x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Usuário
    Entrada
    31/03/2004
    Idade
    49
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0

    Motor aquecendo muito (problema na ventuinha????)




    Olá ,
    Possuo um jimny 2001.
    Este está rodando perfeitamente, porém quando eu forço muito (em trilhas com grandes subidas, ou mesmo na subida da serra de santos-imigrantes) notei que a temperatura se eleva além do normal.
    Recentemente na revisão dos 60.000, já sabendo deste problema, troquei a válvula termostática, além de fazer uma revisão no radiador. Não adiantou nada.
    O fato é que há tempos não ouço a ventuinha ligar.
    Minha dúvida é:
    - isso pode ser por causa da ventuinha???? ou há outro problema que não consigo pensar....

    Grato
    Daniel
    Jimny 2001

  • #2
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    o Jimny usa acoplamento viscoso ou ventunha eletrica ?
    se for eletrica, faca uma ligacao direta nela e confira se liga, se nao ligar é problema no motor eletrico.
    se for acoplamento viscoso, como o motor desligado tente rodar as pas com a mao e verifique se oferece alguma resistencia

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #3
    Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Idade
    48
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    O eletro-ventilador (aquele que fica na frente dos radiadores) serve apenas para ajudar a resfriar o auto com o ar-condicionado ligado. Quem garante o resfriamento do motor é o ventilador eletro-mecânico com acoplamento viscoso. (estou considerando que o Jimny seja igual ao vitara).
    Pode acontecer sim, em momentos de muito esforço, do carro subir demais a temperatura se o eletro não estiver funcioando quando o ar condicionado também estiver ligado; mas, isso mostra que seu acoplamento viscoso já esta começando a dar pau.
    Com um acoplamento viscoso zerado, o máximo que deveria acontecer é diminuir o rendimento do ar condicionado....
    A questão é que existem muitos outros fatores que, sozinhos ou somados, podem causar aquecimento; como motor com o tempo de ignição atrasado, óleo de motor vagabundo, falta da carenagem do ventilador eletro-mecânico, pouca água, radiador e tampa do radiador danificados ou sujos, válvula termostática defeituosa ou ausente (ok esse vc já trocou), pouca água, bomba dágua com rotor danificado, etc....
    Mas, mais importante que o Banco Real dar dez dias sem juros é vc descobrir logo o problema e consertar.... rodar com a viatura aquecendo é pedir pra queimar a junta e empenar o cabeçote... aí mermão, pode preparar umas 1k moedinhas...

    []s e boa sorte

  • #4
    Usuário
    Entrada
    31/03/2004
    Idade
    49
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    Caro Gasoso,
    Muito obrigado por suas dicas, mas restaram algumas dúvidas.
    Você colocou vários problemas que podem causar o aquecimento do carro. O fato de ele só esquentar quando em situação extrema e por eu NÃO ouvir o funcionamento do eletro ventilador (sem que eu esteja usando o ar), pode ser problema do acoplamento viscoso? De fato quando ligo o ar também não ouço o eletro ventilador. A mulher de quem eu comrei o carro nunca usava o ar condicionado. Isso pode ter haver com fato do acoplamento ter zerado?
    O fato é que o carro na cidade não super aquece!!!
    Quais passos devo tomar? O óleo que uso é BR SJ, Trocar o tal acoplamento viscoso? Se não funcionar ir trocando as outras peças.....
    desde já agradecido por seus esclarecimentos.

    Daniel
    Jimny 2001

  • #5
    Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Idade
    48
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    Como diria meu amigo jack o estripador... vamos por partes....

    O fato de ele só esquentar quando em situação extrema e por eu NÃO ouvir o funcionamento do eletro ventilador (sem que eu esteja usando o ar), pode ser problema do acoplamento viscoso?
    É normal a viatura aumentar um pouquinho a temperatura em condições extremas... mas veja bem..... só um pouquinho... o ponteiro nunca deve chegar ao vermelho.... em todos os Suzukis que tive o recorde do ponteiro foi no meio do caminho entre o meio do marcador e a parte vermelha... em uso normal fica um pouquinho abaixo do meio....
    Se aqueceu mais do que isso é sinal de que o teu acoplamento viscoso tá falhando... ( tô considerando que teu radiador tá limpo, que a água esta no nivel correto e que tua tampa do radiador naum tá enferrujada por dentro feito o casco do titanic)
    Faça um teste... peça para o mecânico travar a ventulina e esforce o carro andando (parado é o mesmo que nada).... se o ponteiro não subir tanto como antes vc já sabe que é o culpado....

    De fato quando ligo o ar também não ouço o eletro ventilador
    Neste caso os olhos podem ajudar mais que os ouvidos... se o ar nunca era utilizado o eletro ainda deve ser silencioso.... ligue o carro, ligue o ar e vá olhar na frente da viatura pela grade dianteira....
    se o motor estiver aquecido, o eletro do ar deve disparar com bem pouco tempo...
    Se naum disparar, leve em uma auto eletrica para testar... mas cuidado, o relé que dispara o eletro queima umas 10 vezes antes de vc ter de mexer no motor em sí, acompanhe o teste pois os trambiqueiros gostam de condenar o motor para depois vender ele como usado.... eles tiram o teu motor, te vendem um novo e te dão um relé novo (espero) de brinde sem vc saber....
    P.S. O eletro-ventilador só entra em funcionamento com o ar ligado...

    A mulher de quem eu comrei o carro nunca usava o ar condicionado. Isso pode ter haver com fato do acoplamento ter zerado?
    Não... o acoplamento funciona sempre com ou sem o ar...

    Quais passos devo tomar? O óleo que uso é BR SJ, Trocar o tal acoplamento viscoso? Se não funcionar ir trocando as outras peças.....
    Este óleo é bom, mas aconselho colocar um bahrdal B12 junto... não pela marca ou tipo do óleo que vc usa e sim pois o B12 protege muito o motor e REALMENTE reduz o atrito interno e o desgaste do motor...
    Quanto aos procedimentos... basta seguir o que postei acima....

    Se com a ventulina travada ainda esquentar posta aí o que ocorrer que coloco outras dicas com base no que vc descrever....

    []s e boa sorte

  • #6
    CUIDADO!!! antes de sair trocando peças, verifique primeiro se realmente estão com defeito, tanto a polia viscosa, valv. termostática etc TEM como testar antes de trocar. Para vc ficar com mais um pouco de duvidas vou falar mais uma "abobrinha" tb. hehehe.
    Os suzukis novos, digo: G vitara, jinmy e baleno , apresentam problemas nos radiadores. isso com muita frequencia, e o que tenho visto eh o dono gastar muito dinheiro até o mexânico mexer no radiador e diagnosticar(isso por eliminação) tal defeito.

    Boa Sorte!
    Edvaldo Oliveira
    Dodge RAM 2500 5.9 CD 2007 - força pura
    Samurai Igno V6 2.0 AT - a lenda que virou realidade
    http://www.4x4brasil.com.br/anuncian...ra-suzucar.jpg

  • #7
    Caro colega:
    Tenho um samurai, ele começou a querer ferver em trilhas mais pesadas, demorou mas encontrei o defeito, era a tampa do radiador q naum estava trabalhando direito, devido ao exesso de ferrugem , troquei e boa, verifique como esta esta tampa, sempre q lembro coloco um WD, desincripante nela e boa.

    Boa sorte colega

    aramis Cardozo

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade