05/11/08, 20:57
|
 |
Usuário
|
|
Data de Entrada: 4 de February de 2006
Local: Itapecerica da Serra/ Guaratinguetá - SP
|
|
|
Baja SAE 2009
All,
Bom, decidi criar esse tópico como uma maneira de integrar os foristas que também desenvolvem o projeto em suas faculdades, ou tem parentes, conhecidos que participam dos eventos da SAE.
Para quem não conhece, o BAJA SAE é uma competição estudantil organizada pela SAE Brasil, onde os estudantes de engenharia são desafiados à projetar, construir e testar veículos off road monopostos capazes de vencer os mais diversos terrenos, seguindo rígidas normas de segurança, visando a produção em massa, baixos custos, praticidade de manutenção, conforto e etc ...
Apenas me apresentando : Sou aluno de Engenharia mecânica da Unesp-Guaratinguetá e desde o ano passado faço parte da equipe Piratas do Vale Baja SAE, apesar de ter uma "bagagem" imensa que aprendi com os CJ´s, ainda estou aprendendo muito com o desenvolvimento de nosso novo projeto.
()´s

06/11/08, 21:20
|
 |
Usuário
|
|
|
|
Então Elmer,
Minha intenção à princípio é fazer igual aos tópicos do pirate, onde todo ano rola um tópico com o pessoal trocando informações do projeto, mostrando o desenvolvimento do mesmo e comentários á respeito da competição..... É quase um reality show .... Por isso a abertura de um novo tópico e não a continuação do mesmo...
Aliás, se quiser arrumar confusão com a galera, é só transferir o tópico para a secção de "Gaiola" ou chamar o protótipo de "carrinho"  creio que não é só aqui na minha equipe que o pessoal fica na fúria quando são usadas essas denominações ...
Abraço

11/11/08, 14:57
|
 |
Usuário
|
|
Data de Entrada: 17 de January de 2008
Local: Jundiaí / SBC - SP
|
|
Olá Denis, eu estou pensando em entrar para a equipe de minha faculdade, só não sei se posso contribuir com muita coisa... Apesar que só por já ter um certo conhecimento off-road acho que ajuda. Só não entrei ainda porque provavalmente só ficaria lavando o baja depois da corrida!!
Gostaria de saber se você acha que vale ou não a pena participar de uma equipe de baja pelo que aprende/contribui.
Eu estudo na FEI e pelo que vejo eles tem muitos títulos inclusive 2 últimos mundiais, não sei se realmente os caras são brilhantes, mas parece que a faculdade não polpa investimentos...
[]s

11/11/08, 20:51
|
 |
Usuário
|
|
|
|
Citação:
Postado originalmente por zelucas
Olá Denis, eu estou pensando em entrar para a equipe de minha faculdade, só não sei se posso contribuir com muita coisa... Apesar que só por já ter um certo conhecimento off-road acho que ajuda. Só não entrei ainda porque provavalmente só ficaria lavando o baja depois da corrida!!
Gostaria de saber se você acha que vale ou não a pena participar de uma equipe de baja pelo que aprende/contribui.
Eu estudo na FEI e pelo que vejo eles tem muitos títulos inclusive 2 últimos mundiais, não sei se realmente os caras são brilhantes, mas parece que a faculdade não polpa investimentos...
[]s
|
Zé,
Bom cara, vc deve saber que ninguém entra nas equipe já projetando, fazendo peças e etc... sempre tem um período de aprendizagem, para a galera se familiarizar com o projeto, as instalações e etc.... na minha equipe mesmo, eu já praticava off road à muito tempo e tive de começar do zero quase... diferentemente de um Jeep, o baja é muito mais exigente na qualidade dos serviços e etc... Mas isso é todo mundo, muitos outros membros da equipe já haviam trabalhado como mecanicos profissionais, com metalurgia e etc... isso não os livrou de ter de lavar o carro
Sou suspeito para falar, mas aprendi muito na equipe, não apenas na parte de projetos em si, mas também com o desenvolvimento em geral.... sabe como é : instituição do estado não é muito fã de apoiar tais projetos... aí toca a galera correr atrás de patrocínio, pesquisa de preços, soluções... enfim, ao meu ver é uma simulação real do que se vê no mercado de trabalho...
Pô, sacanagem, né ??? FEI é covardia...  não bastanto os investimentos ( umas 5 vezes( ou mais) maior do que o da maioria das equipes), o curso voltado para a área de automobilística ajuda muito..... Mas em relação à outras equipes "top" eles são bem simpáticos .... hahaha
abraço

11/11/08, 21:16
|
 |
Usuário
|
|
Data de Entrada: 12 de March de 2003
Local: Lavras/São João del Rei - MG
|
|
|
olá,
estamos reativando o projeto na nossa faculdade agora, desde o começo do ano, estamos projetando e correndo atraz d patrocinio... como o Denis disse, nas faculdades publicas é mais complicado arrumar grana... pra nossa equipe que esta começando agora intão nem se fala...
zé lucas,
com certeza vale a pena... aprende-se muito! calculos de projeto que nem imaginava, trabalho em equipe e uma coisa que axo muito legal que é treinar bastante a parte administrativa.. vc corre atraz d patrocinio, conversa com várias pessoas, corre atraz de preços melhores...
estamos a todo vapor aqui tentando ter o carro pra março! infelismente estamos meio agarrados por causa de $$...
esta sendo uma experiencia e tanto!
abraços
|

12/11/08, 00:41
|
 |
Usuário
|
|
|
|
Citação:
Postado originalmente por Pedro Bachir
olá,
estamos reativando o projeto na nossa faculdade agora, desde o começo do ano, estamos projetando e correndo atraz d patrocinio... como o Denis disse, nas faculdades publicas é mais complicado arrumar grana... pra nossa equipe que esta começando agora intão nem se fala...
zé lucas,
com certeza vale a pena... aprende-se muito! calculos de projeto que nem imaginava, trabalho em equipe e uma coisa que axo muito legal que é treinar bastante a parte administrativa.. vc corre atraz d patrocinio, conversa com várias pessoas, corre atraz de preços melhores...
estamos a todo vapor aqui tentando ter o carro pra março! infelismente estamos meio agarrados por causa de $$...
esta sendo uma experiencia e tanto!
abraços
|
Pedro,
Bom, pelo jeito teremos mais uma federal mineira participando, além da UFMG e UniFEI .... E quanto aos prazos, não se preocupe, que boa parte das equipes deixam pra acertar os últimos detalhe no dia da competição mesmo.... (Ou vocês acham que o fluído de freio é o ano inteiro mais caro em piracicaba ??  )
Não bastando ser mais "curta", a verba em instituições públicas é bem mais complicada de gastar... prazos, notas, processos, ...tudo isso toma muito mais tempo e atenção do que se imagina.....
Qualquer novidades é só postar por aqui....
Abraço

12/11/08, 22:19
|
 |
Usuário
|
|
|
|
Citação:
Postado originalmente por Denis Takashi
Não bastando ser mais "curta", a verba em instituições públicas é bem mais complicada de gastar... prazos, notas, processos, ...tudo isso toma muito mais tempo e atenção do que se imagina.....
|
com certeza!! jah temos a verba para as partes basicas do carro (ferramentas, motor, cvt, roll cage...), mas pra poder usar essa verba, temos que pegar orçamento de pelo menos 3 lugares diferentes, cheio das burocracias....
a, e temos que gastar essa verba antes do ano que vem tb! se não fosse a quantidade de exigencias seria fácil, mas com toda essa burocracia fica demorado...
o cvt tb é complicado por ser importado...
mas se Deus quizé em março estaremos competindo lá! estamos lutando por isso!
[]'s
|

12/11/08, 23:22
|
 |
Usuário
|
|
|
|
Citação:
Postado originalmente por Pedro Bachir
com certeza!! jah temos a verba para as partes basicas do carro (ferramentas, motor, cvt, roll cage...), mas pra poder usar essa verba, temos que pegar orçamento de pelo menos 3 lugares diferentes, cheio das burocracias....
a, e temos que gastar essa verba antes do ano que vem tb! se não fosse a quantidade de exigencias seria fácil, mas com toda essa burocracia fica demorado...
o cvt tb é complicado por ser importado...
mas se Deus quizé em março estaremos competindo lá! estamos lutando por isso!
[]'s
|
Putz !! Pelo jeito a novela só muda de lugar .... quando as compras são por adiantamento tem toda essa burocracia de descrever a nota, pesquisas, telefones, nomes, preços.... mas o pior de tudo é quando é por licitação .... certo que é o financeiro da facul que corre atrás, mas se a descrição estiver pouca coisa errada as peças já vem erradas... sem contar que a empresa tem que ter CNPJ limpo e etc....
Como o nosso CVT "explodiu" no ultimo enduro, estamos correndo atrás da CVTech pro programa de apoio às equipes...... o problema é que se dermos sorte, ele só chega em janeiro ... aí já imaginou né ?? Carro pode até estar pronto, mas sem o CVT não roda....
Esperamos estar em Piracicaba em março também... projeto novo em desenvolvimento...
abraço

13/11/08, 11:21
|
 |
Usuário
|
|
|
|
Citação:
Postado originalmente por Denis Takashi
Putz !! Pelo jeito a novela só muda de lugar .... quando as compras são por adiantamento tem toda essa burocracia de descrever a nota, pesquisas, telefones, nomes, preços.... mas o pior de tudo é quando é por licitação .... certo que é o financeiro da facul que corre atrás, mas se a descrição estiver pouca coisa errada as peças já vem erradas... sem contar que a empresa tem que ter CNPJ limpo e etc....
Como o nosso CVT "explodiu" no ultimo enduro, estamos correndo atrás da CVTech pro programa de apoio às equipes...... o problema é que se dermos sorte, ele só chega em janeiro ... aí já imaginou né ?? Carro pode até estar pronto, mas sem o CVT não roda....
Esperamos estar em Piracicaba em março também... projeto novo em desenvolvimento...
abraço
|
estamos atraz do cvtech tb! estive olhando um comet numa loja lah dos EUA fica numas 1000 doletas pra trazer...
|
| Opções do Tópico |
|
|
| Modos de Exibição |
Modo Linear
|
Permissões
|