x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 55
  • #1

    Niva quase fervendo




    Pessoal, preciso de ajuda :

    Durante uma trilha a uns 20 dias, tive problemas com o Nivão que em uma subida mais forte, a temperatura subiu e ferveu. Parei imediatamente, abri a tampa do vaso de expansão, esperei esfriar e completei o volume.

    Na volta para casa, o problema voltou a acontecer.

    Corretivamente, tomei as seguintes medidas :

    - retirei o radiador e o lavei internamente ( estava um pouco sujo )
    - Troquei todas as mangueiras
    - troquei a tampa do radiador
    - troquei a bomba dágua por uma nova - a velha estava com o rotor meio detonado
    - montei tudo de novo e coloquei um frasco de produto para limpeza de radiador da Bardhal.

    Bom, ontem após montar tudo e verificar se não haviam vazamentos, saí para dar uma volta e percebi que o ponteiro da temperatura chegava rapidamente ao 90 , passando um pouco, em trajetos que anteriormente, o ponteiro nem chegava perto do 90 ....

    Será que o problema está na válvula termostática ??

    Será que o problema é na cebolinha da temperatura ??

    Grato !!

  • #2
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Fala quimico , tudo blz ??
    Camarada , se ta fervendo por aí que faz frio , imagina por aqui , kkkk
    Niva tem essa peculiaridade mesmo , se der uma foraçada a mais ele aquece um pouco a mais mesmo ...
    SE vc ta notando algo estranho , como subir rápido a temp. e não subia ae já é sinal de algum problema , pode ser a termostatica , mas chegando nos 90 ou pouco mais , depois cai ?? se cair a termost. ta OK ...
    Como vc já trocou todas mang. e fez limpeza , elimina possibilidade de mangueira veha succionando ou alguma sujeira obstruindo ...
    REpare se não está tendo perda de óleo , mistura de óleo com água pela junta do cabeçote .
    Fora de pto tb causa aquecimento ...
    VC trocou óleo a pouco tempo ?? que óleo tá usando ??? usava o Ursa 40 pra motor Diesel , foi com esse óleo que consegui manter a temp. ideal no motor ...

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #3
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Esqueci ..
    Qual tampa do radiador vc ta usando ?? tive problema de aquecimento por um tempo pq tava usando uma tampa que não vedava 100 % por alguns dec. de mm não vedava , mas era muito parecida com a original , a diferença de altura era minima , mas o suficiente pra me dar dor de cabeça ...

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #4
    Fala Edú ...

    Vamos lá :

    - Ponto : uso ignição eletrônica mas vou verificar
    - Oleo : foi trocado a uns 1300 km e uso oleo Ipiranga ( gasolina )
    - tampa do radiador : estou usando a original, que apesar de velha, veda 100 % e tenho uma outra generica ( não sei de qual carro ) , mas que veda 100 % tb ...
    - Oleo na água : vou verificar agora na hora do almoço e posto de tarde
    - válvula termostática : eu estou desconfiado dela, pois o ponteiro chega a passar alguns milímetros do 90 e não cai ....

    Grato pela força !!!!

  • #5
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    O uso de ig. eletr. não isenta o fora de pto ...
    Como não cai qdo passa de 90º ??? então vc pára a vtr e espera esfriar ??
    Se for isso é valv. termostática , tira ela e empena as abas , se não der mais problema de aquecimento depois disso , já providencia uma ...

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #6
    Usuário Avatar de otaviofilho
    Entrada
    19/04/2005
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    50
    Posts
    437
    Agradecimentos: 4

    ...

    Edu e quimico, um colega nosso (Baganha) teve um problema parecido com o Niva dele. Ele chegou a abrir a válv. term. e empenou as abas como vc falou, mas o motor continuou esquentando. Levando na oficina (Status) foi identificado que o cabeçote dele empenou e teve que fazer retífica.
    Otavio-NCABC-PU2YBF
    Atuais: Mahindra SUV 09, CJ-5 66
    Antes: Niva 95; Rural 72; Band 63; Pajero Full 98, L200 97, Pajero Sport 04, IO 00

  • #7

    olha a danada aí

    Edú e demais camaradas :

    observe a foto da safada :



    Devo retirar a valvula e entortar as abas internas da extremidade amarela.

    No meu entendimento, a água mais fria vem do radiador e na extremidade amarela, é bloqueada pela sede de vedação da válvula ... empenando aquelas duas hastes que seguram a vedação, deve dar passagem da agua mais fria para a bomba e para o bloco do motor.

    Correto ??

  • #8
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    O funcionamento é o seguinte - vem da parte vermelha e sobe de volta pro bloco , até chegar na temp. da termostat. algumas abrem com 82º outras com 87º ae abre para a parte amarela e circula pelo radiador voltando para o bloco ...
    Empenando as abas vc vai permitir fluxo constante tanto para o bloco como para o radiador e não vai ter como superaquecer , SE aquecer é sinal de cabeçote empenado , como disse o Otavio ...

    Verificou o pto ???

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #9
    Ponto está ok.

    Quanto ao oleo, eu verifiquei diversas vezes a vareta de verificação do nível e mesmo usando uma lupa com iluminação, não consegui ver bolhas de água.
    Única coisa que o nível do oleo estava um pouco baixo, uns 6 milímetros acima do mínimo ... completei e agora esta na marca máxima.

    Agora de noite vou retirar a valvula e entortar as hastes e vamos observar o comportamento da vtr amanhã.

    Forte abraço e vindo a Cambará, o churrasco já está garantido.

  • #10
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Como deu uma baixada no óleo só pra ter certeza , tira a tampa do óleo na parte onde abastece e veja se tem alguns ptos esbranquiçados , isso é presença de água ...

    []s... e bom trampo , qqer coisa berra ...

  • #11
    Usuário
    Entrada
    27/05/2008
    Idade
    39
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde Eduardo,estou com o mesmo problema do quimico no meu niva,já tireitoda a valvula fora,porem o ponteiro continua passando dos 90°.....vou realizar uma limpeza no radiador,outra coisa onde consigo a bomba d¨agua do niva...existe alguma outra para adaptar????

  • #12

    esta dica pode salvar

    Olha , eu acho que o problema que vc teve é igual o que eu tive . O meu niva sempre aquecia. No engarrafamento , nas subidas e no ar. Coloquei ventuinha eletrica , e melhorou no transito. Por sorte acabei comprando tampa de passat, e de uma hora parou de ultrapassar a marca dos 90. O lance é o seguinte: a tampa não é só para vedar , ela tambem retem a agua impedindo a passagem para o reservatorio, Isso causa uma pressão limitada á 2 libras no radiador . Aumento da pressão = baixa de ponto de ebulição

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade