Postado originalmente por
alfonse leite
Alexx,
Há uma semana, troquei as lâmpadas originais GE, de 60/55W da minha 110 por outras.
As atuais são Philips, de 100/90 W, que são comandadas por 2 relês duplos marca Marília - com capacidade de carga de 200 W e fusíveis internos.
Desta forma, a corrente a passar pelas chaves liga/desliga e comutadora, dentro da viatura, é apenas a corrente que comanda as bobinas dos relês.
E o cabo que leva a corrente aos faróis (passando pelos relês) vem direto do motor de arranque, onde chega o cabo (grosso) que vem da bateria.
Cada relê duplo comanda uma lâmpada. Assim, o farol baixo tem a sua bobina a comandá-lo e o farol alto, idem.
Pode-se ligar ainda os faróis de milha e neblina, que não instalei.
Não os ligaria, porém, ao mesmo circuito dos faróis alto e baixo. Instalaria um ou dois relês a mais para controlá-los, ligando os "milha" no circuito de luz alta e os "neblina" no circuito de luz baixa. Ou, pelo reduzido uso dos faróis de neblina, ligaria-os num interruptor à parte, independente dos outros faróis - mas sempre fazendo a corrente passar por relês.
As lâmpadas utilizadas fora as Philips "H4 12V 100/90W P43t-38 - Rally Automotive Lighting".
Note que no verso da caixa vem a advertência: "Not approved for public roads"...
A luz fornecida ficou MUITO boa, com grande alcance. Os faróis, segundo o chefe de oficina da Somafértil - concessionária Land Rover aqui em Goiânia - agüentam a temperatura das novas lâmpadas.
Contou-me ainda que já instalaram lâmpadas de 100/90W em outras viaturas e o resultado foi muito bom.
O custo, peças e mão de obra, foi de R$ 200,00.
Boa sorte!
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Alfonse, de Goyaz
Defender 110 CSW - Prozac