x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
  • #1

    Question Troca dos amortecedores traseiros do Tracker




    Estou querendo colocar os amortecedores traseiros do Opala no Tracker.
    É possível fazer isso em casa? Ou é complicado?
    Eduardo

  • #2
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Idade
    49
    Posts
    2,574
    Agradecimentos: 102
    Ola, muito fácil, fiz na garagem. Tenho um par semi novo.

    Tirei em seguida pro lift com os da suprema, mas os do opala ficam melhores q o original.

    Levante o carro no macaco e tire a roda. Se possivel calce com cavalete. Para maior segurança faça um lado de cada vez.

    Calce o lado do eixo q está fazendo (madeira ou outro macaaco) para qdo tirar o amortecedor nao cair de uma vez.

    Só soltar o parafuso de cima e o debaixo e encolher o amortecedor pra tirar.

    Pra por o do opala é recomendado encontrar antes dois tubinhos de aço (um pra cada lado do carro) que fique entre as borrachas do olhal inferior do amortecedor do opala (não vem com esse item). Se por sem as borrachas tenderão esfarelar.

    Esse tubinhos são de motor de moto ou de peças velhas, buchas, de suspensão q vc acha facilmente em oficinas mecanicas.
    Se vierem envoltas na borracha vc tem q tirar com uma faca. A medida de cada tubinho seria aprox. 3,5cm comprimento por uns 1,5cm de diametro, para vc ter uma idéia. Tem gente q colocou sem e está feliz tb.

    A porca da haste do amortecedor do opala é oblonga, não é redonda perfeita, e é isso que a deixa no lugar, detalhe.

    [ ]
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • #3
    Muito obrigado pelas dicas.
    só queria confirmar a última frase, sobre a porca.
    Ela vem com o amortecedor e é para deixar lá? É isso?
    Você já fez a troca das molas traseiras em casa?
    Eduardo

  • #4
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Idade
    49
    Posts
    2,574
    Agradecimentos: 102
    as porcas oblongas da haste do amortecedor do opala vem no kit..

    Sim fiz diversos testes de molas traseiras e acabei ficando com um par de opala cortadas.

    Tive muita dificuldade para acertar, mas depois q as coloquei no lugar certinho ficaram muito boas. Vale a pena, mas da muito trabalho.

    As molas originais sao um lixo, as molas da rc 4x4 são muito moles.. as da dianteira do opala são otimas, mas tem q cortar e ter paciencia pra colocar direito..

    procure um tópico chamado "Aos poucos, mas vou começar..". la tem mais essa saga..

    [ ]
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • #5
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Se for igual o amortecedor da suprema pra ajustar o olhal, usa um tubo/cano de 35 mm comprimento x 12 mm interno x 14 mm externo.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #6
    Usuário
    Entrada
    27/12/2008
    Local
    Macaé/RJ
    Idade
    40
    Posts
    153
    Agradecimentos: 6
    Pegando carona no tópico do colega...o que vocês indicariam em relação a CustoxBenefício? O carro está com lift de 1".

    Opção 1 - Amortecedor KYB original R$ 460,00 o par
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...kyb-343247-_JM

    Opção 2 - Amortecedor opala GBL 1015 R$ 409,99 o par
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...cofap-1989-_JM
    Tracker do Surf - Lift 1", pneus 235/70R16 BF Goodrich All Terrain KO2
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...50#post2372750

  • #7
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Idade
    49
    Posts
    2,574
    Agradecimentos: 102
    Pra traseira Weco?

    Tanto faz.. como o preço não muda muito e os kyb são os suprasumo da foda do mercado, vai de kyb.

    Apesar de que com o lift de 1 pol seria ate interessante vc por os gbl 1024 da suprema.. uso a um tempão e são otimos, tem haste 2 pol maior, mas não deve ser problema pro seu lift de 1 pol..

    Os meus off-lixo-shox estouraram na dianteira mas os gbl 1024 na traseira com mesma vida útil dos lixo-shox ainda estão ótimos! Testei na saga de troca de mola e estão com pressão de gás como novos! Ou seja, KYB > Cofap > Offlimits

    [ ]s
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • #8
    Usuário
    Entrada
    27/12/2008
    Local
    Macaé/RJ
    Idade
    40
    Posts
    153
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Pra traseira Weco?

    Tanto faz.. como o preço não muda muito e os kyb são os suprasumo da foda do mercado, vai de kyb.

    Apesar de que com o lift de 1 pol seria ate interessante vc por os gbl 1024 da suprema.. uso a um tempão e são otimos, tem haste 2 pol maior, mas não deve ser problema pro seu lift de 1 pol..

    Os meus off-lixo-shox estouraram na dianteira mas os gbl 1024 na traseira com mesma vida útil dos lixo-shox ainda estão ótimos! Testei na saga de troca de mola e estão com pressão de gás como novos! Ou seja, KYB > Cofap > Offlimits

    [ ]s
    Isso, traseira.

    É cara, eu acompanhei a sua saga com os amortecedores off-shox, realmente lamentável, ainda mais considerando o custo do produto né!

    Quanto ao GBL 1024, eles são 5cm maiores que os originais, descontando o lift (2,5 cm), será que eles não darão fim de curso no fechamento? Se acontecer, o prolongamento do batente da suspensão seria suficiente para impedir isto?

    E na abertura não daria problemas do tipo abrir mais que o limite e a mola ficar solta?

    Abcs
    Tracker do Surf - Lift 1", pneus 235/70R16 BF Goodrich All Terrain KO2
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...50#post2372750

  • #9
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Idade
    49
    Posts
    2,574
    Agradecimentos: 102
    Oi amigo,

    Então, realmente apenas posso imaginar o que acontece, já que só na prática temos o real feed-back.

    Mas acho sinceramente que a polegada a mais sobrando no curso do amortecedor da suprema não interferira no comportamento da susp. traseira do carro, pelos seguintes aspectos no seu caso de 1 pol de lift na mola, DESDE QUE SUA MOLA TB AINDA ESTEJA BOA!!:

    - com seu lift menor acredito que não use o carro para muitas estripulias ou limite da suspensão; ou seja, andando como já usa atualmente não vai sentir diferença;
    - a haste maior dificilmente vai dar fim de curso com a pressão maior da mola pressionada pelo calço. O calço não apenas levanta um pouco o carro, mas tb deixa a mola mais dura, já que a geometria da posição de funcionamento da mola muda. Percebi isso tirando semi voltas da mola do opala. A altura da mola não é diretamente proporcional a sua dureza;
    - sobre a mola ficar solta é impossível, já que o amortecedor não tem estrutura física pra limitar nada, senão estourariam facilmente. Se vc fizesse uma manobra num X de terra onde uma roda ficasse muito alta com a haste no fim de curso total aberto do amortecedor a mola nem sairia do lugar, já que, para vc ter uma idéia, para se tirar uma mola do carro, seja ela qual for, original ou modificada, com a suspensão o mais aberta o possivel (o eixo o mais longe e pra baixo o possivel do carro), ainda é necessário usar compressores de mola para diminuí-las em pelo menos 15cm..

    Se sua mola estiver cansada, o que geralmente acontece com todas as viaturas originais, pode ser que de vez em quando de algum fim de curso, principalmente com dois adultos mais "cheinhos" no banco de trás. Para evitar socos no amortecedor vc pode por um pqno batente de espuma/borracha de outro carro, por exemplo do corsa cortado, de uns 3cm só pra não bater o amortecedor.

    Espero ter ajudado, sei que a explicação pode ser confusa, mas eu não teria medo.

    O Arildo tb pode dar uma opinião importante.. o que acha Arildo?

    [ ]s
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • #10
    Usuário
    Entrada
    27/12/2008
    Local
    Macaé/RJ
    Idade
    40
    Posts
    153
    Agradecimentos: 6
    Cara, que explicação, coloquei um joinha aí pra vc . Obrigado

    Então, comprei os GBL 1024 no mercado livre, agora vou estudar a adaptação e levar pro mecânico colocar.

    Quando tiver testado eu coloco o meu parecer aqui.

    Abcs
    Tracker do Surf - Lift 1", pneus 235/70R16 BF Goodrich All Terrain KO2
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...50#post2372750

  • #11
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Vamos lá, gbl 1024, aberto 7 cm maior que o original, fechado é quase igual minima diferença, vai dar batente antes do amortecedor fechar 100%, agora na abertura total da suspensão com os 7 cm a + a mola fica solta sim, chega no final do suporte do batente, não chega a cair mas falta pouco, o flexível de freio, cabos do freio de mão e cabos dos sensores abs ficam no limite de se romperem, reposicionei cabos e troquei o flexível pelo da l200, hilux também é a mesma rosca, o encaixe da trava não é igual, mas encaixa td certo, levei em mão no auto pçs e comparei antes, muitos não trocam o flexível, mas com gbl 1024 se vc testar abrindo toda suspensão vai ver que os cabos e flexível chegam ao fim bem antes do amortecedor abrir 100%, não sei como alguém não relatou acidente com isso, em X 1 roda sobe outra desce blz, agora aquela pulada de quebra-mola que não viu pode ser fatal, KYB é top, cofap medida original achei barato na PEMASA CUIABA 65 36882500, NA ÉPOCA 108,00 CADA (não sei se despacham fora do MT), gbl 1024 na náfil no RJ (não vendem mais online) paguei 123,00 cada pelo que me lembro a 1 ano e meio, VALEU.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #12
    Usuário
    Entrada
    27/12/2008
    Local
    Macaé/RJ
    Idade
    40
    Posts
    153
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Arildo MT Ver Post
    Vamos lá, gbl 1024, aberto 7 cm maior que o original, fechado é quase igual minima diferença, vai dar batente antes do amortecedor fechar 100%, agora na abertura total da suspensão com os 7 cm a + a mola fica solta sim, chega no final do suporte do batente, não chega a cair mas falta pouco, o flexível de freio, cabos do freio de mão e cabos dos sensores abs ficam no limite de se romperem, reposicionei cabos e troquei o flexível pelo da l200, hilux também é a mesma rosca, o encaixe da trava não é igual, mas encaixa td certo, levei em mão no auto pçs e comparei antes, muitos não trocam o flexível, mas com gbl 1024 se vc testar abrindo toda suspensão vai ver que os cabos e flexível chegam ao fim bem antes do amortecedor abrir 100%, não sei como alguém não relatou acidente com isso, em X 1 roda sobe outra desce blz, agora aquela pulada de quebra-mola que não viu pode ser fatal, KYB é top, cofap medida original achei barato na PEMASA CUIABA 65 36882500, NA ÉPOCA 108,00 CADA (não sei se despacham fora do MT), gbl 1024 na náfil no RJ (não vendem mais online) paguei 123,00 cada pelo que me lembro a 1 ano e meio, VALEU.
    Então Arildo, eu vou pedir pro mecânico testar esse limite dos cabos no próprio elevador, acho que vai simular bem esta condição de abertura total.

    Agora pelo catálogo da monroe, o GBL 1024 é 5cm maior (tanto aberto quanto fechado) que o da tracker.

    A dica dos tubinhos 35mm de comprimento, 14mm diâmetro externo e 12mm diâmetro interno foi show, eu estava na dúvida pq medi com um paquímetro de plástico e não estava confiante.

    Abcs e obrigado
    Tracker do Surf - Lift 1", pneus 235/70R16 BF Goodrich All Terrain KO2
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...50#post2372750

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Amortecedores traseiros Tracker e Grand Vitara
      Por Araujo_eng no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 15/12/2015, 16:31
    2. Amortecedores traseiros KYB para Grand Vitara e Tracker
      Por joaofelipearaujo no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 28/08/2011, 18:15
    3. Troca de amortecedores, pneus e molas do tracker
      Por ALEXANDRE FREIRE no fórum Suzuki
      Respostas: 20
      Última resposta: 26/05/2011, 00:11
    4. vendo um par de amortecedores traseiros, originais do Tracker (GV)
      Por VOVÔ DO TROLLER no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 29/09/2010, 12:30
    5. Amortecedores traseiros
      Por LMAGRI no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 25/09/2009, 13:09

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade