x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário Avatar de RodrigoSX4
    Entrada
    03/09/2016
    Local
    Natal/RN
    Idade
    33
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0

    Vitara, Samurai ou GV. Eis a dúvida!




    Olá, senhores.

    Sei que é recorrente a criação de tópicos por aqui solicitando ajuda na hora de adquirir um veículo. Já li vários deles falando sobre cada um dos citados no título, mas ainda gostaria de contar com vocês para sanar algumas dúvidas específicas.

    Apesar de não ter uma boa experiência com Suzukis (esse SX4 cuja foto está aí no meu avatar "bateu o motor" com 54000 km rodados e todas as manutenções em dia - Parabéns, Rodrigo ) resolvi, até mesmo por falta de opção, dar mais uma chance à montadora na minha volta ao mundo 4x4 - não que meu SX4 fosse um legítimo off-road, mas me levava relativamente bem pelas dunas de Natal/RN, o que me satisfazia.

    A princípio, quero um modelo CANVAS.
    Gosto da sensação de proximidade com o ambiente que o Buggy, por ser aberto, proporciona, e queria consitnuar sentindo isso no 4x4. No mais, fiquei encantado com o Jimny Canvas na mesma proporção que fiquei desapontado com o seu preço. Não tendo condições de levar um Jimnyzinho Canvas pra casa, me vieram como opção o Vitarinha e o Samuca.


    Sei que o Vitara é um carro mais confortável, mas acho o Samuca mais macho e gosto mais do design dele. E como tenho um outro carro pro dia-a-dia, no momento estou tendendo (com pequeníssima margem) a este último.

    Aí vão as minhas dúvidas:

    1. Eu preciso de um veículo confiável, que não me deixe na mão no meio de um passeio leve/mediano. Sei que o Samuca tende a ser mais robusto. Essa robustez geralmente se traduz em confiabilidade? Nos passeios 4x4 que vocês frequentam, constumam ver esses carros dando algum tipo de problema? Sei que depende muito, mas o Samuca tende a ser mais confiável do que o Vitara?
    2. Com esses carros, sem modificações, eu consigo tirar um jetski da praia sem muita dificuldade?
    3. Uma coisa que dirigindo uma ou duas vezes não da pra ter noção precisa: a direção do Vitara com DH é um grande diferencial em relação a do Samuca sem DH? É algo que, na opinião de vocês, faria eu me arrepender de ter pego um Samurai?
    4. Tenho visto veículos de diversos valores. Um Vitara bem cuidado vale mais do que um Samurai bem cuidado de mesmo ano?
    5. O motor 1.6 do Vitara faz a diferença em relação ao 1.3 do Samurai na hora de encarar uma subida de duna (onde se precisa, além de força, de velocidade)?

    Vocês devem estar se perguntando aonde entra a GV do título nessa história de Canvas.
    Simplesmente por relação custo x benefício. Tenho visto umas GVs aparentemente bem conservadas por preços equivalentes aos dos Vitaras e Samurais da vida. São carros mais espaçosos, potentes, confortáveis e modernos. As vezes fico pensando se não seria mais racional pegar um desses. O que vocês teriam a dizer?

    Desculpem pela extensão do texto. Tentei deixa-lo mais enxuto, mas tive medo de que ficasse confuso.

    E obrigado pelas opiniões.
    Troller T4 2.8 2002
    Bicos Rash, Coletor D'Marco, Turbina MasterPower e Super LDA
    @meusmancos

  • #2
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Rodrigo,
    mesmo sabendo da confiabilidade dos Suzukis, lembre-se que tanto o Vitara quanto o Samurai são da década de 1990 né, então acho que o mais importante é achar um bem cuidado, donos desleixados são piores que qualquer trilha para um jipe. Como você já sabe, o Vitara é mais confortável que o Samurai, principalmente se o Samurai for feixe de molas (>96), para o uso que você está descrevendo, ambos dão conta, o Samurai é um pouco "mais jipe", e tem algumas coisas que facilitam na preparação para um uso offroad mais pesado, porém o Vitara também é tranquilo de mexer e existem várias receitas aqui no fórum para alterações visando maior despenho no fora de estrada. Tive 2 Vitaras Canvas e acho o carro muito bacana, porém estão cada vez mais raros de se encontrar em um estado bom de conservação, acho que tirando o fator DH a escolha caia sobre o que você achar em melhores condições. Aqui em BH tem um Canvas anunciado que parece muito novo, apesar da distância, as vezes compensa dar uma olhada (procure na OLX e selecione MG, não é permitido colocar o link aqui, de acordo com as regras do fórum) Sobre a questão do Jetski não posso opinar... é melhor alguém que usa o carro em praias dar uma opinião.
    Sobre os GV, além de não ser Canvas, não sei porque, mas me parece um carro mais problemático (tem alguns relatos de uns problemas complicados aqui no fórum) e com maior dificuldade de peças de reposição, agora, se achar um bom também, nada impede de pegar um.

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #3
    Usuário Avatar de RodrigoSX4
    Entrada
    03/09/2016
    Local
    Natal/RN
    Idade
    33
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pela sua opinião, Jorge.

    Realmente tenho tido alguma dificuldade em achar Vitaras e Samurais Canvas em bom estado aqui pela região e, quando encontro, o preço está fora do que eu considero racional pagar. Se houvesse algum bom exemplar desses em algum estado vizinho ao RN, eu até poderia me deslocar ao mesmo para dar uma olhada; entretanto ir à BH pra isso está fora de cogitação no momento.
    Você teria algum "macete" pra me passar sobre o que analisar nos Vitaras Canvas na hora de fechar uma compra? Quais que você me diria que foram os principais problemas que você teve com os Vitarinhas?
    Troller T4 2.8 2002
    Bicos Rash, Coletor D'Marco, Turbina MasterPower e Super LDA
    @meusmancos

  • #4
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por RodrigoSX4 Ver Post
    Obrigado pela sua opinião, Jorge.

    Realmente tenho tido alguma dificuldade em achar Vitaras e Samurais Canvas em bom estado aqui pela região e, quando encontro, o preço está fora do que eu considero racional pagar. Se houvesse algum bom exemplar desses em algum estado vizinho ao RN, eu até poderia me deslocar ao mesmo para dar uma olhada; entretanto ir à BH pra isso está fora de cogitação no momento.
    Você teria algum "macete" pra me passar sobre o que analisar nos Vitaras Canvas na hora de fechar uma compra? Quais que você me diria que foram os principais problemas que você teve com os Vitarinhas?
    Rodrigo, sugeri esse Samurai, porque vai que você tem algum parente e ou amigo por aqui.. mas enfim... eu não conheço o carro também para afirmar que está como no anuncio...

    sobre os Vitarinhas, nunca tive nenhum problema crônico neles.... ambos comprei, fiz uma revisão inicial e foi tranquilo, o primeiro era mais para as trilhas e nunca me deu nenhuma dor de cabeça.... o segundo mais original gastei mais numa revisão inicial por causa de dono desleixado... mas trocas normais, correias, todos óleos, amortecedores, algumas buchas.... o ideal é levar a um bom mecânico que entenda bem de Suzuki para avaliar... testar 4x4 e redução... dar uma volta, ver se não tem diferencial roncando, se motor não está muito fraco ou soltando muita fumaça... são alguns cuidados básicos para não ter nenhuma surpresa, aqui no fórum deve ter um cheklist para comprar um Vitara, vou olhar e se achar posto aqui. Os Vitaras costumam dar problema na Roda Livre automática, aí só passar para a manual e tranquilo. Agora, os em bom estado, provavelmente vão ter preço... aí tem que avaliar... preço desses carros é meio doido... o importante é conversar com o dono, saber do histórico do carro, das manutenções... e não se deixar levar apenas pela aparência do carro.

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #5
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #6
    Usuário Avatar de MATOSWR
    Entrada
    29/12/2009
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Posts
    717
    Agradecimentos: 15
    Deixa eu dar meus pitacos rs:

    1. Samurai é o mais robusto mesmo. Inclusive devido a suspensão, também é o menos confortável. Em questão de confiabilidade em relação é um pouquinho maior que a do vitara (o acionamento da 4x4 é todo manual, mas vc pode converter o vitara tb)
    2. Depende do Jetski e da praia (areia e tal) da pra fazer (inclusive usando a reduzida), mas se for com muita regularidade não é ideal
    3. Usei muito samurai e não é pesado então não sentia falta da DH, mas o meu era original. Mas se sua esposa for dirigir com certeza vai gostar da DH do vitara.
    4. Valor depende do vendedor e sua necessidade em vender. Tem samurai de mais de 30mil anunciado ai e o cara nem vende nem baixa. Colocando mais uns 5mil compra um jimny 2010! Mas cada carro é um caso, e depende do cuidado e tal.
    5. Vai fazer mais diferença tipo de pneu, calibragem, sua pericia em dirigir nas dunas e principalmente saúde do motor. Não adianta ser nem 2.0 e ta cansando.
    De qualquer forma compre um carro bem cuidado, se foi tratado com carinho todo suzuki é uma ótima compra.
    Xterra 2004
    Ex: JIMNY 2010, JIMNY 2001 e SAMURAI CANVAS 94
    PU1MWR - PX1W7834


  • #7
    Usuário Avatar de RodrigoSX4
    Entrada
    03/09/2016
    Local
    Natal/RN
    Idade
    33
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    Jorge e Matos, eu agradeço bastante pelos comentários de vocês.

    O jipinho vai ser um carro de uso bem esporádico. Provavelmente um mês sim e outro não ele ficará 100% parado na garagem.
    E isso o que foi comentado a respeito dos preços variarem com a vontade do dono de vender a gente verifica logo: muitas vezes acontece da esposa do camarada ficar perturbando por causa do jipe e o rapaz anuncia com o preço lá em cima só pra agradar a patroa sem se desfazer do carrinho. hehe

    Com relação a todo Suzuki ser uma ótima compra, to realmente apostando que o ocorrido com o meu SX4 tenha sido uma grande exceção.

    Assim que colocar ou o Vitarinha ou o Samurai na garagem, eu posto aqui pra vocês. Até o final do mês eu devo estar resolvendo isso.
    4X4 Brasil
    Troller T4 2.8 2002
    Bicos Rash, Coletor D'Marco, Turbina MasterPower e Super LDA
    @meusmancos

  • #8
    Usuário Avatar de RodrigoSX4
    Entrada
    03/09/2016
    Local
    Natal/RN
    Idade
    33
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    Jorge e Matos, eu agradeço bastante pelos comentários de vocês.

    O jipinho vai ser um carro de uso bem esporádico. Provavelmente um mês sim e outro não ele ficará 100% parado na garagem.
    E isso o que foi comentado a respeito dos preços variarem com a vontade do dono de vender a gente verifica logo: muitas vezes acontece da esposa do camarada ficar perturbando por causa do jipe e o rapaz anuncia com o preço lá em cima só pra agradar a patroa sem se desfazer do carrinho. hehe

    Com relação a todo Suzuki ser uma ótima compra, to realmente apostando que o ocorrido com o meu SX4 tenha sido uma grande exceção.

    Assim que colocar ou o Vitarinha ou o Samurai na garagem, eu posto aqui pra vocês. Até o final do mês eu devo estar resolvendo isso.
    Troller T4 2.8 2002
    Bicos Rash, Coletor D'Marco, Turbina MasterPower e Super LDA
    @meusmancos

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. dúvida roda livre AVM no vitara e samurai
      Por mairo no fórum Suzuki
      Respostas: 8
      Última resposta: 26/12/2017, 23:40
    2. Dúvida entre Pajero iO e Suzuki Vitara/Gran Vitara
      Por mendesbh no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 16
      Última resposta: 04/05/2015, 11:15
    3. Samurai (duvida)
      Por Felipelemos no fórum Suzuki
      Respostas: 9
      Última resposta: 18/07/2009, 16:49
    4. Samurai 96/97 (Dúvida)
      Por RoadRunner no fórum Suzuki
      Respostas: 1
      Última resposta: 23/04/2008, 17:04
    5. Respostas: 6
      Última resposta: 09/06/2004, 11:29

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade