A documentação marca 1993, quando, segundo informações, ele saiu da fábrica (infelizmente o governo da época conseguiu falir a Engesa) somente em 1997, com motor original Perkins Q20B. Faltava vários componentes e o primeiro dono teve que completar a montagem para retirá-lo, ou seja, ficou empoeirado na linha de 93 até 97.
Em outras palavras, essa viatura começou a rodar somente em 97.
O termo "Ursus" também veio de seu primeiro dono. Inspirado em uma marca de um excelente trator russo ou polonês da época de sua adolescência, tratou dos mínimos detalhes com capricho.
Tanto nos acabamentos que vc irá ver a seguir como no motor, rapidamente substituído por um eficiente MWM 2.8 Sprint - TCA 4.07, turbo intercoolado. E um adesivo foi colado no capô lembrando o seu trator da época...Foi assim que ele chegou.
Não sou chegado em adesivos, mas tive dó de arrancá-lo sobre a pintura PU novinha, com medo de que estragasse. No fim, até me acostumei. O pessoal olha desconfiado, hehehe
Eu estava há 2 anos fuçando jornais e internet atrás de um engesa (tinha que ser o F2 !) e estava para vender meu carro e embarcar nessa. ..
(Nesse momento que estou escrevendo, o Lucas dá aquele chorinho pontual da meia noite..)
No fim das contas, estava disposto a pegar um engesa F1 bem ruizinho e fazer reforma do meu jeito, quando inesperadamente meu pai me fez uma baita surpresa! Um F2 diesel, negro, na garagem! Uma surpresa!
Meu pai não tem costume de dar presentes que não sejam de extrema necessidade. Isso foi realmente uma enorme supresa !
E pelo visto parece que terei de disputar o volante com meu filhote Lucas (futuramente poderá estar lendo isso aqui....)
Agora chega de papo e vamos aos detalhes: