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Convex Datacenter
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  • #1
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    Explorer - HELP!!!!




    Pessoal, estou quebrando a cabeça pra resolver o problema de minha Explorer desde os ultimos dias do ano passado (2009)

    Veiculo: Explorer 94 xlt, v6 4.0, 4x4, automatica, pneus bf mud 31, TRIcombustivel.

    Rodei 1 ano (40.000km) sem qualquer problema ou sintoma, tanto na gasolina, alcool ou gnv. (aliás, é um carro muito bom)


    SINTOMA: Falha intermitente.

    As vezes ela falha, as vezes não....

    CENARIO: Estou andando normalmente, de repente ela "embaralha" ... fica um tempo ruim, e depois volta ao normal.... aí acontece de novo.... As vezes fica tempo sem acontecer... (é mais habitual em transito pesado, mas acontece em todas as situações)
    Já aconteceu na estrada, andando normalmente a 120km/h de repente ela começa a perder giro, força.... fica um tempo ruim, depois volta ao funcionamento normal.
    Só duas vezes ela chegou a morrer (na grande maioria das vezes fica "embaralhado" mas não morre) e quando isto aconteceu, levou um bom tempo até ela ligar novamente.

    -- Em algumas vezes a luz "Check Engine" acende, outras não --



    O que já foi feito:

    - troca da bomba de combustivel
    - troca do filtro de combustivel
    - troca da chave comutadora do GNV (pois desconfiavamos que a chave estava com problema, "misturando" os combustiveis nos momentos de falha)
    - troca de velas
    - troca de cabos de vela
    - verificação de fusiveis e relês
    - verificação de conectores e contatos
    - desativação do bloqueador
    - desativação dos modulos flex
    - limpeza de bicos
    - limpeza de tanque

    trocas habituais: oleo SL a cada 5mil km juntamente com filtro de oleo e filtro de Ar.

    Já levei ela em 3 oficinas, nestas o Scanner não consegue realizar a leitura do carro, eles até tem o conector certo, inclusive consta explorer nos aparelhos, porém não Lê.

    Estou tentando evitar o "chute" de mecanicos, aquele comum achismo que vai me fazer trocar tudo, sem saber de fato onde está o problema.

    Até então só estava rodando com combustivel liquido, vou rodar esses dias com GNV pra checar se o problema persiste também neste combustivel.


    Alguem poderia ajudar? dar um palpite?


    Abraços e Obrigado.
    4X4 Brasil

  • #2
    Tem em algum lugar, acho que é na comunidade ranger, um macete de fazer a luz do Check piscar e identificar o código. Também não me lembro quem postou, mas acho que foi o Sebastian (se for outro forista, me perdoe). Dá uma fuçada lá.
    Foi assim que descobri que o MAF estava ruim (me parece que o código é 127), que também é o que chutaria no seu veículo.
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
    Explorer XLT AT 4x4 1994

  • #3
    Usuário Avatar de JOFRAN
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    Citação Postado originalmente por luizinho Ver Post
    tem em algum lugar, acho que é na comunidade ranger, um macete de fazer a luz do check piscar e identificar o código. Também não me lembro quem postou, mas acho que foi o sebastian (se for outro forista, me perdoe). Dá uma fuçada lá.
    Foi assim que descobri que o maf estava ruim (me parece que o código é 127), que também é o que chutaria no seu veículo.
    bravo,saude e paz.
    eu já tive uma explorer igual a sua.mas tive defeito smelhante numa subaru legacy 4x4 95.
    foi feito uma limpesa no sistema de lubrificação(inflush) e o defeito sumiu.carros com muita kms formam sujeiras no sistem que dificulta o carregamento dos tuchos,provocando falhas deste tipo.
    espero ter ajudado.
    abs jofran

  • #4
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    leva num meca decente que tenha um scanner pra passar na injeção.

    []'s

  • #5
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    Citação Postado originalmente por equipeminas4x4 Ver Post
    leva num meca decente que tenha um scanner pra passar na injeção.

    []'s

    boa tarde amigo,

    eu citei lá em cima que já tinha levado a 3 oficinas (renomadas na area de atuação) e nada dos scanners lerem o carro.

    Não estou me opondo a levar o carro pra quem for preciso, nem mesmo pagar pelo serviço + peças. Só estou querendo resolver o problema de uma forma racional, identificando o defeito e substituindo o que for necessário.

    Caso tenha uma dica de oficina ou local que consiga ler o modulo, é só me dar um toque ok?

    Só não aceito e nem quero cair na loteria do "troca isso e vamos ver".

    A primeira coisa, o problema dos scanners acho que eu já identifiquei o que está havendo.
    Notei que todos os 3 aparelhos (marcas e modelos diferentes) estão setados para explorer com modulo EEC-III (indicando o ano de fabricação até 96), sendo que pelo material retirado da comunidade ranger citada pelo amigo lá em cima, o modulo na verdade é o EEC-IV, então acredito que esta divergencia está impedindo a leitura correta.


    andei estes dias, já prestando atenção nos sintomas intermitentes.

    - No GNV não falha (cheguei a trocar de combustivel exatamente no momento que estava falhando na gasolina)

    - Posso estar errado, mas parece-me que nos momentos de intermitencia, está enviando combustivel em demasia, pois a temperatura do motor baixa embora eu não veja fumaça alguma.

    - No alcool falha um pouco mais, imagino que isto acontece porque é exigido maior demanda de combustivel.

    - Só acontece quando o motor já está quente e na temperatura de trabalho habitual.


    obs: Eu rodei com um mecanico ontem por um tempão e nada do problema aparecer...!!!
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
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    Se vc leva um carro na oficina e o cara não sabe nem qual o módulo do scanner que usa na Explo 94, me parece que a oficina não seja assim tão renomada.
    Na oficina que levo a minha 93 aqui em BH, o scanner faz a leitura normalmente e sem o menor problema, assim como o módulo específico pra minha 97.
    Fala com JSebastian que é especialista em Explorer e mora aí em SP. Ele não tem oficina, mas com certeza vai te dar umas dicas. Eu começaria por esse módulo do álccol, que geralmente é uma gambiarra dos infernos.

    []'s

  • #7
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    Citação Postado originalmente por equipeminas4x4 Ver Post
    Se vc leva um carro na oficina e o cara não sabe nem qual o módulo do scanner que usa na Explo 94, me parece que a oficina não seja assim tão renomada.
    Na oficina que levo a minha 93 aqui em BH, o scanner faz a leitura normalmente e sem o menor problema, assim como o módulo específico pra minha 97.
    Fala com JSebastian que é especialista em Explorer e mora aí em SP. Ele não tem oficina, mas com certeza vai te dar umas dicas. Eu começaria por esse módulo do álccol, que geralmente é uma gambiarra dos infernos.

    []'s
    * Pois é rapaz, mão de obra aqui em SP é dificil, como a demanda é muito grande, os mecanicos (ou pode-se dizer centros automotivos) só querem saber de ficar trocando peça de golzinho, e acabam se limitando pois realmente nunca param para analisar / aprender sobre carros um pouco mais complexos.
    Por incrivel que pareça quando eu vou pro interior, prefiro mexer nos carros por lá, pois a mão de obra é muito melhor.

    * Vou procurar

    * foi uma das primeiras coisas que eu retirei, juntamente com o bloqueador ..... e o problema persiste.

    obs: agora a pouco, eu consegui fazer a leitura por codigo de erro com a sequencia que o pessoal falou lá no ranger clube
    amanha posto os resultados.

    obrigado pela dica
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de Orleans
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    Esses sintomas já aconteceram com um carro que tive exatamente como você está descrevendo, após trocar quase tudo acabei descobrindo que era o contato do fio terra do motor que estava oxidado, bastou uma boa limpeza pra ficar tudo 100%.

    Abraço
    Ford V6

  • #9
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    Acabei esquecendo... na minha Explorer também ocorreu isso de forma mais branda, não chegava a desligar, só não posso dizer com certeza qual foi o contato/encaixe que estava com problema, no desespero limpei todos.

    Abraço
    Ford V6

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Orleans Ver Post
    Acabei esquecendo... na minha Explorer também ocorreu isso de forma mais branda, não chegava a desligar, só não posso dizer com certeza qual foi o contato/encaixe que estava com problema, no desespero limpei todos.

    Abraço
    Olá amigo, obrigado pelo conselho
    vou rever os contatos..

    já gastei uma lata de spray limpando tudo, mas vou refazer o processo de limpeza e reavaliar se por ventura esqueci de algum contato.

    Abraços

  • #11
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    A minha faz isso na gasolina para esquentar pela manha.
    Quanod acaba o gaz as vezes embaralha cerca de 2 seguindos depois alinha.
    Acho que com o tempo de uso do gnv, os sensores passam a criar vicios de regulagem no gaz.

    Ja passei no scaner tambem e nada, agora vou começar a trocar os sensores.
    O de giro sob a polia do girabrequim e similar ao do Ford KA.

  • #12
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    Citação Postado originalmente por adams Ver Post
    A minha faz isso na gasolina para esquentar pela manha.
    Quanod acaba o gaz as vezes embaralha cerca de 2 seguindos depois alinha.
    Acho que com o tempo de uso do gnv, os sensores passam a criar vicios de regulagem no gaz.

    Ja passei no scaner tambem e nada, agora vou começar a trocar os sensores.
    O de giro sob a polia do girabrequim e similar ao do Ford KA.


    Olá adams, muita gente já me falou sobre os vicios do GNV no carro,
    até que ponto é verdade não sei, mas acredito que no meu caso não seja nada se tratando a vicio de GNV, pois eu evito ao maximo usar esse tipo de combustivel, particularmente não gosto.
    Acho que ao longo do ano (40.000km) eu não utilizei o gnv nem para 10% disto.

    O mais estranho é que a minha faz só quando está na temperatura ideal de trabalho, e nunca no GNV.
    O que me faz pensar que deve ser algo relacionado a sensores ou bico injetor.


    O que eu sempre usei com mais frequencia é alcool (sem misturas com gasolina), o GNV servia apenas pra ligar de manha, pois liga na primeira partida sem delongas, aquece o carro relativamente rapido e após uns 5 minutos já passava pro alcool, mantendo neste combustivel durante todo o dia, até novamente estacionar o carro na garagem.

    Eu consegui o manual de como identificar os codigos de erro pelo painel, estou acabando de traduzir os codigos e penso em disponibilizar esse material aqui para beneficiar outros donos de FORD.
    Estou desistindo de usar mão de obra "especializada", pois estou chegando a conclusão que só tem "espertalhões" nesta cidade.
    Já teve gente até me falando que teria que refazer os chicotes do carro a partir do modulo.

    Amanha eu vou novamente limpar todos os contatos, inclusive os que estão em lugares de dificil acesso (eu ainda nao tinha feito estes) e postarei tudo ainda no domingo.
    4X4 Brasil

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