x
Convex Datacenter

Tópico: Ssangyong Kyron

  • #1429



    mgalvao, para o efeito sugerido, pode reduzir a pressão para 7 psi ou 7 libras para falar ao borracheiro.
    Não se esqueça de voltar a pressão para 30 psi antes de desenvolver altas velocidades.

  • #1430
    Usuário
    Entrada
    26/03/2005
    Local
    Petrópolis/RJ
    Idade
    79
    Posts
    396
    Agradecimentos: 0
    Olá, José Luiz

    Não entendo bem sua afirmação : reduzir de 30 para 7 ????? Com tal pressão é quase certo que seu pneu irá destalonar.

    Talvez você tenha querido dizer para abaixar 7 libras, o que levaria a pressão para perto das 23, um valor mais razoável.

    Esta pressão é um valor considerado geral para a maioria dos pneus e deverá atender ao que se quer. Entretanto, é imprecisa pois não considera se o pneu é um 31x10,5 ou um 235/70 ou qualquer outro, além de que não distingue se o seu carro está carregado ou vazio, se é um Kyron ou uma Pajero, etc. A regra que sugeri leva em conta todos estes fatores.

    Abç

  • #1431
    Usuário
    Entrada
    26/11/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    237
    Agradecimentos: 9
    Bom dia a todos,

    Meu debut na areia com a Kyron foi bem divertido e muito mais tranquilo do que eu esperava. Pena o ROliver não poder ir, mas encontrei 2 amigos dele por lá numa Suzuki e demos umas voltas pela areia.

    Meu propósito era ver o comportamento do carro em diversas situações. Entrei na areia fofa em 4x2, rodando a uns 30km/h, pressão normal nos pneus (30lb). Sem forçar, o carro não avançou mais que uns 10 metros. Selecionei a tração 4H, dei ré por uns metros e coloquei novamente em Drive... Pronto! Passei por num longo trecho de areia fofa sem dificuldades, ida e volta. Vencido esse primeiro trecho, escolhi uma pequena duna e subi... ou quase. Faltou um pouco mais de velocidade na primeira tentativa, mas na segunda o carro subiu com relativa facilidade. Subi e desci essa duna várias vezes - uns 4-5 metros de altura, com uma inclinação cada vez mais forte até o topo. Fiz duas vezes a duna com a tração em 4L, mas me pareceu que o pneu cavava demais a areia, talvez por conta dos pneus estarem com a pressão normal. Voltei com a tração para 4H e rodei ainda bastante pela areia, sem problemas. Em alguns trechos, a areia estava bastante irregular com sulcos bem marcados mas o carro nem pareceu tocar o fundo, apesar de dançar bastante para um lado e para o outro. A dificuldade foi tentar manter o carro em linha reta.

    Tive medo de cruzar com outro carro vindo em direção oposta na mesma trilha. Primeiro pela dificuldade de tirar o carro para a direita para fora dos sulcos na areia. Depois, com dunas e elevações na trilha, nem sempre é possível ver o tráfego vindo do outro lado. E como ambos os carros vão estar acelerados para vencer a elevação, o cenário para uma forte colisão frontal está montado. O que fazer? Buzinar? Rezar? Vi no Youtube alguns carros com uma bandeirinha presa bem alta numa antena - mas o ideal seria se todos a usassem.

    Detalhe importante: Para voltar de 4L para 4H e 2H, é importante notar que a alavanca de cambio tem que estar na posição Neutra. Não adianta colocar a alavanca em Parking nem desligar o carro, nem andar de ré. Eu pensei que alguma coisa havia quebrado no câmbio até ler o manual do carro...

    Fui todo preparado para enfrentar o grande desafio – pranchas, cinta, corda, calibrador de pneus, compressor de ar. Nada disso foi usado. Vou ter que me esforçar mais da próxima vez para arranjar um lugar com areia mais fofa e mais seca e dunas mais altas e mais inclinadas – talvez no nordeste, em breve. Eu imaginava atolar pelo menos uma ou duas vezes. Se não fosse para conversar com os amigos do ROliver, eu nem precisaria ter saído do carro.

    Não consegui motivar minha querida navegadora a tentar uma voltinha. Mas, em suma, adoramos a brincadeira. Ficou o gostinho de "quero muito mais".

    Abraços a todos,

    Ismael

  • #1432
    Citação Postado originalmente por mgalvao Ver Post
    Olá, José Luiz

    Não entendo bem sua afirmação : reduzir de 30 para 7 ????? Com tal pressão é quase certo que seu pneu irá destalonar.

    Talvez você tenha querido dizer para abaixar 7 libras, o que levaria a pressão para perto das 23, um valor mais razoável.

    Esta pressão é um valor considerado geral para a maioria dos pneus e deverá atender ao que se quer. Entretanto, é imprecisa pois não considera se o pneu é um 31x10,5 ou um 235/70 ou qualquer outro, além de que não distingue se o seu carro está carregado ou vazio, se é um Kyron ou uma Pajero, etc. A regra que sugeri leva em conta todos estes fatores.

    Abç
    Abaixe para 7 libras, com essa pressão o veiculo passa por areões difíceis até de andar a pé.

  • #1433
    Caro mgalvao, a pressão é uma medida de ar por volume, o que mostra ser um numero que independe do tamanho do pneu, tanto faz o original do carro como o de um enorme trator.

  • #1434
    Usuário
    Entrada
    26/03/2005
    Local
    Petrópolis/RJ
    Idade
    79
    Posts
    396
    Agradecimentos: 0
    Prezado José Luiz

    Este talvez seja um daqueles bons assuntos (teóricos) para se discutir. De antemão, devo dizer que não sou engenheiro, físico ou coisa do gênero, de modo que vou tentar argumentar tentando usar o que me parece razoável, somente.

    Peguemos dosi peneus. Seguindo seu exemplo, um de carro normal (digamos o de um Fusca) e outr de um trator de minas (daqueles que tem sua altura maior que dois metros), por exemplo. Vamos imaginar que estão suspensos no ar e neles coloquemos 30 libras de pressão. O medidor indicará isto em cada um.

    Coloquemos agora os dois pneus apoiados no solo e façamos novas medidas com os mesmos instrumentos.

    Aqui começa a minha "achologia". O pneu do Fusca deverá indicar uma pressão ligeiramente maior que as 30 originais. O do trator indicará uma pressão maior do que 30 e maior do que a última medida do Fusca. Porque acho isto ? Porque o peso de cada aro forçará a pressão a crescer.

    Outro ponto : se pressão é igual a força dividido pela superfície, por esta razão matemática, quanto menor a pressão aplicada ao pneu no solo e montado em um veículo, maior será a superfície de contato (bom para se andar na areia). Assim sendo, dependendo das dimensões de cada pneu, cada um precisará de uma pressão diferente para trafegar em idênticas condições que outros.

    Terceiro ponto : voltemos ao exemplo original. Se montarmos o pneu do Fusca naquele trator pesadíssimo, o que aconteceria ? Imagino que o pneu explodiria pois o peso do trator aplicado sobre a superfície de contato do pneu com o solo elevaria a pressão interna a tal ponto que este explodiria.

    Se tias argumentos tem alguma validade, volto a dizer que a pressão que devemos aplicar aos pneus de nossas viaturas dependem, sim, das dimensões dos pneus e do peso/carga do veículo.

    Gostaria de ouvir seus argumentos caso considere estes meus errados.

    Abraços,

    mg

  • #1435
    Caro mg,
    A medida de pressão é ar por volume e não o ar por area de contato.
    O que leva a resultado diferente,
    De fato a sua afirmação empírica, é quase real pois os pneus com o peso dos veiculos, sofre pequena
    deformação teoricamente, tendo pequenas diminuições em volume e consequente aumento de pressão.
    Portanto os pneus devem ser calibrados nos veículos em que são usados.
    E o numero de libras que uso deve-se somente a pratica, tendo conseguido por diversas situações ótimo resultado.

  • #1436
    Usuário
    Entrada
    26/11/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    237
    Agradecimentos: 9

    Buracoda Aeronáutica foi show. Agora quero ir até Arraial do Cabo. Vamos?

    Amigos, boa noite,

    Já penso no próximo passeio - seguir até Arraial do Cabo neste final de semana (sábado, dia 30, ou domingo) ou no seguinte.

    Vinicius, roliver, vamos? Quem mais? Dicas, sugestões, recomendações?

    Fico no aguardo.

    Abraços a todos,

    Ismael

  • #1437
    Usuário
    Entrada
    12/05/2009
    Local
    RG/RS
    Posts
    223
    Agradecimentos: 0
    Bom dia a todos; eu tenho andado vez em quando na areia "fofa" sem alterar a pressão dos pneus (às vezes faço o caminho do serviço à casa via praia), e até agora não atolei. Eu não costumo subir as pequenas dunas das praias aqui (a fiscalização ambiental é muito rigorosa), mas já tive oportunidade de ter que "atravessar" aqueles areiões cheio de marcas de carros e pedaços de paus (gente tentando desatolar...) e foi bem fácil.
    Já no dia a dia, para conforto (em que pese o gasto maior da borracha), eu estava usando 27/28 libras nos pneus, tendo em vista que passo por muitas ruas esburacadas e paralelepípedos; agora calibrei em 30, pensando que vou fazer um pequeno passeio ao Uruguay, e o carro ficou um "cabrito", até a mulher (que tem o "sensor de detecção de pneu furado" estragado) notou que o carro ficou pulando muito; resultado: depois da viagem, vou voltar à usar calibragem mais baixa visando o conforto.
    Hoje deixei o K. na CCS para revisão de 30 mil km, o valor orçado foi de R$ 1.144,00 com desconto de 5% à vista ou 4x no cartão, e é preciso que o carro fique 2 dias lá. O mais caro é a mão de obra = R$ 390,00, e o resto é o de sempre: lubrificantes e filtros; deixei de fazer limpeza do AC + filtro do AC porque o carro ainda tá cheirando a novo...
    E é só a revisão mesmo, não pedi para fazer mais nada, não tenho nenhuma reclamação do carro; o probleminha de barulho nas portas traseiras eu mesmo resolvi...
    Boa semana a todos.

  • #1438
    Usuário Avatar de Chalbuque
    Entrada
    16/09/2008
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    54
    Posts
    673
    Agradecimentos: 0
    Aqui no RS, na Daisul, eles querem sempre fazer a higienizaçã do ar-condicionado e troca de filtros, mas eu nunca autorizo. COmprei o filtro no mercado livre, por R$18,00 na época e eu mesmo troquei.

    NA CC eles queria me cobrar R$300,00 por todo o serviço...............................e ainda, como rodo bastante, estou na CC a cada 3 meses, e ai não cabe fazer higienização e troca de filtro de ar-condicionado nesse período.

    Troquei faz uns 6 meses e devo trocar novamente agora.

    Outra dica é levar o óleo do motor, se eles aceitarem é claro.........................compro a bambona de 20 litros direto da distribuidora, Mobil Devac MX, o último paguei R$ 185,00, isso dah 9,25 reais o litro e na revenda eles cobram 30 reias o litro de um óleo de especificação/qualidade inferior.

    Era isso.
    Abs

  • #1439
    Usuário
    Entrada
    12/04/2011
    Local
    Niteroi/RJ
    Posts
    138
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Elsiony Ver Post
    Boa noite Vinhoza:

    Para as molas traseiras é a B e para as dianteiras F. Seguem fotos:

    Anexo 354535Anexo 354536

    O vendedor é obrigado a saber quais os modelos.
    Abraço.
    Caro Elsiony,

    Desculpe a demora em responder e te agradecer a informação. Estou em Contato com a TTC de Curitiba PR que vende os Power Cushions iguais aos da Coreia.

    Grande abraço

    Vinhoza

  • #1440
    Usuário Avatar de vinicius10
    Entrada
    07/08/2011
    Local
    Araruama/RJ
    Idade
    52
    Posts
    198
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por IsmaelMatos Ver Post
    Amigos, boa noite,

    Já penso no próximo passeio - seguir até Arraial do Cabo neste final de semana (sábado, dia 30, ou domingo) ou no seguinte.

    Vinicius, roliver, vamos? Quem mais? Dicas, sugestões, recomendações?

    Fico no aguardo.

    Abraços a todos,

    Ismael

    Blz Ismael,

    Estava viajando, fui até goias e só cheguei no domingo 01/07 a noite. Vcs fizeram saquarema arraial do cabo?
    te liguei ontem, mas deu cx postal. pra ver com vc em relação dos protetores. Qualquer coisa me ligue.

    Abs !
    Ex frontier sel 2008
    ex-ssangyong kyron 2011
    s-10 lt / diesel 4x4 12/13


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade