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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Alexandre Lima
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    03/02/2008
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    Alinhe você mesmo a direção da sua XJ




    Olá pessoal,

    Não sei se esse assunto já foi abordado aqui mas a minha intenção é a de mostrar a experiência positiva que tive ao fazer por conta própria o alinhamento da minha viatura. O motivo, devo confessar, não foi economizar uns R$ 30,00 ou R$ 40,00 pois o trabalho realmente não compensa mas sim resolver um problema que vários profissionais não conseguiram resolver. Se você está familiarizado com mecânica e é um pouco louco, vai estar apto a realizar os procedimentos. Eu gostaria que os membros mais experientes desse fórum dessem os seus palpites e corrigissem os erros que por ventura cometi. Não sou mecânico mas dou minhas cacetadas. Vamos lá.
    Calibre os pneus da viatura, coloque-a em um piso plano de frente para uma parede a uns 3 ou 4 metros dela. Sacuda a viatura, empurrando os para choques para baixo (dianteiro e traseiro) para a suspensão acomodar (esse procedimento está no manual de serviço). Faça uma avaliação da geometria da sua viatura realizando as medições com uma trena das distâncias entre o eixo traseiro e dianteiro esquerdo e direito e, distância entre os eixos e um ponto no chassis para ver se tem algum eixo torto. Cuidado com os pontos nos eixos onde você pega para medir. Eu usei no dianteiro o ponto inferior do pino mestre ou king pin (aquele que sai do diferencial e prende o sistema permitindo que a roda vire para os lados) e no traseiro usei o parafuso que une o feixe ao eixo, na altura do feixe. O ponto onde você mediu de um lado deve ser EXATAMENTE o mesmo onde você vai medir o outro pois um centímetro para cima ou para baixo, para a esquerda ou direita faz diferença. Verifique também se existe desnível na altura entre os chassis e o chão. Eu medi na dianteira logo após o encaixe do braço inferior e no traseiro logo após do encaixe do feixe de molas. Na minha viatura não havia diferenças ou eram imperceptíveis mas se na tua tiver, pergunte ao seu mecânico se essa diferença configura um problema. Estando tudo certo os passos seguintes poderão ser seguidos.
    Bom eu pensei o seguinte. Se as rodas traseiras estiverem alinhadas com as dianteiras o veículo vai ter que andar em linha reta. Partindo desse ponto eu confeccionei um dispositivo simples para permitir essa verificação.
    Pegue uma longarina (aquele ferro retangular que fazem perna de mesa de escritório, estrutura tubular de terraços, etc) e corte ela numa medida que entre na roda ficando logo abaixo do gomo que forma a estrela (veja na foto). Prenda nele um canhão LASER. Ops, complicou? Pode ser aquele LASER que a garotada compra em camelô para ficar brincado. O importante é que ele fique bem preso na longarina e que o sistema fique reto. Eu usei um LASER de hélio-neon de um equipamento antigo que trabalhei. A vantagem do meu é que por ser mais longo foi fácil deixar reto.
    Coloque o LASER na roda traseira esquerda e marque o ponto na parede como a referência a ser usada pela roda dianteira esquerda. Faça o mesmo para a roda direita.
    Na verdade o ideal é que faça o ajuste de TOE IN ou seja as rodas dianteiras ficam ligeiramente apontando para dentro na parte da frente dela. Isso é feito porque quando o veículo está tracionado na dianteira a força aplicada faz com que elas abram um pouco pois para ir para frente aplica-se força no solo para trás. O ajuste fica entre 0 e 0,45 graus sendo que o ideal é de 0,25. A diferença tolerada (no manual) entre lado esquerdo e direito é de 0,05 graus.
    O ajuste do TOE IN pode ser feito por trigonometria básica. Vou exemplificar o meu caso. A distância entre o centro da roda dianteira e o ponto que marquei na parede (medi entre os 2 ‘Es’ do emblema do JEEP) era de 5,58 metros. Isso me deu um triângulo com um dos catetos de 5,58, cateto oposto igual a X e o ângulo de 0,25 graus. X é a distância para dentro onde a roda deve apontar para ter os 0,25 graus.
    Pela fórmula da tangente achei tan(0,25) = X/5,58. Isso foi igual a 5,58 x tan(0,25) = X. Logo X= 0,0243 metros ou 2,4 centímetros. Peguei uma régua e marquei 2,4 centímetros para dentro na marcação original em ambos os lados. No seu caso é só trocar o 5,58 pela medida que você aferiu e com uma calculadora científica, como a do Windows, achar o valor certo.
    Agora é a hora de se sujar de graxa. Veja em baixo do veículo os pontos que são os responsáveis pelo alinhamento. Todas as porcas possuem trava. Logo depois da caixa de direção tem a união do pivô com o braço que vai até a roda direita e nesse braço tem outro braço que vai até a roda esquerda. O ajuste é feito girando esses braços. Solte essa união que vai para a roda esquerda. Tente soltar o pivô do da caixa. O meu estava muito preso e só consegui soltar a outra ponta, na roda. Assim tive de soltar o amortecedor de direção também. Afrouxe um dos parafusos da abraçadeira do tubo que une o pivô da caixa com o braço. A roda direita vai estar solta, coloque o laser nela e alinhe no ponto de TOE IN que você marcou. No meu caso eu coloquei um pouco antes (a direita) pois sempre que o pivô entrava, o ajuste corria mais para a esquerda que o marcado.
    Alinhe o volante e prenda-o de alguma forma para não se mover. Eu contei com a ajuda da minha noiva verificando o tempo todo se o ponto do laser correu ou se o volante saiu da posição. Gire o braço ou o pivô solto para conseguir o ajuste correto. Se alguém sair da posição (volante ou roda) coloque-os de volta na posição correta.
    Estando o lado direito alinhado, aperte o parafuso da abraçadeira, prenda a porca do pivô. Eu fiz como o meu mecânico fala, “chamar até chorar” mas cuidado para não exagerar e espanar uma rosca (que isso!). Passe o laser para o lado esquerdo e repita o processo.
    Pronto! A sua viatura está alinhada. Verifique de novo o alinhamento do volante, da roda direita, aperto de todas as porcas, mesmo as que você não mexeu pois eu achei algumas pouco apertadas. Verifique se todas estão com as travas e faça o test drive.
    A minha ficou show de bola com volante centralizado e deslizando em linha reta. Existia um problema de dar solavancos durante manobras fechadas em 4x4 Full que sumiu.
    Perdi uma tarde inteira mas agora eu sei que a geometria do meu veículo está perfeita, não dependo mais de profissionais desqualificados e quem sabe essa explicação poderá ajudar alguém.

    Um forte abraço a todos.



  • #2
    Usuário Avatar de Alexandre Lima
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    03/02/2008
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    O site não está permitindo fazer o upload das fotos. Já estão todas zipadas em um único arquivo de 439 Kb mas mesmo assim não vai. Vou tentar achar um outro modo.

  • #3

  • #4

    Talking

    . . .

    Show de bola..... o maior problema q vejo é encontrar um piso 'realmente' plano... .... como disse no outro tópico o problema dessas lojas e q fazem de tudo, põe qq mané na máquina e vamu q vamu....

  • #5
    Usuário Avatar de Alexandre Lima
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    03/02/2008
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    Estive vendo no manual da ZJ e a mecânica parece ser idêntica. Só o TOE IN que deve ser de 0,12 graus mas a faixa é de 0 até 0,22 graus. Podendo colocar em 0,12 ou próximo, fica melhor. É só mudar na fórmula.

    []s

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