Post
    ...O Side reclama muito quando a gasolina não é da boa...
    É verdade, o meu GV tb fica bem caido se a gasolina é um pouquinho ruim, final de semana passado enchi o tanque no posto do carrefour e ficou bem caidão. 'Ainda bem' que meu carro bebe muito e a gasosa já tá acabando

  • #9
    Aproveitando o tópico, o que compensa mais:

    Usar gasolina aditivada ou usar a comum e aditivar com algum
    produto?

    Dizem que a gasolina aditivada é a mesma coisa que a comum,
    porém "contém" alguns detergentes.

    Será que tem mesmo? Não sabemos se tem e os caras
    podem vender a comum p/ nós como aditivada...

    Lógico, quando a diferença é pouca, não se compensa colocar
    aditivo a parte, mas vejamos, será que o aditivo a parte
    colocado de vez em quando não é melhor do que
    usar diariamente uma gasolina aditivada? (se for aditivada mesmo...)

    Grato

  • #10
    turma,

    ouvi de alguns mecanicos e outros mexanicos que a aditavada é ruim justamente porque alguns dos aditivos atacam algumas borrachas, tubos ou outros componentes que ficam em contato com a mesma

    procede?

  • #11
    Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Idade
    38
    Posts
    6,950
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Joao Paulo Ver Post
    turma,

    ouvi de alguns mecanicos e outros mexanicos que a aditavada é ruim justamente porque alguns dos aditivos atacam algumas borrachas, tubos ou outros componentes que ficam em contato com a mesma

    procede?
    Gasolina aditivada atacam algumas borrachas???
    Não faz sentido!
    abssssssssssssss
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

  • #12
    Besteira de mexânico!

    A gasolina aditivada é melhor que a comum porque não deixa formar (ou pelo menos diminui) o acúmulo de resíduos (borra) no sistema de injeção/carburador.

    O ideal é usar aditivada sempre!
    Suzuki Jimny Sierra M/T 2020
    Ex-Fiat Toro Volcano 2017 Ex-Land Rover Defender 2001 Ex-Suzuki Vitara 1997

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Álcool e Gasolina
      Por Eduardo Souza no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/04/2009, 15:52
    2. Gasolina / Álcool
      Por du no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 16
      Última resposta: 26/02/2009, 23:24

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade