22/11/09, 08:50
|
 |
Usuário
|
|
Data de Entrada: 13 de August de 2005
Local: Natal
|
|
|
Trocando a correia do motor
Sábado fim de tarde tive um problema no tensor da correia do motor (peça 5 da foto abaixo) o rolamento se "estrompou" deixando a correia folgada.
A +-1km de casa tem um autorizado MWM. Dá para ir rodando até lá sem a correia?
-Pela bomba d'água não tem problema, não vai dar tempo nem do óleo esquentar
-Fico com receio de estragar alguma coisa no sistema de DH. Existe esse risco? Ou o único "problema" na DH é ela ficar pesada?
O plano chegando lá seria eu mesmo colocar a correia no lugar e trocar o tensor.
Essa troca é simples como estou imaginando?
Só posicionar a correia e colocar o tensor novo no lugar?
Como avaliar a se a correia não ficou apertada/folgada demais?
Esse plano todo é para tentar chegar no trabalho na 2ª antes das 9. Se eu for procurar um mecânico, etc, etc, etc acredito que perco praticamente a manhã toda.
|

22/11/09, 10:17
|
 |
Usuário
|
|
Data de Entrada: 7 de December de 2004
Local: Brasília - DF
|
|
|
Thelmo .. não veio os anexos
Mas pelo q entendi, o tensionador que você fala que estourou é o da Correia POli V, correto?
Se for este mesmo .. ja fiz isso. No dia q estourou o meu rodei até chegar no local aonde realizei a troca. A troca é simples e rápida (sendo o rolamento que imagino)
Agora se ela estourou do nada, seria bom uma verificação nos demais tensionadores e rolamentos, além de dar uma inspecionada se o alternador está girando sem trancos.
Porque te falo isso, pq foi logo depois q estourou este rolamento que deu pau na minha bomba de vácuo e foi ela a causadora do estrago no rolamento.
|

22/11/09, 11:49
|
|
Usuário
|
|
Data de Entrada: 14 de October de 2009
Local: HERVAL - RS
|
|
|
Concordo com Pequeno Jr., aproveita e da uma olhada geral....
Quanto a avaliar a tensão da correia, esta é a função do próprio tensionador... não esquenta que ele resolve....kkk
Até..

22/11/09, 16:29
|
 |
Usuário
|
|
Data de Entrada: 25 de December de 2004
Local: Rio Grande - RS
|
|
|
A minha ocorreu isso e eu apenas troquei o rolamento da polia. Coloca um de 1a linha blindado à prova d'água.
R$14,00 troca.

22/11/09, 17:59
|
|
Usuário
|
|
Data de Entrada: 31 de August de 2009
Local: ILHA SOLTEIRA - SP
|
|
|
É isso aí Edin, já fiz tbem só a troca do rolamento, pq o tensor cpleto é caro. Se não me engano é um rolamento que tem em auto-elétrico.
|

22/11/09, 18:36
|
 |
Usuário
|
|
|
|
|
Melhorando a redação do meu problema...
O exatamente como comentado pelo Pq Jr o problema foi no rolamento do tensor.
Tirei o tensor completo agora a pouco, não consegui folgar o parafuso que prende o rolamento ao tensor. E apanhei um bocado para passar ele entre a Bomba dágua e a ventoinha, tive que forçar um pouco o hélice e fique com receio de quebrar alguma coisa.
Vou passar um monte de whitelub no parafuso do rolamento e amanhã tento soltar ele novamente.
Estou cismado se vou mesmo conseguir instalar a correia.
Bastar passar ela pelas polias e forçar o tensor para ela encaixar no lugar certo?
PS: Só quando estava desmontando o tensor foi que vi que ele tem uma mola que "garante" o aperto correto da correia.
|

22/11/09, 18:39
|
 |
Usuário
|
|
|
|
Citação:
Postado originalmente por Edintruder
A minha ocorreu isso e eu apenas troquei o rolamento da polia. Coloca um de 1a linha blindado à prova d'água.
R$14,00 troca.
|
A troca só do rolamento é simples ou precisa de alguma prensa, torneiro, etc?
|

22/11/09, 18:40
|
 |
Usuário
|
|
|
|
Citação:
Postado originalmente por Pequeno jr
Thelmo .. não veio os anexos
Mas pelo q entendi, o tensionador que você fala que estourou é o da Correia POli V, correto?
Se for este mesmo .. ja fiz isso. No dia q estourou o meu rodei até chegar no local aonde realizei a troca. A troca é simples e rápida (sendo o rolamento que imagino)
Agora se ela estourou do nada, seria bom uma verificação nos demais tensionadores e rolamentos, além de dar uma inspecionada se o alternador está girando sem trancos.
Porque te falo isso, pq foi logo depois q estourou este rolamento que deu pau na minha bomba de vácuo e foi ela a causadora do estrago no rolamento.
|
Aparentemente bomba de DH, de água, alternador e ventoinha estão ok, rodam macio e sem folgas, trancos ou barulhos.
|

22/11/09, 19:00
|
 |
Usuário
|
|
|
|
|
Segue uma foto do dito cujo.
PS: Interessante como consigo me enganar com o tamanho das peças nesse catálogo da ford inicialmente pensei que o rolamento do tensor seria +- do tamanho de um negresco!
Quando desmontei (e estava passando ele entre a BH2O e a ventoinha) foi que vi que é do tamanho de um Big Mac!
|

22/11/09, 19:07
|
 |
Usuário
|
|
Data de Entrada: 2 de June de 2008
Local: Juazeiro do Norte - CE
|
|
|
Thelmo, por desencargo de consciência, se os rolamentos restantes foram relativamente baratos como o que vc vai trocar agora, aproveite e troque TODOS.
Gastará um pouco mais, mas se livra de qualquer dúvida e problemas futuros.
Abraços!
|
|
| Modos de Exibição |
Modo Linear
|
Permissões
|