x
Convex Datacenter
Página 2 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 95
  • #13



    Alguma recomendação de oficina top das tops em confecção de coletores?

  • #14
    Acredito que o turbo ou compressor seria o mais adequado.
    Eu particularmente pesquisaria mais sobre os compressores, me parece que ele não tem o lag que o turbo tem e entrega a potencia de forma gradativa ao contrario do turbo que da aquela "patada" que ao meu ponto de vista não é interessante para o offroad pois tornaria mais susceptível a quebras.

    Poderia usar o centrifugo (CF), ou o parafuso (TS) (Ford Fiesta como ja foi mencionado).
    Como o Jimmy é leve acredito que já seria o suficiente!
    Segue uma tabela comparando os funcionamentos, onde podemos ver a linearidade dos compressores.

    Motor do Swift Sport ou S-Cross no Jimny-pc138-2-022.jpg

  • #15
    Matheus, o supercharger do Fiesta não é do tipo parafuso. Ele é do tipo roots.
    Estou projetando a preparação do Jimny com esse compressor, veja no tópico

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...-do-jimny.html (Preparação em motor do JIMNY)

  • #16
    Sandro, verdade me confundi, falha minha. Mas de qualquer forma há vários relatos de melhoras com seu uso.
    Acabei de ver o tópico, bem planejada sua preparação.
    Só mais um pitaco, o Reiko reprograma para 99cv e 13,5 de torque.
    Abraço, acompanhando os tópicos.

  • #17
    M16 no S-Cross:
    Potência: 120 cv a 6.000 rpm; Torque: 15,5 kgfm a 4.400 rpm

    M16 no Swift Sport:
    Potência: 142 cv a 6.900 rpm; Torque: 17 kgfm a 4.400 rpm

    M13 no Jimny:
    Potência: 85 cv a 6.000 rpm; Torque: 11,2 kgfm a 4.100 rpm

  • #18
    Matheus, já andei em vários Jimnys reprogramados, Reiko incluso. Não creio que ganhe isso tudo não.
    Mas melhora um pinguinho sim.
    4X4 Brasil

  • #19
    Entendi Sandro, nunca andei no reprogramado. Ademais, falar só em Potencia e torque é muito genérico, tem que analisar em quais condições, rpm etc...
    Vi que vai partir para o supercharger, vou acompanhar!

  • #20
    Ainda não bati martelo no supercharger. O motor M16 ainda é uma boa opção, bem como o motor da Tracker.

  • #21
    Usuário
    Entrada
    31/07/2015
    Local
    goiana/PE
    Idade
    41
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    fazendo um calculo da cavalaria do motor m16a, q tem 142cv,q dizer q pra cada 100cc são 8,875 cv, o m13a só tem 300cc menos q o m16a,e na proporção teria q ter 115cv ,se seguisse esse proporção de cavalaria do m16a,mas no entanto só se limita a 85cv,acredito q esse 1.3 gere muito mais cv,creio q modificações na injeção eletrônica no coletor e escape, passe dos 100cv,o problema é achar um bom profissional na área.

  • #22
    Usuário
    Entrada
    06/11/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    32
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Senhores, li em um fórum gringo que o bloco do m13a e m16 eram iguais, se valeria a pena converter o m13 para m16 trocando as peças internas... Será que é isso mesmo?

  • #23
    Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    162
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por GRU_SP Ver Post
    Senhores, li em um fórum gringo que o bloco do m13a e m16 eram iguais, se valeria a pena converter o m13 para m16 trocando as peças internas... Será que é isso mesmo?
    Olá amigos.

    Também estava pensando nisso. O M13 e M16 tem mesmo diâmetro de cilindro, portanto a diferença de cilindrada é no curso do pistão. Fui atrás e numa loja de peças na Austrália vi que a junta do cabeçote do M13 e M16 é a mesma, mesmo part number, ou seja os cilindros estão na mesma posição. Então o que faz a diferença de cilindrada é só o virabrequim.

    A taxa de compressão do M16 é de 11.1:1. Se fizermos as contas com o que aumenta no curso do virebrequim e descontarmos na redução do comprimento da biela dá praticamente o mesmo volume da câmara de combustão! Isto é o pistão para no PMS no mesmo lugar. Conclusão: o cabeçote deve ser o mesmo e as válvulas não são afetadas por essa troca. E o pistão deve ser o mesmo.

    Outros detalhes tipo: bico injetor, pressão da bomba de combustível, regulador de pressão, avanço de ignição e outros são os mesmos. Confirmei nos manuais de serviço.

    O motor M16 pode ter um comando de válvulas mais agressivo mas não tenho certeza, acho até que não. No manual de serviço do Swift 1.6 que encontrei o VVT trabalha da mesma forma (varia de -30 a +30 graus, coisa prá caramba!) e o gráfico da posição das válvulas é o mesmo do M13. Os coletores de admissão e escapamento são diferentes mas também o motor M16 é montado transversalmente no Swift. Menos espaço disponível que no Jimny.

    Continuo procurando em lojas de peças no exterior mais dados. Se os colegas puderem ajudar vendo se os códigos dos pistões, anéis, corrente de comando e demais peças internas são as mesmas podemos, talvez, chegar a conclusão de que basta trocar o virabrequim e bielas.

    Já soube de quem trocou o motor, no exterior, para o M16 que a ECU é a mesma. O que facilita pois o imobilizador e a ECU formam um par casado. Se trocar uma tem que trocar outra ou, talvez, depender do scanner Suzuki para programar.

    Se bem que abrir o motor da dó, e esperar dar retífica... pelo jeito é esperar deitado...
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #24
    Usuário
    Entrada
    06/11/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    32
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sassagudo Ver Post
    Olá amigos.

    Também estava pensando nisso. O M13 e M16 tem mesmo diâmetro de cilindro, portanto a diferença de cilindrada é no curso do pistão. Fui atrás e numa loja de peças na Austrália vi que a junta do cabeçote do M13 e M16 é a mesma, mesmo part number, ou seja os cilindros estão na mesma posição. Então o que faz a diferença de cilindrada é só o virabrequim.

    A taxa de compressão do M16 é de 11.1:1. Se fizermos as contas com o que aumenta no curso do virebrequim e descontarmos na redução do comprimento da biela dá praticamente o mesmo volume da câmara de combustão! Isto é o pistão para no PMS no mesmo lugar. Conclusão: o cabeçote deve ser o mesmo e as válvulas não são afetadas por essa troca. E o pistão deve ser o mesmo.

    Outros detalhes tipo: bico injetor, pressão da bomba de combustível, regulador de pressão, avanço de ignição e outros são os mesmos. Confirmei nos manuais de serviço.

    O motor M16 pode ter um comando de válvulas mais agressivo mas não tenho certeza, acho até que não. No manual de serviço do Swift 1.6 que encontrei o VVT trabalha da mesma forma (varia de -30 a +30 graus, coisa prá caramba!) e o gráfico da posição das válvulas é o mesmo do M13. Os coletores de admissão e escapamento são diferentes mas também o motor M16 é montado transversalmente no Swift. Menos espaço disponível que no Jimny.

    Continuo procurando em lojas de peças no exterior mais dados. Se os colegas puderem ajudar vendo se os códigos dos pistões, anéis, corrente de comando e demais peças internas são as mesmas podemos, talvez, chegar a conclusão de que basta trocar o virabrequim e bielas.

    Já soube de quem trocou o motor, no exterior, para o M16 que a ECU é a mesma. O que facilita pois o imobilizador e a ECU formam um par casado. Se trocar uma tem que trocar outra ou, talvez, depender do scanner Suzuki para programar.

    Se bem que abrir o motor da dó, e esperar dar retífica... pelo jeito é esperar deitado...
    Opa bem interessante, isso ao meu ver é mil anos luz mais interessante que um swap, além de não dar problema na documentação do carro, aparentemente é reversível e se bobear nem a css da suzuki percebe hahaha.

    Uma coisa que descobri, existe um swift com o m13a, assim pesquisando "M13a to M16 internal conversion" aparece um mar de informações sobre dos gringos. Inclusive aparece uma opção menos acessível para nós que seria de m13 para m18... Mesmo convertendo só para m16, e calibrando a ECU para mais torque em baixa o danadinho ficaria uma absurdo... subiria em árvores com pneu de bigfoot que dirá mud 235 hehehehe.

    P.S: É permitido postar link vindo de um fórum gringo? Achei um tópico de um cara falando detalhadamente como ele fez no jimny dele e explicando outras conversões (m13 para m15,m16 ou m18).
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Samurai c/ motor swift gti
      Por Henrique Josino no fórum Suzuki
      Respostas: 20
      Última resposta: 30/12/2014, 10:20
    2. Motor do swift X jimny
      Por Gileno no fórum Suzuki
      Respostas: 2
      Última resposta: 01/06/2012, 14:05
    3. Ajustes no motor Suzuki (swift)
      Por arqueiro no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2
      Última resposta: 17/03/2005, 17:12

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade