x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 50
  • #13



    23cm livre do solo? Voce me convenceu, a Blazer tem muuuuuito mais altura livre que o chevette, deve ter uns 6cm a mais hahaha

    A pesar que se for pra rebater o paralama e colocar pneu maior o Chevette tambem sobe um pouquinho

    BlazerxChevette.bmp

    Desisti do Chevette vou de Blazer mesmo, a não ser que.... olha esse aqui

    SUV ate' 60 mil....opinioes por favor-rr_4x4chevette5.jpg

    []'s humorísticos
    Marco Mendonça

    obs. Isso é só de sacanagem. Na real, a Xplorer original tbem não éra muito mais alta que a Blazer, não o suficiente pra chamar de off-roader. Pra brincar de verdade tive que mexer tbem. A única diferença é que cabe 31 sem raspar, sem martelar e só.

  • #14
    Rapaz pega seu V6 vai numa retifica e pede um orçamento depois compara com um MWM Sprint e veja os preços sem comparação. Alem de muito mais caro vai ter que esperar as peças chegarem dos EUA.
    Mas não tem problema mesmo pois geralmente os donos dos V6 andam muito poucos Km, por causa da sede de gasolina das seis bocas que tem que alimentar.
    Sds

  • #15
    Esse pessoal gosta de ironizar, mas isso é bom já que aguça o debate.

    Vamos lá:

    Pathfinder, Explorer, etc.., carros excelentes, sem dúvida, mas para usar lá nos EUA, pq aqui, se quebrar, bater, etc, vai gastar a poupança toda pra arrumar.

    Não acho a blazer o exemplo de carro, mas por 60mil, 4x4, confortável, manutenção barata e mwm debaixo do capô tá excelente pra realidade brasileira.

    Da mesma forma não acho 23 cm de vão livre muita coisa pra andar em trilha, mas quem quer andar em trilha não vai comprar uma blazer, tem que comprar logo um jipe! Ou vai comprar uma Cayene pra enfiar na trilha?

    Carro a gás é de uma economia excelente, mas, por outro lado, tem que parar para encher o cilindro a cada 200km, fica sem espaço no porta malas e tem que fazer as regulagens de vez em quando pra continuar bom. Já tive um vectra 2.2 gnv, muito econômico, mas pra viagem todos esses entraves pesam.

    Resumindo, o que seria do verde se todos gostassem de amarelo?

    Respeito a opinião de todos e desde já mando um abraço aos colegas foristas que enriquecem as discussões desse fórum!

    Só não sei se o colega que abriu o tópico conseguiu chegar a uma conclusão ou ficou mais confuso do que estava, mas certamente terá várias opniões para chegar a uma conclusão.

    Sds,

    Edmir
    4X4 Brasil

  • #16
    Usuário Avatar de slip_Diego
    Entrada
    17/02/2005
    Idade
    44
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    blazer X chevette essa foi de Orkut UAHEIUHIUHAEuhIAUheee


    pra min sem duvida blazer ou sportage

    tive as duas .. tive uma blazer 2.5t 4x2 e agora to com uma sportage 2001 TDI

    1ª não saio nunca mais do diesel economia do diesel vale muito pq manutenção e cara mas o carro não estraga ....é muito duravel
    2ª blazer espaço interno designe conforto e bom motor 2.8 TDI jah q o 2.5 dexa um pouco a desejar .. + facil revender + facil manutenção
    3 sportage sem igual motor bom conforto da de 10 manutenção apegada e gasta 11km/l de diesel


    sportage eh mas barata q a blazer custa aq em SC 40k uma 2001 a diesel
    manutenção + cara q a blazer


    agora eu não iria com uma exploer ow cherroke ... horivel revenda/manutenção

  • #17
    Usuário Avatar de slip_Diego
    Entrada
    17/02/2005
    Idade
    44
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por RICARDO SP Ver Post
    ola galera..sou novo aqui e nunca tive um SUV 4X4....
    tava afim de pegar um nessa faixa de preco...
    levando em consideracao que o meu uso sera predominantemente em estradas....com eventuais trilhas leves....QUAL SERIA O MAIS INDICADO??
    andei olhando e existem muitas opcoes...pajero sport,pajero gls, cherokee laredo,limited,hilux sw4, particularmente acho todas bem legais,,mas nao sei nada sobre performance ,manutencao e seguro delas...

    desde ja agradeco as opinoes dos amigos,,
    ricardo
    so para citar q o cara flw q ele não quer carro para trilhas pesadas so para enventuais trilhas lleve

    então pra q um carro com pneu 31' ???? com 1 metro do xão ??

  • #18
    Citação Postado originalmente por slip_Diego Ver Post
    "... pra q um carro com pneu 31' ???? com 1 metro do chão ?? ..."
    Agrega muito mais estilo ao veículo, e para ser bem sincero aqueles "pneuzinhos" originais de carro médio na Blazer e também na S-10 baita mancada da Chevrolet, hein???

  • #19
    Citação Postado originalmente por mmxplorer Ver Post
    "... Quem compraria um carro 4x4, grande, alto pra andar só na cidade? É mais razoavel fazer a conta para uso misto não é? ..."
    Não necessariamente, pois a segurança num veículo é diretamente proporcional ao seu tamanho, portanto pessoalmente sinto-me muito mais "seguro" dentro de um SUV e muito mais ainda dentro de uma pick-up full-size do que no interior de um Mercedes, Audi ou BMW.

    Só para exemplificar que este fato procede ano passado em 2 ocasiões distintas 2 carros pequenos colidiram no para-choque traseiro da F-1000 no trânsito Maringaense, nas duas ocasiões a fiscalização de trânsito (SETRAN) foi-me favorável e em ambas os veículos saíram com danos de média monta.

    Em contrapartida a F-1000 saiu praticamente ilesa apenas com alguns riscos e amassados no para-choque traseiro, na época lembro que um dos veículos (Gol quadrado) arrebentou sua grade frontal, para-choque dianteiro, faróis, capô, radiador ... imagina se eu estivesse numa dessas modernidades tecnológicas como; Novo Vectra, Ford Fusion, BMW, Mercedes, etc, etc, etc ....

    Citação Postado originalmente por mmxplorer Ver Post
    "... No uso misto, voce pode considerar o consumo médio do V6 em 7,5 km/litro ..."
    Acho que você está sendo bem generoso no quesito consumo de um V-6, na época que a F-1000 era a gasolina seu motor 4.9i (6 cilindros) de 148 CV fazia em média na cidade algo em torno de 4,5 a 5 km/L com um "detalhe" isso andando na "maciota"
    Na estrada NUNCA fez mais que 7,5 km/L (sem ar) e a 100 km/h, hoje rodando com Diesel ela faz na cidade 9,5 km/L e na estrada 12 km/L (nas mesmas condições anteriormente citadas para o consumo com gasolina).

    Citação Postado originalmente por mmxplorer Ver Post
    "... Mesmo que fosse o inverso, se o diesel fosse mais economico, eu pagaria um pouco mais para ter mais conforto, requinte e segurança ..."
    Bom, isso já é uma questão pessoal de gosto, portanto cada um irá adquirir aquilo que melhor atender às suas exigências/necessidades.

    Citação Postado originalmente por mmxplorer Ver Post
    "... Por esse motivo estimo o break-even em torno dos 3000km pra valer a pena o diesel. Rodando menos que isso, o investimento, ipva e seguro comem toda a economia..."
    Mas tem um detalhe, você se esquece que a qualidade da nossa gasolina compromete severamente a durabilidade desses motores que rotineiramente tem que estar limpando ou trocando velas, descarbonizando o motor, substituindo óleo em prazos cada vez mais curtos no intuito de amenizar eventuais danos ao motor .... enfim todos estes ítens no "final das contas" alavancam o custo de manutenção de motores a gasolina para valores bem acima dos apresentados por você. Nas versões diesel você não "esquenta" a cabeça apenas troca o óleo e os filtros a cada 10.000 km, regula as válvulas nos intervalos especificados enche o tanque ... roda, roda, roda .... roda, roda, roda .... e esquece das preocupações.

    PS 1 - Tem uma Grand Cherokee Limited 95/95 V-8 linda aqui numa revenda da minha cidade que está "encalhada" há quase 1 ano e não sai porque todos sabem que seu consumo é altíssimo e sua manutenção idem. Lembro que um dos vendedores me disse que tiveram que substituir a bomba d'água dela e que pagaram cerca de R$ 900,00 indaguei que era um absurdo e que nunca pagaria tal quantia numa peça dessas seja para qual veículo fosse.

    O vendedor riu e me disse que esse preço era referente ao que haviam pago em Ciudad Del Este e que se fosse numa revenda oficial com certeza seria bem mais caro

    PS 2 - A análise imparcial de mercado é o melhor termômetro para avaliar qual modelo é "mais" vantajoso em cada categoria, não tenho dados precisos mas com certeza as versões diesel são muito mais bem cotadas e aceitas pelo mercado que os modelos à gasolina.

    Levando-se em consideração a explanação matemática feita pelo colega acima as versões a gasolina em tese são mais vantajosas, porém não é o que o mercado evidencia será que a maioria está enganada???

  • #20
    Alguns comentários....

    1) "V6 vai numa retifica e pede um orçamento depois compara com um MWM Sprint "

    R: Com R$4 a R$5mil compro um v6 usado, com R$ 6/7 mil, retifico um MWM. Quer que eu faça a subtração? Com R$10mil compro um sprint usado. Mas a pergunta melhor na retífica é "com quantos km chega um v6 aqui pra retificar". Claro existem aberrações, meu pai tinha uma retífica em SP e chegou a fazer um Q20B (perkings cabeçudo) com 80mil km, o que chamavamos de recem nascido. Isso não conta como comparação.

    Mesmo assim, a comparação de economia me reserva R$250 por mes ou R$3000 por ano (veja conta detalhada neste tópico) e mais R$30mil aplicados que vão atender muito vem se precisar de manutenção

    2) "segurança num veículo é diretamente proporcional ao seu tamanho"

    R: Concordo mas aí é o objetivo do investimento é outro. Me dá mais segurança um carro por ter airbag duplo e abs nas 4 do que por ser grande e chamar atenção dos mal intencionados. Veja que para os especialistas, tamanho nunca somou pontos em avaliações de segurança.

    3) "Já tive um vectra 2.2 gnv, muito econômico, mas pra viagem todos esses entraves pesam"

    R:Também concordo, pelas minhas características de uso GNV no porta-malas não serviria, muito menos num vectra

    4) "Pathfinder, Explorer, etc.., carros excelentes, sem dúvida, mas para usar lá nos EUA, pq aqui, se quebrar, bater, etc, vai gastar a poupança toda pra arrumar"

    R: Bom, posso falar pela explorer. Motor, suspensão dianteira, traseira, cambio, diferenciais, caixa de transferencia, painel são os mesmos da Ranger. Mais baratos e faceis de encontrar do que Pathfinder e principalmente Cherokee

    5) "Acho que você está sendo bem generoso no quesito consumo de um V6"

    R: Muito pelo contrário. Não queira comparar o consumo dos V6 da ranger, explorer, S10, Pathfinder, etc com um 4.9i da F1000 ou qualquer outro V6 mais antigo. Basta pesquisar testes ou ler relatos daqui do forum. Você faz 5 na cidade e 9 na estrada com um v6 moderno, tranquilamente. Já tive F1000 6cc tbem.

    E no diesel voce reparou a média que usei? 12km/litro para uso misto. 12km é consumo de estrada, mas intencionalmente preferi ser generoso com o díesel pra mostrar que mesmo assim, rodando 2500km/mes me custava menos ter um v6

    6) "você se esquece que a qualidade da nossa gasolina compromete severamente a durabilidade desses motores "

    Não esqueço não, mas isso vale para o diesel tambem. Veja quanto custa limpeza dos bicos e regulagem da bomba. Tive 4 motores diesel...

    7) "A análise imparcial de mercado é o melhor termômetro para avaliar qual modelo é "mais" vantajoso em cada categoria"

    Qualquer livro de marketing explica isso, marketing e impulso. Vi uma pesquisa da GM que listava quais os fatores que mais influenciavam na compra de um carro ao entrar na loja. 1) rodas, 2) Design, 3) Volante/Empunhadura 4) Cor 5) Motor. Já é velha mas mostra que a compra é irracional. Quantos fazem a conta de IPVA, Seguro, Custo de oportunidade, rendimento de investimento na hora de comprar o carro? A maioria não faz, eu não fiz muitas vezes. 99% só calcula quanto custa o combustível e qual o consumo do carro.

    Não quer dizer que seja certo calcular, quando compramos ou idealizamos um carro, não nos apaixonamos por ele porque vai nos economizar R$250 por mes mas sim pelo desing, acessórios, marca, conforto e outros fatores racionais e irracionais. O quando nos satisfaz é o que diz se foi caro ou barato.

    Agora pra poder dizer se um é mais economico que o outro, ai sim tem que fazer uma conta completa, incluindo seguro, ipva, km rodados, consumo, valor do carro, rendimento do valor não investido, etc. Pensar só no preço do combustível e kilometor por litro é muito primário.


    8) Sportage como opção.

    R: É verdade, o design não me agrada muito mas o custo/benefício é ótimo.

    []'s
    Marco Mendonça

  • #21
    Usuário Avatar de RICARDO SP
    Entrada
    17/10/2006
    Idade
    53
    Posts
    48
    Agradecimentos: 0

    duvida....

    pessoal.....
    o negocio aqui e' quente mesmo hein....pelos comentarios vi que a galera sabe tudo dessas maquinas mesmo.....

    bom agradeco todas as opinioes...ja aprendi bastante (principalmente a fazer contas....e olha que eu trabalho no mercado financeiro...rs..rs)

    mas como ainda nao tive nenhuma SUV..continuo na duvida....quanto ao modelo.....e o combustivel entao...gasolina x diesel.....que briga boa...

    ai ai....acho que vou tentar alguns test drives......

    abracao a todos os amigos....
    ricardo

  • #22
    Citação Postado originalmente por mmxplorer
    “... Com R$4 a R$5mil compro um v6 usado, com R$ 6/7 mil, retifico um MWM. Quer que eu faça a subtração? ...”
    Disse bem, USADO, portanto vai saber lá as condições em que estará este motor e o quanto ele irá agüentar antes que “abra o bico”.

    Se você adquirir as peças e contratar a mão-de-obra tanto da retífica quanto da oficina sai por muito menos e com a vantagem de ter um motor ZERO que com certeza irá rodar muitíssimo mais que qualquer V-6 usado.

    Citação Postado originalmente por mmxplorer
    "... Me dá mais segurança um carro por ter airbag duplo e abs nas 4 do que por ser grande e chamar atenção dos mal intencionados ...”
    Concordo plenamente, porém que o tamanho da Explorer (em relação a qualquer sedan médio de luxo que tem as mesmas perfumarias da Explorer) te oferece muito mais segurança isso te oferece.

    Citação Postado originalmente por mmxplorer
    "... “...Não esqueço não, mas isso vale para o diesel também. Veja quanto custa limpeza dos bicos e regulagem da bomba. Tive 4 motores diesel ...”
    No meu caso, F-1000 97 MWM229TD:

    Limpeza dos bicos injetores (que faço anualmente) – R$ 25,00

    Regulagem da bomba – R$ 150,00 (caso a bomba esteja praticamente “zero”, portanto na maioria absoluta dos casos quando se segue à risca as orientações do manual) se precisar de uma geral pode chegar aos R$ 500,00. Detalhe, a regulagem da bomba segundo o manual deve ser feita a cada 200.000 km com certeza quando tiver que regular a bomba da F-1000 com certeza já terão “ido para o saco” inúmeros motores a gasolina.

    Por falar nisso postei em outro tópico que meses atrás a F-1000 havia parado na estrada por entupimento da mangueira alimentadora da bomba injetora tudo devido a um diesel de má qualidade. Pois bem, precisei voltar rebocado e quando cheguei na oficina o “meca” apenas desobstruiu a mangueira e limpou o tanque, sabe em quanto ficou o serviço??? R$ 60,00

    Só precisou fazer isso??? Pois é, foi somente isso, pois o Diesel demora muito mais para formar a famigerada “borra” e além disso teria que ser utilizado em condições extremas descuidando da manutenção.

    Fosse um motor a gasolina com certeza estaria FU&%$#@@ pois quando se é vítima de gasolina de péssima qualidade forma-se aquela maldita “borra” no óleo que acaba por alojar-se no interior do motor daí meu amigo só fazendo o “flushing” para “lavar” o motor e retirar aquelas impurezas, isso quando não precisa também retirar o cárter e demais peças para lavar tudo manualmente

    Não lembro de cabeça os valores, se não me engano só o serviço de “flushing” custava algo em torno de R$ 150,00 + mão-de-obra pela desmontagem e lavagem das peças + substituição do óleo contaminado = com certeza tranquilamente o custo bate na casa dos R$ 600,00

    E pode ter certeza acontece com uma freqüência infinitamente superior em motores gasolina que em motores diesel.

    Aqui em casa devido ao eterno problema da qualidade da gasolina optamos por utilizar no Stilo 16V somente óleo 100% sintético a um custo de R$ 22,00/L como o ele utiliza 4 L, gastamos R$ 88,00 apenas em óleo ao passo que na F-1000 (10L de óleo) utilizo o Castrol Viscus a um custo de R$ 140,00/20 L.

    Pelas contas só na troca de óleo gastamos praticamente 26% a mais com o Stilo e olha que ele não chega a utilizar nem a metade da quantidade requerida pela F-1000.

    Claro que não dá para comparar óleo sintético do Stilo com o de origem mineral da F-1000, mas se hipoteticamente utilizasse óleo 100% sintético para a F-1000 gastaria R$ 240,00/20 L (BR/Tec Turbo). Bom, pelas contas então gastaria numa troca R$ 120,00 (considerando somente o óleo) mas lembre-se que são 10L da F-1000 contra apenas 4L do Stilo, se “parelhasse” o óleo da F-1000 para 5L (só para comparar) gastaria R$ 60,00 e ainda teria 1L de vantagem sobre o Stilo

    Este comparativo de manutenção levou em consideração apenas o óleo, não contei filtros outro item onde o Stilo leva de “lavada”, isto não esquecendo que estou comparando F-1000 x Stilo, imagina se tivesse que ter os cuidados que tenho com o Stilo com um SUV gasolina : shock: com certeza um V-6 não requer 4L de óleo no motor e o preço dos filtros taqmbém não são os mesmos do Stilo.

    A depreciação é outro item que “derruba” qualquer veículo a gasolina, basta comparar quanto os primeiros proprietários pagaram por seus SUV’s a gasolina no ato da compra e quanto é o valor de mercado deles atualmente. Com certeza o valor dos mesmos SUV’s (que disponibilizam motores diesel) sofreu depreciação muito menor.

  • #23
    Ricardo,

    Você tem razão em tudo que disse, só que veja bem, as desvantágens ou maiores despezas que você apontou são hipóteses remotas.

    Tive 4 motores diesel, adoro motores diesel, sou fã incondicional do mxm x10 e do maxxion s4tplus... mas tinha o mesmo pavor que voce tem de retífica, não queria precisar disso nunca. Isso porque eu ainda pagaria preço de custo porque a mão de obra seria do meu pai.

    Pois bem, 22 carros, 4 diesel, 6 alcool... nunca precisei de retífica. Pesquise a vida média dos V6 Ranger/Explorer. Bem tratados, não se mexe nem com 300 mil km.

    Vendi uma A20 88 alcool com 230.000 km, motor afinadissimo, minha esposa teve um Sideckik em Miami, vendeu com 160.000 MILHAS (256.000km)

    Na ponta do lapis, economizo R$250,00 por mês e tenho um versátil e confortável. Isso é real e acontece mensalmente. Voce acha que vou pagar adiantado R$60mil num diesel, gastar 250,00 a mais de despeza por mes e ter menos recusos só por medo de um dia talvez ter que fazer retífica, coisa que nunca me conteceu? Não faz sentido.

    Voce diz que quando tiver que regular a bomba da F1000 (200milkm) inumeros V6 iriam "pro saco". Voce não aparenta ser tão leigo assim. Vou tomar isso como brincadeira.

    Problemas antes dos 200mil só se andar sem óleo, no limite de giro, esnobando potencia de V6 por ai, que não áé a finalidade dos nossos utilitários.

    Custo do óleo, filtro (R$60,00), essas coisas... preço de Ranger, não foge a média. Meu motor tá com 130.000km, redondo, silencioso, zerado só uso gasolida aditivada e nunca precisei de flushing, nunca limpei os bicos, não troquei velas (deveria ter trocado com 60mil milhas, R$ 120,00).

    São 4 anos sem problemas apenas com despezas de rotina, economizando R$250,00 por mês comparado a um diesel com consumo médio de 12km/litro. Isso é concreto, não é uma hipótese remota e está lá na minha conta bancária.

    A Explorer substituiu uma Camper 4.0 Turbodiesel. Fazendo a conta com a Camper, essa sim proporcionava mais economia que a Explorer. Porque? Porque o investimento foi de R$25 mil na Camper e não de R$60 mil. Mantive o restante aplicado e não desvalorizando em um carro. Por que troquei? Justamente porque a familia cresceu e precisava de mais conforto e segurança, a Camper só tinha bancos de couro, ar, direção, trio elétrico e 4x4.

    Falando em desvalorização, ah! como é bom fazer contas.

    Um carro de R$60 mil que desvaloriza 5% perde R$ 3.000
    Um carro de R$30 mil que desvaloriza 10% (o dobro) perde R$ 3.000

    Sabe quato custa uma Blazer diesel 4x4 2006? Em torno de R$80 mil
    Sabe quanto custa uma com 3 aninhos de idade (2003) R$60 mil
    Sabe por quanto compra uma ano 2000 (6 anos)? R$40 mil

    se retroagir esse valor então... (pegue o valor que pagou a tres anos e aplique correção pra ver quanto deveria valer hoje) ai compara com quanto vale... é muito mais que 20 mil de desvalorização

    projetando... Se eu comprar uma com 3 anos hoje, sabe quando vai ter desvalorizado daqui a 3 anos?...

    Veja você mesmo no webmotors. Tombinhos de R$20 mil a cada 3 anos.

    Se uma explorer que custou menos de R$30 mil desvalorizasse tudo isso, hoje teria valor negativo... hoje vale uns R$29.000 e retroagindo esse valor não desvalorizou nem R$10.000

    Viu quando deixei de perder? Se eu colocar isso na minha conta, rodando 2500km por mes... economizei R$250,00 por mes e mais pelo menos R$10.000 em desvalrização.

    Pra mim fica mais fácil comparar porque meu sogro comprou uma Ranger 2.8 dupla 4x4 em 2003 pra usar na fazenda, roda menos que eu, uns 2000km/mes. A Ranger é nota 10, ele joga 1000kg de peixe na caçamba e ela manda muito bem. Consumo médio de 11km/litro. Em 3 anos já desvalorizou quase 20 paus (isso sem corrigir os quase 80paus investidos na época), hoje vale uns 60 paus pagou muito mais no seguro, no ipva, gasta +- R$ 0,16 por km e eu gasto R$ 0,15. O cara é contador... e reconhece. Mesmo que eu andasse 100% na gasolina ele já perdeu muito mais grana em 3 anos que eu eu em 4 de Xplorer. Teve problemas no tensor da correia e embreagem mas isso em função do uso extremo em estrada de terra.

    Só que nesse caso, a Ranger é o carro perfeito pra ele, carrega os peixinhos que ele cria e já rendeu muita grana. Muito resistente, performance fantástica, conforto razoável... pau pra toda obra.

    Ele paga bem mais caro. Mas por uma ferramente de trabalho muuuuito mais util que uma Explorer...

    Quanto maior o investimento, maior o tombo. Uma SUV gasolina nova desvaloriza bem mais que uma diesel, mas uma de R$30 a R$40 mil...

    Denovo, nada de teorias ou hipóteses, é só fazer contas.

    []'s
    Marco Mendonça

  • #24
    Ai comparar motor " V6 made in muamba" com um comprado honestamente reparado com nota fiscal e tudo mais é covardia.
    Diga não ao roubo antes que o seu seja a bola da vez.
    Sds

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade