1 - Se vai trocar por um AP, porque não por um injetado, se você tiver ($$$) para isso. É muito melhor. O nosso camarada Walter, do Gorki, está fazendo isto neste momento, com o Rogério Bacelar, em Sampa.
2 - Motor AP, novo ou antigo, que eu saiba, o encaixe com a caixa é igual em todos eles. E até onde eu sei, para adaptar um AP no NIVA, precisa de fazer uma adaptação através de um kit. Não é tirar um e colocar outro não. Tem muito NIVA com motor AP rodando por aí com proprietários satisfeitos, mas também tem muito NIVA rodando por aí com motor AP

3 - O fato de o carro ser antigo, não quer dizer que o número do motor não foi registrado no Detran, mas, mesmo assim você pode trocar o motor na hora que quiser. Você só PRECISA que esse motor tenha origem idônea, ou seja, tenha boa procedência. Para isso deve vir acompanhado de nota fiscal, ou documento do carro de onde ele foi retirado (no caso de veículo retirado de circulação), ou uma declaração de que o vendeu, onde esteja descrita a sua procedência, com firma reconhecida, etc. Mas em todos os casos, na base de dados do Detran, NÃO pode estar relacionado a veículo roubado ou furtado, lógico. Para maiores e MAIS PRECISAS informações, consulte o Detran do seu estado. No caso do NIVA, por ele ser 4x4, você pode até colocar (legalmente, documentado junto ao Detran) um motor a Diesel. NÃO FECHE NEGÓCIO COM MOTORES, SEM CONSULTAR O DETRAN, levando o número que aparece no motor.
4 - Quanto ao motor de Laika, vou deixar para os mais entendidos "falarem" sobre o assunto.
Zabumbas e boa $orte.