x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 40
  • #1
    Usuário
    Entrada
    13/01/2016
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    47
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0

    Jimny HR 2012 - Problemas com velas de ignição




    Meu Jimny HR 2012, com 40.000 Km estava com uns engasgos chatos. Especialmente quando frio. Nas retomadas era irritante. Mas não havia alterações drásticas em consumo, marcha lenta e aceleração. Resolvi parar e verificar. Minha primeira suspeita era em relação as velas. Tiro certeiro. Aos 40k Km as velas estavam bem desgastadas, vazando compressão e o pior aconteceu: a vela do quarto cilindro estava emperrada. Com muito jeito saiu, porém estragou a rosca do cabeçote.

    Foi aí que começou o martírio. Depois de 4 dias parado, tentando conseguir alguém que conseguisse reabrir a rosca e instalar um helicoil, não conseguia ainda encontrar velas compatíveis. Nem de iridium nem de níquel. Então fiz pedido na autorizada aqui em Maceió e encontrei as bosch FR7K1133X. No catálogo da bosch alemã, essas velas servem nos Porches e Aston Matins. Enfim, como tinham as mesmas especificações de dimensões, temperatura e tecnologia das NGK originais, decidi comprar. Consegui por 180,00 o jogo. Achei muito bom o preço, especialmente por ser em uma autorizada.

    Mas o que mais me intriga nesse processo todo foi a vela do quarto cilindro estar travada. Nunca foi mexido, eram originais. Acredito que possa ter havido algum erro de montagem ou contaminação que possibilitou esse travamento. Enfim, o problema foi resolvido. A custa de muito estresse, trabalho e tempo. E um tanto de pesquisa.

    -20160201_091301.jpg-20160201_091342.jpg-20160201_091417.jpg-20160201_091653.jpg

  • #2
    Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    162
    Agradecimentos: 5
    Boa noite Dinaldo.

    Ainda não tinha visto velas retiradas do Jimny. O meu está com 14.000 km.
    Motivado pelo seu caso vou dar uma olhada...

    Uma pergunta: vc lembra qual vela estava em qual cilindro?

    Observando a segunda foto onde se vê melhor as roscas fiquei intrigado. As duas velas da direita parecem ter a cor e estado da rosca diferentes das outras. As pontas dos eletrodos também. Por acaso elas eram dos cilindros 1 e 4 (nas pontas do motor) ou 2 e 3 (os cilindros do meio)?

    Pergunto pois as duas bobinas funcionam nesses pares. Será que uma bobina, ou o comando dela, pode ter algum problema e causado essa diferença ?

    O aperto das velas deveria ter sido feita com um torquímetro. Nunca soube de uma vela ficar travada desse jeito. Ainda mais sabendo que o motor do Jimny vem pronto do Japão.

    Será que estou viajando na maionese, mostarda etc... ?

    Até +
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #3
    Usuário
    Entrada
    10/01/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    41
    Posts
    156
    Agradecimento: 1
    Opa Dinaldo,

    Engraçado não sou um períto em mecânica, mas parece que as velas não estavam tão ruins...
    As duas da esquerdas paracem muito boas...já as da direita obervo a ponta do eletrodo meio cromado, indicando um desgaste...

    A primeira vez que vejo velas da Bosch em irídium! Falando em velas, uma marca muito boa, porém praticamente impossível de se encontrar é da BERU, aqui em são encontrei um cara que tinha algumas....

    Depois poste uma foto das Bosch!

    O cabeçote vc conseguiu reparar com o helicoil?

  • #4
    Usuário
    Entrada
    13/01/2016
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    47
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Sassagudo, boa noite. Lembro bem da que me deu problema para ser retirada, a segundo da esquerda para direita. Acredito que esse problema não tenha sido causado por excesso de aperto. Talvez por um defeito da própria vela.

    Respondendo o Brüner também, o defeito não era o desgaste nos eletrodos, nesse quesito ponto pras velas de iridium. O problema era o vazamento de compressão do motor. Me parece que estava vazando justamente pelo corpo das velas. Percebi isso ao verificar os cabos de vela. Dois deles estavam amarronzados. Parecia até ferrugem, mas era mesmo queimados. Somente a ponta deles. A extremidade que fica cobrindo a vela. Dois estavam assim, e os outros dois estavam normais.

    Resolvi sim com o helicoil. Segundo o cara da retífica que instalou ele, deve ficar inclusive mais resistente que o original, pois agora a rosca é de aço. Mas apesar de ser simples, exige muita habilidade de quem faz a instalação. Reabrir a rosca, instalar o helicoil e fazer a limpeza da câmara de combustão a não deixar nenhuma limalha e especialmente o pino que se tem que quebrar do helicoil que inevitavelmente cai dentro do cilindro, isso não é fácil. Mas usando um compressor e um aspirador de pó em conjunto, com um ímã para resgatar a ponta de aço do helicoil, consegui fazer uma limpeza bem efetiva. MAs foram horas bem angustiantes. No final minha decisão de tentar o reparo sem retirar o cabeçote do lugar deu certo. Estava com muita pena de ter que tirar o cabeçote de um motor tão novo.

    Mas uma coisa que me intriga é do motivo para esse problema aparecer antes no prazo da montadora para troca desses componentes. Segundo o manual, as velas de iridium têm troca prevista pata os 70 mil Km. Já vinha a pelo menos 5 mil Km sentindo esse funcionamento irregular. Hoje não acredito mais nesses milagres. Vou trocar de 30 em 30 mil Km, para ficar tranquilo.

    Vi um outro usuário daqui fazer a troca com 25 mil Km. Pelas fotos que ele postou, aparentava estar na mesma condição que as minhas velas. E os sintomas que ele relatou foram os mesmo que os que tive. Só que ele usou as velas de níquel. Que não são recomendadas para o motor M13A VVT, somente para p não VVT. Portanto fiquem ligados nessa situação.

    Brüner,não tirei fotos das velas bosch. Não deu tempo. Mas é exatamente igula a esta:

    -61f6gil9mql._sl1500_.jpg

  • #5
    Usuário
    Entrada
    13/01/2016
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    47
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0

  • #6
    Usuário
    Entrada
    17/10/2014
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    69
    Posts
    162
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Dinaldo Jr Ver Post

    Respondendo o Brüner também, o defeito não era o desgaste nos eletrodos, nesse quesito ponto pras velas de iridium. O problema era o vazamento de compressão do motor. Me parece que estava vazando justamente pelo corpo das velas. Percebi isso ao verificar os cabos de vela. Dois deles estavam amarronzados. Parecia até ferrugem, mas era mesmo queimados. Somente a ponta deles. A extremidade que fica cobrindo a vela. Dois estavam assim, e os outros dois estavam normais.
    Olá.

    Ainda estou intrigado pelas observações acontecerem aos pares. As velas mais "queimadas" eram dos cilindros 1 e 4 ou 2 e 3?

    Grato.
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #7
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Dinaldo Jr Ver Post
    Meu Jimny HR 2012, com 40.000 Km estava com uns engasgos chatos. Especialmente quando frio. Nas retomadas era irritante. Mas não havia alterações drásticas em consumo, marcha lenta e aceleração. Resolvi parar e verificar. Minha primeira suspeita era em relação as velas. Tiro certeiro. Aos 40k Km as velas estavam bem desgastadas, vazando compressão e o pior aconteceu: a vela do quarto cilindro estava emperrada. Com muito jeito saiu, porém estragou a rosca do cabeçote.

    Foi aí que começou o martírio. Depois de 4 dias parado, tentando conseguir alguém que conseguisse reabrir a rosca e instalar um helicoil, não conseguia ainda encontrar velas compatíveis. Nem de iridium nem de níquel. Então fiz pedido na autorizada aqui em Maceió e encontrei as bosch FR7K1133X. No catálogo da bosch alemã, essas velas servem nos Porches e Aston Matins. Enfim, como tinham as mesmas especificações de dimensões, temperatura e tecnologia das NGK originais, decidi comprar. Consegui por 180,00 o jogo. Achei muito bom o preço, especialmente por ser em uma autorizada.

    Mas o que mais me intriga nesse processo todo foi a vela do quarto cilindro estar travada. Nunca foi mexido, eram originais. Acredito que possa ter havido algum erro de montagem ou contaminação que possibilitou esse travamento. Enfim, o problema foi resolvido. A custa de muito estresse, trabalho e tempo. E um tanto de pesquisa.

    -20160201_091301.jpg-20160201_091342.jpg-20160201_091417.jpg-20160201_091653.jpg
    Prezados, posso estar enganado, porem já vi isso algumas vezes, e erá apenas agua, que penetra pelo supressor, fica cozinhando e enferrujando (na tracker passei silicone em volta do supressor na hora da montagem, 100%), espanar a rosca no aluminio tambem é muito comum em cabeçote, carter, quando a excesso de aperto, com o esquenta/esfria o metal expande/contrai e arranca os fios de rosca espanando ou prendendo a peça.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #8
    Usuário
    Entrada
    13/01/2016
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    47
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Arildo eletricista Ver Post
    Prezados, posso estar enganado, porem já vi isso algumas vezes, e erá apenas agua, que penetra pelo supressor, fica cozinhando e enferrujando (na tracker passei silicone em volta do supressor na hora da montagem, 100%), espanar a rosca no aluminio tambem é muito comum em cabeçote, carter, quando a excesso de aperto, com o esquenta/esfria o metal expande/contrai e arranca os fios de rosca espanando ou prendendo a peça.
    Boa noite. No meu caso eu não acredito que tenha entrado água. A tampa estava intacta. Sem vestígios de água ou outro líquido. E como as velas eram originais, comprei o carro com 22mil km e o dono anterior fez revisões na autorizada, acredito que ninguém tenha mexido nas velas. Mas há essa possibilidade sim. Não adianta ficar pensando nas causas. Achei um artigo no bestcarswebsite que fala em retirar as velas periodicamente para análise e evitar que as mesmas travem no cabeçote, especialmente os de aluminio. Agora, para mim, faz sentido.

    Abraço.

  • #9
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Dinaldo Jr Ver Post
    Boa noite. No meu caso eu não acredito que tenha entrado água. A tampa estava intacta. Sem vestígios de água ou outro líquido. E como as velas eram originais, comprei o carro com 22mil km e o dono anterior fez revisões na autorizada, acredito que ninguém tenha mexido nas velas. Mas há essa possibilidade sim. Não adianta ficar pensando nas causas. Achei um artigo no bestcarswebsite que fala em retirar as velas periodicamente para análise e evitar que as mesmas travem no cabeçote, especialmente os de aluminio. Agora, para mim, faz sentido.

    Abraço.
    A qual tampa se refere, não sei como é no jimny, mas em outros a umidade/agua penetra pelas bobinas, cabos, supressores, bastando para isso jogar agua sobre o motor com mangueira, jato, nos lavadores de carro é lavar e entrar agua a vontade, pensei na causa como forma definitiva de sanar o problema.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #10
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    O aluminio oxida na forma de um pó branco que trava mesmo, já passei por isso em motores de popa, se forçar quebra parafusos de grande bitola e nada de soltar.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #11
    Usuário
    Entrada
    13/01/2016
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    47
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Arildo eletricista Ver Post
    A qual tampa se refere, não sei como é no jimny, mas em outros a umidade/agua penetra pelas bobinas, cabos, supressores, bastando para isso jogar agua sobre o motor com mangueira, jato, nos lavadores de carro é lavar e entrar agua a vontade, pensei na causa como forma definitiva de sanar o problema.
    É uma tampa que cobre a sede de válvulas. Como o local das velas é bem fundo, as bobinas e as velas ficam protegidas Por essa tampa, que tem uma vedação de borracha. O resultado é que fica tudo sequinho, sem resquícios de entrada de água e sequer poeira. O pessoal da oficina achava que a mancha marrom nos plugues das velas era ferrugem. Mas não. Era sinal do vazamento de compressão mesmo. Que estava acontecendo em dois cilindros.

    Mas para mim ficou a lição. De não confiar em sistemas duráveis, pelo menos sem inspeção periódica.
    O sistema da suzuki é muito inteligente. Tudo parece ser feito com muito esmero e eficiência. Pelo menos na parte mecânica.

    Abraço.

  • #12
    Usuário Avatar de Leo BA
    Entrada
    30/06/2011
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    485
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por Sassagudo Ver Post
    Olá.

    Ainda estou intrigado pelas observações acontecerem aos pares. As velas mais "queimadas" eram dos cilindros 1 e 4 ou 2 e 3?

    Grato.
    Olá pessoal!

    Meu segundo jogo de velas estava com 60k e a viatura já com 110k. Instigado por este tópico, resolvi dar uma olhada nas velas, já que vinha guardando um jogo reserva, desde que fiz a ultima troca.



    Para minha surpresa, a vela do cilindro 2 estava diferente das demais e o supressor todo esfumaçado de marron.
    O primeiro jogo (original) troquei aos 50 k, o segundo depois de 60 k, aos 110 k.
    A próxima troca já está agendada para 150k, reduzindo o periodo de troca para 40k, ao invés dos 70 recomendados no manual, para as velas de Iridium. Creio que a nossa gasolina não mereça confiança para um intervalo de troca tão longo.

    4X4 Brasil
    OME Shocks / Super Pro Bushes.
    2,00 " lift / SAFARY Snorkel / K&N / VHF FT1900
    AT 225/75 - EASY TRACTION 4X4 - 2012.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Problemas com alinhamento do Jimny 2012 S
      Por geandre2004 no fórum Suzuki
      Respostas: 2
      Última resposta: 07/01/2015, 10:43
    2. Velas de Ignição
      Por andersoncolares no fórum Kia Sportage
      Respostas: 7
      Última resposta: 09/12/2013, 22:02
    3. ignição x aquecimento de velas
      Por klaus motta no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 5
      Última resposta: 30/04/2013, 10:32
    4. Velas de Ignição
      Por danielbaldi87 no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 9
      Última resposta: 10/09/2012, 10:31

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade