x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 55
  • #1
    Usuário Avatar de Xavier4x4
    Entrada
    06/11/2006
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    42
    Posts
    753
    Agradecimentos: 0

    SPOA - Dúvida ainda não esclarecida!




    Amigos, sei que este já foi grande debates em outros tópicos, mas ainda tenho dúvidas sobre uma coisa.

    Sei que espoando o carro, o mesmo fica mais alto, pois quando se faz SPOA, joga-se o diferencial para baixo do feixe, no entanto, é necessário botar o feixe mais "reto". Esta altura é possivel se obter tambem colocando feixes novos ou arqueando ainda mais os mesmos resultado final em relação a altura é o mesmo correto?

    Dizem que ESPOANDO o carro fica mais macio. Isso é correto? Seria porque quando se bota o feixe "reto" ele perde um pouco a dureza?

    Mais a minha maior dúvida é porque que quando se faz SPOA a suspensão ganha mais curso?

    Obrigado.

  • #2
    Citação Postado originalmente por Xavier4x4 Ver Post
    Amigos, sei que este já foi grande debates em outros tópicos, mas ainda tenho dúvidas sobre uma coisa.

    Sei que espoando o carro, o mesmo fica mais alto, pois quando se faz SPOA, joga-se o diferencial para baixo do feixe, no entanto, é necessário botar o feixe mais "reto". Esta altura é possivel se obter tambem colocando feixes novos ou arqueando ainda mais os mesmos resultado final em relação a altura é o mesmo correto?

    Dizem que ESPOANDO o carro fica mais macio. Isso é correto? Seria porque quando se bota o feixe "reto" ele perde um pouco a dureza?

    Mais a minha maior dúvida é porque que quando se faz SPOA a suspensão ganha mais curso?

    Obrigado.
    Xavier,

    Maciez:
    para deixar mais macio o Jeep:

    1. Use molas novas e jamais arqueie uma mola. molas que tiveram o seu formato original modificado ficam mais duras - experimente dobrar um clips e veja que no ponto onde foi dobrado ele fica mais rígido.,

    2. melhore a relação massa suspensa / massa não suspensa - utilize rodas e pneus mais leves - isso melhora o funcionamento da suspensão e o conforto do veículo.

    3. calibre corretamente os pneus. - pneus maiores exigem menos pressão de ar.
    o manual de meu Jeep diz que para pneus 600x16 a pressão é de 26 a 28 lb/pol2 enquanto para pneus 700x15 é de 20 a 24 lbs/pol2 o 700x15 é uma polegada maior no diâmetro e na largura.

    curso da suspensão SPOA
    o aumento do curso se dá pois na suspensão normal, entre a mola e o batente existe o eixo do carro e na suspensão SPOA não existe esse eixo.

    Pessoalmente acredito que uma suspensão SPOA não é algo simples, tem de refazer o eixo dianteiro - modificar o posicionamento dos munhões de roda para acertar o caster.
    O ângulo de trabalho das juntas universais aumenta muito junto à caixa de transferência.
    Acredito que o carro que usa SPOA deve ser um carro muito modificado e essa modificação tem de aparecer na documentação do veículo.

    Um abraço,

    Otávio.

  • #3
    Hahahahaha... Hj é terça!!! Xavier, volte outro dia! rsrsrs

    Só pra não ficar tosco: SPOA ganha sim curso de suspensão e manter os feixes mais retos ajuda na maciez, junto com um ângulo mais acentuado do jumelo, o ideal é 45º.

    []'s copiando o pirate!
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

  • #4
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    pergunta pro Bill

    pergunt apro Bill!!!


    enfim já responderam sim, macio um pouco mais, sim rpecisa mexer muito pra ficar legal e sim tb dá mais curso porque mexe em varias coisas já citadas por ai!

    abraços

  • #5

    Só um detalhe!

    Se vai usar o Jeep em rodovias etc, saiba que Spoa é proibido pelo Denatran! Consulte as resoluções que estão disponíveis na net! Alterar a suspensão é proibido e se for fazer a coisa "direitinha", vai ter que encarar vistoria, obter laudos etc.

  • #6
    Usuário Avatar de Xavier4x4
    Entrada
    06/11/2006
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    42
    Posts
    753
    Agradecimentos: 0
    Então vamos lá:

    Fazendo SPOA, a suspensão ficaria mais macia pelo fato de ter que deixar os feixes menos arqueados, isso torna o feixe mais flexivel, correto? Mais isso eu tambem não conseguiria retirando uma lamina do meu feixe ou mandando fazer um novo com "menos dureza"?

    E em relação ao curso ele não seria o mesmo? Olhe o desenho que eu fiz (profissional né? Obrigado pelos elogios). Ou eu estou enganado?

    Um abraço
    Imagens Anexas
    • Tipo de Arquivo: bmp SPOA.bmp (361.0 KB)

      Número de Download 315 .


  • #7
    Citação Postado originalmente por Xavier4x4 Ver Post
    Olhe o desenho que eu fiz (profissional né? Obrigado pelos elogios).
    PUTZ!!!

    Profissional o desenho mesmo!!!

    Tem curso pra desenhar assim ou é um dom de nascensa? (Não resisti...)

    Abraços

    Eddie
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #8
    Banido
    Entrada
    29/07/2006
    Posts
    3,001
    Agradecimentos: 0
    para aumentar bem o curso da suspensão, além do SPOA há necessidade de jumelos articuláveis e amortecedores com maior curso também. Só o SPOA não aumenta muito o curso, pois os outros dois itens limitam essa abertura.

  • #9
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por Xavier4x4 Ver Post
    Então vamos lá:

    Fazendo SPOA, a suspensão ficaria mais macia pelo fato de ter que deixar os feixes menos arqueados, isso torna o feixe mais flexivel, correto? Mais isso eu tambem não conseguiria retirando uma lamina do meu feixe ou mandando fazer um novo com "menos dureza"?

    E em relação ao curso ele não seria o mesmo? Olhe o desenho que eu fiz (profissional né? Obrigado pelos elogios). Ou eu estou enganado?

    Um abraço
    O proprio desenho esclarece tudo e as linhas onde vc delimita ser o "curso da suspensão" deveriam ser as 3 juntas visto que se o feixe do lado esquerdo(spUa) esticou até a terceira linha o feixe direito (spOa) ainda tem muito curso pra esticar também. Com isso o eixo e as rodas se deslocariam muito mais no desenho spOa pois passaria da terceira linha.

    Tendeu

  • #10
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Só o Bill pra explicar isso.

    {}'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #11
    Usuário Avatar de Xavier4x4
    Entrada
    06/11/2006
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    42
    Posts
    753
    Agradecimentos: 0
    Tio Eddie: Isso é dom mesmo, já vem no DNA.

    Folgado: Quanto a isso eu sei, minha duvida é em relação ao SPOA. Porque que fazendo SPOA consegue-se ganhar curso. Como pode se verificar em meu desenho o as distancias entre o eixo e o batente são iguais que como resultado se dá o mesmo curso.

    Elmer_Jeep: Teoricamente, em ambos desenhos, os feixes estam relaxados, somente com o peso so carro. Em minha opinião, o curso da suspensão se da entre o batente superior e o tubo do diferencial (no caso do sem SPOA) e no caso do SPOA o curso se da entre o batente superior e os feixes. Isso resulta que o curso da suspensão é essa distancia entre as duas linhas superiores.
    É claro que pelo meu desenho o carro ficaria um pouco mais alto no desenho com SPOA mas isso não dá curso de suspensão e sim altura pro carro.

    Um abraço

  • #12
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Só o Bill pra explicar isso.
    Acho até que ele podia lançar um livro sobre isso... tipo "SPOA By Myself" rsrsrsrs

    Xavier, nao sei nao.. mas acho que aquele seu desenho tava meio errado, pois as molas estavam com as aberturas diferentes... e nao é bem assim que acontece, pois as duas tem a mesma altura ne? entao, peguei seu desenho e modifiquei um pouco... até onde eu "acho que sei", o ganho de altura e curso ocorrde desta maneira:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -spoa.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade