Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  1. #1
    Usuário
    Entrada
    07/02/2011
    Idade
    53
    Posts
    2

    Lightbulb Tiguan - engates, reboques e parte elétrica




    Olá pessoal, também sou proprietário de uma Tiguan e estou passando uma novela para instalar a parte elétrica para reboques.

    Se você também precisa rebocar carretinha, barcos, trailers, motos ou jetsky com sua Tiguan e está tendo problemas, vamos trocar experiências juntos para resolvermos isso.

    Após conseguir instalar um engate num fabricante na cidade de Cascavel PR, que fabrica para veículos importados, utilizando a furação já existente na TIG e sem alterar nenhuma especificação da Volks, iniciei minha peregrinação pelas concessionárias da Volks para instalar a parte elétrica.

    A concessionária Volks Discautol em Campo Grande, me atendeu com muita atenção e presteza, após eu apresentar meu cartão Premium, mas me informou que ainda não tinham efetuado nenhuma instalação desse porte na TIG. Solicitei que entrassem em contato com a Volks para colherem informações técnicas sobre os componentes necessários/homologados para o serviço.

    Depois de dois dias a Discautol me informou que havia recebido um e-mail do departamento de engenharia da Volks recomendando que, em razão da quantidade e complexidade dos componentes eleltrônicos embarcados no carro, a fábrica não recomendava a instalação elétrica para reboques.

    Fui insistente, mostrando inclusive fotos de TIG na europa rebocando barcos. Mas novamente me informaram que a TIG não pode puxar reboques.

    Consegui um contato na concessionária Premium da Volks Caraigá em São Paulo que me informou da possibilidade de fazer a instalação, mas para isso terei que me deslocar até São Paulo (1.200 km) para fazer o serviço.

    Consegui dados de empresa no EUA que fornece o componente eletrônico para interagir com a parte eletrônica da TIG e possibilitar a instalação elétrica das lanternas, luz de freio e outras do reboque no link log abaixo:

    Upgraded Heavy Duty Modulite Circuit Protected Vehicle Wiring Harness with Install Kit Tow Ready Wiring 119190KIT

    Encaminhei esta documentação para a concessionária avaliar com o fabricante a compatibilidade do componente da e-trailer.

    Se alguém estiver passando por situação similar ou tenha conseguido resolver a questão, gentileza informar.

    Abraço,

    Jan
    4X4 Brasil Razão: complementando...

  2. #2
    Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Idade
    28
    Posts
    6,511
    Olá Jan!
    Eu ví um TIG com bola de engate original..... Aquele "U"....
    Tô achando que é do Touareg.....
    Penso em colocar no meu TIG.... Mas nao reparei a parte eletrica.... Deve ser... Ví de longe!
    Babaquice o CSS.... TIG pode puxar 2,5T facil.... Ví no site europeu.... Mostrando sobre isso...O engate e parecido no site
    O que eu queria mesmo: Parachoque dianteiro que dá 28°..... Pena que nao tem aqui

    Volkswagen Tiguan 2.0 TSI on sale in Malaysia!
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    Tiguan 2.0T 2011/GVTD 01- Saudades!

  3. #3
    Usuário
    Entrada
    04/03/2012
    Posts
    1
    Tambem estou buscando uma solucao para a parte eletrica!! Essa conversa de vw que nao recomenda a instalacao eletrica e uma piada!! no proprio manual do carro, que alias uma mistura de portugues de portugal com portugues brasileiro, ela mostra os pesos dos reboques.... uma piada!! a verdade que a fabrica nao treina a equipe das revendas para poder instalar esses acessorios e responde emails com essa balela "de nao recomenda a intalacao"!!! como faz o cliente que precisa de um engate para reboque??? absurdo isso.... vou passar na revenda da vw de sampa para saber sobre esse assunto e posto aqui posteriormente..... de qualquer maneira se alguem tem a solucao favor nos orientar.... vlw

  4. #4
    Usuário
    Entrada
    27/05/2013
    Local
    Jaboticabal/SP
    Idade
    48
    Posts
    4
    Cavalheiros
    Já estamos em maio de 2013 e esta seria minha única alternativa para escapar da concessionária VW. Tudo ficou lindo, carreta perfeita, o engate, e então o eletricista de nossa pequena cidade se negou a fazer a parte elétrica do engate com medo de danificar o módulo.
    Obrigou-me a entregar a Tiguan 2012/2013 na Concessionária, que após ligar para VW do Brasil em São Bernardo, informou que precisariam substituir o módulo elétrico, etc... E o custo seria de R$ 7.000,00 sem contar mão-de-obra. E prazo mínimo de trinta dias. Inacreditável. Já sei do manual, já vi o folder que mostra a Tiguan puxando barco, etc, mas não adiante, estamos presos às concessionárias.
    Portanto, se vocês encontraram alguma solução, deixem-me saber...
    Grato

  5. #5
    Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Idade
    28
    Posts
    6,511
    Povo!
    Irei fazer o meu reboque... La no Santiago Carretas... (Fazem belos engates...Muito bem feitos... Demora 1 dia e nota 10!
    TIG puxa ATE 2500kg (PBT)... Irei puxar o meu jipe que e 1000 ate 1100kg....
    Parte eletrica ele fazem.... Com tomada externa...!
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    Tiguan 2.0T 2011/GVTD 01- Saudades!

  6. #6
    Usuário
    Entrada
    27/05/2013
    Local
    Jaboticabal/SP
    Idade
    48
    Posts
    4
    Muito bem. O meu sofrimento ainda continua, até ter certeza de que dará certo. É possível fazer o "bypass" da parte elétrica usando preferencialmente relés de boa qualidade e puxando a fiação em paralelo, com muito cuidado. Nosso problema não é com carga (também vou puxar um Jeep 1942 em cima de carreta de dois eixos), pois dá conta tranquilo.

    O problema é ver como a Tiguan vai se comportar sem a parte elétrica da VW, mas apenas com a gambiarra, já que em tese haveria afetação de freios, etc. Também escrevi ao pessoal do E-trailer (USA) mencionado acima e eles não mandam o kit 119190KIT para o Brasil. Então, se o que estou planejando não der certo, vou depender de amigos que possam me enviar de lá para cá.

    O engate e a carreta foram feitos na Indycar de Jaboticabal (SP), muito reforçados. A parte elétrica será feita por um especialista da Mercedes, que já fez algo parecido com a Sprinter 2013. Os relés são italianos e consegui com um amigo engenheiro, que inclusive preparou um diagrama elétrico para entregar ao eletricista, para não deixar nada escapar.

    Reitero que meu problema se restringe, agora, a ligação elétrica da Tiguan com a carretinha. A "chupeta" será feita a partir da fiação da lanterna direita na carroceria, mas fácil de ser alcançada.

    Ficamos na torcida...

  7. #7
    Usuário
    Entrada
    21/10/2012
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    10
    Pessoal,

    Sou proprietário de uma Tiguan 2013 e passei por este mesmo problema. Procurei várias alternativas comerciais, desde peças originais VW até os módulos da E-trailer, já citados neste fórum. Os problemas são os seguintes:

    - Módulo original VW (Part #5N0055204NA) - detalhes de instalação em VWVortex.com - DIY Trailer Module
    Problemas: 1) O custo desse módulo no Brasil é de R$2.300,00 (encontrei apenas em um distribuidor de São Paulo). 2) As Tiguans que vêm para o Brasil não têm pré-instalação para este módulo, como descrito pelos proprietários americanos e canadenses. Desta forma, o custo é muito maior que simplesmente o módulo descrito acima.
    Conclusão: É inviável instalar esse módulo em carro adquirido no Brasil (não tem pré-disposição para este kit)

    - Módulo da E-trailer (Upgraded Heavy Duty Modulite Circuit Protected Vehicle Wiring Harness with Install Kit Tow Ready Custom Fit Vehicle Wiring,Wiring 119190KIT)
    Problema: Todos os modelos de módulos da E-trailer têm saída para reboques de 2 ou 3 fios, ou seja, não serve para o padrão brasileiro de 4 fios (lanterna/freio/seta-esq/seta-dir). Nos modelos americanos, freio e seta funcionam na mesma lâmpada, a exemplo de alguns carros importados da Ford.
    Conclusão: É muito ruim usar este módulo, uma vez que teria que adaptar a parte elétrica do reboque para o padrão americano (3 fios - freio e seta juntos).

    Desta forma, como sou engenheiro e gosto deste tipo de desafio, iniciei um projeto de construção de um módulo próprio para a Tiguan (que também sarviria para o Jetta, Passat, etc). Atualmente já tenho dois protótipos funcionando! Estou trabalhando nesses dois tipos de módulos:

    Módulo A: Pool de relés automotivos, acionados por um driver eletrônico digital (chip), de consumo desprezível para o veículo. A vantagem deste módulo é que não afeta em nada o funcionamento elétrico do carro, sendo de baixo custo e funcionamento independente (corrente direta para o reboque).

    Módulo B: Módulo digital programável, usando microprocessador PIC. A vantagem é que, além de também ser imperceptível para a eletrônica do carro, pode-se programá-lo para funcionar de diversas formas, inclusive com aviso de lâmpada queimada, sobrecarga, etc. Ele também desliga as saídas automaticamente caso não haja reboque conectado, evitando curto-circuito na tomada do veículo (em caso de chuva, lavajato ou vandalismo).

    Eu uso muito o engate, principalmente para transbike Thule (com lanternas) e no meu reboque baú (em viagens). O funcionamento está perfeito! Estou agora ajustando detalhes de fiação e conectores, para deixar o mais próximo das instalações originais da VW.

    Em breve divulgarei fotos dessa experiência!

    Abraços,
    Rogério.

  8. #8
    Usuário
    Entrada
    19/09/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    1
    Pessoal
    Acabei de instalar o engate na minha Tiguan 2012/12
    Como ja tive serios problemas com a parte eletrica do carro (quando tentei instalar um Kit Multimidia no carro )fiquei preocupado com o que li neste Forum sobre a instalacao.
    No Kit Multimidia a camera de Re nunca chegou a funcionar entao tirei tudo e voltei para o Radio com Cd original da fabrica

    Na concessionaria DISTAC me cobraram 800 Reais pra colocar o engate e la mesmo vi uma Tiguan mais antiga com um pino bola e perguntei pro proprietario onde ele havia colocado.
    Indicou a Veluplast no Rio de Janeiro
    Fui la hoje ( Sao Cristovao ) e coloquei o engate em 1:40h com a parte eletrica perfeita
    O instalador se chama PAULO BANANADA e eh otimo.
    Perguntei se ele ja havia tido problema com a Tiguan e ele respondeu que so uma vez e que a solucao tinha sido colocar LAMPADA DE LED na carreta.
    O Bananada fez a instalacao usando 3 fios na porta trazeira esquerda e um fio na porta trazeira direita.
    ficou perfeito sem stress e achando graca do que relatei sobre o ocorrido neste Forum...

    Vou usar o engate pra transportar meu MicroCar Subaru 360 Sambar Van 1969 que pesa 500 kg e tem 3 metros por 1:30m Motor 2 tempos.

    Espero que ajude !


    Abracos

    Flavigeo

  9. #9
    Usuário
    Entrada
    31/10/2013
    Local
    Blumenau/SC
    Posts
    2
    Citação Postado originalmente por Rogerio.andrade Ver Post
    Pessoal,

    Sou proprietário de uma Tiguan 2013 e passei por este mesmo problema. Procurei várias alternativas comerciais, desde peças originais VW até os módulos da E-trailer, já citados neste fórum. Os problemas são os seguintes:

    - Módulo original VW (Part #5N0055204NA) - detalhes de instalação em VWVortex.com - DIY Trailer Module
    Problemas: 1) O custo desse módulo no Brasil é de R$2.300,00 (encontrei apenas em um distribuidor de São Paulo). 2) As Tiguans que vêm para o Brasil não têm pré-instalação para este módulo, como descrito pelos proprietários americanos e canadenses. Desta forma, o custo é muito maior que simplesmente o módulo descrito acima.
    Conclusão: É inviável instalar esse módulo em carro adquirido no Brasil (não tem pré-disposição para este kit)

    - Módulo da E-trailer (Upgraded Heavy Duty Modulite Circuit Protected Vehicle Wiring Harness with Install Kit Tow Ready Custom Fit Vehicle Wiring,Wiring 119190KIT)
    Problema: Todos os modelos de módulos da E-trailer têm saída para reboques de 2 ou 3 fios, ou seja, não serve para o padrão brasileiro de 4 fios (lanterna/freio/seta-esq/seta-dir). Nos modelos americanos, freio e seta funcionam na mesma lâmpada, a exemplo de alguns carros importados da Ford.
    Conclusão: É muito ruim usar este módulo, uma vez que teria que adaptar a parte elétrica do reboque para o padrão americano (3 fios - freio e seta juntos).

    Desta forma, como sou engenheiro e gosto deste tipo de desafio, iniciei um projeto de construção de um módulo próprio para a Tiguan (que também sarviria para o Jetta, Passat, etc). Atualmente já tenho dois protótipos funcionando! Estou trabalhando nesses dois tipos de módulos:

    Módulo A: Pool de relés automotivos, acionados por um driver eletrônico digital (chip), de consumo desprezível para o veículo. A vantagem deste módulo é que não afeta em nada o funcionamento elétrico do carro, sendo de baixo custo e funcionamento independente (corrente direta para o reboque).

    Módulo B: Módulo digital programável, usando microprocessador PIC. A vantagem é que, além de também ser imperceptível para a eletrônica do carro, pode-se programá-lo para funcionar de diversas formas, inclusive com aviso de lâmpada queimada, sobrecarga, etc. Ele também desliga as saídas automaticamente caso não haja reboque conectado, evitando curto-circuito na tomada do veículo (em caso de chuva, lavajato ou vandalismo).

    Eu uso muito o engate, principalmente para transbike Thule (com lanternas) e no meu reboque baú (em viagens). O funcionamento está perfeito! Estou agora ajustando detalhes de fiação e conectores, para deixar o mais próximo das instalações originais da VW.

    Em breve divulgarei fotos dessa experiência!

    Abraços,
    Rogério.


    Ola Rogerio , veja se me ajuda , instalei um engate em minha tiguan e foi colocado um rele no porta malas para fazer a parte eletrica , agora este rele fica fazendo barulho no porta malas , o que vc acha ??? Devo procurar outra eletrica ???

  10. #10
    Usuário
    Entrada
    11/11/2013
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    41
    Posts
    1
    Pessoal, boa tarde!

    Eu já precisei trocar um módulo que queimou por instalação errada, 3 mil reais, uma bordoada. E ainda não consegui fazer uma ligação que ficasse com as lâmpadas bem fortes, os leds que coloquei são bem fraquinhos. Pra ajudar hoje fui multado na D. Pedro por não estar funcionando de forma adequada. Marquei de levar na concessionária amanhã, mas desanimei com a informação aqui do fórum que terá de trocar o módulo e que custa 7 mil reais. Parece que ainda não temos uma solução, né!?

    Abraços,

    Herbert

  11. #11
    Usuário
    Entrada
    18/03/2014
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    29
    Posts
    1
    Boa tarde pessoal,

    Seguindo a conversa, em Curitiba existe uma empresa fornecendo uma solução para esse problema. Nas concessionárias VW daqui estão instalando um módulo para fazer a interface entre a carreta e a parte elétrica do veículo.
    Me informei sobre o módulo, e encontrei pra vender na internet, na Picape Center.
    Pelo que vi até agora, tem resolvido o problema.

    Abraços!
    Daniel.

  12. #12
    Usuário
    Entrada
    16/04/2014
    Local
    CASCAVEL/PR
    Idade
    48
    Posts
    1

    Engate Tiguan

    Boa tarde.

    Comprei uma Tiguan em 03/2014 e a própria concessionária Corujão de Curitiba instalou o engate e a parte elétrica com módulo.
    Tudo por uns R$ 800,00, se não me engano.

    Abrç.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

  1. parte elétrica
    Por Ygor Peralva no fórum Gaiola, Baja e Buggy
    Respostas: 2
    Última resposta: 02/12/2010, 21:31
  2. Duvida Parte eletrica
    Por gpolachini no fórum Jeep Willys
    Respostas: 21
    Última resposta: 21/09/2009, 12:04
  3. Parte eletrica - orientação
    Por Mauriciolindoia no fórum JPX
    Respostas: 10
    Última resposta: 03/11/2008, 09:18
  4. Problema na parte elétrica
    Por pcervieri no fórum Troller
    Respostas: 4
    Última resposta: 04/10/2007, 22:55
  5. Ajuda - Parte elétrica
    Por ihaido no fórum Geral Off-Topic
    Respostas: 0
    Última resposta: 30/04/2006, 15:32

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
Topo