x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1

    Mecânica Grand Vitara 1.6




    Tópico específico para proprietários do Suzuki Grand Vitara motor 1.6, 2 portas, 8 ou 16V.
    Discussão sobre manutencão de motor, câmbio, suspensão, acessórios, peças e principalmente semelhanças e diferenças da Tracker e GV 2.0.

    Essa versão 1.6 do GV tem algumas particularidades mecânicas... a idéia é justamente auxiliar os proprietários na manutenção do carro, adaptações e compra de peças que na maioria das vezes são difíceis de achar. Quem possui a versão 2.0 (GV ou GM Tracker) também pode contribuir obviamente, já que diversos tópicos são dessa versão aqui no fórum.
    4X4 Brasil Razão: ajuste de post inicial do tópico

  • #2

    Atuador de Marcha Lenta

    Aproveito para começar esse tópico falando do atuador de marcha lenta desse motor (IAC Valve como é chamado em inglês). Estou tendo problema com o meu... o genuino na verdade é da marca Mitsubishi e não está funcionando direito. Já medi a resistência entre os pinos e 2 deles estão quase nulos (cerca de 3ohms). Comprei um novo na china, com todas as resistências nos pinos ok (em torno de 42ohms), e tb parece que não está legal no carro.

    Alguém ja teve esse problema? PElo que pesquisei esse atuador é o mesmo da Tracker 2.0. O meu não tem a numeração na peça... só o logo da Mitsubishi.

    Código Mitsubishi: E9T18071
    Código Suzuki: 8137-65D00

    Em anexo, foto ilustrativa da peça, baixada da net.
    Imagens Anexas -s-l225.jpg 

  • #3
    Usuário
    Entrada
    05/02/2016
    Local
    Petropolis/RJ
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Amigo, o que acontece ? Ela fica rateando ou morre por falta de lenta ou fica abaixo de 1000 RPM ?( Se ficar Rateando, pode ser o MAP {pode ser subst. por MAF - Fiat - [fiz no meu]}, se fica abaixo de 1000RM pode ser a valvula de purgo - ( Dos gases que vem do coletor e passa pelo carvão ativado e volta ao tanque ) ou o TPS gasto no inicio da trilha dele ( Tem que substituir ).

  • #4
    Usuário
    Entrada
    05/02/2016
    Local
    Petropolis/RJ
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Já passou o Scanner ou fez o auto diagnostico pelo proprio carro ? ( Luz do painel pisca informando o cod. de erro )

  • #5
    Citação Postado originalmente por rodniels Ver Post
    Já passou o Scanner ou fez o auto diagnostico pelo proprio carro ? ( Luz do painel pisca informando o cod. de erro )
    Ola Rod,

    Eu fiz aquele autodiagnistico via luz do painel. Deu erro 22, baixa voltagem no TPS.
    Qdo liga a frio, o carro nao fica rateando.. ele fica com falta de lenta mesmo.. até morre. Dai eu acelero um pouco e ele segura (abaixo dos 1000 RPM!). Porém se eu desconectar o plug do atuador de marcha lenta, nao muda nada.. nem acelera, nem desacelera.. é como se nao estivesse funcionando. Como eu disse já testei as resistências do atuador e está ok. A voltagem de 5V tb tá chegando ok no plug.

    Mas vc citou duas questões que podem realmente estar ligadas... o TPS e a válvula de purgo. Recentemente eu detectei que a mangueira que sai do canister e vai pro filtro de ar estava desligada. Eu religuei. Mas nao tenho garantia que o próprio canister está bom tb... preciso testar essa válvula e também testar as resistência do TPS tb (esse eu creio que está ok). Depois dos testes mando uma resposta aqui no tópico.

    Grato pelas dicas! Já foram uteis.

  • #6
    Citação Postado originalmente por rodniels Ver Post
    Amigo, o que acontece ? Ela fica rateando ou morre por falta de lenta ou fica abaixo de 1000 RPM ?( Se ficar Rateando, pode ser o MAP {pode ser subst. por MAF - Fiat - [fiz no meu]}, se fica abaixo de 1000RM pode ser a valvula de purgo - ( Dos gases que vem do coletor e passa pelo carvão ativado e volta ao tanque ) ou o TPS gasto no inicio da trilha dele ( Tem que substituir ).
    Fiz mais alguns testes hj.
    Testei a válvula purga e o canister, segundo o manual de serviço. A válvula está com resistência correta e fluxo ok, e todos os canos estão com a vazão correta (puxando/vacuo ou soprando). O canister tb está ok sem entupimentos (soprando no furo do "TANK", deve sair nos outros dois - Purg pipe e air pipe).
    Feito todos esses testes... agora não sei que caminho seguir. Resetar a ECU e ver se ainda aparece erro 22 no diagnóstico por luz?
    O MAP eu acho difícil ser pq nao rateia em nenhum RPM.

    Video para troca do sensor MAF:

    Segue algumas documentações dos testes dos componentes citados e foto da válvula purga.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -canister.jpg   -canister2.jpg   -canister3.jpg   -valvulapurgagv.jpg  

  • #7
    Faltou a documentacao do teste do TPS. Medi e está tudo OK com o sensor.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -sensortps.jpg  

  • #8

    Tabela de aplicação de Velas NGK

    Para os Grand Vitara:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -velasngk.jpg  

  • #9
    Excelente tutorial do Corbellari para limpeza do corpo de borboleta/TBI do GV (1.6 ou 2.0).

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...racker-gv.html (MANUTENÇÃO: Limpeza do corpo de borboletas Tracker/GV)

  • #10
    Usuário
    Entrada
    24/02/2015
    Local
    sp/SP
    Posts
    260
    Agradecimentos: 0
    Caro
    rodniels o seu é um grand vitara 1.6 16v? O sensor map pode ser usado maf de qual modelo fiat? Agradeço

  • #11
    Usuário
    Entrada
    05/02/2016
    Local
    Petropolis/RJ
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Desculpe. Só vi a pergunta hoje ..... Então .. eu coloquei o MAP da MTE-Thomson 7182
    Original desses veículos :
    Código da Montadora:
    • Fiat: 500309838; 60811067; 60814507; 46531222; 7714662; 9609992380
    • Volkswagen: 377906309C
    • Alfa Romeo: 46531222; 60814507
    • Citroen: 1563J4; 96092693
    • Peugeot: 1920J7; 1563J4PS

    PS: comprei a tomada pra ele em loja que vende conectores pra injeção eletronica no Rio de Janeiro, na Penha ( MM eletrica ) fica na Belizario Pena.

  • #12
    Mais um site para busca de numerações e desenhos de peças para Grand Vitara/Tracker:
    OEM Genuine Parts Automobile Suzuki |

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 14
      Última resposta: 21/02/2016, 13:14
    2. Revisão de Mecanica 4x4 Grand Vitara/tracker
      Por Giovanni Morano no fórum Suzuki
      Respostas: 5
      Última resposta: 23/02/2012, 02:57
    3. Respostas: 4
      Última resposta: 13/12/2011, 17:08
    4. Grand vitara 2.0 sport mecanica
      Por marcos ricardo no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 22
      Última resposta: 05/01/2011, 14:07
    5. Grand Cherokee Limited Com Mecânica Hilux 3.0 T .
      Por zenzen 4x4 no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 5
      Última resposta: 08/06/2010, 17:06

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade