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  • #1
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    Freios e Weber 460




    Galera, sábado quase matei uma veínha num New Fit q furou uma prefencial.
    Quando pisei no freio o pé foi lá no porão hehehe E eu estava a uns 65km/h maomeno... Foram várias bombadas no freio, umas 3 Aves- Maria, joga pra esquerda e consegui passar.
    Passado o susto e um quase PT na cueca, encostei o carro na casa dos meus pais e comecei o desmonte.
    Resultado:
    Cilindro mestre jogando óleo p/ dentro do servo e o servo apresentado uma trinca próxima da válvula de vácuo. Resolvi partir para cilindro mestre de Palio 98/> com 22mm internos e servo não-sei-doquê que tem o tamanho de um servo de uno porém tem acionamento por um "garfo", com regulagem, sistema parecido com o do Niva.
    Compras feitas, estou agora terminando o afastador para o servo, usando um afastador q tambpem não sei de que carro é (chuto q seja da linha volks) e um pedaço do servo, q vai parafusado na parede de fogo.
    Também já comprei uma barra roscada M10 X 1,5 para aumentar a haste de acionamento em mais ou menos 150mmm.
    Assim que montar o conjunto servo/cilindro verei se tenho que refazer as tubulações de freio. As roscas são compatíveis.

    Agora o Weber 460.
    Aproveitei a máquina parada e resolvi adaptar um W460 usado na linha VW AE que veio de "brinde" com o carro. Só q vou ter que montá-lo com o parafuso da mistura da lenta pro lado do motor, já que ele tem acionamento do segundo estágio a vácuo e a cápsula de vácuo bate na tampa de válvulas se montar "do jeito certo".
    O acionamento vai ser através de cabo do Gol AE e pedal de Corcel /Del Rey retrabalhado para usar a ponta do cabo do gol, sem gambis p/ facilitar futuras manutenções.

    Alguém tem alguma sugestão de como sanar o probleminha de interferencia da cápsula de vácuo com a tampa de válvulas?

    Fotos hj à tarde

    Abraço

  • #2
    Meu camarada, eu sei exatamente como você se sentiu.
    Para quem conhece o Rio... O elevado da Pça. XV, sentido centro-zona sul, termina em frente ao aeroporto Santos Dumont, em uma "ladeira" e pouco depois dela tinha um sinal de pedrestres (da Aeronáutica ). Há vários (muitos) anos vinha eu todo serelepe "sentando o pau" (60-70 km/h ) no meu primeiro carro, um Fusquete mil novecentos e antigamente, conhecido por "Siri Cozido". Quando cheguei no alto da "ladeira", o sinal estava fechado e a fila de carros ia até o meio da mesma.
    Pé no freio, a sola encostou no assoalho e nada. Bomba, bomba, bomba, PQP não vai dar, bomba, bomba, bomba, o "retentor traseiro" travado que não passava nem pensamento (comigo nada de PT na cueca, não ), bomba, bomba, ...
    Parei a um fio de cabelo do pára-choque do carro da frente, mesmo assim porque a fila começou a andar.

    Depois dessa, meu camarada, freios são minha prioridade.
    Aproveita e "JAQUE" está com a mão na graxa, desmonta, limpa e verifica pinças (chegaram os reparos na Bomer), pastilhas, discos e flexíveris. Verifica também cilindros traseiros, lonas, tambores, mecanismo de acionamento das lonas e freio de estacionamento (estado do cabo e regulagem). Tenho certeza de que você vai aproveitar a ajuda do "JAQUE" e trocar TODO o fluído de freio, não é?


    Em relação à cápsula de vácuo, fica difícil de dar palpite sem ver (pelo menos por foto). Mas, será que se você elevar um pouco o carburador não resolve? Você pode apoiar o carburador em cima de um flange (junta espaçadora) de baquelite ou outro produto similar. Em autopeças às vezes, tem (tinha) para vender, dependendo do modelo do carburador. Você também pode mandar fazer nessas casas especializadas em juntas, ou, conseguindo o material, em um torneiro.

    Desejo $uce$$o na empreitada.

    ... aguardando as fotos.
    Freios e Weber 460 Arquivos Anexos

  • #3
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    Grande Bacalhau... Inagino seu desespero com o Siri cozido...

    Vou trocar todo o fluido de freio e embreagem, na sangria.
    Discos, pastilhas , lonas, tambores e acionamentos do freio de estacionamento já foram verificados no desmonte. Estão OK, inclusive as pastilhas e lonas são pouco usadas, com aprox. 3.000km (pela NF do serviço).
    As pinças e flexíveis, vou re$pirar um pouco, "jaque" esse mês, além da revisão foi uma cralhada com a transferência de propriade.

    Agora, quanto à cápsula de vácuo, não adianta subir o carbura, ela bate de qq jeito na tampa de valvulas. Vou ver se tem W460 com acionamento mecanico do 2º estágio que não seja simultâneo.

    Agora na hora do almoço montei o cj do freio no lugar, mas esqueci a máquina em casa hehehe
    Portanto, fotos só amanhã.

    Ah, esqueçam o que eu disse sobre as roscas serem iguais ... O cilindro mestre tem rosca M10x 1,00 e o resto do niva tem M10x1,25

    Abraços
    4X4 Brasil Razão: info errada

  • #4
    Você pode pedir para adaptarem a abertura do 2º estágio mecânico no seu próprio carbura (se ele estiver bom, claro).
    abraços.
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #5
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Meu camarada, eu sei exatamente como você se sentiu.
    Para quem conhece o Rio... O elevado da Pça. XV, sentido centro-zona sul, termina em frente ao aeroporto Santos Dumont, em uma "ladeira" e pouco depois dela tinha um sinal de pedrestres (da Aeronáutica ). Há vários (muitos) anos vinha eu todo serelepe "sentando o pau" (60-70 km/h ) no meu primeiro carro, um Fusquete mil novecentos e antigamente, conhecido por "Siri Cozido". Quando cheguei no alto da "ladeira", o sinal estava fechado e a fila de carros ia até o meio da mesma.
    Pé no freio, a sola encostou no assoalho e nada. Bomba, bomba, bomba, PQP não vai dar, bomba, bomba, bomba, o "retentor traseiro" travado que não passava nem pensamento (comigo nada de PT na cueca, não ), bomba, bomba, ...
    Parei a um fio de cabelo do pára-choque do carro da frente, mesmo assim porque a fila começou a andar.

    Depois dessa, meu camarada, freios são minha prioridade.
    Aproveita e "JAQUE" está com a mão na graxa, desmonta, limpa e verifica pinças (chegaram os reparos na Bomer), pastilhas, discos e flexíveris. Verifica também cilindros traseiros, lonas, tambores, mecanismo de acionamento das lonas e freio de estacionamento (estado do cabo e regulagem). Tenho certeza de que você vai aproveitar a ajuda do "JAQUE" e trocar TODO o fluído de freio, não é?


    Em relação à cápsula de vácuo, fica difícil de dar palpite sem ver (pelo menos por foto). Mas, será que se você elevar um pouco o carburador não resolve? Você pode apoiar o carburador em cima de um flange (junta espaçadora) de baquelite ou outro produto similar. Em autopeças às vezes, tem (tinha) para vender, dependendo do modelo do carburador. Você também pode mandar fazer nessas casas especializadas em juntas, ou, conseguindo o material, em um torneiro.

    Desejo $uce$$o na empreitada.

    ... aguardando as fotos.
    Bacalhau, não há espaço para se levantar o carburador, a não ser com a eliminação do filtro de ar. Isto porque, originalmente, a tampa do filtro de ar do Niva já está a um fio de cabelo do capô, o que faz com que não haja margem para se levantar o carburador.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #6
    Eu sei, mas, "JAQUE" está mudando o carburador, mudar o filtro de ar não seria muito difícil (nova caixa e em nova posição).
    Aliás, não me agrada nada aquela panela se "equilibrando" em cima do carburador.

  • #7
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    Hoje na hora do almoço monto o carbura e tiro as prometidas fotos.
    Vou montá-lo com o parafuso da lenta pro lado da tampa de válvulas mesmo por enquanto e vou cortar o cabo de uma chave de fenda velha p/ ver se dá regulagem. Se der, fica assim, se não, aí vou ter de mecanizar o segundo estágio (o que eu não quero).
    Vamos ver o que dá.

    Gil, tenho um espaçador de 5mm de baquelite e só. Realmente não dá pra levantar mais o carburador.

    Bacalhau, o filtro que vou usar é o original do Escort 1.6 89/ e Hobby, que é de plástico.
    Eu prefiro o filto se equilibrando em cima do carbura, se colocar um separado é uma mangueira a mais p/ cortar, sem falar em adaptações p/ fixaçao do mesmo...

  • #8
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    Fotos

    Pessoal, as fotos:

    Primeiro do carburador

    Vista geral do cofre, alguém poderia dar um pitaco de onde instalar o desborbulhador?



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    O espaço que fica entre o parafuso de ajuste da lenta e a tampa de válvulas



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    Vista geral do carbura



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    Cilindro mestre de freio



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    Flange adaptadora



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    Distanciamento



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    Parte interna. Notem o prolongamento da haste acionadora, e a emenda feita com uma luva roscada e duas contra-porcas



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    Hoje pego os novos tubos de freio, infelizmente em cobre, pois não tem um puto que faça em aço aqui na terrinha...

    Abraços

  • #9
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    Desborbulhador

    Cursino, não consegui visualizar as fotos.....acho que é meu PC ou é BIOS mesmo...

    A foto é do desborbulhador (Fiat Uno) que instalei em meu NIVA...junto a caixa de entrada de ar...lado motorista....

    Funcionamento ok..

    Abraço.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Freios e Weber 460-desborbulhador.jpg  
    Jimny 2012
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  • #10
    Cursino, o trabalho está ficando de primeira.
    Cuidado para você não se assustar mais com as velhinhas. Se pisar forte agora, está arriscado a ser lançado pelo pára-brisas.
    Use o cinto de segurança.

  • #11
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    Cesar, ótimo lugar p/ colocar o desborbulador, vou por o meu aí tb. Fica alto e é um suporte a menos pra fazer hehehe

    Bacalhau, SEMPRE fui chato com freios... Ao ponto de mandar fazer um KIT Oversize p/ o freio da minha ex-teneruda, oía só como ficou


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    E quanto ao uso do cinto, tb uso sempre...

    Peguei agora os novos tubos de freio em cobre, amanhã na hr do almoço eu monto e começo a sangria e troca de todo o fluido

    Sábado será o dia da carburação

    Abraços

  • #12
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    Ontem à tarde a viatura andou... E bem!!!

    Lógico que ainda faltam ajustes na carburação, mas já ficou muito melhor ao que era.

    Quanto aos freios, agora tenho que tomar cuidado senão trava as rodas com certa facilidade. O pedal ficou levinho levinho...

    À tarde posto fotos
    Dodge Dakota CE

    Ex- Perestreko - DH, vidros elétricos, pneus 235/75R15 e outras frescuras...

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