Antes de eu começar a operar a viatura, alguem sabe o que pode ser?
conta-giros simplesmente parou de funcionar...
Abraços
Hugo - Jacareí - SP
Niva 91
Foi só contagiros que parou? Verifique se outros indicadores, como o de pressão do óleo, de combustível, de temperatura, e outros estão funcionando. Caso também estejam sem funcionar, pode ser que o problema esteja localizado no fusível 9 (o penúltimo, da E para a D, na caixa de fusíveis maior, a de cima), que pode estar com mau contato ou derretido.
Nem tudo morreu... o marcador de gasolina, temperatura e demais lâmpadas (freio de mão, lanterna etc) estão OK! o problema parece ser só com dito cujo do conta-giros.
dei uma olhada nas conexões, tudo "parece" estar ligado... tem um fusível queimado na caixa de baixo... acho que pode ser ele...porém alguém sabe o que alimenta cada fusivel? tenho o esquema dos Russos mais novos... 95 em diante ...porém não parece ser igual...
Nem tudo morreu... o marcador de gasolina, temperatura e demais lâmpadas (freio de mão, lanterna etc) estão OK! o problema parece ser só com dito cujo do conta-giros.
dei uma olhada nas conexões, tudo "parece" estar ligado... tem um fusível queimado na caixa de baixo... acho que pode ser ele...porém alguém sabe o que alimenta cada fusivel? tenho o esquema dos Russos mais novos... 95 em diante ...porém não parece ser igual...
Hugo
Niva 91 - Jacareí - SP
Eu havia olhado no manual Lada original, traduzido para o Português. Agora, olhando no manual que vem com o carro )ou seja, o manual brasileiro, verifiquei que este indica o fusível 2 (segundo da E para a D, na caixa de cima) como sendo o do contagiros...
Em todo caso, vale a pena trocar o fusível que está queimado, para ver o que acontece, pode ser que a fiação tenha sido alterada quando o seu Niva estava nas mãos de algum proprietário anterior.
fala bacalhau , o conta giro e ligado na bobina se eu estiver errado me fale valeu !!!!
O tacômetro, vulgarmente conhecido por conta-giros ou medidor de RPM, tem três fios marcados no fundo do instrumento com os sinais de (+), (1) e (T).
O (+) é o 15, ou seja, positivo pós chave de ignição.
O (1) é o pulso de referência da bobina que é ligado no NEGATIVO da bobina de ignição.
O (T) é o "terra" ou chassis (negativo).
Aproveitando que o assunto é conta giros... O meu tem vezes que fica doido estou a 2500rpm e ele vai até 8000rpm e fica nesse vai e volta,alguém sabe o que pode ser?
Aproveitando que o assunto é conta giros... O meu tem vezes que fica doido estou a 2500rpm e ele vai até 8000rpm e fica nesse vai e volta,alguém sabe o que pode ser?
Abçs.
Piripaque elétrico ou eletrônico! Verifique se os contatos estão OK. Sua bobina está funcionando corretamente?
O tacômetro, vulgarmente conhecido por conta-giros ou medidor de RPM, tem três fios marcados no fundo do instrumento com os sinais de (+), (1) e (T). O (+) é o 15, ou seja, positivo pós chave de ignição. O (1) é o pulso de referência da bobina que é ligado no NEGATIVO da bobina de ignição. O (T) é o "terra" ou chassis (negativo).
Obrigado pelas dicas Pessoal...
Vou checar com mulímetro os sinais que o Bacalhau falou...já me deu uma por onde começar...
Ou seja, com a chave ligada devo medir 12V no +... e quanto aos pulsos...eu consigo visualizar no multímetro ou a frequência é muito alta