resolvi verificar e manutenir o freio traseiro, principalmente após alguns relatos de freio agarrando.
O freio dianteiro já havia sido desmontado para troca das pastilhas, mas o freio traseiro ainda não havia visto.
Pois bem, após olhar manual de manutenção da Tracker, adquiri 2 parafusos 8mm com cabeça sextavada 13.
Tinha de 2 tipos: um menor, com a rosca na ponta e um maior, com 14 cm e todo rosqueado. Comprei o segundo, mas me arrependi, pois grande empena com facilidade. Pode-se cortar tb.
Para retirar o tambor deve-se usar estes 2 parafusos (foto 1).
É uma verificação muito rápida e fácil de fazer. Demora mais retirar a roda.
Após retirar o tambor, verifica-se o estado do sistema. No meu caso, estava muito sujo, com pó de sapata e areia.
Passei a pressurizadora no tambor, nas sapatas e cilindro. A diferença entre o antes e o depois é considerável.
Pode-se observar que as borrachas do cilindro e as demais peças estão em muito boas condições.
Passei um lubrificante nas partes móveis, tendo o cuidado de não pegar nas sapatas.
O meu não estava travando, mas pelo menos agora eu sei como estão os freios traseiros.
Eu fiz tudo, incluindo a saída para comprar os parafusos, em menos de 1 hora.
Cuidados importantes:
1) utilizar um cavalete. Não tentar fazer o serviço utilizando somente o macaco;
2) calçar o veiculo;
3) soltar o freio de mão antes de colocar os 2 parafusos. Ele impede a retirada do tambor e se forçar, pode-se quebrar o parafuso ou alguma peça lá dentro;
4) após a montagem, deixar o carro em ponto morto. Fazer teste de giro antes e depois da limpeza, para ver a diferença de barulho ao girar a roda.
Abraços