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  • #1

    Chapa de ônibus no Jeep.




    Vejam que interessante:
    PERGUNTA DO DOUGLAS:
    Citação Postado originalmente por Douglas
    Estou reformando o meu Willys 63 e gostaria de colocar aquele piso de aluminio em todo o assoalho dele (aquele piso igual chao de onibus) quais sao os pros e contras, onde posso fazer esse servico e se alguem tem os desenhos e medidas do projeto para esse piso, obrigado.
    RESPOSTA DO MAURO:
    Citação Postado originalmente por Mauro
    Comprei uma chapa destas para colocar em meu Jeep, vc pode ver as fotos no site, usei para fazer portas e outras tralhas. O tamanho dela é de 2,5m x 1m e eles tem com duas espessuras, 2mm e 2,7mm. Eu comprei da mais grossa e paguei em 29/05/2003 o valor de R$249,48. Vc pode fazer as peças usando ferramentas básicas como: uma serra tico-tico, uma lima para acabamento, lápis, régua de 1m, etc e um pouco de boa vontade. Faça modelos em papelão e depois recorte na chapa, fixe com parafusos de inox ou rebites "POP". A única desvantagem é que pode acumular água e apodrecer a chapa original mais rápido, para evitar isso vc poderia colocar algum produto do tipo emborrachamento.
    Belmetal Ind. Com. Ltda.
    Rua Dr. Moyses Kauffmann, 39/101
    Barra Funda - SP. - SP.
    próximo ao grande S. E. Palmeiras.
    Fone: (011) 3619-3411
    Fax: 3619-3435
    CONTRA RESPOSTA DO DANIEL AO MAURO
    Citação Postado originalmente por Daniel
    O problema de v. sobrepor duas chapas, como bem definiu o Mauro, é a aceleração do processo corrosivo da chapa original.
    Neste caso, além da umidade, tem a poeira e terra, que agem como "cunhas", separando as chapas e aumentando o espaço para umidade (e corrosão!).
    Para os "imediatistas" basta alguns rebites pop e a ferrugem estará disfarçada para algum futuro negócio com o Jeep. Para os Jeepeiros, trate muito bem a chapa original, recorte a chapa de alumínio, ensaie a colocação para que a chapa fique bem ajustada, aplique silicone em toda a volta e em "X" nas parte centrais, alinhe com os furos já feitos e coloque parafusos apertando-os progressivamente do centro para fora, eliminando as folgas e ajustando uma chapa na outra. Depois de um tempo, o silicone "seca" e chapa ficará bem firme e vedada. No outro lado (embaixo do Jeep) mantenha sempre limpo e emborrachado com produtos tipo "Underseal" (esse é "antigo"!) a base de petróleo, sem água.
    Precisa bastante paciência, mas fica muito bom.
    Os profissionais que trabalham com este sistema (descrito acima) dizem que funciona bem e reduz a possibilidade de ferrugem. Mas, se a chapa-base já estiver contaminada da siderúrgica (tipo as chapas feitas na década de '70)a ferrugem "brota", aí meu amigo, não tem jeito. Deixe o Jeep do jeito que está e, quando fizer uma reforma mais completa, utilize a técnica descrita acima.
    DESCULPE AO MAURO E AO DANIEL POR TER DIVULGADO SUAS IDÉIAS SEM CONSULTÁ-LOS MAS COMO JIPEIROS QUE SÃO ACHO QUE NÃO VAI TEM PROBLEMAS.

    Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01)

  • #2
    Usuário Avatar de Delfim
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    chapa de alumínio

    O Daniel lembrou bem:
    (Para os "imediatistas" basta alguns rebites pop e a ferrugem estará disfarçada para algum futuro negócio com o Jeep.)
    Quando você encontra um jipe para vender que esteja com chapa de alumínio nas laterais, como saber se é para proteção ou para esconder os podres ?
    Até mais,
    Delfim

  • #3

    Re: chapa de alumínio

    Citação Postado originalmente por Delfim
    O Daniel lembrou bem:
    (Para os "imediatistas" basta alguns rebites pop e a ferrugem estará disfarçada para algum futuro negócio com o Jeep.)
    Quando você encontra um jipe para vender que esteja com chapa de alumínio nas laterais, como saber se é para proteção ou para esconder os podres ?
    Até mais,
    Delfim
    Delfim,
    Olhe o outro lado da chapa(por baixo do jeep), se você encontrar buracos, que não tenham as bordas bem delimitadas(opss), é provavel que o ferrugem que tenha causado o buraco, ou seja, foi uma medida "tapa-buracos"... pode verificar também se o perímetro da chapa de alumínio está selada com a chapa do CJ, através de silicone ou material semelhante(como o Daniel falow), pois se não estiver, mesmo que não tivesse ferrugem no assoalho do CJ quando colocaram a chapa, certamente irá aparecer com o tempo+agua+sujeira+umidade, etc...
    O que certamente fica bom... eu diria até ótimo, é colocar a chapa de alumínio por cima de uma aplicação prévia de manta asfáltica, como está sendo comentado aqui no Fórum, em outro thread... aí fica um serviço de primeira...

    []'s

  • #4
    Bom, IMHO. o uso dessa chap no assoalho do jipe não é a melhor coisa para se fazer, exatamente pelos motivos citados em cima........

    No meu, tenho feito uma pintura diretamente sobre a lata com tinta bate-pedra. Serviço rápido, bonito e de fácil manutenção.........

    Abraços,

  • #5
    Aí Bill....
    Como é essa pintura bate pedra?!? É difícil de fazer?!? Dizem que fica muito bom.... Vc poderia esplicar o que é realmente essa pintura?!?
    Abraço....
    Pavani
    Pavani

  • #6
    Olá Pavani, Bem a batida de Pedra é bem simples, é uma tinta tipo pastosa e com apenas uma trincha você aplica com a maior facilidade, é só fazer o normal antes de uma aplicação, limpar bem o local. Você encontra em qualquer loja de tintas automotivas e não é muito caro cerca de R$14,00 uma lata com 0,9L. Se não me engano 2 latas é o suficiente para todo o Jeep.

    Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01)

  • #7
    Citação Postado originalmente por Américo
    Olá Pavani, Bem a batida de Pedra é bem simples, é uma tinta tipo pastosa e com apenas uma trincha você aplica com a maior facilidade, é só fazer o normal antes de uma aplicação, limpar bem o local. Você encontra em qualquer loja de tintas automotivas e não é muito caro cerca de R$14,00 uma lata com 0,9L. Se não me engano 2 latas é o suficiente para todo o Jeep.

    Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01)
    É isso aí, super fácil para aplicar e para retocar. Vou tentar emprestar uma máquina digital para tirar umas fotos........

  • #8
    Visitante
    Complementando,

    Essa semana em busca do número do chassi que nao achava de jeito nenhum tirei tudo de dentro do Rapadura inclusive a forração. Inves de colocar borracha de novo, eu apliquei um produto similar a tinta "Bate-pedra", mas bem mais facil de aplicar e barata tambem.

    É a Brascoved Pincel, custou R$ 7,00 o kg e usei 3 latas para pintar o assoalho todo. Infelizmente só tinha preto, mas daqui a um mes pretendo passar uma mao de tinta branca (cor do carro) por cima da tinta. Essa Brascoved protege contra ferrugem e também é anti-ruido! É a base asfaltica e é própria para isso. Mais informações em:

    http://www.brascoved.com.br/produtos...od_categoria=4

    Usei e recomendo! =)

  • #9
    Ae pessoal

    Uma boa opção para a colocação da chapa de alumínio (tipo pé de galinha) no assoalho do jeep, é aplicação do produto Ferrox (se não me engano), é um produto que inibe a formação e o aumento de ferrugem.
    Outra boa opção também, é a aplicação de vaselina sólida, em uma camada bem espessa, entre o assoalho original e a chapa de alumínio, esse processo também dificulta a formação de ferrugem, uma vez que a vaselina repele a agua.

    []´s sem ferrugem

    Mattheus

  • #10
    Citação Postado originalmente por mattheus
    Outra boa opção também, é a aplicação de vaselina sólida, em uma camada bem espessa, entre o assoalho original e a chapa de alumínio, esse processo também dificulta a formação de ferrugem, uma vez que a vaselina repele a agua.
    []´s sem ferrugem
    Mattheus
    Mattheus / ALL,

    O ruim vai ser quando esta vaselina esquentar... deve virar um meleiro só... ainda mais se a camada for "espessa!!!
    []'s

  • #11
    IMHO esse negócio de siliconar a borda da chapa, selando para não entrar sujeira é uma roubada!!! Por mais que vc queira...não vai conseguir eliminar toda a humidade que ficará no ar que estará entre as duas chapas. com o tempo elas começaram a suar...um prato cheio para a ferrugem. Pq as X os tubos apodressem de dentro para fora?

    Abraços

  • #12
    Prezado Walter,

    O fato de passar vaselina entre um assoalho e outro já é conhecido nas lojas onde instalam aqueles protetores de caçamba, pois é esse o método usado para não criar ferrugem.
    Não sei se isso no jeep dá algum "meleiro" , mas nas caminhonetes não acontece nada .
    Também não sei se o tipo de vaselina usado é especial para isso , mas perguntei para um amigo meu que mexe com isso, e ele falou que é vaselina industrial , mas que a normal também serve
    Outro meio de se "proteger" da ferrugem, neste caso, é aplicar qualquer tipo de impermeabilizante a base de petróleo, que é mais resistente a agua a ao calor.
    Nas lojas de artigos de borracha ou de materiais para construção tem vários tipos desses impermeabilizantes.

    []´s

    Mattheus

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