x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23
  • #1
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Idade
    49
    Posts
    2,574
    Agradecimentos: 102

    Tracker "faleceu" - Ajuda de elétrica




    Olá a todos!!

    Hoje fui sair com o carro e nada de elétrica. As luzes do painel acendem bem fraquinhas..

    No último uso deixei o cabo do GPS ligado no acendedor de cigarros, e nunca tinha feito isso antes; talvez alguma relação.

    Daí desliguei a bateria do carro que está praticamente com 0 de carga e liguei com um cabo de chupeta a bateria de outro carro, tb já desconectada desse carro.

    Ao virar a chave na primeira posição faz um barulhinho TEC (talvez normal, nunca reparei), mas ao se tentar ligar o motor o barulho parece de uma "catraca": CReeekkkkkkk

    O som da primeira bombada (antes de ligar o carro) da bomba de combustível tb está diferente.

    As luzes do painel dão umas piscadas durante o barulho.

    Fiz um video para tentar mostrar melhor mas o som ta bem baixinho:



    Alguem já viu esse sintoma antes e/ou saberia me dar uma dica do que tenho que fazer?

    Obrigado

    [ ]s
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • #2
    Usuário Avatar de gtavalanche
    Entrada
    22/08/2008
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    46
    Posts
    225
    Agradecimentos: 0
    Que zica a princípio imaginei que vc tivesse mergulhado o carro mas do nada acontecer isso???
    Tracker 2008 lift 2", amortecedores offshox FX5 e mola de opala 4 cil na trazeira, pneu BF AT 235/70/16

  • #3
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Idade
    49
    Posts
    2,574
    Agradecimentos: 102
    Então,

    Não fiz nada de diferente. Usei o carro o dia todo na ultima quinta e parei em vários lugares e funcionou normalmente.

    No sábado lavei o barro e esqueci esse gps ligado, mas medi o conector do cigarro e ele desliga a força depois q se desliga a chave.

    Será que alguma água engripou o motor de arranque?

    Desliguei novamente agora a pouco a bateria zerada do carro e coloquei outra pqna de nobreak com carga e testei todos os itens da parte eletrica do carro e funcionaram norlmalmente.

    Acho que é alguma coisa no motor de arranque..

    Valeu

    []
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • #4
    Usuário Avatar de Buno Ventura
    Entrada
    30/01/2010
    Local
    Nova almeida Serra/ES
    Idade
    40
    Posts
    116
    Agradecimentos: 3
    Toda vez que tive esse problema foi por falta de carga na bateria. Verifique o aperto dos polos da bateria e quando for dar uma chupeta permaneça com o outro carro ligado, casso não seja possível o motor de arranque colou as vezes umas batidinhas descola senão terá de revisá-lo ,...
    abraços

  • #5
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Idade
    49
    Posts
    2,574
    Agradecimentos: 102
    Citação Postado originalmente por Buno Ventura Ver Post
    Toda vez que tive esse problema foi por falta de carga na bateria. Verifique o aperto dos polos da bateria e quando for dar uma chupeta permaneça com o outro carro ligado, casso não seja possível o motor de arranque colou as vezes umas batidinhas descola senão terá de revisá-lo ,...
    abraços
    Poxa valeu pela dica da batidinha!!

    Eu fiz a chupeta 2 vezes antes de filmar, uma com o outro carro ligado e outra só com a bateria do outro carro, desligado dele. Fiquei com medo do outro carro parar de funcionar por eu ter desligado a bateria por muito tempo mas arrisquei.. em nome ao amor ao xodó!

    Dei uma pesquisada e tô me inteirando no funcionamento do motor de arranque. A prática disso aqui tudo é novidade para mim, mas achei muito interessante:
    Motor de Arranque: defeitos e testes simples. : Motor S/A

    Talvez a questão do gps q relatei tenha sido apenas coincidencia.


    Agora que disse que o arranque "colou" e em outro post do Bispo eu li que tem um fio grosso q vai direto da bateria para o motor de arranque, será que por eu ter lavado o carro a água ajudou a "curtar" alguma peça móvel do motor de arranque e o fez descarregar a bateria? O estranho é que depois de lavar eu o liguei para por na garagem. Poderia parar numa posição critica..

    Vou tentar desmontar amanhã pra ver se enferrujou tudo e tem algo colado, mas nunca fiz isso e nunca peguei um motor de arranque na mão.

    Quem tiver mais dicas ficou muito grato antecipadamente.

    Obrigado
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • #6
    Usuário Avatar de Buno Ventura
    Entrada
    30/01/2010
    Local
    Nova almeida Serra/ES
    Idade
    40
    Posts
    116
    Agradecimentos: 3
    O seu esqueiro funciona com a chave desligada? O meu corta a energia depois de desligar a chave então mesmo se eu esquece-se um equipamento ligado no esqueiro ele não ira consumir carga...

    O motor de arranque e relativamente muito simples, sua fixação e geralmente por 3 parafusos, apos retirá-lo tome cuidado ao tirar a tampa traseira pois as escovas que fazem contato com o coletor geralmente saem voando e tem umas molinhas que adoram brincar de esconde esconde.....
    Mas antes de retirá-lo desengrene o carro e tente chegar com uma chave de fenda e encoste nos dois polos maiores mas seje rápido senão piora(rsrsrs) com isso vc saberá se ele ta colado. Isso só funciona se a bateria tem carga e se ele funcionar pode ser o bendix ( Chave magnética) que foi pro saco ....... Se estas desposto a fusar no carro vai uma dica de comprar um multímetro tem ums que custam 15 pratas mas quebram um galhão da pra ver a carga da bateria e se ate o carro ta roubando carga desligado não e muito simples de usar pois ele trabalha com escalas e como o nome já fala tem multe escalas rsrsrsr nada que um pouquinho de paciência e o google não resolva já me salvei de boas por te um na maleta de ferramenta do carro...

    Abraços
    -motor.jpg

  • #7
    Usuário
    Entrada
    19/12/2011
    Local
    Belém do Pará/PA
    Idade
    52
    Posts
    170
    Agradecimentos: 3
    Olá Chuva,

    eu não entendi direito se você colocou uma bateria nova e o tectec continuou e o mesmo com o apagão.
    Como sugestão, teste o alternador numa loja de baterias antes de abrir o arranque, pois ele puxa muita corrente quando acionado e se a bateria não estiver com boa carga o motor faz este barulho como se estivesse engatado.
    Mesmo que você coloque uma bateria nova ela irá descarregar com o uso.
    Não tem problema você fazer a chupeta com a bateria em outro carro e é melhor que dar tranco em ladeira.
    O ideal é ligar o outro carro, conectar as duas baterias e esperar 5 a 10 minutos para a bateria carregar. Após este tempo, girar a chave do carro com problemas.
    Por via das dúvidas, verifique a fixação do cabo negativo da bateria na lataria do carro. Um negativo frouxo pode causar apagões no sistema elétrico.
    Dependendo da quilometragem, é bom fazer uma limpeza e trocar as escovas e graxa.
    Eu desmontei meu motor de partida em casa mesmo. Não tem dificuldade, mas o espaço é apertado e facilita se usar uma chave com catraca.
    Abraços
    4X4 Brasil
    Tck 07/08 mola Op 6cc + Amort Omega GB 47739 e calços de 2" na diant + Cofap Super MP 35986M pneus BF 235/70 AT painel c/ LED e bco couro

  • #8
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Idade
    49
    Posts
    2,574
    Agradecimentos: 102
    Oi Bispo,

    Valeu pela dica e é isso mesmo! A maldita bateria!

    Eu tinha colocado pra testar a bateria do outro carro, uma fielder, de 60ah. A que tá na tracker é de 60ah tb.

    Dai eu comecei a tirar o motor de arranque como vc havia feito no seu post e foi tudo blz. Só que antes de tirar os dois parafusos (o de cima tem uma malha do terra) e retirá-lo, como o local é muito ruim msm de acessar, eu desliguei o fio que vem da bateria e o fininho que deve ser o que aciona o motorzinho.

    Dai fui dar a partida e os tecs tecs tecs rápidos e seguidos continuaram.. dai pensei.. poxa.. não é o motor de arranque q tá fazendo esse barulho todo.

    Resumindo, chamei um auto elétrico e o cara mediu as baterias, e o alternador do carro. Ele disse que esses tec tecs deve vir do corpo de borboleta ou de alguma coisa da injeção eletronica pq não são característicos do motor de arranque.

    Dai ele colocou um facilitador de partida (não lembro o nome - mas ele disse que starta até caminhão) e deixou ligado um minuto e depois pediu para eu dar a partida.

    Boomm!! Ligou de primeira.. pqp!

    Resumindo tenho duas baterias fudidas! kkkkk O estranho é que a outra zuada liga o corolla facinho.. ou seja, o motor da tracker é bem mais pesado pra girar que de um carro normal..

    OBS1: cara.. tirar alguns parafusos e tal foi sacal mas blz.. o mais foda de tudo foi tirar o peito de aço e recolocar no lugar.. apanhei muito sozinho..
    OBS2: mesmo todos nós sabendo que o acendedor de cigarros desliga com a chave, deixei o gps ligado uns 2 dias e foram suficientes para acabar com a bateria. Talvez na posição que eu deixei o plug do gps surgiu algum curto.. sei lá.. A bateria da Tracker é uma Moura de prata e o auto eletrico me disse que as Heliar estão dando de 10 a zero nas moura.. acho q vou por esse caminho, o que acha (sempre comprei moura)?

    [ ]s
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • #9
    Usuário Avatar de Buno Ventura
    Entrada
    30/01/2010
    Local
    Nova almeida Serra/ES
    Idade
    40
    Posts
    116
    Agradecimentos: 3
    Chuva,

    O tec tec tec geralmente são os reles ( do sistema de ignição) acionando e perdendo carga e acionando novamente, porem por falta de carga da bateria não permite que ele fique acionado....
    E não e só pelo esqueiro que pode ter descarregado a bateria, muitas vezes são os assessórios ( Alarme, sensor de re, vidro elétrico etc...) que consomem a bateria quando um carro esta em repouso, por isso que o ideal e um multímetro para poder medir a amperagem consumida com o carro desligado, geralmente um alarme consome 1 a 2 amper por hora, então se o carro permanecer desligado e tendo uma bateria de 60 A ele ira consumir sozinho a bateria em 30h ou um pouco mais. Ja que você deixou o carro parado por 2 dias 48h e sua bateria não estava muito boa ele pode ter sido um dos principais causadores para ela se esgotar.
    O mais correto para este caso e retirar os polos da bateria quando o carro for permanecer em repouso prolongado.

    Outro detalhe só reforçando o que nosso colega forista M_BISPO disse, o motor de partida em teoria tem torque infinito ou seja ele vai continuar acelerando ate queimar ou acabar com a carga que ele esta recebendo sendo assim consumindo a bateria auxiliar utilizada para dar partida.

    Abraços

  • #10
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Idade
    38
    Posts
    2,789
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Oi Bispo,

    Valeu pela dica e é isso mesmo! A maldita bateria!

    Eu tinha colocado pra testar a bateria do outro carro, uma fielder, de 60ah. A que tá na tracker é de 60ah tb.

    Dai eu comecei a tirar o motor de arranque como vc havia feito no seu post e foi tudo blz. Só que antes de tirar os dois parafusos (o de cima tem uma malha do terra) e retirá-lo, como o local é muito ruim msm de acessar, eu desliguei o fio que vem da bateria e o fininho que deve ser o que aciona o motorzinho.

    Dai fui dar a partida e os tecs tecs tecs rápidos e seguidos continuaram.. dai pensei.. poxa.. não é o motor de arranque q tá fazendo esse barulho todo.

    Resumindo, chamei um auto elétrico e o cara mediu as baterias, e o alternador do carro. Ele disse que esses tec tecs deve vir do corpo de borboleta ou de alguma coisa da injeção eletronica pq não são característicos do motor de arranque.

    Dai ele colocou um facilitador de partida (não lembro o nome - mas ele disse que starta até caminhão) e deixou ligado um minuto e depois pediu para eu dar a partida.

    Boomm!! Ligou de primeira.. pqp!

    Resumindo tenho duas baterias fudidas! kkkkk O estranho é que a outra zuada liga o corolla facinho.. ou seja, o motor da tracker é bem mais pesado pra girar que de um carro normal..

    OBS1: cara.. tirar alguns parafusos e tal foi sacal mas blz.. o mais foda de tudo foi tirar o peito de aço e recolocar no lugar.. apanhei muito sozinho..
    OBS2: mesmo todos nós sabendo que o acendedor de cigarros desliga com a chave, deixei o gps ligado uns 2 dias e foram suficientes para acabar com a bateria. Talvez na posição que eu deixei o plug do gps surgiu algum curto.. sei lá.. A bateria da Tracker é uma Moura de prata e o auto eletrico me disse que as Heliar estão dando de 10 a zero nas moura.. acho q vou por esse caminho, o que acha (sempre comprei moura)?

    [ ]s
    Chuva..

    Coloquei uma Heliar 75Ah.. cabe certinho. Se vc tirar a base do suporte da bateria, deve caber uma de 90..

  • #11
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    2,194
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Olá a todos!!

    Hoje fui sair com o carro e nada de elétrica. As luzes do painel acendem bem fraquinhas..

    No último uso deixei o cabo do GPS ligado no acendedor de cigarros, e nunca tinha feito isso antes; talvez alguma relação.

    Daí desliguei a bateria do carro que está praticamente com 0 de carga e liguei com um cabo de chupeta a bateria de outro carro, tb já desconectada desse carro.

    Ao virar a chave na primeira posição faz um barulhinho TEC (talvez normal, nunca reparei), mas ao se tentar ligar o motor o barulho parece de uma "catraca": CReeekkkkkkk

    O som da primeira bombada (antes de ligar o carro) da bomba de combustível tb está diferente.

    As luzes do painel dão umas piscadas durante o barulho.

    Alguem já viu esse sintoma antes e/ou saberia me dar uma dica do que tenho que fazer?

    Obrigado

    [ ]s
    Sei que já resolveu o problemas, mas fica a dica para as próximas:

    O seu problema é o cabo de chupeta, muito provavelmente devido a baixa qualidade.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #12
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Idade
    49
    Posts
    2,574
    Agradecimentos: 102
    Oi Thiago,

    Valeu a dica e pode ser mesmo... é parecido com esse aqui:

    Cabo De Chupeta Com Garras Para Bateria 2,5m 200a 12v - R$ 13,99 no MercadoLivre

    Acho q o fio é da bitola 10.

    [ ]
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Tracker "0" Na Bacia Das Almas.
      Por VOVÔ DO TROLLER no fórum Suzuki
      Respostas: 5
      Última resposta: 11/02/2009, 17:51
    2. MIT. PAJERO 3.0 gas. 2004 x TRACKER "0"
      Por VOVÔ DO TROLLER no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 5
      Última resposta: 08/02/2009, 18:40
    3. Tracker 2.0 TB DIESEL 2001 - "MODULO ABS"
      Por trackerr no fórum Suzuki
      Respostas: 16
      Última resposta: 14/08/2008, 18:20
    4. "Nova" Tracker GM - Alguém já viu ???
      Por Octavio no fórum Suzuki
      Respostas: 14
      Última resposta: 04/03/2007, 09:28

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade