x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 50
  • #1
    Usuário Avatar de RICARDO SP
    Entrada
    17/10/2006
    Idade
    52
    Posts
    48
    Agradecimentos: 0

    SUV ate' 60 mil....opinioes por favor




    ola galera..sou novo aqui e nunca tive um SUV 4X4....
    tava afim de pegar um nessa faixa de preco...
    levando em consideracao que o meu uso sera predominantemente em estradas....com eventuais trilhas leves....QUAL SERIA O MAIS INDICADO??
    andei olhando e existem muitas opcoes...pajero sport,pajero gls, cherokee laredo,limited,hilux sw4, particularmente acho todas bem legais,,mas nao sei nada sobre performance ,manutencao e seguro delas...

    desde ja agradeco as opinoes dos amigos,,
    ricardo

  • #2
    Fala Ricardo,

    Essa pergunta sempre gera polêmica, depende muito da utilização, quanto voce quer gastar, quanto pretende adaptar, quem vai andar com voce no carro, quanto conhece de mecânica... muita coisa, mas principalmente gosto, paixão.

    Quem vai dar a resposta é você mesmo ouvindo os porques de cada proprietário.

    Minha particular experiência: Eu tive Engesas, Vitara, Ranger 4x2, D20, Camper, F75, F1000... mas quando a família cresceu resolvi procurar uma SUV ou pickup pra fazer expedições e tive que resolver essa equação e pesquisei bastante; qual a mais adequada? diesel ou gasolina?

    Como somos diferentes, a melhor solução para mim muito provavelmente é diferente a solução para você...

    São muitas e ótimas opções mas no meu muito particular e especifico caso optei pela Explorer pelos seguintes motivos:


    - Off-Road:
    Possui angulos off-road razoaveis, não é tão longa como uma pick-up, menor espaço entre eixos, menor balanço traseiro (angulo de saída). Isso ajuda em trilhas médias, mas se for só expedição isso não pesa tanto. Opções de acessórios e equipamentos/adaptações: A Explorer é a SUV mais vendida no mundo (obviamente concentram-se nos EUA e Europa) mas já existe solução pra tudo que você imaginar. Visite www.explorer4x4.com pra ter uma ideia. Robustes: Suspensão até 94 super robusta, após seguiu o esquema bandejas/barra de torção como varias outras pickups, perdeu robustes e ganhou estabilidade/conforto. Algumas possuem o sistema controltrack que aciona a tração dianteira automaticamente em caso de perda de tração traseira

    - Segurança: ABS nas 4 rodas (acho fundamental), Freio a disco nas 4 rodas, Air bag duplo

    - Conforto: Banco traseiro leva confortavelmente adultos de 1,80 em uma expedição. Bancos com regulagem elétrica, lombar inflável, nas limited, som e ventilação no console para o banco traseiro, piloto automático, opção de cambio automático, motor V6 potente e silencioso.

    - Manutenção: Mecânica similar à Ranger. Motor, cambio, suspensão, diferenciais ajuda muito na hora da manutenção básica. Manutenção mais barata que o diesel

    - Investimento: Com R$30 mil voce compra uma gasolina. Mas gasolina??? Bom, se você roda menos que 3.000 km por mes, é só fazer a conta:

    1)Quanto vai pagar a mais por um diesel? 20, 30 mil?
    2)Esse diesel de 60mil vai ter os itens de conforto acima ou só ar, direção e vidro eletrico nas portas dianteiras como um celta?
    3) Quanto rende esses 30 mil aplicados? R$ 300,00 por mês?
    4) Quanto mais caro será o seguro de um SUV/pickup diesel? R$200/mes?
    5) Quanto estarei mais exposto a roubo com uma pickup diesel?
    6) Tem GNV em pelo menos 80% das rotas utilizadas?
    7 Qual o consumo dessa SUV diesel?

    Como uso o porta-malas para carga seca, faço questão do conforto e tenho GNV na cidade onde moro (uso diariamente a Xplorer) preferi colocar GNV por baixo, bom o body lift só dá pra ver se ajoelhar no chão, o consumo = 7,5km/m3 na cidade e 10km/m3 na estrada ou seja, média de 8.75 km/m3. Em SP o GNV custa R$1.10 gerando o custo de R$0,12 por km. Pra ter uma ideia, com o diesel a R$1,70 fazendo 10km/l o custo é de R$0,17 por km.

    Bom, esse é o contexto analisado só e somente para a minha situação, km rodados, familia, exigencias de conforto e necessidade off-road, gosto e frescuras.

    Garanto que você não vai se arrepender com qualquer uma das opções disponíveis, simplesmente vai atender mais ou menos algums quesitos.

    Gosto muito do design e suspensão das L200 (sport) alem da atenção que a marca dá ao publico off-road, da confiabilidade da Hilux, da versatilidade e desempenho e economia das Rangers. Andei muito pouco nas Frontier, tenho poucas impressões, lembro do ruído e banco traseiro = castigo.

    Dica: Veja no manual os itens de substituição e manutenção de rotina. Faça orçamento em pelo menos 2 oficinas pra comparar custo de manutenção.

    Colha mais opiniões e boa sorte!!

    []'s
    Marco Mendonça
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos SUV ate' 60 mil....opinioes por favor-perfil.jpg   SUV ate' 60 mil....opinioes por favor-flex.jpg  

  • #3
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    blazer

    Eu ia de Blazer, pelas seguintes vantagens:
    - mecânica super-fácil, barata e que qualquer mecânicos e mexanicos conhecem.
    - motor diesel mwm ou maxion de primeira.
    - pode rodar bastante (+ de 3 ou 4 mil por mês) que se quebrar eh simples fácil e rápido para consertar e ela agûenta o tranco.

    Não ia de blazer pelos motivos:
    - há boato que sofrerá grande mudança estética já no ano que vem. Terah a frente da isuzu Dmax.
    - Comparada à prado, sw4, pathfinder, cherokee, pajero, a blazer eh FEIA!
    - Acabamento ruim + vedação ruim.
    - velocidade final na estrada ruim. Eh boa somente com as V6 gasolina ou mwm. As outras nao passam de 100 ou 120.

    Vantagens do diesel
    - + força com - consumo
    - combust. subsidiado + barato que além do mais faz mais km/l que os outros.
    - eh uma maravilha dirigir motores diesel, bem mais relaxante e gostoso. Dah ateh tesaoo... Mas o da toyota eh ruim neste aspecto porque ele eh silencioso e nao treme. O melhor sao os maxion, mwm, perkins.
    - motores a gasolina parecem motores de enceradeira (ou liquidificador) e estressam a mim.
    - nao dah problemas com fios, igniçao, velas, ...
    - durabilidade muito maior, 3 ou 4 vezes mais.

    Vant. gasosa/GNV
    - motores baratos (para o caso de quebrar de vez eh barato para comprar outro e trocar).
    - eh facil de encontrar de grande potencia (como os das dodges).

    Eh igual em custos os dois
    - Retífica (quando quebra e tem jeito de consertar).
    - manutenção basica (trocar oleos, revisoes, ...)

    Sobre a explorer, jah tivemos uma do ano 94. Ela quebrava muito e era um deus nos acuda para achar peças. Era preciso ficar adaptando partes de carros nacionais Ford. Vantagens:
    - trazeira bonita.
    - muitissimo confortável. Bem mais que os carros diesel. Eu dirigia ela sempre com apenas um pé e também há sensação de grande espaço p/ pernas do motorista.
    - vedação interna perfeita. Eu não ouvia nem buzina com os vidros fechados.
    - o barulho do motor v8 302 eh um TESAO lembra os mavericks.


    Daniel

  • #4
    Oi Daniel,

    Concordo com vc, 98%

    Os 2% divergentes são:

    1) Blazer diesel? Vc pagaria R$60 mil pra fazer off-road num carro que tem a altura livre do solo pouco maior que chevete, rodas 31'' raspam no paralamas, sem ABS nas 4, sem freio a disco nas 4, sem airbag de série, manivela no banco traseiro, sem ítens de requinte, suspensão pula-pula e seguro caro. Veja bem, não estou dizendo que é um carro ruim (meu cunhado é projetista da GM, não posso falar mal, hehe) é que é simplesmente muito dinheiro pra pouco equipamento...

    2) Diesel = economia? Nem sempre. Tive caminhotes gasolina e diesel e com certeza a manutenção do diesel é mais cara, além disso, meu pai teve uma rede de auto-peças e mecânicas que compem o histórico pra formar minha opinião. Limpeza de bicos, regulagem da bomba, peças... bem mais cara.

    O diesel pode ser subsidiado mas o valor do carro não. Ao inves de pagar mais ao abastecer, vc paga adiantado na compra do carro no mínimo R$20 mil

    O seguro do diesel é quase o dobro. Claro tem gente que inclui em apólice de frota e consegue condições especiais mas normalmente é quase o dobro. Pode colocar ai no mínimo R$150 reais a mais por mês.

    Logo, tem que rodar muito, mais que 3mil km por mês pra valer a pena. É so fazer a conta.

    Nunca um motor Diesel dura 2,3 vezes mais que o V6. Visite uma retífica diesel pra ver a idade dos motores que estão lá. Pergunte à proprietarios quanto dura a maioria dos motores V6 da Ranger/Explorer, pesquise em foruns americanos. Raramente abre-se o motor com menos de 300milkm muito depois de alguns diesel terem que trocar a correia dentada no mínimo...

    Não tem mistério, pra conseguir potência, o diesel tem que adicionar turbo e intercooler, exigindo muito mais dos componentes. Isso tem em alguns casos obrigado alguns mwm sprint a abrir o bichinho antes dos 250 milkm, o maxxion hs 2.5 então... credo, o que dizer do HPE da L200 que esquenta antes dos 100 mil... o international 2.8 da ranger tem andado bem mas tem que trocar correia dentada... O V6 trabalha em regime de rotação muito baixo, girando pouco pra rodar muito o que permite longa vida. Pesquise.

    Como dizem por lá: "there's no substitute for cubic inches..."

    Problemas com vela, fios, ignição para mim são do tempo do Fiat Europa. Vejo muito mais relatos de ter que sangrar bicos injetores por entrada de ar do que problemas de velas, etc.

    Éra isso, o diesel e a Blazer, o resto to contigo.
    []'s

    Marco

  • #5
    Acredito que a Blazer é o que temos mais em conta. Comprei uma 2003 2.8 diesel 4x4, COM ABS nas 4 rodas em agosto. Já rodei 7261 km media de 9,74 km/l. É a única que voce acha peças no paralelo com facilidade e preços convenientes. O seguro ficou em R$2000 mais barato do que o meu Astra 2005 R$2800, alias o seguro de carro importado alem de não ser barato nem todas as seguradoras fazem. Ex Tracker da GM a Sul America faz Grand Vitara Suzuki não faz e é o mesmo carro.
    Tem até alguns importados da terra do tio Sam que mais parecem uma banheira, que andaram capotando nas auto estradas deles tipo tapete imagine por aqui quantas modificações terá de fazer!
    Um motor diesel tem compressão maior do que um a gasolina dai ser construido com materiais mais resistentes, sem falar que dispensa a parte eletrica velas, distribuidor, centelhas etc muito mais confiabilidade.
    Sem falar que o MWM Sprint é um dos motores diesel mais vendidos no pais, facilidade de peças etc.
    Retifica em diesel so depois que os seus V6 já ftiverem feitos umas duas, ou mais.
    Os V6 não dão retifica pois os proprietários não tem dinheiro para sustenta-los rodando, dai ficam na garagem ou então com aquele enorme cilindro de gás na mala. Alias se voçe pega um motor projetado para queimar gasolina e passa aqueimar gás dobrando a temperatura de queima do combustível voçe acha que ele vai durar mais!!? Porque tem tanto carro a gás com cabeçote trincado ?
    Se precisar de retifica em um MWM Sprint pode fazer um cilindro apenas, trocar a guia de uma valvula enfim feito para trocar peças individualmente para minimizar os custos, tente fazer isto num V6 com o custo daquelas peças importadas.
    Anexo duas fotos para voce ter uma ideia da altura.



    4X4 Brasil

  • #6
    Oi Ricardo,

    Pelo jeito voce é recem chegado no mundo off-road e mecânica né? No problem, com um pouquinho de pasciencia voce vai pegando as manhas.

    Vamos lá:

    Economia: "Comprei uma 2003 2.8 diesel 4x4, COM ABS nas 4 rodas em agosto. Já rodei 7261 km media de 9,74 km/l."

    Voce só esqueceu de dizer quanto foi o investimento. Chamamos de cuso de oportunidade. A melhor pergunta é "Quanto você pagou mais caro pra poder economizar?" A esse valor vc aplica um percentual de juros que seria o retorno caso voce investisse esse dinheiro. Esses juros que ganharia no investimento compara para ver se paga ou não a diferença de economia de combustível. O brake-even mostra a partir de quantos quilometor por mes vale a pena investir em u motor economico ou pagar mais barato por um menos economico. Muitas vezes até é preferível gastar um pouco mais pra ter mais requinte, segurança e conforto.

    "Banheiras do Tio san que capotam em tapetes:" Bom com pequena habilidade em ingles vc poderia pesquisar em sites americanos, ou até mesmo matérias no Brasil sobre o capotamento das explorers para não demonstrar tanta desinformação. O problema ocorreu com o fabricante de pneus. Foi feito o recall e somente os pneus foram substituidos. Mesmo assim as banheiras foram muito mais vendidas que as Blazer / Jimmy antes e depois dos acidentes.

    "Motor diesel dispensa parte elétrica": Isso é bom ou é ruim? bom o diesel dispensava, agora ja temos os eletronicos que dependem de eletricidade, computadorzinho tbem. Ande em um diesel eletronico da Ranger ou Hilux e sinta a diferença do Sprint.

    "Retifica em diesel so depois que os seus V6 já ftiverem feitos umas duas, ou mais": É coerente vc não saber isso tbem. Veja, se estivessemos falando de um Perkins Q20B, Maxxion S4t, Toyota 14B estariamos falando em abrir o motor ao redor dos 500 mil km em média. São motores reconhecidamente resistentes, baixa rotação, robustos e pesados. Os V6 raramente vão pra retifica antes dos 300 milkm. Agora pesquise, não acredite em mim, vá em retíficas diesel e pergunte com quantos km em média chegam os diesel de alta rotação. Faça esse exercício.

    "Porque tem tanto carro a gás com cabeçote trincado ?"
    Já pesquisou sobre isso tbem? Mistura pobre/rica. É a situação mais comum. Tem centenas de instaladoras de gas. Já leu alguma receita de regulagem ou viu alguem regulando? Na maioria dos casos fazem "de ouvido" regulam a alta, baixa e lenta até o motor parar de ratear, sem aparelhos, sem medir co2, nada. É uma solução barata e feita na maioria das vezes por não profisionais. Observe como tem carros com cilindro embaixo do assoalho sem os 3 cintos de segurança exigidos por lei...

    Agora quanto ao cilindro no porta-malas, concordo. Se eu tivesse que colocar na mala eu não instalaria, pq uso bastante.

    "Fotos para ter uma ideia da altura": Realmente não tem perfil off-road. Pare num estacionamento ao lado de um CrosFox ou Ecosport e compare a altura. Mas dá pra melhorar, arqueando as molas ou jumelos maiores e com leve torsion twist na frente. Só que mesmo assim pneus 31'' devem raspar segundo relatos aqui do forum mesmo. Um Body Lift resolve tbem

    Veja Ricardo, como disse, não acho que é ruim mas apenas penso que temos que justificar o investimento para a intenção de uso.

    Eu prefiro gastar mais com gasolina pra ter um carro confortável e com vasta lista de acessórios do que gastar mais pra ter um carro com luxo de carro popular. Ou gastar o dinehrio que sobrou em um veleiro... mas esse é o meu mundo.

    Sinceramente, se não tivesse família e quisesse curtir expedições, teria uma L200HPE, se não me importasse com custo de manutenção teria uma Pajero Sport HPE, se fosse usar pro trabalho/viagens, teria uma Ranger e se fosse só pra viagens e uso pessoal teria a Nova Hilux. Porque? Só por gosto, sem ter que fazer conta...

    Tá bonita sua Blazer, parabéns!!
    []'s
    Marco Mendonça

  • #7
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    pathfinder

    Sem me preocupar com manutenção e preço vou de pathfinder:






    Agora, vamos colocar no papel diesel/gasolina:
    - diesel faz por volta de 10km/l na cidade.
    - gasolina por volta de 5 a 6km/l, sendo o litro da mesma 30% + caro.

    No diesel, a cada 1 km gasta-se 100ml = R$0,19 por km!!
    Na gasosa a cada 1 km gasta-se 200ml = R$0,52 por km!!!
    Em porcentagem a gasosa eh 173% + cara. Isto considerando 5km/l, sendo q tem alguns q fazem MENOS que isto e considerando 10km/l no diesel, tendo alguns que fazem MAIS q isto.

    Jah senti isto na pele qd tive explorer e dodge ram. A minha dodge era linda de morrer! Cabine dupla, verde, pneus 275, motorZAO V8... mas... ateh que era economica (cerca de 6 a 7km/l na cidade)... Mas nao tem comparacao com meu atual agora: s10 diesel maxion. Ela faz 11,5 na cidade com ar ligado. De cara percebe-se na gasolina gasto + de 150% a mais.


    "Voce só esqueceu de dizer quanto foi o investimento. Chamamos de cuso de oportunidade. A melhor pergunta é "Quanto você pagou mais caro pra poder economizar?""
    - No gas GNV eh a mesma coisa. Com 4 mil reais (um kit bom) dah para comprar um motor inteiro a diesel, sem ter o inconveniente de carregar cilindro explosivo, depender de política da bolívia, inconveniente da falta de postos, ...


    "Muitas vezes até é preferível gastar um pouco mais pra ter mais requinte, segurança e conforto."

    - O que seria o conforto??
    Maciez: em qualquer carro a diesel pode-se retirar um ou dois feixes da mola trazeira e deixá-lo muito mais macio sem perder a segurança. Eh ateh muito facil. São apenas parafusos que prendem as molas.

    Bancos: muitos carros diesel tem bancos de couro.

    Ar condicionado: também temos. Inclusive se acharem pouco ou fraco, nada impede de instalar outro, para ter dois compressores.

    Barulho: reforça-se a vedação muito facilmente. Apenas eh necessario instalar "colchoes"...

    Tremedeira: apenas acelera-se um pouco a marcha lenta que melhora 100%.


    "Agora quanto ao cilindro no porta-malas, concordo. Se eu tivesse que" "colocar na mala eu não instalaria, pq uso bastante."
    - Concordo que cilindro no porta malas ou caçamba eh péssimo.


    "Fotos para ter uma ideia da altura": Realmente não tem perfil off-road." "Pare num estacionamento ao lado de um CrosFox ou Ecosport e compare a" "altura."
    - Depende de qual off-road. Tem off-road aqui no AM que nenhum jipe passa, por mais alto que seja. Soh cavalo ou a pé de tão grande que eh as crateras nos ramais.


    "Veja Ricardo, como disse, não acho que é ruim mas apenas penso que" "temos que justificar o investimento para a intenção de uso."
    - Eh culpa do tal "preço internacional do petróleo". Interessante que nos EUA este mesmo preço eh 0,80 por BARRIL (3,8l)!! A Bruzundanga deveria subsidiar o preço dos combust... Rapaz eh horrível colocar diesel a 1,90 sabendo que na vizinha venezuela aqui do lado eh 40bsv = 4 CENTAVOS de real o litro.


    "Sinceramente, se não tivesse família e quisesse curtir expedições, teria" "uma L200HPE, se não me importasse com custo de manutenção teria uma" "Pajero Sport HPE, se fosse usar pro trabalho/viagens, teria uma Ranger e" "se fosse só pra viagens e uso pessoal teria a Nova Hilux. Porque? Só por" "gosto, sem ter que fazer conta..."

    Eu teria uma pathfinder.


    "Tá bonita sua Blazer, parabéns!!"
    - Realmente estah bonita. Ateh retiro o que disse no meu topico anterior sobre beleza em blazer. Apenas citei uma opinião pessoal pois ela evoluiu num sentido diferente do modelo antigo.

  • #8
    Bom a minha paguei R$64100 em agosto deste ano.
    Tem uma na webmotors por R$64900 com pneus 31x10,5R15
    http://www.webmotors.com.br/Webmotor...RBO_DIESEL_4X4
    O assunto deste topico aqui é gastar menos e o SUV diesel mais em conta é a Blazer com motor MWM com bomba rotativa comum.
    4X4 Brasil

  • #9
    Pois é Turma,

    A blazer anunciada no webmotors é minha!! hehehehe

    O carro está excelente. Li os comentários dos colegas e eles teriam razão em várias coisas se não fosse o pula pula da suspensão que, com os amortecedores bilstein, deixou ela praticamente um carro de passeio, mudou muito.

    Os pneus 31x10,5 não raspam nos paralamas que estao com as abas internas rebatidas. A altura livre do solo dela está em 23cm, bem mais alta que um chevete tal qual comentaram.

    O motor mwm dá de sobra conta do recado e ainda é um dos mais econômicos senao o mais econômico (110km/h = 12,3km/l) da categoria.

    É um senhor carro. Aí me perguntam: Então porque está vendendo?
    Pois é, saíu o meu consórcio de uma L200 zero que peguei na semana retrasada, portanto não dá pra segurar o apito das duas e andar só com uma!

    A L200 é muito boa, mas no quesito consumo, valor do seguro, valor da manutenção e conforto, toma de goleada da blazer. Sinto muito, mas hoje posso falar porque tenho as duas e ando com ambas.

    Abs,

    Edmir

  • #10
    Citação Postado originalmente por RICARDO SP Ver Post
    ola galera..sou novo aqui e nunca tive um SUV 4X4....
    tava afim de pegar um nessa faixa de preco...
    levando em consideracao que o meu uso sera predominantemente em estradas....com eventuais trilhas leves....QUAL SERIA O MAIS INDICADO??
    andei olhando e existem muitas opcoes...pajero sport,pajero gls, cherokee laredo,limited,hilux sw4, particularmente acho todas bem legais,,mas nao sei nada sobre performance ,manutencao e seguro delas...

    desde ja agradeco as opinoes dos amigos,,
    ricardo
    Compre uma Sportage e estará bem servido (melhor ainda se for diesel).

    Abraços...
    Herbert Lima
    UNIMOG 2t OM 352, TROLLER 3.0 2008, SUZUKI SAMURAI JABURANGA AP 2.0i, SPLASH 4X4

  • #11
    Fala Edmir,

    Mandou bem na PathFinder, tbem sou fan. Outro que gostei foi Honda Passport que tive quando morei nos EUA.

    Bem quando falo de itens de conforto, segurança e requinte falo exatamente de coisas diferentes de ar condicionado e bancos de couro. Isso voce encontra num corsa. Estamos falando numa Blazer de R$60 mil.

    Oque você não tem num popular e pode encontrar numa explorer, pathfinder ou outras importadas como ítem de série é:

    - Piloto automático
    - Cambio automático
    - Bancos com regulagem elétrica
    - Regulagem Lombar inflavel
    - Ar condicionado para o banco traseiro
    - Vidros elétricos no banco traseiro
    - Freio ABS nas 4 rodas
    - Freio a disco nas 4 rodas
    - Controles de som no banco traseiro
    - AirBag duplo
    - Quebrasol lateral e frontal para motorista e passageiro
    - Teto Solar
    - Controle de Traçao
    - ARC- Suspensão com regulagem de altura automática
    - Console com bussola, computador de bordo e temperatura


    Bem mas se os R$60 mil não são pelos itens de conforto e requinte mas sim pela economia do diesel, vamos continuar sua conta:

    Você fez a conta só pra uso na cidade? Quem compraria um carro 4x4, grande, alto pra andar só na cidade? É mais razoavel fazer a conta para uso misto não é?

    No uso misto, voce pode considerar o consumo médio do V6 em 7,5 km/litro
    Com a gasolia a R$2,50, dividindo por 7,5 km/litro voce tem um custo de R$0,33 por km

    Refazendo a conta para o Diesel: Consumo misto de 12km/litro (a maioria não faz) e custo do diesel R$1,80 nos dá R$0,15 por km

    gasolina = R$ 0,33 por km
    diesel = R$ 0,15 por km

    se eu rodo 2500km por mes vou gastar:

    na gasolina: R$ 825,00
    no diesel : R$ 375,00 (oohhhh!!!)

    economia no diesel: R$ 450,00 por mês

    a maioria para a conta por aí, né?

    pois bem, quando pagou por essa economia?

    Numa Blazer Diesel: R$ 60.000,00
    Num V6 gasolina : R$ 30.000,00

    Optando pela V6 sobram os R$ 30.000 em dinheiro, que aplicados a míseros 1% rendem R$ 300,00

    Bem dos R$ 450 de economia, se eu descontar os R$300 que deixo de ganhar na aplicação, já sobram R$ 150,00

    Quando cotei seguros, cobertura total do diesel me custava no mínimo R$1500 a mais por ano ou R$ 125,00 por mes

    Então dos R$ 150,00 de economia já sobram só R$ 25,00

    IPVA de um diesel de R$60 mil vai custar uns R$600,00 mais caro que um gasolida de R$ 30 mil, ou por mes = R$ 50,00

    R$ 25 de economia menos R$ 50 a mais de ipva... (-) R$25,00

    Bem, já estou gastando R$25,00 por mes por um supereconomico diesel com ar e bco de couro e manivela atrás

    Se considerar que uso gnv (fora da mala) em metade do percuso então o diesel me sairia R$250,00 mais caro por mes

    No meu caso, se comprasse uma Blazer diesel gastaria R$250,00 a mais por mes. Mesmo que comprasse um gasolina um pouco mais caro, ou que o ipva diesel seja um pouco mais barato ou que o seguro seja um pouco diferente ou que a aplicação nao renda tando... ainda assim dificilmente gastaria mais que com o diesel.

    Mesmo que fosse o inverso, se o diesel fosse mais economico, eu pagaria um pouco mais para ter mais conforto, requinte e segurança.

    Por esse motivo estimo o break-even em torno dos 3000km pra valer a pena o diesel. Rodando menos que isso, o investimento, ipva e seguro comem toda a economia.

    []'s
    Marco Mendonça

  • #12
    Citação Postado originalmente por mmxplorer Ver Post
    Fala Edmir,

    ........


    Bem mas se os R$60 mil não são pelos itens de conforto e requinte mas sim pela economia do diesel, vamos continuar sua conta:

    Você fez a conta só pra uso na cidade? Quem compraria um carro 4x4, grande, alto pra andar só na cidade? É mais razoavel fazer a conta para uso misto não é?

    No uso misto, voce pode considerar o consumo médio do V6 em 7,5 km/litro
    Com a gasolia a R$2,50, dividindo por 7,5 km/litro voce tem um custo de R$0,33 por km

    Refazendo a conta para o Diesel: Consumo misto de 12km/litro (a maioria não faz) e custo do diesel R$1,80 nos dá R$0,15 por km

    gasolina = R$ 0,33 por km
    diesel = R$ 0,15 por km

    se eu rodo 2500km por mes vou gastar:

    na gasolina: R$ 825,00
    no diesel : R$ 375,00 (oohhhh!!!)

    economia no diesel: R$ 450,00 por mês

    a maioria para a conta por aí, né?

    pois bem, quando pagou por essa economia?

    Numa Blazer Diesel: R$ 60.000,00
    Num V6 gasolina : R$ 30.000,00

    Optando pela V6 sobram os R$ 30.000 em dinheiro, que aplicados a míseros 1% rendem R$ 300,00

    Bem dos R$ 450 de economia, se eu descontar os R$300 que deixo de ganhar na aplicação, já sobram R$ 150,00

    Quando cotei seguros, cobertura total do diesel me custava no mínimo R$1500 a mais por ano ou R$ 125,00 por mes

    Então dos R$ 150,00 de economia já sobram só R$ 25,00

    IPVA de um diesel de R$60 mil vai custar uns R$600,00 mais caro que um gasolida de R$ 30 mil, ou por mes = R$ 50,00

    R$ 25 de economia menos R$ 50 a mais de ipva... (-) R$25,00

    Bem, já estou gastando R$25,00 por mes por um supereconomico diesel com ar e bco de couro e manivela atrás

    Se considerar que uso gnv (fora da mala) em metade do percuso então o diesel me sairia R$250,00 mais caro por mes

    No meu caso, se comprasse uma Blazer diesel gastaria R$250,00 a mais por mes. Mesmo que comprasse um gasolina um pouco mais caro, ou que o ipva diesel seja um pouco mais barato ou que o seguro seja um pouco diferente ou que a aplicação nao renda tando... ainda assim dificilmente gastaria mais que com o diesel.

    Mesmo que fosse o inverso, se o diesel fosse mais economico, eu pagaria um pouco mais para ter mais conforto, requinte e segurança.

    Por esse motivo estimo o break-even em torno dos 3000km pra valer a pena o diesel. Rodando menos que isso, o investimento, ipva e seguro comem toda a economia.

    []'s
    Marco Mendonça

    Senhores, com licença

    Também já fiz essa conta, mas nela juntei um custo de manutenção e a depreciação (que no caso diesel é menor), masssssssssssss, mesmo assim, aqui para minha realidade, Jaú, o break even point batia acima dos 4 anos.

    Conclusão forte e fácil, quem quer motor à diesel, é porque quer e não por economia. Qaundo penso em diesel, é por conta de (talvez?) expedições, que, em tese, teria menos eletrônica embarcada, maior autonomia e resistência (este aspecto é discutível, pois se mandar brasa num diesel, ele abre sim o bico).

    Outro dia quase comprei um Sport 2000 diesel, custava R$ 45.000,00, precinho bão, mas a conta fechava em mais de 2 anos de "amortização" e ainda tinha uma embreagem dura pra k7. Além do que, a tocada do 4.0, 6L é muito mais suave, e, olha só, tem mais torque logo em baixa do que o 2.5 diesel da Sport. O torque só aparece depois que o turbo entra pra acertar a força das cavalarias.

    Fiquei na minha Sport mesmo.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade