Maciez:
para deixar mais macio o Jeep:
1. Use molas novas e jamais arqueie uma mola. molas que tiveram o seu formato original modificado ficam mais duras - experimente dobrar um clips e veja que no ponto onde foi dobrado ele fica mais rígido.,
2. melhore a relação massa suspensa / massa não suspensa - utilize rodas e pneus mais leves - isso melhora o funcionamento da suspensão e o conforto do veículo.
3. calibre corretamente os pneus. - pneus maiores exigem menos pressão de ar.
o manual de meu Jeep diz que para pneus 600x16 a pressão é de 26 a 28 lb/pol2 enquanto para pneus 700x15 é de 20 a 24 lbs/pol2 o 700x15 é uma polegada maior no diâmetro e na largura.
curso da suspensão SPOA
o aumento do curso se dá pois na suspensão normal, entre a mola e o batente existe o eixo do carro e na suspensão SPOA não existe esse eixo.
Pessoalmente acredito que uma suspensão SPOA não é algo simples, tem de refazer o eixo dianteiro - modificar o posicionamento dos munhões de roda para acertar o caster.
O ângulo de trabalho das juntas universais aumenta muito junto à caixa de transferência.
Acredito que o carro que usa SPOA deve ser um carro muito modificado e essa modificação tem de aparecer na documentação do veículo.
Um abraço,
Otávio.