x
Convex Datacenter
Página 33 de 40 PrimeiroPrimeiro ... 232425262728293031323334353637383940 ÚltimoÚltimo
Resultados 385 a 396 de 479

Tópico: The Camper 1994

  • #385



    Criterioso eu?

    Sou chato mesmo!!!

    Interessante tua postagem sobre o radiador.

    O radiador original da Toyota ficaria muito alto na Camper. Testamos no lugar.

    Então usamos a colméia do MB1113. Cortamos apenas altura.

    Salvo engano, ficou um pouco mais largo e um pouco mais baixo que o da Band.

    Se o Elmer ainda tiver um radiador original da Toyota na oficina, faço uma foto comparativa amanhã cedo.

    Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #386
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por cristiano Ver Post
    A colméia do MB 1113 é enorme e com 5 colméias, o que as casas especializadas fazem é cortar ele na largura, porque na profundidade e altura é do mesmo tamanho do radiador da Bandeirante com 4 colméias.

    Eu tive a oportunidade de fazer essa adaptação mas fiquei na dúvida quando ao resultado final. Queria trocar meu radiador simplesmente, entre trocar por um novo e recortar o do Mercedes preferi comprar um novo e acabei ficando com o de 4 colméias mesmo.

    Eu vi as duas colméias internamente, a do Bandeirante possui um espaço maior vazio no lugar onde está a quinta colméia do Mercedes, dá a impressão que a colméia do Bandeirante é a do Mercedes com uma fileira de colméia retirada.

    Mas eu tenho uma dúvida que tem relação com a refrigeração... Mesmo tendo as mesmas dimensões externas, somente com 1 colméia a mais, refrigera mais? Porque a capacidade volumétrica não aumenta, pelo contrário, já que o espaço ocupado pela colméia tira um pouco do espaço para a água.

    Loras, meus parabéns pela reforma! Mas você é criterioso demais... se minha Bandeirante fica muito tempo na oficina nem eu aguento meu mau humor.
    CRISTIANO

    Qdo vc fala carreira de colméia , vc esta querendo dizer CARREIRA DE CANALETAS .

    A sua pergunta , eu posso te responder de cadeira , SOFRÍ MUITO para refrigerar meu MWM 2.8 , a primeira vista qdo vc aumenta uma carreira de canaletas vc esta AUMENTANDO A CAPICIDADE DE ÁGUA que deveria , digo DEVERIA AUMENTAR A CAPACIDADE DE REFRIGERAÇÃO , mas na prática este aumento da capacidade de refrigeração PODE SER TÃO PEQUENA QUE PODE NÃO RESOLVER O SEU PROBLEMA como aconteceu comigo , meu ENGESA tinha o radiador original com motor opala 4cc a álcool que tinha 3 fileiras de canaletas com 15 canaletas em cada fileira , qdo coloquei o motor MWM 2.8 este radiador original não resfriou o suficiente .

    Um CURIOSO que reforma radiadores me falou que ele GARANTIRIA O SERVIÇO e que resolveria o problema de aquecimento se eu trocasse a colméia do meu radiador por outra nova com 5 carreiras de canaletas com 25 canaletas por carreira , COM ÍSTO DOBRARIA A CAPACIDADE DE ÁGUA DO RADIADOR E NUNCA MAIS EUY TERIA PROBLEMAS COM AQUECIMENTO , assim eu fiz .

    E com tudo ísto NÃO RESOLVEU A REFRIGERAÇÃO , daí falei com ele para ele me reembolsar o dinheiro gasto neste investimento , E O FDP ME DISSE QUE MEU PROBLEMA ERA NO MOTOR . Fui embora e nunca mais voltei lá .

    RESUMINDO ;
    O ato de eu trocar a colméia por outra de maior capacidade de água , aumentando a quantidade de carreiras e aumentando a quantidade de canaletas por carreira , NÃO FOI SUFICIENTE PARA REFRIGERAR MEU MOTOR .

    O QUE RESOLVEU EM DEFINITVO FOI TROCAR O RADIADOR POR OUTRO DE APENAS UMA CARREIRA DE CANALETAS E COM ÁREA DE TROCA MAIOR , OU SEJA UM RADIADOR MAIOR E FININHO .

    ENTÃO : NEM SEMPRE AUMENTAR A QUANTIDADE DE ÁGUA DE UM RADIADOR IRÁ MELHORAR A REFRIGERAÇÃO O SUFICIENTE PARA RESOLVER O SEU PROBLEMA .

    Este NOVO radiador fininho com apenas uma carreirade canaletas que coloquei ( OMEGA 4.1 COM AR ) e de tamanho MAIOR refrigerou melhor do que um RADIADOR MENOR COM UMA QUANTIDADE DE ÁGUA ENORME DE 5 CARREIRAS DE CANALETAS .
    4X4 Brasil

  • #387
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post

    Se comparar uma caixa preta WW2.8 e uma 14B, qual delas terá a menor temperatura de saída da água?

    Segundo sua afirmação acima, 14B certo? Pronto.

    Exatamente o que eu quis dizer.

    O 14B tende a trabalhar mais frio.
    Doutor,

    eu escrevi exatamente o contrário, o 14B é mais quente!

    Que eu saiba, o MWM 2.8 trabalha com 85oC de temperatura máxima, ou seja, quando a válvula não fecha mais. não tenho certeza, cito de cabeça e por experiência de andar no meu Troller que tem esse motor.

    O 14B eu tenho o dado exato, ele trabalha entre 80 e 90oC, quando a válvula não fecha mais.

    No caso do 14B, os dados também apontam 13,5 litros de água no sistema.

    Considerando que o turbo aquece muito mais o motor, afinal a temperatura do ar comprimido pode chegar a 600oC sem intercooler, logo, o sistema de refrigeração necessário para resfriar um MWM a menos de 85oC no máximo é muito maior do que o sistema para resfriar um motor aspirado 14B a no máximo 90oC.

    Eu fiz um erro de digitação perfeitamente corrigido pelo Elmer. O que eu queria dizer e não escrevi é do radiador de óleo que vai para o cárter mergulhado numa bolsa d'agua. Escrevi besteira, mas o Elmer corrigiu certo.

    Em síntese, o intuito na minha longa mensagem é o que vale para um motor em um carro não vale para outro e muito menos para carro iguais com motores diferentes.

    O que eu tenho certeza é que a solução do Elmer é perfeita para o 14B do Loras, e ela não pode ser usada no engesa, exceto se se cortar a barra de suporte do radiador e reposicioná-la. Em outras palavras, ou se mexe muito no Engesa, como fez o Guilherme, ou se fica com o motor do opala ou um s4t que tem capacidade de trabalhar em temperaturas mais elevadas.

    No mais, o eixo é seu Loras, mas não tenho como levar a Sampa, o que implica que quem for buscar, leva.

    Eriksom

  • #388
    Erikssom,

    Vou postar algumas informações para ajudar o bate papo!!!



    MWM 4.07TCA (dados retirados do manual de serviço MWM)

    Volume de óleo lubrificante = 8,5 litros
    Temperatura de serviço do óleo lubrificante = 106 - 115°C

    Temperatura de serviço de água = 80 - 87 °C
    Volume de água sem radiador 4,25 litros

    02 Válvulas termostáticas
    Temperatura de início de abertura = 77 - 81 °C
    Temperatura de abertura total = 92 - 96 °C
    Curso mínimo = 8 mm
    Pressão normal do sistema (tampa) = 1,4 bar



    Toyota 14B (dados retirados do manual de manutenção Toyota)

    Volume de óleo lubrificante = 9,3 litros

    Temperatura normal do sistema = 85 - 100°C
    Capacidade de líquido de aferrecimento do motor = 13,5 litros (quanto no radiador, quanto no motor?)

    01 Válvula termostática
    Temperatura de início de abertura = 82 - 88°C
    Temperatura de abertura total = 95°C - 100°C
    Curso de abertura da válvula = 10mm
    Pressão de abertura da válvula de alíbio do radiador = 10,7 - 14,9 psi




    E agora José?

    Como comparar?

    O MWM tem duas termostáticas, é isso mesmo? Por que?

    Alguém sabe a temperatura de serviço do óleo lubrificante do 14B?

    Concordo sobre a aplicação em cada caso. Afinal a "tomada" de ar dianteira é diferente.

    A propósito, que radiador montou na PV?

    Abraço!!

    PS: O eixo vai ter de aguardar uma oportunidade de frete então...
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #389
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    O MWM tem duas termostáticas, é isso mesmo? Por que?

    Correto , é ísto mesmo .

    Pq ? Cocepção do projeto

    Como comparar?

    Não tem como comparar pq são projetos totalmente diferentes

  • #390
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post

    A propósito, que radiador montou na PV?
    Nesse caso específico a resposta é uma só: SEMPRE usei o radiador prescrito pelo ilustre Elmer, pois a preferência do Chico é por ele, o clássico, o imbatível, o poderoso MB1113

    No resto, os dados falam por si só, o 14B trabalha mais quente, muito mais quente. Japonês da Toyota como é inteligente diz apenas "motor funcionar bem, coloque 13,5 l de água no sistema, né!"

    Já que o seu está lá na Retífica Central, faça o favor de fazer um visita e tirar as medidas de água do 14 B no bloco; de minha parte, vou verificar no manual do Troller quanto eles dizer ter de água

    Agora, no seu caso, que gosta de coisa grande, tenho certeza de que o radiador do 1113 vai proporcionar em conjunto com o motor muito mais do que os 13,5l de água, afinal, seu motor aquecerá muito mais rapidamente e ficará mais quente por ser turbo.

    Quanto a quantidade de válvulas termostáticas, Guilherme e Loras, não me preocuparia, pois afinal o que importa é que elas funcionem na temperatura correta, pois acredito que o calibre de duas ou de uma só deva assegurar o fluxo de água na quantidade certa.

    Eriksom

    PS: quanto ao frete, ele não cabe no Troller, infelizmente. Como parece que eu vendi a cherokee, e o cara que é amigo chorou para que eu a levasse para SP para facilitar o frete final, se eu conseguir resolver umas coisas minhas, devo ir a SP para buscar o par de pneus extras do troller (mais de 1,5 ano que estáo por lá). Se minha mulher aceitar ir fazendo o que ela faz nos últimos dois anos, pilotar a Cherokee até lá, quem sabe. Mas preciso resolver coisas antes. Para a semana te dou notícias.

  • #391
    Parachoque provisoriamente fixado com tocos... 8-)

    Alargadores traseiros.

    Como vieram, sem ajustes.

    Parece que teremos um pequeno trabalho a ser feito no encaixe do parachoque traseiro.

    Ou modifica levemente o alargador... ou o parachoque de ferro acompanhará o contorno.

    No tempo oportuno da funilaria / pintura, decidiremos!!!

    Gostei.

    Próximo passo:

    Terminar fixação radiador e intercooler.

    Depois instalar servo freio, cilindro embreagem, cardã do guincho.

    É o tempo da tubulação e mangotes chegarem de SP.

    Quem sabe até o final do mês ligamos o 14B pela primeira vez!!!

    Abraços,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos The Camper 1994-dscf0529.jpg   The Camper 1994-dscf0521.jpg   The Camper 1994-dscf0532.jpg   The Camper 1994-dscf0514.jpg   The Camper 1994-dscf0531.jpg  
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #392
    Citação Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima Ver Post
    PS: quanto ao frete, ele não cabe no Troller, infelizmente. Como parece que eu vendi a cherokee, e o cara que é amigo chorou para que eu a levasse para SP para facilitar o frete final, se eu conseguir resolver umas coisas minhas, devo ir a SP para buscar o par de pneus extras do troller (mais de 1,5 ano que estáo por lá). Se minha mulher aceitar ir fazendo o que ela faz nos últimos dois anos, pilotar a Cherokee até lá, quem sabe. Mas preciso resolver coisas antes. Para a semana te dou notícias.
    Opa! Boa notícia.

    Rebate o banco e voilà!

    Se der certo, ajudo na gasolina!

    Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #393
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Parachoque provisoriamente fixado com tocos... 8-)

    Alargadores traseiros.

    Como vieram, sem ajustes.

    Parece que teremos um pequeno trabalho a ser feito no encaixe do parachoque traseiro.

    Ou modifica levemente o alargador... ou o parachoque de ferro acompanhará o contorno.

    No tempo oportuno da funilaria / pintura, decidiremos!!!

    Gostei.

    Próximo passo:

    Terminar fixação radiador e intercooler.

    Depois instalar servo freio, cilindro embreagem, cardã do guincho.

    É o tempo da tubulação e mangotes chegarem de SP.

    Quem sabe até o final do mês ligamos o 14B pela primeira vez!!!

    Abraços,
    CARO AMIGO LORAS


    Qdo lí este post , comecei a ficar arrepiado , pensei que estava pegando uma doença , gripe ou outra qualquer , mas ví que era a lembrança do meu ENGESA qdo estava nesta fase , VIXEMARIA vamos mudar de assunto .

    ABRAÇÃO

    No detalhe , olha a hora que estou postando , vai gostar deste forum assim la na pqp , estou chegando de um casamento e cheio de champanhe na idéia .

  • #394
    Loras

    Obrigado pela resposta, na minha camper ta exatamente assim, só que não sobra um espacinho entre o consensador e a grade para colocar um ventilador elétrico (isso ajudaria a melhorar a performance do AC original da camper).

    Já decidiu se vai continuar com pintura em PU? A minha pintei com poliester que, como o PU, é uma tinta elástica para suportar o movimento da ótima fibra que a envemo fazia. Também tem a vantagem de ter a opção metálica. A desvantagem fica por conta de pequenos retoques (bolhas que estouram), já que o poliester tem acabamento com verniz. Como PU não ter verniz esses retoques são mais fáceis.

    Abs FH

  • #395
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    CARO AMIGO LORAS


    Qdo lí este post , comecei a ficar arrepiado , pensei que estava pegando uma doença , gripe ou outra qualquer , mas ví que era a lembrança do meu ENGESA qdo estava nesta fase , VIXEMARIA vamos mudar de assunto .

    ABRAÇÃO

    No detalhe , olha a hora que estou postando , vai gostar deste forum assim la na pqp , estou chegando de um casamento e cheio de champanhe na idéia .
    Salve Guilherme!!!

    Rapaz... esse negócio de fórum vicia mesmo!!! Um bom descanso para a mente em plantões calmos.

    Realmente essa fase é complicada. Mas aos poucos estamos chegando no próximo nível.

    O servo-freio está no lugar. O cabo do acelerador também.

    Agora falta cilindro embreagem e tubulação do intercooler.

    Aliás... tomei um calote no Mercado Livre.

    Comprei a tubulação do intercooler lá. Vendedor antigo, boas qualificações, site próprio, telefone... paguei antecipado. 171 puro!!! Sumiu do mapa. Tudo, inclusive site e telefone. Foi excluído do Mercado Livre.

    Enfim... fatos que desanimam. Mas agora que começamos, terminaremos!!!

    A tubulação? Vou fazer aqui em Roraima mesmo.

    Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #396
    Citação Postado originalmente por fhsantos Ver Post
    Loras

    Obrigado pela resposta, na minha camper ta exatamente assim, só que não sobra um espacinho entre o consensador e a grade para colocar um ventilador elétrico (isso ajudaria a melhorar a performance do AC original da camper).

    Já decidiu se vai continuar com pintura em PU? A minha pintei com poliester que, como o PU, é uma tinta elástica para suportar o movimento da ótima fibra que a envemo fazia. Também tem a vantagem de ter a opção metálica. A desvantagem fica por conta de pequenos retoques (bolhas que estouram), já que o poliester tem acabamento com verniz. Como PU não ter verniz esses retoques são mais fáceis.

    Abs FH
    FH,

    Ainda não decidi nada sobre pintura.

    Nem mesmo a cor.

    PU é "dura" certo? Se houver movimento, trinca. Não acho uma boa idéia.

    Preciso conversar com o pintor a respeito... entendo muito pouco do assunto.

    Além de PU e poliéster, quais as outras opções? Como é a pintura fosca?

    De repente apenas um "fundo" genérico com envelopamento é melhor negócio?

    Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade