x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário Avatar de Cleo
    Entrada
    12/11/2008
    Local
    Conceição da Barra/ES
    Posts
    486
    Agradecimento: 1

    Caixa Evaporadora




    Boa tarde companheiros.
    Depois de muita pesquisa resolvi adquirir meu Jimny 2012 e até o momento estou bem satisfeito. Mais hoje, durante uma viagem, o ar condicionado resolveu aumentar a temperatura de uma hora para outra, aí resolvi dar uma passada em um técnico ele fez as medições necessarias e constatou a normalidade no gás, etc. Tirou a tampa do porta luvas e disse que o problema esta em acúmulo de sujeira na caixa evaporadora em virtude do Jimny não possuir filtro de polen, e a dita cuja tem que ser lavada, pergunto: Alguém já fez essa limpeza? A gente mesmo consegue ou tem que contratar mão de obra especializada?

  • #2
    Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    162
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Cleo Ver Post
    Boa tarde companheiros.
    Depois de muita pesquisa resolvi adquirir meu Jimny 2012 e até o momento estou bem satisfeito. Mais hoje, durante uma viagem, o ar condicionado resolveu aumentar a temperatura de uma hora para outra, aí resolvi dar uma passada em um técnico ele fez as medições necessarias e constatou a normalidade no gás, etc. Tirou a tampa do porta luvas e disse que o problema esta em acúmulo de sujeira na caixa evaporadora em virtude do Jimny não possuir filtro de polen, e a dita cuja tem que ser lavada, pergunto: Alguém já fez essa limpeza? A gente mesmo consegue ou tem que contratar mão de obra especializada?
    Olá Cleo.

    Eu descobri que o Jimny tem o local apropriado para o filtro de polen. A caixa do filtro está lá. Apenas por economia ele não é colocado de fábrica. Notei isso quando percebi muita poeira sendo acumulada por baixo do painel. Fiz uma limpeza com ar comprimido. Comprei o filtro na CSS e demora mais retirar o porta luvas do que colocá-lo no lugar. Tem no mercado paralelo e já vi no MercadoLivre.

    Mas parece estranho que o ar deixou de funcionar de uma hora para outra. Deveria perder eficiência gradualmente com o acúmulo de sujeira, no máximo parar de refrigerar mas não aquecer. A eletrônica do carro interliga diversos sistemas, o ar condicionado, por exemplo, é, também, controlado pela injeção (ECU) que desliga momentaneamente o compressor em certas situações. Talvez valha a pena dar uma olhada no manual de serviço do Jimny que, por sinal, é muito bem feito.

    Boa sorte!
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #3
    Usuário Avatar de Cleo
    Entrada
    12/11/2008
    Local
    Conceição da Barra/ES
    Posts
    486
    Agradecimento: 1
    Me expressei mal, ele não aqueceu, deixou de refrigerar. Como voce fez a limpeza da caixa?

  • #4
    Usuário Avatar de 503!
    Entrada
    25/03/2009
    Local
    Natal/RN
    Idade
    32
    Posts
    233
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Cleo Ver Post
    Me expressei mal, ele não aqueceu, deixou de refrigerar. Como voce fez a limpeza da caixa?
    Amigo, ele parou de refrigerar com o carro em movimento ou parado?

    Constatei com alguns amigos que é relativamente comum (mas não normal) o ar perder eficiência com o carro parado.

    O motivo é a entrada de sujeira, lama, poeira e etc. no eletroventilador do ar-condicionado (aquela ventoinha preta que aparece pela grade do parachoque dianteiro), que é responsável pela refrigeração do evaporador (condensador?), que fica à frente do radiador do carro. Com a perda da lubrificação, a hélice gira cada vez mais devagar até não ter gerar vento suficiente para manter o ar-condicionado gelando bem.

    Para ilustrar (na foto, o eletroventilador de um Samurai):




    Com o carro em movimento, o vento passando pela grade resolve o problema, e o ar volta a gelar.

    Para saber se é isso, ligue o carro na garagem com o ar-condicionado ligado, feche a porta e vá pra fora olhar a hélice que fica visível pela grade do parachoque. Se o defeito for nele, provavelmente vai girar bem devagar, quase parando. Às vezes sequer se mexe, mas se você der um empurrãozinho com o dedo vê que ele tenta manter o giro (indicando que o motor funciona, só há muita resistência ao giro do eixo).

    A solução é lubrificar (whitelub, wd-40 e afins) o eletroventilador, tanto o motor central da hélice (limpando os fios, eventualmente resolvendo mau contato) e principalmente dentro do rotor, direcionando o cano da lata de whitelub/wd40 para dentro do eixo do ventilador, de preferência com ele girando (cuidado com os dedos!).

    O meu Jimny também é 2012 e passei por isso. Resolvi simplesmente lubrificando o eletroventilador por 3 dias, sempre que saía no carro pela manhã. A sujeira saiu toda e o ar está 100%.

    Em casos mais extremos, a sujeira pode queimar o rotor do eletroventilador, sendo preciso trocá-lo.
    4X4 Brasil
    Filipe Nóbrega
    Samurai 96 - Jimny 4All 09
    - Jimny 4All 12 - Jimny 4All 13 - Jimny 4Sport 14 - Jimny 4Sport 15 - Jimny 4All 12 - Jimny HR 2011

  • #5
    Usuário Avatar de MATOSWR
    Entrada
    29/12/2009
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Posts
    717
    Agradecimentos: 15
    Amigo Cleo, vamos lá. O jimny vem sem filtro de ar mesmo, não sei os novos. Mas sempre vieram. Pra limpara só tirando a caixa evaporadora, da um trabalho muito grande (tem que tirar o painel do carro, volante tudo), sei porque eu mesmo já fiz isso no meu.

    Contudo seu problema pode ser normal: deixa eu explicar, se vc fizer uma viagem pesado, ou mesmo por longas subidas, tipo estrada de Ubatuba Rio, num dia de calor e com o ar ligado. Você naturalmente vai forçar mais o motor, pra nao forçar o ar o sistema sozinho desliga o ar, na verdade ele desarma o compressor. Como saber se é isso? se você andar um trecho com o ar desligado e depois ele voltar ao normal. Então se voltou fica tranquilo, que nao precisa fazer nada. Eu mesmo quanto abri minha caixa ela tava muito suja, mas não era por isso que parou, parou ela furou e vazou o gás.

    Filtro de ar da pra adaptar a o do Palio, e só fechar com silver tape ou comprar uma tampinha original, tem no Mercadolivre.

    boa sorte
    Xterra 2004
    Ex: JIMNY 2010, JIMNY 2001 e SAMURAI CANVAS 94
    PU1MWR - PX1W7834


  • #6
    Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    162
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Cleo Ver Post
    Me expressei mal, ele não aqueceu, deixou de refrigerar. Como voce fez a limpeza da caixa?
    Limpei tudo com ar comprimido. Um bico apropriado, um pedaço de mangueira flexível, e um pouco de contorcionismo, fazem uma boa limpeza. Depois comprei e coloquei o filtro de ar condicionado.

    Mas veja se realmente está com defeito. Como disse a ECU (injeção) controla o AC desligando-o quando o motor está mais carregado, tipo ultrapassagem etc.

    Faca o seguinte teste: com o motor aquecido, veículo parado e em marcha lenta, ajuste a temperatura no frio máximo. Ligue e desligue o AC. Pelo manual a rotação do motor deve variar 50 RPM para mais com o AC ligado. Se não me engano deve passar de 675 para 725 RPM.

    Se vc tiver um scanner para ligar no carro fica muito fácil ver a variação de RPM. Mas mesmo sem o scanner é perceptível.
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #7
    Usuário Avatar de 503!
    Entrada
    25/03/2009
    Local
    Natal/RN
    Idade
    32
    Posts
    233
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por MATOSWR Ver Post
    Amigo Cleo, vamos lá. O jimny vem sem filtro de ar mesmo, não sei os novos. Mas sempre vieram. Pra limpara só tirando a caixa evaporadora, da um trabalho muito grande (tem que tirar o painel do carro, volante tudo), sei porque eu mesmo já fiz isso no meu.

    Contudo seu problema pode ser normal: deixa eu explicar, se vc fizer uma viagem pesado, ou mesmo por longas subidas, tipo estrada de Ubatuba Rio, num dia de calor e com o ar ligado. Você naturalmente vai forçar mais o motor, pra nao forçar o ar o sistema sozinho desliga o ar, na verdade ele desarma o compressor. Como saber se é isso? se você andar um trecho com o ar desligado e depois ele voltar ao normal. Então se voltou fica tranquilo, que nao precisa fazer nada. Eu mesmo quanto abri minha caixa ela tava muito suja, mas não era por isso que parou, parou ela furou e vazou o gás.

    Filtro de ar da pra adaptar a o do Palio, e só fechar com silver tape ou comprar uma tampinha original, tem no Mercadolivre.

    boa sorte
    Amigo, não sei se procede, mas havia lido em outro tópico que não é preciso desmontar tudo...

    O rapaz falou o seguinte, entre aspas:

    Citação Postado originalmente por Loivar Flavio Ver Post
    Boa tarde galera, descobri na tentativa e erro que não é necessário desmontar o painel pra tirar a caixa de ar do ar condicionado. Depois de tirar 5 parafusos a caixa sai facilmente, ai retirei o evaporador, segue foto de como estava, por isso congelava e parava de sair ar.

    Porém, alguns pontos a se ressaltar:

    1 - A água que caia dentro do carro no assoalho do carona continua caindo (a caixa de ar continua a "suar" e gotejar no assoalho);
    2 - o painel continua a esquentar depois de um tempo com o ar cond. ligado;
    3 - Não tive mais problema com interrupção de fluxo de ar (congelamento);
    4 - Completei o gás do ar condicionado que estava 70 gramas a menos, o ar ficou mais eficiente, e troquei o óleo do compressor;
    5 - Tem um isopor dentro da caixa de ar do ar cond. que precisa ser substituído, onde encontrar? (é todo trabalhado no molde da caixa de ar, onde acumula a água pra ser despejada pelo tubinho, o que talvez ocasione o problema do condensamento interno);

    Anexo 437165
    Foi neste tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...10-11-a-2.html (Desmontar painel Jimny HR (10/11))
    Filipe Nóbrega
    Samurai 96 - Jimny 4All 09
    - Jimny 4All 12 - Jimny 4All 13 - Jimny 4Sport 14 - Jimny 4Sport 15 - Jimny 4All 12 - Jimny HR 2011

  • #8
    Usuário Avatar de Cleo
    Entrada
    12/11/2008
    Local
    Conceição da Barra/ES
    Posts
    486
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por MATOSWR Ver Post
    Amigo Cleo, vamos lá. O jimny vem sem filtro de ar mesmo, não sei os novos. Mas sempre vieram. Pra limpara só tirando a caixa evaporadora, da um trabalho muito grande (tem que tirar o painel do carro, volante tudo), sei porque eu mesmo já fiz isso no meu.

    Contudo seu problema pode ser normal: deixa eu explicar, se vc fizer uma viagem pesado, ou mesmo por longas subidas, tipo estrada de Ubatuba Rio, num dia de calor e com o ar ligado. Você naturalmente vai forçar mais o motor, pra nao forçar o ar o sistema sozinho desliga o ar, na verdade ele desarma o compressor. Como saber se é isso? se você andar um trecho com o ar desligado e depois ele voltar ao normal. Então se voltou fica tranquilo, que nao precisa fazer nada. Eu mesmo quanto abri minha caixa ela tava muito suja, mas não era por isso que parou, parou ela furou e vazou o gás.

    Filtro de ar da pra adaptar a o do Palio, e só fechar com silver tape ou comprar uma tampinha original, tem no Mercadolivre.

    boa sorte
    Matos foi isso mesmo que aconteceu, só não tinha o trecho de serra.

  • #9
    Usuário Avatar de Cleo
    Entrada
    12/11/2008
    Local
    Conceição da Barra/ES
    Posts
    486
    Agradecimento: 1
    Sassugo e 503 foi ver qual é o mais fácil de fazer. Pois o cara me cobrou 700 paus para a higienizaçao da CE.

    Tendo novidades posto aqui. Obrigado a todos pelas dicas.

  • #10
    Usuário Avatar de Cleo
    Entrada
    12/11/2008
    Local
    Conceição da Barra/ES
    Posts
    486
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Sassagudo Ver Post
    Limpei tudo com ar comprimido. Um bico apropriado, um pedaço de mangueira flexível, e um pouco de contorcionismo, fazem uma boa limpeza. Depois comprei e coloquei o filtro de ar condicionado.
    Sassugo essa limpeza voce fez dentro da caixa ou externamente embaixo do painel?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Ar Condicionado Caixa Evaporadora
      Por estyvybeykr no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 14
      Última resposta: 06/10/2015, 19:22
    2. caixa evaporadora ar condicionado
      Por MARCOS AFONSO no fórum JPX
      Respostas: 2
      Última resposta: 26/01/2011, 21:45
    3. Caixa Evaporadora Nipodenso
      Por FMuniz no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 26/10/2006, 11:26

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade