x
Convex Datacenter

Tópico: Kia Sorento

  • #1225
    Usuário Avatar de drosssor51
    Entrada
    18/07/2013
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    39
    Posts
    1,500
    Agradecimentos: 0



    Boa noite...

    Pessoal da Sorento...
    Alguém já teve problemas com a solenoide que aciona a geometria variável da turbina?

    A Sorento do meu pai estava com a solenoide furada, sentíamos que ela era meio "patona" entre 1000~2000 rpm... mas nunca tínhamos nos preocupado, pois compramos o carro assim...

    Arrumamos a solenoide, mas a regulagem da geometria variável não está boa.

    Pega bem em baixa, mas corta em 3000 rpm, quando desligo o vácuo da solenoide ela volta a ser com era, lenta até 2000 rpm... depois é uma patada só.

    Alguém já passou por isso?

    abç
    Toyota Etios XLS 1.5 2014 - Maça do Amor
    EX - Fiat Strada Trekking C.E 1.4 A Miúda
    EX - F-1000 4x2
    94/95 - O FORDÃO (deixou saudades)

  • #1226
    Usuário
    Entrada
    23/04/2013
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Posts
    78
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ffsias Ver Post
    Kako, tua dica funcionou. Esperando um pouco o tranco some. Obrigado pela dica.

    Já a minha outra Sorento, a que passei para meu pai...hoje resolveu dar um problema. Travou o câmbio com alguma marcha engatada e a alavanca aparentemente se move só em duas marchas, mas não entra em ponto morto. Eu cheguei a desmontar todo o console e ia tirar o seletor de marchas, mas como o mecânico que trocou o rolamento da embreagem mexeu ali, resolvi chamar ele antes. Muito estranho....parece que o seletor escapou dos garfos. Diz ele que não sentiu nada de anormal...eu mesmo andei nela na sexta e não percebi nada. Largou na garagem ontem e hoje deu este problema.

    Zica braba...tomara que não seja nada muito grave.

    Isso pode acontecer quando há diferença de diâmetro externo nos pneus. O rodízio dos pneus deve ser feito mais seguido que em veículos 4x2 para que haja um desgaste mais uniforme dos pneus.
    Também pode acontecer quando o veículo ficar estacionado em subidas/descidas ou com o volante muito esterçado para algum lado.
    Nesses casos, as folgas mínimas necessárias entre os componentes internos do câmbio são eliminadas (as peças ficam literalmente prensadas umas contra as outras) e podem ocorrer esses travamentos (mais comuns em veículos 4x4).

    Há um macete simples conhecido pelos mecânicos para liberar o câmbio dos veículos awd que em muitos casos resolve..
    Consiste simplesmente em: com o veículo parado em local plano e devidamente calçado, erguer uma das rodas com o macaco e girar a roda suspensa para frente e para trás. Pode ser necessário fazer o procedimento em mais de uma das rodas, mas geralmente basta em apenas uma.
    4X4 Brasil

  • #1227
    Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    49
    Posts
    993
    Agradecimentos: 85
    Le-brazil, pneus não é pois são novos, devem ter uns 5 mil km rodados. Ele colocou pra trás e depois novamente pra frente. O que ocorreu foi que o varão do seletor saltou fora de um dos garfos. Ele não conseguiu explicar o porque, já que não tem folga nenhuma nos componentes. O câmbio não foi forçado... Saltou do nada. Foi só desmontar o seletor e encaixar no lugar.

  • #1228
    Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    49
    Posts
    993
    Agradecimentos: 85
    Citação Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Boa noite...

    Pessoal da Sorento...
    Alguém já teve problemas com a solenoide que aciona a geometria variável da turbina?

    A Sorento do meu pai estava com a solenoide furada, sentíamos que ela era meio "patona" entre 1000~2000 rpm... mas nunca tínhamos nos preocupado, pois compramos o carro assim...

    Arrumamos a solenoide, mas a regulagem da geometria variável não está boa.

    Pega bem em baixa, mas corta em 3000 rpm, quando desligo o vácuo da solenoide ela volta a ser com era, lenta até 2000 rpm... depois é uma patada só.

    Alguém já passou por isso?

    abç

    drosssor51,

    Acho que a minha também está com problema neste atuador...Fiz o teste que o Cezar indicou uns posts para trás e ele me parece estar com vazamento. Vocês conseguiram trocar só o atuador?

    Abraço.

  • #1229
    Usuário Avatar de Bruno Saraiva - Natal/RN
    Entrada
    14/12/2005
    Local
    Natal - Cidade do Sol/RN
    Posts
    61
    Agradecimentos: 0
    Olá pessoal, vi que há uns posts atrás houve identificação dos rolamentos da transmissão da SORENTO(diferencial)grande e pequeno, como sei que rolamentos podem ser comprados tbm pelas medidas alguém tem as medidas desses rolamentos? Facilita para uma pesquisa, pois antes de desmanchar a transmissão da sorento já podeira levá-las em mão.
    Ready for adventures off-road.

  • #1230
    Usuário Avatar de drosssor51
    Entrada
    18/07/2013
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    39
    Posts
    1,500
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ffsias Ver Post
    drosssor51,

    Acho que a minha também está com problema neste atuador...Fiz o teste que o Cezar indicou uns posts para trás e ele me parece estar com vazamento. Vocês conseguiram trocar só o atuador?

    Abraço.
    Achei uma empresa que reparou o atuador... mas ele perdeu muito a "precisão".... não trabalha como deveria.... não percorre o curso total da geometria variável.... está estranho....!!!

    nada como peças originais...!
    Toyota Etios XLS 1.5 2014 - Maça do Amor
    EX - Fiat Strada Trekking C.E 1.4 A Miúda
    EX - F-1000 4x2
    94/95 - O FORDÃO (deixou saudades)

  • #1231
    Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    49
    Posts
    993
    Agradecimentos: 85
    Valeu drosssor51!

    Este atuador custa 1500,00 na CCS. Ainda vou testar pra ter certeza.

  • #1232
    Usuário Avatar de drosssor51
    Entrada
    18/07/2013
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    39
    Posts
    1,500
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ffsias Ver Post
    Valeu drosssor51!

    Este atuador custa 1500,00 na CCS. Ainda vou testar pra ter certeza.
    ffsias... um teste bem fácil... é simplesmente ligar o motor em marcha lenta e observar o atuador da geometria variável.
    Peça para alguém desliga-la e continue observando o atuador.
    Segundos após o desligamento a solenoide atuará, percorrendo todo o curso da geometria variável.
    Toyota Etios XLS 1.5 2014 - Maça do Amor
    EX - Fiat Strada Trekking C.E 1.4 A Miúda
    EX - F-1000 4x2
    94/95 - O FORDÃO (deixou saudades)

  • #1233
    Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    49
    Posts
    993
    Agradecimentos: 85
    Pois então acho que tenho um problema....ele não percorre todo o curso....

  • #1234
    Usuário Avatar de drosssor51
    Entrada
    18/07/2013
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    39
    Posts
    1,500
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ffsias Ver Post
    Pois então acho que tenho um problema....ele não percorre todo o curso....
    Se ela está atuando é um ótimo sinal.... a solenoide está boa. A minha não estava funcionando..
    Por isso foi reparada.

    Ela tem um porca para regulagem de curso, ma não aconselho mexer se a regulagem for original.

    A sua apresenta algum problema de falta potência, em alta ou em baixa rotação?
    Toyota Etios XLS 1.5 2014 - Maça do Amor
    EX - Fiat Strada Trekking C.E 1.4 A Miúda
    EX - F-1000 4x2
    94/95 - O FORDÃO (deixou saudades)

  • #1235
    Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    49
    Posts
    993
    Agradecimentos: 85
    Citação Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    A sua apresenta algum problema de falta potência, em alta ou em baixa rotação?
    Então...acho ele um pouco amarrada na arrancada, mas eu tinha uma MT...e ali a disposição é outra quando arranca. Em alta não vejo nada de anormal. A porca de regulagem está com o lacre (tinta)...acredito ser original.

  • #1236
    Usuário Avatar de JBMinuze
    Entrada
    22/02/2013
    Local
    Aracaju/SE
    Idade
    71
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0
    Bom dia amigos.
    A minha Sorento resolveu acender a luz do airbag no painel, de repente. Estacionei pela manhã em um terreno, isolado, ninguem mexeu, ficou no sol todo o dia e à tarde quando liguei a chave ela acendeu normalmente depois apagou e uns segundos depois acendeu novamente e permeneceu acesa direto. Alguem tem alguma dica sobre o assunto? A Sorento tem algum sensor nos bancos (como o fusion que tem esse problema)? Não realizei nenhuma manutenção em caixa de direção ou sofri qualquer batida ou pancada no veículo. Desde já obrigado.
    JBMinuze
    Sorento 2.5 crdi TGV 08/09 Aut

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade