x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32
  • #1
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0

    Engesa F2 - Diesel - 93 - "Ursus"




    Fazia tempo que eu estava querendo postar o meu sonho de adolescência para a Frota 4x4Brasil....
    Hoje estou com tempo e sem sono..
    Então vamos lá :

    Engesa F2 - EE12 - Diesel - 93 - "Ursus"

    O Ursus chegou assim deste jeito:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa F2 - Diesel - 93 - "Ursus"-sm_150_5099.jpg  
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #2
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Breve histórico:

    A documentação marca 1993, quando, segundo informações, ele saiu da fábrica (infelizmente o governo da época conseguiu falir a Engesa) somente em 1997, com motor original Perkins Q20B. Faltava vários componentes e o primeiro dono teve que completar a montagem para retirá-lo, ou seja, ficou empoeirado na linha de 93 até 97.
    Em outras palavras, essa viatura começou a rodar somente em 97.

    O termo "Ursus" também veio de seu primeiro dono. Inspirado em uma marca de um excelente trator russo ou polonês da época de sua adolescência, tratou dos mínimos detalhes com capricho.
    Tanto nos acabamentos que vc irá ver a seguir como no motor, rapidamente substituído por um eficiente MWM 2.8 Sprint - TCA 4.07, turbo intercoolado. E um adesivo foi colado no capô lembrando o seu trator da época...Foi assim que ele chegou.

    Não sou chegado em adesivos, mas tive dó de arrancá-lo sobre a pintura PU novinha, com medo de que estragasse. No fim, até me acostumei. O pessoal olha desconfiado, hehehe

    Eu estava há 2 anos fuçando jornais e internet atrás de um engesa (tinha que ser o F2 !) e estava para vender meu carro e embarcar nessa. ..
    (Nesse momento que estou escrevendo, o Lucas dá aquele chorinho pontual da meia noite..)
    No fim das contas, estava disposto a pegar um engesa F1 bem ruizinho e fazer reforma do meu jeito, quando inesperadamente meu pai me fez uma baita surpresa! Um F2 diesel, negro, na garagem! Uma surpresa!
    Meu pai não tem costume de dar presentes que não sejam de extrema necessidade. Isso foi realmente uma enorme supresa !

    E pelo visto parece que terei de disputar o volante com meu filhote Lucas (futuramente poderá estar lendo isso aqui....)

    Agora chega de papo e vamos aos detalhes:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa F2 - Diesel - 93 - "Ursus"-sm_150_5085.jpg   Engesa F2 - Diesel - 93 - "Ursus"-sm_fotos_-2004-01-12_147.jpg  
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #3
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Objetivo para este carro: Trabalho, Viagens e Trilhas Leves

    Motor Atual: MWM Sprint 2.8 TCA4.07, turbo e intercooler, 5 válvulas por cilindro
    Potência máx.: 132CV@3600RPM
    Torque máx.33kgf@1800RPM

    Transmissão: Clarck 5 marchas modelo 240V
    Relações:
    Primeira - 1:6,89
    Segunda - 1:3,92
    Terceira - 1:2,34
    Quarta - 1:1,49
    Quinta - 1:1,00
    Ré - 1:6,99

    Diferencial Dianteiro de Pickup Chevrolet C20, relação 11/43 (1:3,909)(A CONFIRMAR) - com bloqueio progressivo (me tirou de alguns apuros)
    Pelo que me consta, não é o original engesa.

    Diferencial Traseiro de Pickup Chevrolet C20, relação 11/43 (1:3,909) -(A CONFIRMAR) com bloqueio progressivo (Se eu tenho bloqueio traseiro, ainda não vi funcionando direito. Muito provável necessitar de reparo)
    Pelo que me consta, não é o original engesa.

    Pneus 31 pols R 15 - Uniroyal Laredo (me colocou em alguns apuros...)
    Rodas de liga leve aro 15 - tala 7,5 (não parece roda de jipe..)

    Molas e amortecedores cansados e desconhecidos

    Freios a disco dianteiros ( freia mas demora...)
    Freios a tambor traseiros (freia que é uma barbaridade)

    Buchas de poliuretano

    No geral, a mecânica e transmissão está excelente e noval.
    Detalhe para o eixo dianteiro, comendo irregularmente os pneus, principalmente o direito. E junta universal dos cardãns.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa F2 - Diesel - 93 - "Ursus"-sm_fotos_-2004-01-12_151.jpg  
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #4
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Outros:

    Guincho Elétrico Work com controle remoto
    Para-choque próprio para o guincho
    afastadores de para-lama de 10cms
    Bancos todos em Couro
    A/C
    acabamentos em alumínio no capô, parachoques e estribos.
    Tanque combustível em Inox - 80 litros (aos 75 litros a bóia não marca mais)
    Capota em Fibra
    Capô e Porta traseira com amortecedores cofap
    Limpador traseiro com esguicho
    Alarme controle remoto
    Insulfilm
    CD e módulo 1000W (não sou surdo...)
    GPS e Ipaq 3360
    Nobreak 600VA


    Impressões:
    Tem que respeitar ... quando turbina em 1kg, sai da frente!
    Sobe barranco na primeirinha com espantosa facilidade para um diesel.
    Consumo na estrada em torno de 8km/l com ar ligado. 7-8km/l na cidade.
    Velocidade passa dos 140km/s muito fácil (ou o velocímetro erra muito fácil)
    Estabilidade: para quê? (adoro ver a cara dos caronas depois um passeio...)
    Macio. Muito macio . Nem se compara com uma ranger nova.
    E é possível melhorar mais.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa F2 - Diesel - 93 - "Ursus"-sm_fotos_-2004-01-12_142.jpg   Engesa F2 - Diesel - 93 - "Ursus"-sm_fotos_-2004-01-12_141.jpg  
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #5
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Detalhe do interior:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa F2 - Diesel - 93 - "Ursus"-sm_fotos_-2004-01-12_163.jpg   Engesa F2 - Diesel - 93 - "Ursus"-sm_fotos_-2004-01-12_161.jpg  
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #6
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    O que já foi feito:

    Buchas novas, com miolo da S10 (senão não estou enganado). Faz um ano e até agora firmes. Aparentemente não perdeu curso de suspensão. Por outro lado, as molas ainda não são as corretas.

    Resolvido o problema de desgate irregular dianteiro do pneu.
    Os munhões foram usinados e resoldados, já com ângulo de caster de , senão engano, 12 graus, já prevendo uso de molas maiores (objetivo é subir 3 pols, por causa dos futuros 35"pols, sem aumentar calços de carroceria).

    barra e links da direção substituidos pelo conjunto da F1000.

    Braço pitman alongado (redução de 4 para 2,5 voltas no volante de batente a batente) e redução daquela "briga" no volante nas irregularidades.

    Pneus Maxsis Buck Shot Mudders 33"pol - Ficaram excelentes na questão de asfalto/terra. No asfalto eu esperava um pneu barulhento (como qualquer outro pneu garrudo), mas surpreendeu . Ruido pouca coisa maior do que um pneu STX. Na estrada de terra mostrou excelente agarre.
    Em trilha, só vai perder mesmo para os fronteira e os frederico 3k da vida...

    Acrescentado cibé com lâmpadas Osram Blue Cool. Logo o conjunto ótico também terá lâmpadas SuperBright.


    Futuros Projetos:

    Parte elétrica está um verdadeiro CAOS (antes de dezembro será feito)
    Novas molas (em pesquisas)
    Radiador maior
    mudança do filtro de ar, intercooler e A/C para permitir abrigar a segunda bateria
    2 baterias
    Snorkel em fibra
    Amortecedores Rancho ou similar com regulagens e controle interno
    Ar quente
    freio a disco na traseira e eixo semiflutuante
    novo suporte de estepe (deverá ser basculante a direita e abrigar o conjunto estepe, chave de roda, macaco e triângulo)
    Galão de combustível extra alemão e highlift
    Remodelação do banco traseiro para abrigar caixa de ferramentas
    e permitir sua reclinação total (sofá-cama, aumento de volume de carga)

    Tela de 7"pol LCD (para melhor uso de gps)
    mudança de Ipaq para um PC 800MHz ou 1.0GHz com Linux
    Monitoramento, instrumentação e controle manutenção via PC/Linux
    Antena omni com cartão de rede wireless

    hum... tubina TGV da ford ranger nova (em pesquisas..)

    Bancos tipo concha reclinável..
    Capota removível
    e por aeh vai...

    []'s - Chega por hoje....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa F2 - Diesel - 93 - "Ursus"-sm_fotos_-2004-03-07_101_784.jpg   Engesa F2 - Diesel - 93 - "Ursus"-sm_fotos_-2004-01-12_156.jpg  
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #7
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Agora com os pneus Buck Schot Mudders 33"pols...
    Alargador traseiro em modificações..
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa F2 - Diesel - 93 - "Ursus"-sm_ursus.jpg  
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #8
    Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    4,048
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por haundrich
    Tela de 7"pol LCD (para melhor uso de gps)
    mudança de Ipaq para um PC 800MHz ou 1.0GHz com Linux
    Monitoramento, instrumentação e controle manutenção via PC/Linux
    Antena omni com cartão de rede wireless
    Kirk para Enterprise... acionar!
    Fala amigo! Isso é um jipe ou uma nave espacial?

    Quanta coisa hein? Você não descansa mesmo!

    Abraços!
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #9
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    fala amigo...

    Pior que não. A idéia ficou depois que montei o nobreak e um PC dentro do jipe e instalei uma antena de 2 metros no parachoque traseiro, para rastrear aonde que estava passando um sinal de rede sem fio da minha casa a fábrica.

    O esquema de olhar o mapa do gps num ipaq de tela de 225x150 pixels já achei legal. E como painél não falta num engesa, então...

    Esses caras que gostam de Jornada nas Estrelas já não são muito normais não....heheheh

    "Life and Long Prosper"
    \\ //_
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #10
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Agora estou com um problema, por falta de conhecimento

    O amortecedor traseiro acabou de perder totalmente a ação, em função de que com a mola fraca, ele estava dando batente no próprio amortecedor., que no caso estava usando amortecedor de MB608.

    O amortecedor de F4000, pelas dimensões de aberto e fechados, são pouca coisa diferentes, principalmente fechado..

    Pergunto: Em vez de dar batente no amortecedor, não tinha antes que dar batente nas borrachas próprias para isso (aquelas de caminhão VW)?
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #11
    Fala Flávio !
    Parabéns , vc tem um excelente avião , que há tempos não vejo em um FII...hehehe. Brincadeiras a parte , vc tem sorte memso de ter um paizão e este achado nas mão .
    Guarde com carinho pois o herdeiro terá orgulho de pilotar o Engesa e mais orgulho ainda do Pai,
    Abraços.......

  • #12
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Valeus pelo incentivo, Alemão !
    []'s
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade