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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Hercules Costa
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    09/12/2008
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    Pra onde vai o óleo???JPX queimando óleo D+...




    Olá Pessoal, recentemente fiz um serviço geral no meu JPX, suspensao, elétrica, freios, tração, arrefecimento e o cabeçote do motor. Tudo ficou funcionando blz, o desenvolvimento do J e a força do motor aparentemente estão normais e n está superaquecendo tb. Entretanto ao fazer uma pequena viagem de 350KM, o motor consumiu 2,5L de óleo, fiquei assustado, e acredito que isso n é normal. Verifiquei se existe algum vazamento de óleo, e não há. Percebi também que a água tem sido consumida tb de forma muito rápida. Um amigo comentou comigo que o consumo de óleo no J realmente é alto, mas mesmo assim percebo que existe algo de estranho. Alguém já passou por uma situação parecida, ou pode me dar alguma informação do deve estar a acontecer...

    Muito Grato, Hércules

  • #2
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Hercules
    Para um consumo tão alto, pode ser por folga no eixo da turbina . Além de uma fumaça azulada , um cheiro desagradável de oleo recozido(não queimado) é sintoma.
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

  • #3

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    Como nosso amigo joão ja disse , pode ser folga no eixo da turbina , o meu , de água , consumia bastante mesmo , pois esse motor é assim mesmo , agora óleo era normal!
    O meu 2º Jota dava problemas em TODAS , TODAS as viagens que ia , esquentava , furava alguma mangueira , vazava e não parava , uma vez ficamos parados num posto umas 5 horas tentando arrumar , mesmo assim , ficou meia boca, depois soltou a mangueira da turbina , nossa , ficou sainda uma fumaceira , e não andava nada , ai montou , e ficou joia , mas o meu 1º , nunca deu problema.
    Ainda bem que já vendi! !
    ,Mas , ele é um jipe otimo , só o motor que enche o saco , mas o resto é tranquilo!
    Valeu!
    4X4 Brasil
    MINHA ASSINATURA ESTÁ DE GREVE

  • #4
    Usuário Avatar de Eduardo Tescarollo
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    22/01/2007
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    Quanto ao consumo de óleo já te deram as dicas, mas quanto ao consumo de agua, não tem essa de que este motor consome agua, se esta sumindo tem alguma coisa errada, se estoura mangueira tem pressão passando para o sistema, pode verificar que voçê vai achar algum vazamento nas mangueiras ou radiador, tambem pode ser junta de cabeçote, mas como voçê diz que foi feito o cabeçote não deve ser (tomara)

    Abs
    LR DEFENDER 90 2002

  • #5
    Usuário Avatar de Hercules Costa
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    Muito obrigado caros joteiros, realmente notei um pouco de óleo abaixo da turbina, e espero mesmo que nada de mais grave tenha acontecido ao motor ou cabeçote.
    Mas gostaria de fazer uma outra pergunta, se eu ficar atento ao'nível de óleo, eu posso viajar com ele, é pq preciso levar o J até o mecânico no Rio de Janeiro dá uns 150km de onde estou. Pois aparentemente o funcionamento em geral está normal, exceto pelo sumiço do óleo e da água?

  • #6

    Gustavinho abre oficina em São Pedro

    Citação Postado originalmente por Hercules Costa Ver Post
    Muito obrigado caros joteiros, realmente notei um pouco de óleo abaixo da turbina, e espero mesmo que nada de mais grave tenha acontecido ao motor ou cabeçote.
    Mas gostaria de fazer uma outra pergunta, se eu ficar atento ao'nível de óleo, eu posso viajar com ele, é pq preciso levar o J até o mecânico no Rio de Janeiro dá uns 150km de onde estou. Pois aparentemente o funcionamento em geral está normal, exceto pelo sumiço do óleo e da água?

    AMigo o Gustavinho da antiga mgl abriu a 15 dias uma oficina em são pedro da aldeia derrepente seria mais perto pra vc ok e outro bom motivo é q el eé especialista em JPX

    Abraços Do Urso

  • #7
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    OPA , Hercules , se o Gustavinho voltou é bom , pois entende prá caramba de JPX.

    Se passar lá diga que mandei um abração
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

  • #8
    Usuário Avatar de leogc
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    salve amigos....

    em relação ao óleo...concordo com todo mundo...

    já a água pode estar vazando pela tampa do reservatório de expansão (aquelas tampas originais são uma merda) ou por pequenos vazamentos no radiador. no meu jota, vc só percebe um pequeno vazamento pelo radiador quando ele está com o motor quente...tem alguma coisa a ver com a dilatação do radiador....

    (antes que alguem sacaneie) ainda bem que ele não tem andado...assim não esquenta e não vaza água!!!

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #9
    Moderador Avatar de gvogetta
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    Citação Postado originalmente por Marcelo luz Ver Post
    AMigo o Gustavinho da antiga mgl abriu a 15 dias uma oficina em são pedro da aldeia derrepente seria mais perto pra vc ok e outro bom motivo é q el eé especialista em JPX

    Abraços Do Urso
    Salve Marcelo,

    Se puder, e souber, posta o nome, endereço e telefone da nova oficina do Gustavinho, pois tenho certeza que tem muito Jota no Rio precisando dele...

    Abraço,



  • #10
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    Caro Hércules,

    Não quero te desanimar, mas 2,5L de óleo num trecho de 350Km me parece ser algo mais do que um vazamento no eixo da turbina (conforme suspeitou o João)... Pode até estar vazando lá também (e daí a baba de óleo que vc encontrou perto da turbina).

    Uma vez tive um vazamento pelo eixo da turbina, quando o motor do Panzer ainda era o original. O eixo erodiu logo no início de uma viagem. A parte de fora da carcaça virou uma meleca de óleo, que escorria pelo motor e mangueiras próximas. Pela sujeira parecia vazar bastante, mas medindo o nível, notei que era pouco o volume que vazava. Percorri quase 1500 Km com o motor daquele jeito e ia controlando o nível do óleo: não baixava mais do que 1L a cada 500-600 Km, apesar de "visualmente" aparentar estar vazando bem mais...

    Vc não falou, mas notou alguma diferença na fumaça da viatura (cor, volume ??). Como você cita que fez cabeçote recentemente, creio que pode ser problema na montagem e o jipe pode estar queimando óleo. Verifique se a saída do escape, por dentro, está com vestígios de óleo... Veja também se a água do reservatório de expansão está borbulhando (bolhas de ar). Pode ser que seja problema com a junta de cabeçote (rompida, passando pressão para o sistema de arrefecimento - que por isso pode estar despejando a água fora).

    Sugiro verificar junto a quem fez o serviço.



  • #11
    Usuário Avatar de Hercules Costa
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    Caro Getúlio,

    Nos ultimos tempos eu continuei andando com o Jota contolando o nível de óleo e água, pois não tenho conseguido contactar o mecânico que trabalhou no carro, que deixou de trabalhar com mecânica. Em relação a água do reservatório, percebi que nos ultimos dias que a água tem borbulhado sim e está havendo passagem de pressão pro sistema de arrefecimento. Outros problemas surgiram como vazamento de diesel em um dos bicos injetores, a fumaça está esbranquiçada havendo um volume maior apenas durante a partida, apos algum tempo ela normaliza. A potencia do motor aparentemente não está alterada. Estou seriamente preocupado pois é o único veículo que tenho e estou trabalhando e morando em Rio Claro-RJ. E não sei sobre mecânicos que possam me dar um diagnóstico da situação nas proximidades ou até mesmo no Rio de Janeiro. São Pedro da Aldeia fica razoávelmente distante e eu não tenho o contato do Gustavo em São Pedro da Aldeia. Gostaria de informações de oficinas ou mecânicos que possam dar uma verificada no Jota pra me tirar dessa enrrascada, pois já gastei uma boa grana nos últimos serviços, que diga-se de passagem deixaram a desejar, e acredito que realmente houve problemas na montagem do motor, entretanto o mecânico responsável pelo serviço sumiu.

    vlw pelas dicas pessoal

    um grande abraço

  • #12
    Usuário Avatar de leogc
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    Hercules,

    Realmente aqui no rio estamos órfãos de mecanicos de jpx....

    Uns amigos aqui do rio foram socorridos aí na Bocaína por um pessoal de volta redonda, um deles era mecanico de jipes, parece que ele é bem famoso por aí...talvez valeria a pena tentar o contato....

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

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