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Convex Datacenter
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  • #1

    Frontier 2.8 - desempenho de saida - estudo




    Amigos,

    Estive analisando um problema bastante relatado em relação a Frontier.
    Mesmo com um propulsor reconhecidamente forte e de exelente desempenho, é unânime a reclamação de novos proprietários de Frontier.

    Resolvi comparar as especificações de caixa e diferencial com outro carro que utiliza o mesmo propulsor, mas tem fama de ter arrancada forte, o Troller.

    Também coloquei na jogada a Ranger 2.5, que mesmo com o propulsor bem mais fraco, possui redução signifativa para tentar compensar (só tenta)

    Na primeira tabela abaixo, observa-se que a relação final da 1a da Frontier, é ligeiramente menor que a do Troller, porém, da 2a em diante, a Frontier é mais reduzida que o Troller.

    Porque a Frontier é tão fraca de saída ?

    Vejo muitos Troller com pneus 33", e ninguém costuma reclamar da saída, muito pelo contrário.

    Na segunda tabela, simulei a relação final com os pneus 33".
    Com esse resultado, pode-se observar a perda com os novos pneus e estudar a troca de relação ou caixa para ganhar desempenho de saída.

    Uma relação de 43 x 8 para o dana 44 da Frontier, deixaria o conjunto bastante reduzido. Qual carro tem essa relação ? Seria compatível ?
    Uma relação de ranger de 4,56 diminuiria as perdas dos 33" e no caso de usar os pneus originais, daria uma boa melhorada na saída da Frontier.
    A relação ideal no meu entender para colocar os 33" seriam algo em torno de 4.88. Existe ?

    Por falar nisso, alguém sabe se a relação da Ranger entra no diferecial da Frontier ?
    Ambos são D44 (pelo menos atrás)
    Haveria algum problema por conta do LSD da frontier ?

    ME CORRIJAM POR QUALQUER BOBAGEM QUE EU TENHA ESCRITO.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Frontier 2.8 - desempenho de saida - estudo-tab1.jpg   Frontier 2.8 - desempenho de saida - estudo-tab2.jpg  
    Frontier 2.8 - desempenho de saida - estudo Imagens Anexas Frontier 2.8 - desempenho de saida - estudo-tab3.jpg 
    4X4 Brasil

  • #2
    A relação de marchas da Frontier é inadequada ao diâmetro dos pneus e ao motor que não tem um bom torque em baixa rotação.

    Tanto a Frontier quanto a Ranger 2.5 são ruins para arrancar na subida principalmente com o AC ligado.

    As vezes tem que usar a reduzida...

    Se eu fosse você colocar RLs manuais na Frontier e usava a reduzida em 4x2 para atenuar o problema...
    4X4 Brasil
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    O Parafuso é a solução!
    E da-lhe Diesel pro Sprint!
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA




  • #4
    Walter,

    Eu pensava exatamente em colocar as RL AVM.
    Lembro que uma vez você cogitou isso para a Ranger, mas acabou desistindo.

    Só fico encucado de a Frontier possuir o memso motor do Troller, a relação de marcha ser bem próxima e a frontier ser tão mal falada na arrancada.
    Aqui em Fortaleza, é raro achar um troller com pneus menores que 33", e ningém mete o pau.
    Viu as tabelas que postei ?
    Tem algum erro nas minhas contas ou nas relações ?



    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    A relação de marchas da Frontier é inadequada ao diâmetro dos pneus e ao motor que não tem um bom torque em baixa rotação.

    Tanto a Frontier quanto a Ranger 2.5 são ruins para arrancar na subida principalmente com o AC ligado.

    As vezes tem que usar a reduzida...

    Se eu fosse você colocar RLs manuais na Frontier e usava a reduzida em 4x2 para atenuar o problema...

  • #5
    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    O Parafuso é a solução!
    E da-lhe Diesel pro Sprint!
    Pois é camarada !!!
    Isso é uma coisa que eu já contava.
    Na verdade, para essa viatura, já reservei uma grana para colocar os bicos do Rasch.
    Daí vou aumentar o débito e ajustar a turbina (o Rasch recomenda ajustar com os bicos novos).

    Isso já deve surtir um bom efeito, mas se ainda sofrer em aclives acentuados, AVM nela.

  • #6
    Citação Postado originalmente por IGORFROTA Ver Post
    Walter,

    Eu pensava exatamente em colocar as RL AVM.
    Lembro que uma vez você cogitou isso para a Ranger, mas acabou desistindo.

    Só fico encucado de a Frontier possuir o memso motor do Troller, a relação de marcha ser bem próxima e a frontier ser tão mal falada na arrancada.
    Aqui em Fortaleza, é raro achar um troller com pneus menores que 33", e ningém mete o pau.
    Viu as tabelas que postei ?
    Tem algum erro nas minhas contas ou nas relações ?
    Pois é, depois que troquei o motor para o 2.8 não precisei mas de mexer com a RL.

    Tenho um amigo que teve uma Frontier e usava para rebocar uma lancha. Era impossível arrancar na subida sem a reduzida. Colocou a RL manual pra poder manobrar com a lancha engatada e não queimar a embreagem.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7
    Em tempo: A maioria incluindo os donos dos Troller, não tão nem ai. Colocam os 33 e compensão na embreagem sem dó, como o meu irmão que tem um Ranger 2.5 gasolima com 33". Não sei como ele consegue dirigir aquilo. Na minha mão o motor morre toda hora...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #8
    Esse teu amigo chegou a repotenciar o carro ?
    Ou estava original ?

    O Mauricio garante que com os bicos ela vai a 150Cv sem abrir os bicos.
    Se abrir chega a 170 - 180cv.
    Conversei com ele por telefone que me orientou a mexer na turbina quando colocar os bicos.
    Só abrindo o débito, não há necessidade de mexer na turbina, aliás, ele diz que vai perder em baixa (assunto já bem discutido aqui).
    Mas com os bicos novos, tem que regular a turbiina para dar 1,5 (salvo engano).

    To na caça de uma Frontier ou Xterra e dessa vez vou fazer tudo que me privei na ranger: Pneus 33", bicos Rasch e BL.
    Uma TGV também não está fora de cogitação.
    Sabes se a da Ranger 2.8 entra no MWM ?





    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Pois é, depois que troquei o motor para o 2.8 não precisei mas de mexer com a RL.

    Tenho um amigo que teve uma Frontier e usava para rebocar uma lancha. Era impossível arrancar na subida sem a reduzida. Colocou a RL manual pra poder manobrar com a lancha engatada e não queimar a embreagem.

  • #9
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por IGORFROTA Ver Post
    (...)
    To na caça de uma Frontier ou Xterra e dessa vez vou fazer tudo que me privei na ranger: Pneus 33", bicos Rasch e BL.
    Uma TGV também não está fora de cogitação.
    Sabes se a da Ranger 2.8 entra no MWM ?
    Igor;

    Entrar, pode até entrar, mas o cofre será uma bagunça só porque enquanto o Sprint é "Crossflow" (admissão e escape em lados opostos) o HS é de um unico lado (direito, olhando o cofre de frente).

    Abs!!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #10
    Usuário Avatar de mauriciocsf
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Pois é, depois que troquei o motor para o 2.8 não precisei mas de mexer com a RL.

    Tenho um amigo que teve uma Frontier e usava para rebocar uma lancha. Era impossível arrancar na subida sem a reduzida. Colocou a RL manual pra poder manobrar com a lancha engatada e não queimar a embreagem.
    sei que o topico é antigo, mas pra nao abrir outro, vou perguntar aqui, estou em busca de uma frontier 2.8 motor mecanico, e minha duvida é essa, ouvi falar que ela é um pouco ruim de arrancada, mas o quero saber se é ela modificada com pneus bem maiores ou se ela ja é ruim com os pneus originais, o meu uso é pra cidade e viagens, sem rebocar nada pesado, no maximo carregar algumas coisas e de vez em quando pegar uma subida mais forte, nao pretendo fazer modificacoes, quero o mais proximo do original de fabrica.
    ATUAL: S10 lt 4x4 mt
    EX Fiat Doblo essence 1.8, Peugeot 207, Fiat palio, Renault logan

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