x
Convex Datacenter
Página 1 de 8 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 95
  • #1

    Motor do Swift Sport ou S-Cross no Jimny




    Pessoal,

    Alguém já colocou ou sabe de alguém que tenha colocado ou está instalando o motor do Swift Sport ou do S-Cross no Jimny?

    Estou analisando a viabilidade dessa solução e gostaria de trocar idéias com quem já passou ou está passando por isso.

    Também estou aberto a opiniões da comunidade sobre este assunto.

    Motor do Jimny: M13
    Motor do Swift Sport e do S-Cross: M16

    M16 no Swift Sport
    142 cv a 6.900 rpm
    17 mkgf a 4400 rpm

    M16 no S-Cross tem menos potência. O coletor de admissão do Swift tem geometria variável e o do S-Cross não.

    M13
    85 cv a 6000 rpm
    11,2 mkgf a 4100 rpm

    No Swift e no S-Cross, o motor é transversal, e no Jimny, longitudinal.

    A idéia é instalar o motor completo, incluindo chicote, ECU, pedal do acelerador e chave de ignição.

    Já verifiquei que o coletor de admissão do M16 do Swift invadiria a parede corta fogo do cofre do motor e o coletor de escape impediria a fixação do M16 na base de motor do Jimny.

    Teria-se que confeccionar coletores.

    O coletor de admissão do M16 do Swift tem geometria variável, não sei se daria para confeccionar um em oficina especializada de coletores. Alguém indicaria alguma?

    Pois é, turma, quero saber se dá certo!

    Um abraço!
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de WOT
    Entrada
    30/05/2005
    Local
    Brusque/SC
    Idade
    37
    Posts
    411
    Agradecimentos: 4
    Sandro
    Boa iniciativa de procurar por mais potência pro seu Jimny.
    Eu acredito que tudo é possível, só depende de quanto dinheiro e dedicação você tem, assim como paciência pra aturar muitas vezes mecânicos com pouco conhecimento pra lidar com essa adaptação. Ou seja, apesar de possível, nem sempre é viável.
    Me parece uma empreitada relativamente complexa pelo ganho pretendido.
    Não querendo jogar água fria na sua fogueira, mas eu acredito que exista uma outra solução bem mais eficiente em termos financeiros pra sua necessidade.
    Por ser um motor relativamente raro, você provavelmente vai gastar muito dinheiro pra comprar ele. E com o nível de adaptações que serão necessárias, como vc mesmo já citou, vais gastar bastante com mão de obra.
    Sugiro que vc pesquise sobre instalar um turbo no motor original. Com pressão de trabalho em torno de 0,8 - 1,0 bar não necessitará de muito reforço nos componentes internos do motor original.
    Hoje com o downsizing temos cada vez mais carros saindo com motores de baixa cilindrada e turbo. Exemplos como o golf TSI 1.4 turbo (140cv/25,5Kgfm) e o punto T-Jet, também com 1.4 turbo (152cv/21,1Kgfm) são boas expectativas de o que vc pode atingir com seu 1.3.
    Estimo que possa atingir 127cv e uns 18Kgfm com pressão bem conservadora de 0,8 bar, gastando entre 2 e 3 mil reais.
    Fica a opção pra você analisar, que penso que será bem mais tranquila que uma troca de motor.
    Rafael Maurici

  • #3
    Usuário
    Entrada
    17/02/2014
    Local
    Canoas/RS
    Posts
    138
    Agradecimentos: 0
    Não é melhor trocar de categoria de jeep?

  • #4
    Usuário Avatar de guilhermejcp
    Entrada
    18/12/2011
    Local
    Catalão/GO
    Posts
    823
    Agradecimentos: 6
    Estou com a mesma idéia. Se for colocar turbo colocaria 0.6. Só pra chegar aos 100cv e maior torque em baixa rotação. E não precisaria mexer em mais nada com essa pressão.
    Pajero Full 3D Diesel 2001/2006 Frankenstein.
    Ex CR-V 4x4, Ex Jimny, Ex Grand Vitrara III V6, Ex Airtrek.

  • #5
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por dirtyal Ver Post
    Não é melhor trocar de categoria de jeep?

    Penso a mesma coisa, não sei se os custos para adquirir um motor desses (não deve ser nada barato), mas a trabalheira com a adaptação valeria a pena... eu particularmente partiria para um Troller...

    mas esses desafios estão aí para serem encarados! já vi tanta adaptação nesse mundo 4x4 que não duvido de nada!

    agora, Sandro, caso você tenha a $$$ e paciência, e tudo dê certo, com certeza você vai ter um puta Jimny nas mãos, sem contar que terá dado um pontapé importante para outros trilharem o mesmo caminho....

    abs!!!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #6
    Usuário Avatar de WOT
    Entrada
    30/05/2005
    Local
    Brusque/SC
    Idade
    37
    Posts
    411
    Agradecimentos: 4
    Jorgeffn e Dirtyal
    Vai depender do que o dono considera ao comprar um carro de trilha.
    Se priorizar um carro leve o Troller já não se encaixa na mesma categoria, por ser 1.000Kg mais pesado que o Jimny.
    Em termos de dimensões gerais, penso que o carro mais próximo e que tenha um motor forte seja a TR4, mas aí parte pra suspensão dianteira indepente. Se eixo rígido for mais uma prioridade do dono também não atende.
    Com eixo rígido partiria talvez pra uma Cherokee, mas aí não é pequena nem leve como o Jimny.
    Concordo que, se for pra gastar 15 mil numa troca de motor, vale mais à pena considerar trocar de carro, por isso sugeri o turbo que seria bem mais barato.
    Mas a troca de carro poderia não atender às expectativas do dono, pois não temos muitas opções com as mesmas características que os Suzuki.
    Rafael Maurici

  • #7
    Usuário
    Entrada
    17/02/2014
    Local
    Canoas/RS
    Posts
    138
    Agradecimentos: 0
    Concordo, na categoria do Jimny so tem ele, e pelo que leio e pesquiso acho que e o melhor custo x beneficio. Eu achei a ideia do turno excelente. Como sera que fica o consumo dele?

  • #8
    Usuário Avatar de WOT
    Entrada
    30/05/2005
    Local
    Brusque/SC
    Idade
    37
    Posts
    411
    Agradecimentos: 4
    Já ouvi casos que o consumo até melhora com o turbo, principalmente com baixas pressões.
    É mais ou menos aquela história de carro 1.4 que consome menos que o 1.0, por forçar menos o motor.
    Claro que se pisar consome mais, mas andando da mesma forma pode até manter o consumo.
    Li em algum lugar de um pessoal que tinha colocado o compressor do fiesta supercharger no samurai e ficou legal, mas não lembro o consumo que eles relataram.
    Rafael Maurici

  • #9
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por WOT Ver Post
    Jorgeffn e Dirtyal
    Vai depender do que o dono considera ao comprar um carro de trilha.
    Se priorizar um carro leve o Troller já não se encaixa na mesma categoria, por ser 1.000Kg mais pesado que o Jimny.
    Em termos de dimensões gerais, penso que o carro mais próximo e que tenha um motor forte seja a TR4, mas aí parte pra suspensão dianteira indepente. Se eixo rígido for mais uma prioridade do dono também não atende.
    Com eixo rígido partiria talvez pra uma Cherokee, mas aí não é pequena nem leve como o Jimny.
    Concordo que, se for pra gastar 15 mil numa troca de motor, vale mais à pena considerar trocar de carro, por isso sugeri o turbo que seria bem mais barato.
    Mas a troca de carro poderia não atender às expectativas do dono, pois não temos muitas opções com as mesmas características que os Suzuki.
    Mas o carro não precisa ser da mesma categoria.... eu comentei do Troller pq é um jipe que encara todos os terrenos e com motor de sobra...

    mas já não é essa a discussão do tópico....

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #10
    Usuário Avatar de guimajc
    Entrada
    22/03/2013
    Local
    Sete Lagoas/MG
    Idade
    47
    Posts
    615
    Agradecimentos: 8
    Dizem que o Up TSI é mais econômico que o 1.0.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1
    se a galera tá querendo partir pra uma empreitada dessa é bom sinal. O jipinho parece ser perfeito em todos os outros aspectos. Aliás, pra cidade e pra trilha não parece faltar motor. Não sei quem sobe dunas aí se já reduziu e mesmo assim acha que falta. Na estrada vai longe, mas no ritmo dele. Na real, não tem substituto ou equivalente. Jipe leve e pequeno é o único no mundo em fabricação. E o ideal ainda é permanecer bem abaixo dos 420 kg de carga útil, ou seja, 2 pessoas, bagagem leve, sem muitos acessórios pesados e nada de muito peso no teto (o efeito pêndulo é absurdo).

    nas gringas é bem comum o swap, só dar um google "M16 engine swap Jimny" que aparece alguma coisa. Sei que na austrália o M16 é um pouquinho diferente do daqui, tem que averiguar. Mas sendo da mesma série (M13-M16-M18) é bem mais fácil, acho que dá pra manter ECU, inclusive. O lance é que por lá tem motor "sobrando" perto daqui. O preço é condizente e os vendedores são honestos em relação a quilometragem do mesmo. Comprar motor no Brasil? Tem que ter dinheiro e gostar da jogatina Claro que se achar do novo Swift provavelmente não é rodado. Mas as sucatas de suzuki raramente pipocam, parece que já são compradas antes de ir pra leilão pelas empresas de peças (Suzucar, Alternativa, etc). Se aparecer, grandes chances de cair nas mãos desses caras. É bom entrar em contato. E. porque não, ficar de olho nas empresas de leilão. Talvez pedir uma orientação pra saber como comprar uma sucata como pessoa física. Talvez isso torne o projeto mais viável. Quanto ao turbo, tenho ressalvas. Não pelo turbo em si (apesar de achar que não combna com jipe), mas pelo risco de perder a tão amada confiabilidade. Parece que com uma reprogramaçãozinha + coletor dimensionado dá pra ganhar uns pocotós, mas financeiramente também não vale a pena pelo pouco ganho até onde eu sei.

    [ ]'s

  • #12
    Prefiro os jipes pequenos, e o Jimny com mais motor, seria o ideal para mim. Para o uso que faço, preciso de 100 CV e 15 mkgf e o mesmo peso.
    Lógico que como o M16 dá mais que isso, eu teria que aprender a dominar o motor, para que o excesso de potência não quebre homocinéticas, semieixos, diferenciais, caixas de transferência e de marcha. Aprender a dosar o pé, e evitar giros acima de 5500 rpm.

    Quanto a turbinar, colocar supercharger, etc, também estou considerando e tratando desse assunto no tópico específico.

    Quanto a opção do swap, ou seja, troca do motor, estou analisando a viabilidade de usar esse motor do Swift porque sei que muita gente lá fora substitui partes do M13 pela do M16 e o carro melhora bastante. Como no Brasil o M16 só vem no Swift e S-Cross, estou querendo saber sobre como fazer essa adaptação com sucesso, de preferência, utilizando o motor completo. Já vi que os coletores originais não vão dar certo. Se for confeccionar coletores, a ECU original do Swift vai dar erro, pois o coletor de admissão tem geometria variável. Uma solução seria fazer um coletor normal e instalar uma gerenciadora de injeção programável, tipo Fueltech FT500, Pandoo e similares.

    Tô quebrando a cabeça para ver como seria feita essa adaptação. Com qualidade.

    Toda dica e sugestão é bem vinda, galera!
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Samurai c/ motor swift gti
      Por Henrique Josino no fórum Suzuki
      Respostas: 20
      Última resposta: 30/12/2014, 10:20
    2. Motor do swift X jimny
      Por Gileno no fórum Suzuki
      Respostas: 2
      Última resposta: 01/06/2012, 14:05
    3. Ajustes no motor Suzuki (swift)
      Por arqueiro no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2
      Última resposta: 17/03/2005, 17:12

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade