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Convex Datacenter
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  • #1
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    24/07/2005
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    Thumbs down A incrível saga da ZJ que não tem conserto




    Caros,

    Durante muito tempo fui defensor das Grand Cherokees. O tempo todo escutei o que todos nós eventualmente escutamos: que a manutenção é cara, que as peças são difíceis de achar, esse tipo de coisa.

    Pois bem, eu me rendo. Admito que eles podem ter razão: eu tenho uma Grand Cherokee que não tem solução.

    Tudo começou no carnaval deste ano: liguei o carro pela manhã da quarta feira de cinzas e senti o carro engasgando. Saí da garagem e a luz do Check Engine acendeu. Parei e fui verificar o código: 27 (falha na injeção de combustível). Achei que seria algo simples, mas ledo engano. Andei mais um pouco e o carro voltava ao normal, para logo depois voltar a engasgar e acender a luz do Security. O carro ficou uma merda.

    Resumo da ópera: passei por 5 oficinas diferentes, sem que ninguém descubra o problema. Abaixo, o histórico da saga. Minha vontade no momento, é jogar esse carro de um penhasco.

    Oficina: CABEÇA, em Diadema tempo com o carro: 1 dia
    Foi a primeira oficina em que fui, mecânico de confiança de um amigo meu. O cara olhou e foi categórico: "só pode ser a bomba de combustível".
    Solução: bomba de combustivel nova, 180 reais. MO: 150,00
    Conclusão: o sujeito não manja nada de Jeep, pulei fora dali rapidinho.
    Resultado: Nenhum, não mudou NADA, mas eu estava com uma bomba nova e 330 reais a menos no bolso.

    Oficina: MACK, na Saúde tempo com o carro: 3 dias
    Essa é minha oficina de confiança para carros que não são Jeep. O mecânico foi muito atencioso e verificou que 2 cilindros estavam falhando. Abriram e as peneirinhas estavam destruidas. As velas estavam encharcadas.
    Solução: troca das peneiras dos bicos e velas, limpeza dos bicos, 300 reais. MO: 200,00
    Conclusão: o sujeito não manja nada de Jeep, mas pelo menos é honesto: não quis cobrar pela MO. Paguei pelas peças. Ele me encaminhou para a 3a. oficina que segundo ele, tem um scanner apropriado e resolveria meu problema.
    Resultado: Nenhum, não mudou NADA.

    Oficina: JOSMAR, na Saúde tempo com o carro: 10 dias
    Sujeito famoso com uma oficina enorme, supostamente "especializada em injeção". Em uma hora já deu o diagnóstico: "É o módulo de injeção". Tem conserto? Tem, precisa de 3 dias e custa 1500,00. Topei, achando que ia resolver.
    Solução: reparo do módulo de injeção por 1500,00
    Conclusão: Me enrolou por 10 dias com a promessa de que "amanhã ou depois já acertamos isso". Depois de uma semana dessa lenga lenga, minha paciência acabaou e tirei meu carro de lá. O cara é um picareta de marca maior. Não paguei um tostão.

    Oficina: Carlinhos, no Brooklin tempo com o carro: 30 dias
    Esse foi indicado pelo Wallace para fazer a manutenção periódica da ZJ. Pensei: quem sabe esse cara não consegue descobrir o que tem meu carro de errado? Liguei pra ele e fui muito bem atendido. Sujeito honesto, mas sem estrutura. Examinou o carro por uns 2 dias e confirmou que o problema era no módulo mesmo. Levou no seu especialista em módulo, o Cláudio.
    Solução: reparo do módulo de injeção por 800,00
    Conclusão: Ficou com meu carro por 30 dias, mas no final entregou os pontos: não conseguiu descobrir o problema e meu devloveu o carro, igualzinho ao começo. O Cláudio revisou o módulo e declarou que não tem nada de errado com ele. O problema era em outro lugar, talvez o chicote. Ele não era capaz de descobrir, declarou.
    Resultado: Nenhum, não mudou NADA. Mas não me cobrou nada.

    Oficina: ITATIAIA, em Alphaville tempo com o carro: 50 dias + 20 dias e contando
    Cansado de toda essa história, resolvi chutar o balde: vou levar na concessionária. Não importa o quanto custe, lá els COM CERTEZA descobrirão o problema e resolverão e terei minha ZJ de volta.
    Solução: depois de 30 dias "diagnosticando", falaram que era o chicote. Preventivamente, queriam trocar as velas (novinhas), os cabos e, pasmem, os bicos injetores. O orçamento ficava uns 16 mil reais, mas eu poderia levar as peças e pagar só pela MO, cerca de 1200,00 pela troca do chicote e 980,00 pelo resto.
    Conclusão: Arrumei um chicote (cerca de 2 mil reais, consegui um por 100 dolares em perfeito estado), mas recusei a troca dos bicos, pois todos eles estavam pulsando. A oficina concordou e efetuou a troca do chicote. Me entregaram o carro, liguei e funcionou perfeitamente!
    Feliz da vida, fui no caixa pagar os 1200 reais. Voltei ao carro e dirigi feliz até a minha casa pela Castelo Branco quando....A LUZ DO SECURITY ACENDEU! PQP!

    O carro esgasgou, piscou o Check, começou a alternar com Security...enfim estava RIGOROSAMENTE do mesmo jeito.

    Resultado: Nenhum, não mudou NADA. Mas eu paguei cerca de 1200 reais.

    Liguei para a Itatiaia e eles mandaram uma plataforma buscar o carro no dia seguinte. Estão há VINTE dias "diagnosticando"novamente para ver o que acontece. Agora, estão dizendo que provavelmente é o módulo BCM. Mas que não tem certeza....

    Senhores, depois de tantos anos dando alegria, sou obrigado a me render: esse carro realmente é uma merda pra conseguir arrumar. A gente sabe quando tá osso quando o dono quer arrumar, não se importa se é caro, mas mesmo assim, ninguém resolve.

    Meus últimos impulsos foram vender o carro como sucata, empurrar da ladeira...
    Já até comprei outro carro pras minhas aventuras. De JEEP eu desisti.

  • #2
    Primeira coisa que EU faria:

    Arrumaria uma ZJ exatamente igual a tua - Uma busca no fórum poderia ajudar - e começaria trocando todas as peças de ignição do seu carro. Ou seja: Tiraria do carro doador e colocaria as do seu carro nele.

    Um por um até achar o defeito.

    Abs

  • #3
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
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    Olá Roger !! se o seu Jeep for equipado com sistema de acelerador eletrônico,e corpo de borboleta motorizado ( TBM ) . vale a pena dar uma verificada nesses intens .
    Boa sorte !!
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #4
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
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    Roger,

    É uma pena o que vem acontecendo com a sua ZJ, é prá desanimar mesmo depois de tanto gasto sem ver a solução do problema. Mas eu acho mais provável conseguir encontrar a solução do seu problema em um oficina que em concessionária. Eu tentaria conversar com o Reinaldo da Motorlodge ou falar com o pessoal da AGIII, quem sabe eles resolvem.

    []´s

  • #5
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    Senhores, obrigado pelo apoio

    Samuka e Marcelo, esqueci um detalhe importante: a minha é uma ZJ 5.2 V8 1994/1995 canadense
    É bem difícil arrumar outra, ainda mais uma cujo dono se disponha a perder esse tempo comigo.

    Ronaldo, ainda estou esperando a Itatiaia acabar de "diagnosticar", antes de procurar outra oficina, mas a MotorLodge ou a AG3 eram realmente meus próximos passos. A Ag3 fica bem perto de casa, e ouvi falar bem deles.

    Outra solução que imaginei seria substituir o sistema de injeção de combustivel por uma injeção nova, do tipo Fueltech...pois é, estou tão de saco cheio que até perder a injeção original estou topando. Mas o medo é que eu perca outras funções do carro fazendo isso.

    obs: Enquanto isso, a Pajero é só alegria...(não me batam, por favor!)
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de Walther
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    Roger, não conheço os caras da AG3 até porque moro em Brasília, mas já lí muita coisa boa sobre essa oficina. Eu levaria seu carro lá.
    Boa sorte.
    Pajero Sport 3.0, 2002, preta.

  • #7
    Amigo, é uma pena mesmo o que está a contecendo com a sua ZJ.
    Estou (ou estava!) todo empolgado a procura de uma XJ para mim e seu tópico me fez congelar a espinha.
    Sobre a fueltech, acho viável mesmo que você faça um orçamento, pois no seu caso é considerável gastar um pouco mais, mas que seja pela última vez e que seu carro funcione e que você não fique mais levando sua cheroka para passear de mecânico em mecânico.
    No decorrer das andanças, vá postando para nós o que acontece, estou curioso para saber o que a ITATIAIA vai dizer.
    Antes de ir, só para você saber, fiz um orçamento na fueltech para por unjeção eletrônica no meu BF-161m, eles orçaram em 3 mil reais (tinha que por desde bomba submersa até bobina especial). No seu caso, você ja tem bicos e bombas, porém seu motor é um 8cil. Chuto uns 4 mil um orçamento lá.


    Grande abraço amigo e boa sorte!!

  • #8
    Roger saca fora esse motor, coloca um de C20 carburado e pau nela.

    Puta que problema hein Roger essa idéia do Rodrigo de trocar as peças é bem boa e ir testando para ver....O problema é arrumar alguem que tenha uma igual, talves de clientes dos proprios mecanicos que vocÊ levou.

    Eu Ja fiz isso uma uma vez com um carro da fiat. colocamos lado a lado e conseguimos descobrir o problema.

    Mas na pior Hipotese antes de colocar fora o carro, é vocÊ se tiver saco ainda procurar um motor de zj, e quem sabe trocar o motor completo em um desmanche?

    O Problema maior é que mesmo você consertando, você perde a confiança no automóvel.

    Quanto a sua pajero, eu concordo com você, na minha modesta opinião carro mesmo é Japones ou Alemão... Nunca tive experiÊncia Ruin com essas marcas. Porém eu insisto no Jeep, pois sou apaixonado desde criança por Isso: OIIIIIIO

  • #9
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    uhaeuhaeuhaeuhaeuhae essa ideía do carburado, dá vontade mesmo viu...
    MARCELOLUCHESI, se o problema fosse motor eu até conseguiria resolver, o problema é eletrônico mesmo...é alguma coisa no módulo ou no caminho dele que está dando pau. Digo isso porque o carro tem períodos de alternancia entre BOM, CHECK ENGINE e SECURITY. Ao andar o carro fica variando entre esses 3 estados.

    O problema tb de colocar duas ZJs iguais e ir testando é que, mesmo supondo que eu ache outro doido que comprou uma importada independente como a minha em 95, se o problema for mesmo o tal do BCM (Body Control Module), se tirar de uma e colocar na outra parece que não funciona, cada uma delas é programada pro VIN do carro, me parece...se for assim não saberei justamente se é o módulo ou o caminho do sinal do módulo, já q ele não irá funcionar de qqer jeito

  • #10
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
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    Citação Postado originalmente por Zuriel Ver Post
    Amigo, é uma pena mesmo o que está a contecendo com a sua ZJ.
    Estou (ou estava!) todo empolgado a procura de uma XJ para mim e seu tópico me fez congelar a espinha.
    A mecanica da XJ e da ZJ são totalmemte diferentes, motor, cambio, eixos, t-case, não tem nada a ver uma com a outra. O que não significa que um problema desses não possa acontecer em uma XJ também.

    []´s

  • #11
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
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    Citação Postado originalmente por Roger XJ Ver Post

    O problema tb de colocar duas ZJs iguais e ir testando é que, mesmo supondo que eu ache outro doido que comprou uma importada independente como a minha em 95, se o problema for mesmo o tal do BCM (Body Control Module), se tirar de uma e colocar na outra parece que não funciona, cada uma delas é programada pro VIN do carro, me parece...se for assim não saberei justamente se é o módulo ou o caminho do sinal do módulo, já q ele não irá funcionar de qqer jeito
    Exatamente, vai tudo bem até chegar no módulo... aí é sem chance.

    []´s

  • #12
    Cara,

    Você está desesperado. E isso é ruim nessas horas.

    Eu já trabalhei em oficina. Seja uma Cheroka ou um Palio, cada carro pode apresentar o seu defeito "sinistro", passar por várias oficinas sem obter solução rápida. Vai por mim...

    Lembre-se que seu carro tem 15 anos de estrada... Alguns contatos, soldas, fiação, etc, tem que haver alguma coisinha danificada ou que "soltou".. Quem sabe, até o catalisador que despedaçou ou entupiu?

    Uma coisa é certa: problemas "caros" e "grandes", você descobre rapidinho. Seu carro deve ter é algo pequeno e barato de se resolver. Quando achar o ponto, você vai até rir e dizer "PQP, porque não checaram isso primeiro?"

    Não desanime.. todo carro tem sua hora de fazer um C... doce e depois voltar a dar felicidade.

    abraço e boa sorte.

    Abaixo, alguns exemplos:

    Vectra 1998 com 15000 km rodados parou do nada, nem concessionárias fazia o carro funcionar: semanas até descobrirem que era o catalisador.

    Pontiac Grand AM, impecável, queimava redondinho e, do nada, funcionava só 2 cilindros: 1 ano parado!!!! Até descobrirem que uma travinha que segurava o distribuidor teimava em pular (pelo desgaste) então o eixo de distribuição mexia fazendo com o que determinados cilindros não queimassem. Isso só acontecia com o carro em velocidade. Com o carro parado ela estava lá no lugarzinho dela...

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