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  1. #1
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    30/08/2013
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    Valvula termoestatica da GV II não abre




    Pessoal,
    Comprei uma válvula termostática original para repor no carro pois, o mesmo não tinha. No fim do ano fiz todo motor dele e cabeçote pelo simples motivo do dente da engrenagem da corrente de comando quebrar, com isso empenou todas as 16 válvulas já que o carro estava com 140 mil fiz logo completo. No momento que instalei a nova VT no carro andei um pouco e quase chegou no vermelho daí, parei o carro e fui verificar se o mecânico tinha instalado errado, deixei o carro esfriar tirei o mangote e verifiquei que tava certa. Coloquei novamente e adicionei água e mais uma vez esquentou fui tirei e neste momento estou rodando sem.

    Liguei na empresa que comprei a válvula e informei que a VT estava travada e não abria, porém o mecânico da loja falou que nunca viu uma VT original travar e que o carro pode está com o bloco do motor empenado e por isso a VT apresenta este problema e que se eu instalar qualquer VT ela vai apresentar o mesmo problema, ou seja, não vai abrir.

    Qual a relação do possível empeno do bloco com a abertura da VT?
    A abertura da VT não é ocasionada pela temperatura da água/aditivo? ou eu estou errado?
    Liguei para o mecânico que fez o motor e garantiu que fez o bloco também porque foi trocado tudo pistão, entre outros..

    Alguém pode ajudar a esclarecer esta dúvida?

  2. #2
    Usuário Avatar de Rainer 89
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    Vitor,

    A válvula termoestatica abre com a temperatura da aguá... Correto.
    Acredito que seu problema possa ser sim a vt, uma forma de testar é colocar ela numa panela com aguá e colocar no fogão se a válvula não abrir antes da aguá ferver é que ela está ruim. O ideal é ter um termômetro pra medir a temperatura d'água, a válvula tem que abrir a 82ºC no máximo 86ºC.

    Se o bloco estiver empenado o carro ou vai perder água do radiador sempre mesmo sem super aquecer, ou vai borbulhar no compartimento de expansão sempre que desligar o carro depois de rodar alguns km, ou vai ocorrer mistura de água no óleo do motor. Verifique esses sintomas se não for nenhum desses pode ficar mais tranquilo que o problema não deve ser grave.
    P.S. Outro teste é ligar o carro com a tampa do radiador aberta, se jorrar aguá é que a junta está queimada.

    Boa Sorte!
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

  3. #3
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    Rainer,
    Não borbulha, não expulsa água do tanque de expansão e não mistura óleo.
    Vou testar a VT conforme vc falou.
    VT foi comprada na Suzucar com Nivaldo.
    Grato.

  4. #4
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    Pessoal, também estou com problema de aquecimento, no meu caso ele fica quase no meio, e ao andar na rua não baixa e não sobe, tirei a VT, e tudo normal, parado ele vai subindo e andando o ponteiro baixa.

    Então comprei uma VT na suzuki original 88c igual a que tinha.....
    Coloquei e nada, tudo igual, trava não sobe e nem baixa, fiquei loco e bem preocupado.
    Tirei o radiador e mandei limpar, putz saiu caro, mas tava um pouco entupido.

    Resultado, coloquei e nada, tudo como era.
    bom tem duas coisas só para ver bomba ou cabeçote, mas tem uma coisa, está baixando bem pouco a água do reservatório.

    hoje fiz um teste deixei ele ligado na lenta.

    o ponteiro começa a subir e o radiador frio
    quando o ponteiro chega ai bem pertinho do meio a VT abre.
    depois em alguns minutos ele funcionado notei que a mangueira de baixo não esquenta como a de cima.
    pode ser por falta de pressão da bomba ou será cabeçote....
    e ai o que deve ser????

  5. #5
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    Citação Postado originalmente por RMORELLI Ver Post
    Pessoal, também estou com problema de aquecimento, no meu caso ele fica quase no meio, e ao andar na rua não baixa e não sobe, tirei a VT, e tudo normal, parado ele vai subindo e andando o ponteiro baixa.

    Então comprei uma VT na suzuki original 88c igual a que tinha.....
    Coloquei e nada, tudo igual, trava não sobe e nem baixa, fiquei loco e bem preocupado.
    Tirei o radiador e mandei limpar, putz saiu caro, mas tava um pouco entupido.

    Resultado, coloquei e nada, tudo como era.
    bom tem duas coisas só para ver bomba ou cabeçote, mas tem uma coisa, está baixando bem pouco a água do reservatório.

    hoje fiz um teste deixei ele ligado na lenta.

    o ponteiro começa a subir e o radiador frio
    quando o ponteiro chega ai bem pertinho do meio a VT abre.
    depois em alguns minutos ele funcionado notei que a mangueira de baixo não esquenta como a de cima.
    pode ser por falta de pressão da bomba ou será cabeçote....
    e ai o que deve ser????
    (...andar na rua não baixa e não sobe, tirei a VT, e tudo normal, parado ele vai subindo e andando o ponteiro baixa.)

    Parado vai subindo como? Acima do meio? Se passa muito do meio é problema. Com o carro em movimento o ar ajuda a resfriar.

    (...o ponteiro começa a subir e o radiador frio
    quando o ponteiro chega ai bem pertinho do meio a VT abre.
    depois em alguns minutos ele funcionado notei que a mangueira de baixo não esquenta como a de cima.)

    Nesse caso parece que está td normal. A válvula mantem a água aquecida no bloco até uma temperatura limite, quando ela abre e permite a troca da água quente pela mais fria que vem do radiador, por isso a mangueira de baixo não aquece como a de cima. Se permanecer assim, seu carro não tem defeito.
    Pesquise um pouco mais e leve a um BOM mecânico pra ter certeza.
    Abç.
    Tracker 08 - Bala de Prata - lift 2'' , proteções e BF AT 225/75/16.

  6. #6
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    Concordo com PH Mello seu carro está normal.

  7. #7
    Usuário Avatar de RMORELLI
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    Hoje fui na oficina e medimos a temperatura, deu uma diferença na mangueira do radiador, deu uns 80c na de cima e na de baixo deu 60c, isso não é normal, no máximo 10c de diferença seria o certo, e quando acelera não deu pressão na mangueira de cima.

    bom vamos ver como esta a bomba, acho o problema é ela.

  8. #8
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    Me corrijam se eu estiver equivocado, oque abre a válvula é a pressão do sistema quando a temperatura da aguá alcança 82º e não a temperatura da aguá em si, ou seja, colocar a válvula na panela e ferver a aguá não vai fazer a válvula abrir...

    Outro detalhe, borbulhas no reservatório de expansão nem sempre significa cabeçote empenado e muito menos aguá baixando...existem outros fatores que podem ocasionar as borbulhas e o sumiço da aguá. Digo pela experiencia que tive e muitos logo foram condenando meu cabeçote, pois eu tinha ambos sintomas na minha viatura.

    Borbulhas: no meu caso era a tampa do radiador(façam o teste: apertar a mangueira que entra no radiador e verifiquem o reservatório, se houver qualquer movimento na aguá a tampa está comprometida, não veda ocasionando as borbulhas após o desligamento)

    Sumiço de aguá: pode haver vazamentos em pontos que não vemos, muitas vezes a aguá vaza e evapora instantaneamente deste modo não resta vestígios, pode ser uma mangueira folgada, os selos do motor, ou micro-trincas no radiador. No meu caso a tampa superior do radiador estava com essas micro-trincas e a única vez que a temperatura subiu o radiador explodiu, a tampa rachou de um lado a outro,rsrsrsrsr!!!

    Depois que troquei a tampa e o radiador, meus problemas acabaram e a aguá nunca mais baixou, meu problema hj é que o carro não esquenta, provavelmente a válvula não está vedando, pois coloquei se não me engano uma de Fiat Uno.
    A titulo de informação minha viatura é um Vitara 1.6 8v, não sei como é o sistema do GVII, porém acredito ser similar.


    Abraço!
    Suzuki Viagra 1.6 8v - ORIGINAL
    Ser livre....é não precisar escolher o caminho a seguir.

  9. #9
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    Pessoal,

    Minha situação é a seguinte: faço viagens com frequência, e temperatura se mantém normal durante toda a viagem. Chegando ao destino final ou passando por dentro de cidades a temperatura sobe bastante, chegando ao vermelho em alguns casos...
    Dou giro no motor ela volta a diminuir.

    Levei ao mecânico e dei falta na VT... Comprei e instalei... Saí da oficina e a temperatura subiu muito, e quando resolvi dar giro no motor a situação piorou..

    Segundo o mec, sem a válvula a água circula quente e quando em baixas não resfria, fazendo com que a temp. suba....
    Com a válvula, ele disse que pode ser sujeira no radiador, pois não dá pressão p/ a abertura, apesar da temperatura...

    O que me dizem???

    Vlw..

    Pessoal
    GV Sport 2.0 2001 + Snorkel

  10. #10
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    Minha situação é a seguinte: faço viagens com frequência, e temperatura se mantém normal durante toda a viagem. Chegando ao destino final ou passando por dentro de cidades a temperatura sobe bastante, chegando ao vermelho em alguns casos...
    Dou giro no motor ela volta a diminuir.

    Levei ao mecânico e dei falta na VT... Comprei e instalei... Saí da oficina e a temperatura subiu muito, e quando resolvi dar giro no motor a situação piorou..

    Segundo o mec, sem a válvula a água circula quente e quando em baixas não resfria, fazendo com que a temp. suba....
    Com a válvula, ele disse que pode ser sujeira no radiador, pois não dá pressão p/ a abertura, apesar da temperatura...

    O que me dizem???

    Vlw..

    Pessoal
    Eu fiz limpeza,e não resolveu, e agora vou verificar a bomba, mas no seu caso pode ser sujeira.

  11. #11
    Usuário Avatar de CID MOREIRA
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    O que me preocupa é o fato de, quando o carro esquenta, expulsa água do radiador...

    Vou começar na limpeza... Se não resolver parto pra outras opções..

    Abs..
    GV Sport 2.0 2001 + Snorkel

  12. #12
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    O que me preocupa é o fato de, quando o carro esquenta, expulsa água do radiador...

    Vou começar na limpeza... Se não resolver parto pra outras opções..

    Abs..
    .

    Cid, estou rodando na minha sem VT e a temperatura não chega no meio nem "lascando" mas o consumo de combustivel está elevada demais. Se você pegou o carro sem VT é pq já apresentou algum problema de temperatura. Quando o tanque de expansão sobe o nivel é pq existe algum problema. Pode ser a tampa do radiador veja se ela é 1.1 bar.

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