x
Convex Datacenter
Página 12 de 349 PrimeiroPrimeiro ... 234567891011121314151617181920212262112 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 133 a 144 de 4188

Tópico: Kia Sorento

  • #133
    Usuário Avatar de Chalbuque
    Entrada
    16/09/2008
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    54
    Posts
    673
    Agradecimentos: 0



    Que bom Marcelo que é outro motor!!

    Alguém tem informações sobre preços das peças básicas, tipo. embragem, correias, pastilhjas de freio, amortercedor etc. 9Cesta básica)????

  • #134
    Usuário
    Entrada
    07/10/2009
    Idade
    56
    Posts
    9
    Agradecimento: 1

    Primeiras Impressões da Serento CRDI 2009

    Eu estava muito satisfeito com o meu Vitara com motor Peugeot, ele tinha 144E3 km rodados e eu pretendia rodar pelo menos outros 150E3 km, porém perdi o Vitara por acidente.
    Para substituir o Vitara eu não queria uma Pick-up grande, ou derivados de pick-up com motor grande, pois a minha família é pequena, somos apenas em três, queria outro carro turbo diesel para aventuras andinas, mas apesar dos problemas que tive com o CRI do Vitara nem pensava em voltar para um motor como injeção mecânica, porque além de ter menos torque, funcionar pior em baixa, e a pressão ecológica pela proibição do diesel com elevados índices de enxofre trará problemas para os bico injetores mecânicos, devida a baixa lubricidade do diesel quando o teor de enxofre for menor que 500 ppm. Queria mesmo comprar um Vitara novo com o novo motor turbo diesel 1.9 da Renault com 300 N*m, como é o caso dos Vitaras vendidos na Europa, cheguei a consultar o importador da Suzuki para ver se havia previsão de importar esta versão, mas nem tive resposta do e-mail que enviei via site.
    Assim para substituir o Vitara restavam poucas opções, Só Havia o Mercedes ML 320, com motor 3.0 V6, o SsangYong Kiron, que viria ainda em setembro com o motor M200 (2.0 com 105 kW da Mercedes também) e o Kia Sorento. Bom o ML 320 é muito caro, e o Kiron com o motor M200 atrasou porque a fábrica da SsangYong na Coréia estava invadida pelos funcionários depois da concordata em março, também achei arriscado comprar o Kiron, pois só 93 com o motor M270 foram emplacados no 1º semestre no Brasil. Restou então a Sorento, que teve quase 1000 unidades emplacadas no semestre, além da segurança da marca KIA-Hyundai, que é o 5º maior grupo fabricante de automóveis no mundo depois da crise de 2008, assim decidi por este, mesmo sendo um CRDI de segunda geração enquanto tanto o Kiron, como o ML serem já de terceira geração e o Kiron com o motor M200 custar 20 kR$ a menos.
    A Sorento até 2006 usava injeção CRDI de 1ª geração, com turbina waste-gate com a mesma EDC Bosck do Traker com motor Peugeot e S10, mas eu comprei uma 2009 e esta usa uma Injeção CRDI de 2ª geração com turbina de geometria variável, a potência aumentou de 105 kW para 125 kW e o torque de 320 N*m para 392 N*m com motor 2.5 l, só para se ter um parâmetro de comparação a Pajero Full com motor 3.2 tem 374 N*m e o Hilux SW4 com motor 3.0 tem 343 N*m, a Pajero Sport com motor 2.5 tem apenas 300 N*m. A pressão máxima da linha de injeção aumentou de 1300 bar para 1600 bar, com a pressão maior os períodos de injeção ficaram menores e agora ao invés de 3 pulsos de injeção o motor pôde ter 5 pulsos (dois pré, um principal e dois pós), assim a queima de combustível fica melhor, o motor polui menos. Isto faz com que o carro fique muito econômico mesmo no meu caso onde o câmbio é automático. Eu viajei de Curitiba a Uberlândia, rodei dois dias lá, e fiz 1035 km com um tanque, o carro fez na estrada, mesmo com o motor ainda não amaciado 11,7 km/l na ida e 11,5 km/l na volta, já na cidade, por enquanto ele esta fazendo apenas 8,5 km/l. O manual fala em um tanque de 80 l com reserva de 12 l, mas eu acho que é 80 l com mais 12 de reserva, pois eu já abasteci 3x com um pouco mais 86 l. Não é tão econômico quanto o Vitara com motor Peugeot que fazia 13 km/l na estrada e 11 km/l na cidade, mas o Sorento, além de ter câmbio automático é 500 kg mais pesada e tem uma área frontal uns 20% maior, apesar de ter uma aerodinâmica mais elaborada. Nenhum dos concorrentes de mesmo porte, as Pajeros e Hilux são tão econômicas, mesmo com câmbio manual e motores menos potentes. O protocolo de comunicação passou de OBDII-ISO para OBDII sobre barramento CAN, que foi uma mudança boa, pois o barramento CAN integra vários módulos independentes sobre o mesmo barramento, como EDC, Painel, ABS, Controle de tração (nos modelos do exterior) e bloqueio eletrônico de rodas (HDC e diferencial eletrônico, também nos modelos do exterior), e assim o chicote elétrico do carro fica muito mais simples, o painel da Sorento por dentro é limpo ao invés do esperado emaranhado de cabos. Eu não pretendo ficar exclusivamente na mão dos mecânicos da assistência técnica da Kia, apensar do veículo ter 5 anos de garantia, estou entrando em contato com o meu fornecedor na Alemanha, pois ele também tem interfaces para OBDII sobre CAN,e vou ter esta ferramenta na caixa de ferramentas do carro, pois eu pretendo fazer viagens de aventura, onde nem sempre tem uma autorizada.

    Assim que tiver mais experiência com a Sorento eu continuo o relato.

    Walter A. Kapp

  • #135
    Usuário
    Entrada
    07/10/2009
    Idade
    56
    Posts
    9
    Agradecimento: 1

    Diesel 2000, 500 e 50 ppm

    Citação Postado originalmente por piracicaba4x4 Ver Post
    Caro Marbo, comprei o meu Sorento diesel faz um mês, rodei 1000km . No início primeiro tanque após sair da concessionária abasteci em São Paulo e não notei nada de anormal, agora estou no terceiro tanque abastecido com diesel aqui no interior onde resido (posto confiável da rede de hipermercados Wall mart) e notei esta fumaça branca somente ao ligá-lo... pensei até ser problema do diesel pelo fato deste posto ter começado agora com diesel e o diesel estar velho porque ninguém ainda sabe da existência do diesel e portanto ele é o mesmo desde 3 meses de inauguração deste tipo de combustível neste posto, mas acredito que vc esteja certo, o problema é que estes motores não foram projetados para funcionarem com diesel 1800 ppm de enxofre. O meu está apresentado também a marcha lenta irregular. Irei à São Paulo e abastecerei lá com o diesel podium para ver se melhora... tomara que seja o diesel ... senão vai começar aquela briga com a concessionária e sabe né ... os concessionários só te agradam na compra ...
    Prezados senhores,

    O diesel interior com até 2000 ppm de enxofre não causa nehum problema para os motores mais modernos, apenas é um problema para a saúde, ja´que formam mais particulado fino, com partícula inferior a 10 µm, o que é cancerígido se inalado em grande quantidade. Porém nos motores comon rail a queima é boa e se produz pouco particulado mesmo com este diesel, no caso da Sorento que é um CRDI de 2 geração com até cinco pulsos de injeção por ignição, o aproveitamento e aquima são muito bons, e o resultado é fumaça branca, se fosse uma injeção mecânica seria uma fumaça preta. O diesel metropolitano de 500 se aproxima mais do diesel europeu e desta maneira ao ajuste do motor da Sorento, apresentado um comportamento mais normal. Agora o diesel Podium com 50 ppm funciona perfeitametne bem nos carros CRDI, mas pode vir a ser um problema para os carros com injeção mecânica, que tem agulha móvel no bico injetor, pois se por um lado o diesel 50 ppm é mais ecológico, por outro tem uma lubricidade pior, ja que o enxobre em contato com o metais forma dissulfetos, que são poderosos redutores de atrito. Assim devida a grande frota de veículos diesel convencionais no mercado, não será possível a troca completa do diesel 500 ppm por um diesel com menos enxofre, sob o risco de causar um enorme custo de manutênção ao usuários de mnotores diesel convencionais. A justiça quer multar a Petrobrás e os fabricantes de automóveis por terem desconsiderado o PROCONVE 2009 que previa o diesel de 50 ppm, mas a Petrobrás da opção do Podium com 50 ppm, embora poucos usem e dai poucos postos ofereçam, pois o custo é cerca de 10% mais caro e o ganho em consumo não ultrapassa 3%. Assim sendo só por profunda consiencia ecológica é que o consumidor vai pagar mais caro pelo diesel pódium. Alguns pocuos veiculos leves a diesel ainda usam injeção mecânica, como so K2000, H200 e L200 (Anteriores a triton) e o Pajero Sport se não me falha a memória. Quando todos usarem comon rail aind vai demorar pelo menos uma década para o diesel com mais enxofre possa ser banido.

    Walter

  • #136

    Sorento muito dura

    Amigos, adquiri uma Sorento diesel VGT 08/09 top ha 2 meses, e vindo de uma Tucson, pude notá-la como sendo de suspensão muito dura, tornando-se até mesmo incômodo para conversar com outros ocupantes quando em terra ou com muitos buracos no asfalto, fazendo até mesmo a voz "tremer"... Será que não há uma forma de modificar essa suspensão em alguma mecânica especializada, mesmo que para isso perca a "garantia" de fábrica?? Alguma dica, por favor, me enviem...

  • #137
    Walter Kapp

    Seja bem vindo ao forum e fico feliz que tenha feito a mesma escolha que muitos de nos aqui fizemos e ja nos pronunciamos, e fico tambem feliz de ter entre nos uma pessoa com conhecimentos profundos como demonstrou acima para comentar sua nova aquisição e escolha.
    Pretendo tambem ter minhas aventuras pela america do sul e quem sabe ate a do norte mas o que mais me interesou em seu comentario foi o fato de pensar em abolir a garantia da kia pois é um pensamento que tambem tenho mas que ainda não estudei a fundo e principalmente não achei o mecanico ideal para poder "chutar o pau da barraca" destas oficinas da kia que so para trocar oleo e filtros cobram R$ 800 reais.
    Gostaria de saber melhor qual a utilidade deste OBDII é um scanner que aponta os problemas do motor e de alguns componentes do carro?, é o mesmo usado pela ranger? Este fornecedor seu da alemanha tem preços competitivos mesmo com frete.
    Desde ja agradeço



    Citação Postado originalmente por WalterKapp Ver Post
    Prezados senhores,

    O diesel interior com até 2000 ppm de enxofre não causa nehum problema para os motores mais modernos, apenas é um problema para a saúde, ja´que formam mais particulado fino, com partícula inferior a 10 µm, o que é cancerígido se inalado em grande quantidade. Porém nos motores comon rail a queima é boa e se produz pouco particulado mesmo com este diesel, no caso da Sorento que é um CRDI de 2 geração com até cinco pulsos de injeção por ignição, o aproveitamento e aquima são muito bons, e o resultado é fumaça branca, se fosse uma injeção mecânica seria uma fumaça preta. O diesel metropolitano de 500 se aproxima mais do diesel europeu e desta maneira ao ajuste do motor da Sorento, apresentado um comportamento mais normal. Agora o diesel Podium com 50 ppm funciona perfeitametne bem nos carros CRDI, mas pode vir a ser um problema para os carros com injeção mecânica, que tem agulha móvel no bico injetor, pois se por um lado o diesel 50 ppm é mais ecológico, por outro tem uma lubricidade pior, ja que o enxobre em contato com o metais forma dissulfetos, que são poderosos redutores de atrito. Assim devida a grande frota de veículos diesel convencionais no mercado, não será possível a troca completa do diesel 500 ppm por um diesel com menos enxofre, sob o risco de causar um enorme custo de manutênção ao usuários de mnotores diesel convencionais. A justiça quer multar a Petrobrás e os fabricantes de automóveis por terem desconsiderado o PROCONVE 2009 que previa o diesel de 50 ppm, mas a Petrobrás da opção do Podium com 50 ppm, embora poucos usem e dai poucos postos ofereçam, pois o custo é cerca de 10% mais caro e o ganho em consumo não ultrapassa 3%. Assim sendo só por profunda consiencia ecológica é que o consumidor vai pagar mais caro pelo diesel pódium. Alguns pocuos veiculos leves a diesel ainda usam injeção mecânica, como so K2000, H200 e L200 (Anteriores a triton) e o Pajero Sport se não me falha a memória. Quando todos usarem comon rail aind vai demorar pelo menos uma década para o diesel com mais enxofre possa ser banido.

    Walter
    Abraços
    Marcelo
    Kia Sorento 2.5 crdi tgv 170 cv

  • #138
    Paulo

    Venho de uma ranger que ja é uma das pickups mais macias do mercado e acho a suspenção do sorento (que é desenvolvida pela porsche segundo comentario aqui do proprio forum) bem justa e firme sendo ate confortavel a pesar de sentir bem as ondulações da pista mal recapiada, e sobre os comentario de tremer a voz quando dentro do carro ja vi isto ate no nissan sentra mas sem desmerecer ele pois acho que na verdade o foco deveria ser o pessimo serviço que se faz aqui no brasil de tapar o buraco mas na verdade so estão virando ele tornando a pista um monte de remendo um serviço muito porco.

    Citação Postado originalmente por paulosabao Ver Post
    Amigos, adquiri uma Sorento diesel VGT 08/09 top ha 2 meses, e vindo de uma Tucson, pude notá-la como sendo de suspensão muito dura, tornando-se até mesmo incômodo para conversar com outros ocupantes quando em terra ou com muitos buracos no asfalto, fazendo até mesmo a voz "tremer"... Será que não há uma forma de modificar essa suspensão em alguma mecânica especializada, mesmo que para isso perca a "garantia" de fábrica?? Alguma dica, por favor, me enviem...
    Abraços
    Marcelo
    Kia Sorento 2.5 crdi tgv 170 cv

  • #139
    Usuário
    Entrada
    07/10/2009
    Idade
    56
    Posts
    9
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por paulosabao Ver Post
    Amigos, adquiri uma Sorento diesel VGT 08/09 top ha 2 meses, e vindo de uma Tucson, pude notá-la como sendo de suspensão muito dura, tornando-se até mesmo incômodo para conversar com outros ocupantes quando em terra ou com muitos buracos no asfalto, fazendo até mesmo a voz "tremer"... Será que não há uma forma de modificar essa suspensão em alguma mecânica especializada, mesmo que para isso perca a "garantia" de fábrica?? Alguma dica, por favor, me enviem...
    Eu tinha um Suzuki GV diesel e também estranhei a dureza da suspensão dianteira da Sorento, mas já esperava pois tinha lido a opinhão de usuários do sorento na Austrália que citavam a mesma característica

    O que faz a suspensão parecer dura quando passa em buracos não tem só a ver com com dureza das molas ou coeficiente de perda nos amortecedores, o principal fator é a relação entre massa suspensa e não suspensa e tem também o ângulo de cáster.

    A ranger usa molas de torção longitudinais e duplo triangulo.
    O vitara usa molas helicoidais, triângulo simples, com ângulo de camber definido pela haste do amortecedor.
    O sorrento usa duplo triângulo e molas helicoidais.

    Comparando as supensões a Ranger leva vantagem no quesito massa não suspensa, pois apenas de 10 a 20% da massa da mola é não supensa, porém a mola de troção longitudinal limita o ângulo de cáster, que desfavorece a transposição de obstáculos.

    O Vitara adota a solução de triangulo simples e definição de camber pela haste do amortecedor, quase um mac pherson clássico (não é porque a mola não é coaxial com o amortecedor), a mola é helicoidal e a haste do amorcedor é bem reforçada para uma aplicação off-road, como na mola Helicoidal metade é não suspensa, A situação de massa é otimizado pois há somente um triangulo, embora a massa da mola não suspensa é maior e a haste dio amortecedor também é muito reforçada, mas se tem total liberdade para ajuste do ângulo de cáster, o que facilita a questão direcional e a facilidade transpor obstáculos.

    No caso da sorrento é duplo triangulo como na Ranger, ams como mola helicoical, que faz com que a massa não suspnesa seja maior. Como usa mola helicoidal há também liberdade para escolher o ângulo de cáster, que pode em parte compensar a massa não suspensa maior. Mas não tem muito geito pela massa não suspensa ele ´´e pior que o da Ranger e muito pior que a do Vitara. Como consolo resta que em função do bom ângulo de cáster, ele tem facilidade de trabspor obstáculos sem gerar força elevadas nos elementos, e pelo duplo trinângulo o conjunto é muito robusto. Em relação a estabilidade pelo ângulo de cáster maior a tendencia a ir reto é maior que a Ranger, e pleo maior entre eixos em relação ao VItara, a estabilidade direcional também é maior.

    Resumindo se a suspensão do Sorento é pior que a da Ranger é a do Vitara do ponto de vista do conforto, ele á mais robusta no Off road que a da Ranger e a do Vitara, com maior estabilidade direcional em qualquer condição que ambas.

    É uma questão de compomisso. O chassi atual do Sorrento é mais off road.
    A nova Sorrento mudará tudo neste aspecto, pois a suspensão dianteira passara a ser macpherson (semelhante a do VItara), a traseira será independente multi-link igual ao da Santa-fé. O chasssi será mono bloco, mais rigido. Ele ficará sem dúvida mais confortável, mais estável em qualquer condição, porém menos robusto, ou seja o carro será menos off-road. Eu digo menos robusto porque será a primera geração do monobloco Sorento, sem bem que já será uma evolução do monobloco do Santa Fé, mas mesmo assim a forma é diferente, mais moderna, com uma identidade diferente do Santa Fé. De qualquer maneira uma segunda geração sorento será melhor, como foi o caso da Pagero Full, que esta na segunda geração do monobloco e que agora é um chassi excelente. Eu também pensei em esperar o All New Sorento, até porque o motor evoluiu mais um pouco, passado a ser um CRDI de terceira geração, com redução de volume de 2.5 para 2.2 l, e aumento de torque de 392 N*m para 431 N*m, ou seja mais forte é mais econômico, poluindo ainda menos. O Câmbio passa a ser de 6 maorchas, com bloqueio do conversor de torque na sexta marcha para mais economia. A tração passa a ser integral sem reduzida, pois ficou totalmetne desenecssária a reduzida, com 6 marchas, masi toirque no motor, controle de tração e de freios para subidas descidas.
    Só não esperei por dois motivos, talves ele não possa vir a diesel por não ter mais reduzida e por ser a primeira geração do monobloco. A legislação deveria liberar o motor diesel para veiculos com seis ou mais marchas, pois os primeiros jipes, da epoca da lei, tinham justamente 3 marchas mais reuzida totalizando 6 marchas. Só se a Kia montar para o Brasil uma versão part time com reduzida como a atual, ou integral com reduzida coma a EX que ia para a Europa, pode ser. Eu não quis esteparar para ve no entanto.

  • #140
    Usuário
    Entrada
    17/10/2009
    Idade
    76
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Senhores, estou entrando agora no Forum e gostei muito das discussões e opiniões. Estou muito interessado na compra de um SUV a Diesel. Na verdade estava em duvida entre o Pagero Sport e o Kia Sorento. Pelo que li nos Forum's, a Sorento dá banho no MIT.
    pela desvalorização, penso em adquirir uma usada, porem com motor de 170 CV.
    Gostaria da opinião de vocês sobre:
    Por ser usada, corro riscos de comprar problema? A partir de qual modelo (ano) cujo motor passou a ter 170CV?
    Obrigado

  • #141
    Citação Postado originalmente por luizgrc Ver Post
    Senhores, estou entrando agora no Forum e gostei muito das discussões e opiniões. Estou muito interessado na compra de um SUV a Diesel. Na verdade estava em duvida entre o Pagero Sport e o Kia Sorento. Pelo que li nos Forum's, a Sorento dá banho no MIT.
    pela desvalorização, penso em adquirir uma usada, porem com motor de 170 CV.
    Gostaria da opinião de vocês sobre:
    Por ser usada, corro riscos de comprar problema? A partir de qual modelo (ano) cujo motor passou a ter 170CV?
    Obrigado
    Em maio/09 comprei um Sorento usado 2008/2008 e atá gora não tenho do que reclamar. O carro é robusto, espaçoso e anda bem. Tem boa estabilidade e é bom pra viajar. A suspensão é um pouco durinha mas já acostumei. Pajero Sport tem motor e câmbio bem inferiores sem contar o painel interno defasado e o banco traseiro desconfortável. A manutenção da Mit também é mais cara. Já tive uma Pajero Full, que é um carro muito bom também. O motor de 170hp pelo que sei foi a partir do ano/modêlo 2008/2008.

  • #142

    problema do sorento

    Citação Postado originalmente por Gee Ver Post
    Em maio/09 comprei um Sorento usado 2008/2008 e atá gora não tenho do que reclamar. O carro é robusto, espaçoso e anda bem. Tem boa estabilidade e é bom pra viajar. A suspensão é um pouco durinha mas já acostumei. Pajero Sport tem motor e câmbio bem inferiores sem contar o painel interno defasado e o banco traseiro desconfortável. A manutenção da Mit também é mais cara. Já tive uma Pajero Full, que é um carro muito bom também. O motor de 170hp pelo que sei foi a partir do ano/modêlo 2008/2008.

    Meu amigo!
    Sou novato no fórum e estou ingressando justamente pelos problemas que meu sorento tem me dado.
    Tenho um 2006 que desde os 12.000 Km já apresentou defeitos, quando estava na garantia nem em preocupei com os custos, apenas com os sustos que ele me deu quando simplesmente o carro morreu enquanto fazia uma ultrapassagem.
    Na questão conforto, não tenho o que reclamar, mas no item segurança o sorento deixa a deseja visto que o diesel brasileiro provoca uma reação no tanque e remove a película de proteção, formando uma borra, que vai para o filtro e acaba prejudicando o sistema de alimentação, o que gera o tão falado apagão. Infelizmente a kia não fez o recall no tanque até hoje e diz que a culpa é do combustível brasileiro. O fato que tudo isso gerou problema nos bicos injetores do meu carro e para se ter idéia, agora que o veículo não está mais na garantia o preço de cada bico original ultrapassa os R$ 2.000,00.
    Portanto, aos colegas que tem esse veículo atenção para não entrar numa "fria" que nem estou hoje.

  • #143
    Usuário
    Entrada
    17/10/2009
    Idade
    76
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Jonas Bruno Ver Post
    Meu amigo!
    Sou novato no fórum e estou ingressando justamente pelos problemas que meu sorento tem me dado.
    Tenho um 2006 que desde os 12.000 Km já apresentou defeitos, quando estava na garantia nem em preocupei com os custos, apenas com os sustos que ele me deu quando simplesmente o carro morreu enquanto fazia uma ultrapassagem.
    Na questão conforto, não tenho o que reclamar, mas no item segurança o sorento deixa a deseja visto que o diesel brasileiro provoca uma reação no tanque e remove a película de proteção, formando uma borra, que vai para o filtro e acaba prejudicando o sistema de alimentação, o que gera o tão falado apagão. Infelizmente a kia não fez o recall no tanque até hoje e diz que a culpa é do combustível brasileiro. O fato que tudo isso gerou problema nos bicos injetores do meu carro e para se ter idéia, agora que o veículo não está mais na garantia o preço de cada bico original ultrapassa os R$ 2.000,00.
    Portanto, aos colegas que tem esse veículo atenção para não entrar numa "fria" que nem estou hoje.
    Jonas, esta questão do tanque do diesel já foi levantada neste forum. Parece que alguem arranjou uma solução caseira. Dá uma olhada nas primeiras paginas.
    Gee, obrigado pelas informações. Tentarei achar uma 2008/08 aqui no RJ, garantindo os 170 CV. Será que o tanque deste seu modelo, mais novo, tem o mesmo problema? Parece que não, do contrario vc teria comentado.

  • #144
    Usuário
    Entrada
    20/10/2009
    Idade
    41
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    pessoal adiquiri um kia sorento preta interior caramelo em outubro 2009 por 103 mil + doc, o seguro consegui por 2900 reais, ate agora usei um tanque com disel aditivado, carro muito bom de curva acredito que por esse motivo a suspensão é dura... o motor muito esperto e economico 10 km/l, so tenho um medo do tal fantasma da pelicula do tanque...perguntei para o vendedor e ele falou que tal problema foi resolvido..(nunca acredite em vendedores)...sera???

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade