Postado originalmente por
fertag
Ha alguns dias tive condição de dar uma escapada para Gramado e o fui pelo interior, pelo caminho de chão, saindo de Caxias via Fazenda Souza e Vila Oliva. A ideia era ir bem tranquilo, pois em alguns trechos a velocidade segura pede uns 20 ou 30 km/h...excelente, pois por ali praticamente não há movimento ! Ao sair de Vila Oliva e começar o trecho de chão, encontrei aviso de interdição no caminho que eu conhecia e indicação de desvio, por Grota ! Como fui levar o Rex AWD para passear, equipado então com esse sistema de 4x4, nem pestanejei, fui em frente, conhecer mais essa alternativa ! Gente, fiquei maravilhado com o cenário que se depara ao percorrer esse desvio, pois não se sabe para onde olhar, morros verdes com altas paredes de pedras brancas, estrada estreita em meio a arvores e ziguezagueando em volta de peraus, alguns com desnível acentuado, tudo emoldurado por um belo ceu azul e bastante sol, apesar de o dia ser frio! Mais adiante esse desvio acaba na mesma estrada rotineira entre Vila Oliva e Gramado, ainda em meio a descida ate a ponte do rio Santa Cruz, divisa de Caxias com Gramado. Se não conhecem, vale a pena o passeio, munido de paciência e uma boa máquina fotográfica ! Quanto ao Rex, em nenhum momento fez falta a 4x4L, e sempre teve um comportamento seguro com o seu sistema AWD . Num trecho mais íngreme aproveitei e acionei o HDC(que manteve a velocidade de descida inferior a 10km/h sem eu tocar no pedal de freio). Como observação, entre o rio e Gramado, na parte de curvas bem fechadas em subida do morro, senti que numa curva a direita houve contato com a parte inferior do carro, pois creio ter ‘cortado’ demais a curva. Sinal de que carro muito grande/comprido pode ter algum problema em dependendo do percurso...e nem era fora de estrada, e sim, numa simples estrada de chão de interior, andando a 20km/h ! E que interior ! Como ponto negativo do carro se percebe bastante o ruído do vento passando pelas portas/vidros dianteiros e teto solar, todos fechados, isso acima de 70/80 km/h no trecho de asfalto .... Bem e a volta foi pelo caminho habitual ate ao desvio do pedágio, na saída de Gramado, em direção a N Petropolis, em que tomei esse caminho a esquerda, seguindo ate a estrada que vai em direção a 14 colonias, e depois a direita, um pouco antes de chegar aquela cidade. De novo, caminho de chão, muito irregular, com muitos buracos, obrigando a andar bem devagar, mas se podendo desfrutar de um visual de cima de todos os morros verdes e num determinado ponto, permitindo ver bem abaixo, a estrada asfaltada ! Isso e’ roteiro para não se olhar no relógio ! Enfim, acabou a brincadeira e voltei ao asfalto, retornando para casa, deixando um gosto de quero mais ...Tenho certeza de que ate o Rex gostou ! Quem gosta de belos visuais, recomendo ! Sds a todos.