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Convex Datacenter
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  • #1
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    Jeep para Trilha. A eterna dúvida do motor...




    Olá Amigos!

    Tenho um CJ5 com motor BF-161, 4 marchas q está "fumaceando"....Acredito que é anel quebrado...
    --
    Lendo as diversas opiniões sobre quais as vantagens do motor de Opala 4c e 6c, ainda não conseguir chegar a uma conclusão. Minhas dúvidas são:
    1) Sendo o objetivo para preparar um jeep para trilha, não seria o motor 6c mais adequado. Neste caso, é melhor retificar o BF-161 ou troca-lo por um 6c de opala?
    2) Tendo o motor de opala um torque maior em uma rotação maior que o BF-161, ao descer os barrancos da vida, o motor do opala segura o CJ5 como o BF-161?
    3) A diferença de peso entre o BF-161 e o 6c de opala é muito alta?

    Amigos, quanto mais eu tento aprender sobre tal modificação, mais dúvidas vão surgindo.

    Obrigado e Parabéns pelo grande fórum!

  • #2
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
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    03/03/2003
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    Re: Jeep para Trilha. A eterna dúvida do motor...

    Citação Postado originalmente por Afonso
    Olá Amigos!

    Tenho um CJ5 com motor BF-161, 4 marchas q está "fumaceando"....Acredito que é anel quebrado...
    --
    Lendo as diversas opiniões sobre quais as vantagens do motor de Opala 4c e 6c, ainda não conseguir chegar a uma conclusão. Minhas dúvidas são:
    1) Sendo o objetivo para preparar um jeep para trilha, não seria o motor 6c mais adequado. Neste caso, é melhor retificar o BF-161 ou troca-lo por um 6c de opala?
    2) Tendo o motor de opala um torque maior em uma rotação maior que o BF-161, ao descer os barrancos da vida, o motor do opala segura o CJ5 como o BF-161?
    3) A diferença de peso entre o BF-161 e o 6c de opala é muito alta?

    Amigos, quanto mais eu tento aprender sobre tal modificação, mais dúvidas vão surgindo.

    Obrigado e Parabéns pelo grande fórum!
    Ola Afonso,seja bem vindo ao Fórum...
    Eu estava neste mesmo dilema e optei por um motor 6 cil, mas nao de opala, e sim de Silverado, que é basicamente o mesmo motor, só que com IE ( Injeção Eletronica ).
    O assunto sobre motorisação de JEEP, ja foi muito discutido aqui, e voce pode ler bastante coisas interessantes a respeito, se colocar a palavra motor por exemplo, para pesquisar...
    Segue abaixo um link onde falamos bastante a respeito...
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=272
    []'s Voltando a ativa!!!!
    Gustavo

  • #3
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
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    olás...

    Caro Afonso, aqui vai uma opnião por experiência própria,
    o meu motor bf-161, fumou feio,.. então resolvi trocar pelo 6cc do opala,
    escolhi um motor ano 92, à álcool, e definitivamente não me arrependo, é espantosamente mais forte, o jeep decola na trilha!! e você praticamente não usa mais a reduzida... quanto à sua dúvida, se esse motor iria segurar o jeep nas descidas, veja o seguinte, a taxa do bf-161 é bastante baixa, e se ainda assim vc acha que ele segura bem, imagine um motor com uma taxa bem mais alta?? ele gira muito mais pesado!!
    segura sim...e muito mais que o original.... mas só um conselho,,
    caso vc opte por esse motor, troque a caixa, senão ela vai esmigalhar com o novo torque e potência....


    valeu!!

  • #4
    Olá Afonso e pessoALL.
    Sobre essa questão de troca do motor, sou a favor da troca sim. Nós também tinhamos essa dúvida quando adquirimos nossa Rural, há um tempo atras. Só que naquele tempo, eram raros os casos dessa adaptação, então retificamos o BF161 mesmo, mas se fosse nos dias de hj, não teríamos duvida. Só que agora a Rural está com o motor de opala, mas o 4cil.
    Sobre o peso, é muito pouca a diferença entre eles.
    Bom, espero ter colaborado.
    Abraços

  • #5
    Usuário Avatar de monge
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    11/03/2003
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    radicalizar....

    bom... depois de ler muito, muito, e muito sobre este tema, o que posso dizer é. Quanto maior melhor!

    Coloca um V8 de uma vez, ou um 6cc injetado.

    Isso é muito relativo e por mais que vc leia textos, estude qual motor colocar, vc sempre vai achar os prós e os contras, e vai acabar escolhendo o motor mais complicado para se adaptar. (As leis de Murphy também se aplicam neste caso)

    []'s

    Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #6
    Usuário
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    Valeu Pessoal. Realmente concordo com o Eugenio. Por mais q se procure, sempre vai haver pros e contras (.

    Mas estou optando por um motor de Opala 6c. É um motor muito forte que até equipava caminhão (pelo menos é o que meu saudoso pai fala!)

    Conversando com o pessoal do Joinville 4x4 ao qual participo, o motor de opala 6c é um "cavalo"!

    Acredito que irei colocar o motor 6c mantendo a caixa 4 marchas. Mais tarde, talvez eu mexa na relação do diferencial para "segurar o bicho".

    Como estou na região de Joinville-SC, a procura por um motor destes vai ser um pouco dura, mas qualquer coisa a gente corre para Curitiba.

    Abraços!

  • #7
    Afonso,

    Tenho um CJ c/ esse motor e posso te dizer q vale a pena. Moro em Curitiba e se precisar de ajuda, pode contar. Tenho alguns contatos (em muuuuuitos ferro -velho) e posso te auxiliar.

    Rodrigo

  • #8
    Citação Postado originalmente por Afonso


    Valeu Pessoal. Realmente concordo com o Eugenio. Por mais q se procure, sempre vai haver pros e contras (.

    Mas estou optando por um motor de Opala 6c. É um motor muito forte que até equipava caminhão (pelo menos é o que meu saudoso pai fala!)

    Conversando com o pessoal do Joinville 4x4 ao qual participo, o motor de opala 6c é um "cavalo"!

    Acredito que irei colocar o motor 6c mantendo a caixa 4 marchas. Mais tarde, talvez eu mexa na relação do diferencial para "segurar o bicho".

    Como estou na região de Joinville-SC, a procura por um motor destes vai ser um pouco dura, mas qualquer coisa a gente corre para Curitiba.

    Abraços!
    Fala Afonso..
    Porque não opta por um 4.1MPFI da Silverado então???
    Eh o mesmo bloco do Opala, é mais novo, tem mais potência, gasta menos... etc etc etc..
    E estes motores você acha até por uns R$1500,00 ou R$1000,00 com sorte...

    PS.: Ricardo, você poderia me mandar uns telefones de Robautos.. Ops.. quer dizer, ferro-velhos BBB ae de Curita?

    []´s

  • #9
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    Motor....

    Fala Afonso!

    Bom, eu Sou de Campo Largo, 25km de Curitiba.
    Em meu CJ eu optei pelo motor 4.1 92 alcool, carburado.
    Não me arrependo.

    Apenas troquei a Cx de Cambio e a relação dos diferenciais para deixa-lo mais solto e menos beberrão.

    Mas realmente fica um monstro na trilha.

  • #10
    Walter,

    Aí vão alguns telf. das ro.., quer dizer Ferro-velho:
    Cuca -(41) 246-1548
    Cartola - (41) 333-4947 (tem tudo c/ nota meio bastante caro)
    Viaduto - (41) 377-1519
    Barão - (41) 226-2001
    Willis com. de peças usadas - (41) 364-2985
    Willys auto peças - (41) 348-1016
    Estou mandando alguns onde mais achei o que precisava. Dependendo do que vc necessitar, se não encontrar, me avise que eu te dou uma mão, pois fica mais fácil procurar.

    Rodrigo.

  • #11
    Usuário
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    Walter,

    Pelo material que andei lendo e pelas conversas q tive, a manutenção do motor da Silverado é mais caro além do próprio motor (estou escrevendo a teoria....).

    Por isto acho que nas minhas condiçõe$ o motor de Opala 6c é melhor. Mas estarei pesquisando....

    E vamos em frente! Com ou sem barro no caminho!
    E obrigado novamente aos amigos pelos telefones! Vai ajudar muito, muito mesmo.

    Abraços!

  • #12
    Anunciante Avatar de Giovani
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    12/03/2003
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    Motor 4.1!

    Citação Postado originalmente por Afonso
    Acredito que irei colocar o motor 6c mantendo a caixa 4 marchas.
    Olá Afonso!

    O câmbio do Willys não agüenta esse motor! Vc vai quebrá-lo na primeira trilha! Ponha caixa do Opala ou melhor ainda, da C-20.

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