x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18

GNV no CJ-6 (Bernardão)

Estou pensando em operar meu Bernardão com GNV.

O motor em questão é o BF 161, retificado para a medida '03' uns 15 anos atrás mas que foi pouco usado.

Na ocasião mandei 'acertar' o cabeçote, objetivando aumentar a taxa de compressão diante da nova realidade da gasolina nacional, ou seja, a adição de 20% de alcool.

Não sei em quantos milímetros ficou o tal 'acerto' do cabeçote, mas notei que ao utilizar uma mistura efetiva de 50% gasolina/50% alcool, não foi possível ouvir o ruído característico de detonação, o qual acontecia de vez em quando, antes de alterar a mistura.

Tenho duas perguntas:

1. Valeria a pena, soltar o cabeçote apenas para passar a medida de sua altura de 82 mm para 80 mm, sendo essa última a medida adotada ( e consensada!) para utilizar alcool combustível ? Diga se de passagem que encontrei várias depoimentos de felicidade plena com a conversão do BF 161 para alcool, além de uma taxa de compressão voltada para alcool minimizar a perda de potência quando de utilização de GNV.

2. Alguem já instalou dois cilindros de GNV, de 7,5 m cubicos cada, embaixo da carroceria do CJ-5 ou CJ-6 ? Existe alguma orientação do DETRAN referente a instalação de cilindros de GNV ? Alguma contra-indicação ? Outro dia vi um furgão pequeno da FIAT com dois cilindros instalados em baixo da carroceria, na parte traseira, alguns centímetros a frente do para choque traseiro.

Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    vamos lá 15 anos depois disso tá tudo perfeito mesmo???

sugiro revisão geral rpa ter certeza e num começar com quebra quebra...

Sobre alcool, o bf-161 nunca foi muito bem no alcool, a autonomia dele eh muito ruim com alcool e nãos ei se compensa se quer por gnv mantenha gasolina e coloque GNV somente

Lembrnaod que se colocar memso gnv eu já ia sugerir uma sloucuras a mais.. .tipo pra melhorar memso injetar esse motor com uma injeção programavel e ao invés de colcar bicos no coletor (que seria quase impossivel) colocar uns dois bicos enormes em cima do corpo de borboletas, é um gasto legalzão ams seria muito interessante ver isso funcionando, talvez eu encabeçarei um projeto desses comod esafio, nãos ei se financeiramente é viável masss possivel é completamente!

sobre acerto e outras coisas, se a sua idéia nÀo é amnter originalidade a grana que vc vai gastar abrindo retificando mudando emdidas, fechando e convertendo com GNV porque num parte pra um motor de opala 4cc 2.5 e mete uma injeção?? como disse já estmaos injetando esses motores aqui e ficam muito bons!

bom chega de suposições e vmaos as suas duvidas:

1- valer a pena financeiramente eu ahco que não, mantem como está e mete o gnv vc vai rodar mais em bnv memso (lembre-se de descolar um carburador bom pra isso e que possa ser furado).

2- olha eu nunca instalei mas eu já vi wllys com dois cilindros embaixo um de cada lado, só num sei se guenta muitas trilhas e porradas, eu teria um pouco de medo, memsos abendo que aquilo é quase a prova de balas... mas sobre a legalidade só notar os taxis do modelo GM Zafira que a maioria usa um cilindor enorme amarelo embaixo preso por cintas.. me parece uito resistente, conveniente e permitido pelo inmetro e etc, ois taxistas tme de ser vistoriados e tudo mais, logo é o usual

boa sorte e mostre fotos ai do que vai fazer se precisar de ajuda grita!
    Jeep Cherokee SPORT 2000

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 5
    Cedric,

Comprei um kit GNV usado que deve estar chegando para estes dias...mas só vou instalar daqui ha algum tempo. Mas estive analisando um pequeno detalhe: dois cilindros de 7,5m3 me darão uma autonomia de 100 km, o que para mim é pouco pra caramba ! Aqui e m curitiba o metro cubico esta em R$1,4, ou seja 100km com R$ 21. Pra mim o custo esta muito bom. Mas terei que abastecer a cada 2 dias....ou quase dia sim dia não !!!!!!!!

Só reparei neste detalhe depois !!!

Vou instalar os dois cilindros debaixo do banco traseiro. Cabe perfeitamente. Mas realmente penso em colocar mais dois de 7,5 sob o assoalho (sé é que pode ter 4 cilindros num carro só)

Como o teu é um bernardão (nunca cheguei perto dum) va na convertedora e fale com eles...veja as soluções que eles te dão.

Quanto ao motor...acho que se esta fechado, por mim não abro até que relamente seja preciso...quanto mais fuça pior fica

Rubensx,

O BF-161 é um motor bastante tradicional, sem maiores sofisticações, mas é motor mesmo, não é camelo nem zebra !!!

Veja só como o mesmo se adapta perfeitamente ao alcool, no link a seguir:

http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/alcool.htm

Induscutível, porém, é a carestia atual das peças da reposição, só que tal problema está longe de me aflingir .....refiz o motor em ´88, todos os componentes '030', pistões, casquilhos diversos etc etc ......... e andei pouquíssimo desde então.

Mesmo assim, o bicho pega de estalo, sempre que eu o ligo ! De vez em quando,ando com ele aqui no Rio....tem fã clube a espera, querendo arrematar na hora.....

E depois dessa lenga lenga toda.....voce tem a ousadia para sugerir que eu troque o BF-161, por um motor 'Iron Duke' (GM-4 cilindros) ?? !!!

Bom, eu consigo sozinho....... mas com a ajuda de uns amigos, e algumas cervejinhas, fica muito mais fácil, é claro !!!!!! ...........retirar o cabeçote e instalar a junta original, a qual é mais fina.............

Para que a operação do motor BF-161 tornasse o mais independente possível de alcool...........alguem aqui lembra dos tempos quando o alcool sumiu do mercado ?? !!!!!........ anos atrás mandei fabricar uma junta mais espessa e a instalei, tendo o motor ficado mais manso (menos possante!) e os (infrequentes) ruídos de detonação, cessados de vez......

O GNV aceita e até prefere taxas de compressão mais elevadas, semelhantes ao de alcool.............a operação do motor torna-se mais eficiente e econõmica, e quase não se percebe qualquer diminuição na potência do mesmo.

Eu havia comprado esse Jeep em 1984 objetivando ocupar as horas vagas com atividade rural......mas logo foram se chegando os bezerros caseiros e aquela idéia original de bezerro no campo acabou virando um sonho...... lindo......!!!!!

Melhor assim , do que se fosse virar pesadelo....voce já ouviu ' É o olho do dono que engorda o boi ?? !!'

Pois bem , não posso me queixar muito, inclusive porque voce gastou um tempo precioso seu para me dar umas dicas !

Sim, já vi as Zefiras que voce está se referindo.....e eu vou a luta, procurar uma casa que instale dois cilíndros de 7, 5 m cúbicos, cada um, em baixo da carroceria do meu Bernardão !

Quando voces competem em raid , rallye etc.etc., sempre há necessidade de ter um pessoal de apoio, não é ? Aquele cara, muitas vezes coroa, que traz água, refrigerante, tira fotos, etc ???? Pois bem , eu pretendo ser candidato a essa função, não de rallyista !

E meus cilindros de GNV deverão ficar sãos e salvos !!!

Edgar,

Seus pontos de vista a respeito do assunto "GNV em Jipe" são bem pertinentes.

Entretanto, meu Jipe vai de 'trabalho para casa e vice-versa', salvo quando eu for solicitado para servir de apoio em rallye ou raid, como voce pode ter lido na minha resposta ao rubensx acima !

Instalar 4 cilindros de 7,5 m cúbicos num CJ-5 ? Voce terá um 'peso morto' bastante considerável, mas fora isso.......por ora, não vejo outras contra-indicações.

olha, eu tenho gnv no meu cj deve ter uns 3 anos, 2 cilindros de 7,5, a altonomia e de 140 km abasteço praticamente todo dia, quando rodo muito, ja q so tenho ele como carro, bem melhor do que abastecer na gasolina, qndo reformei meu cj , pensei em mudar o cilindro de posição, colocar embaixo, conforme o amigo esta querendo, dps de analisar outro cj q tem perto da minha casa nessa configuração e dps de eu msm testar com um cilindro daqueles de demonstração, feitos de fibra, cheguei a conclussão que ali não é um local adequado a ser instalado, pode ser nesses carros comuns de rua etc, mas no cj , ali fica ruim para trilhas e pelo fato de acumular muita,mas muita sujeira, sem contar que fica mto estranho, n aconselho, no cj-6 eu instalaria 3 ou 4 cilindros de 7,3 na caçamba enfileirados, de modo que encima deles eu pudesse utilizar como mala ainda.

Citação Postado originalmente por Cedric Ver Post

Bom, eu consigo sozinho....... mas com a ajuda de uns amigos, e algumas cervejinhas, fica muito mais fácil, é claro !!!!!! ...........retirar o cabeçote e instalar a junta original, a qual é mais fina.............

Para que a operação do motor BF-161 tornasse o mais independente possível de alcool...........alguem aqui lembra dos tempos quando o alcool sumiu do mercado ?? !!!!!........ anos atrás mandei fabricar uma junta mais espessa e a instalei, tendo o motor ficado mais manso (menos possante!) e os (infrequentes) ruídos de detonação, cessados de vez......
    veja se não é possivel colocar a junta original e continuar rodando na gasolina, ja que esses motores tinham taxa muito baixa p/ gasolina atual, mesmo que vc ja tenha rebaixado ele... pois não acho que vale a pena a mudança p/ alcool, ja que não vai usar muito, c/ gnv instalado a maior parte do tempo vc roda no gas mesmo... p/ rodar no alcool vai ter tratar o carburador, ver se o tanque não vai furar, fora aqueles lenga-lenga p/ dar partida no alcool ne... será que vale o insvestimento p/ rodar pouco no alcool?

Santoro,

Meu jipe difícilmente via fazer trilha, vou dizer proque:

Eu preciso vender meu carro e comprar um carro menor para meus filhos, restando o jipe (jegue !) como meu quebra-galho.

Voce saberia informar se tem algum fabricante/oficina que se especializa em cilíndros mais espertos, mais maneiros, e não aqueles trambolhos que a gente vê por aí ?

Como meu jipe é o CJ-6 (Bernardão) há um espaço razoável entre o banco da frente e as caixas das rodas traseiras..........um cilíndro de menor diâmetro e maior comprimento irá encaixar nesse espaço como uma luva, sem prejuízo à espaço para carga e passageiros.

Se souber de alguma coisa, é favor informar.

Diniz,

Voce tem razão, não vale o esforço passar o BF-161 para alcool.

Vou trocar a junta e colocar o original..........o motor vai detonar de vez em quando, especialmente após atingir a temperatura de funcionamento nominal.............esse filme já vi antes e a solução consiste em colocar mais alcool junto a gasolina (proporção efetiva de 1:1, ou 50/50).

Tendo mencionado temperatura de funcionamento nominal do BF-161, meu motor operou sempre sem termostato.......tinham me dito que o termostato torna o motor mais sujeito a sobreaquecimento, especialmente em trânsito lento.........qual a sua posição ?

Termostato ou sem termostato ?

Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    heheheh concordo com grande parte cetric, é que o BF-161 sempre me foi um bom motor mantido original na gasolina, o que sugiro (o iron duke) é pelo fato de ser um pouco mais moderno e forte em muitos pontos, mas nÀo menos gastão a nÀos er que caia na injeção eletronica (que fica muito bom no gas).

Mas voltando ao que vc pretende eu tb manteria o bf-161 original e derepente um carburador mais bravo, que pode ser que até gaste um pouco mais de gnv mas vai alimentar o bixo bem...

Como vc usa no dia a dia, derepente (já que tb não vai fazer trilhas nem nada) vc poderia trocar coroa e pinhão para mudar a relação, obejtivando ter maior autonomia e "deslanche" para "desamarrar" a cavalaria do BF-161, há quem diga que o motor do aerowillys 3000 seria melhor para esse tipo de configuração com dupla carburação etc, mas no caso do gnv acho que vai...

oque fizer dá um feedback pra sabermos como ficou (com fotos trb por favor)

abraços
    Jeep Cherokee SPORT 2000

eu acho que o motor tem que ter termostatica... ela so causaria aquecimento se fosse muito velha e estiver travada, enferrujada, coisa que acontece qdo não se usa aditivo

qdo colocar o gnv pergunte se existe o variador de avanço p/ seu motor, eu não sabia mas me disseram que existe p/ modelos carburados tbem, isso sim faz boa diferença no desempenho... qdo o cara não poe o variador e altera o ponto pela polia ai sim vai começar a esquenta demais o motor, muito cara perde cabeçote ou motor todo e poe a culpa no gnv e esquece a alteração feita no ponto... se for fazer isso ai sim passe p/ alcool

Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    .........Mas voltando ao que vc pretende eu tb manteria o bf-161 original e derepente um carburador mais bravo, que pode ser que até gaste um pouco mais de gnv mas vai alimentar o bixo bem...

Como vc usa no dia a dia, derepente (já que tb não vai fazer trilhas nem nada) vc poderia trocar coroa e pinhão para mudar a relação, obejtivando ter maior autonomia e "deslanche" para "desamarrar" a cavalaria do BF-161,

oque fizer dá um feedback pra sabermos como ficou (com fotos trb por favor)

abraços
    Qual a sua sugestão para substituir o carburador original DFV 228 ? Aceito sugestões, acompanhados de justificativas, é claro. Não adianta dizer coisa do tipo 'é mais bonito' !!

Substitur a coroa e pinhão, para usar no dia a dia ? Seria imprescindível, concordo ! Os motoristas de ônibus são os principais 'enchedores de saco de Jipeiros' quando esses andam com seus motores em alto giro pedindo 'pelo amor de Deus' nas vias expressas, como o nosso Aterro aqui no Rio de Jjaneiro !

CONTUDO, tenho em estoque um exemplar de OVERDRIVE adquirido junto ao Advance Adapters (AA), uns dez anos atrás.

Para falar a verdade, o Bernardão ficou um tanto esquecido, a partir do momento em que entrou uma amante Argentina na minha vida - uma lancha de madeira, 1962, que reformei de cabo ao rabo e que me reduziu à miséria !!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem