
Postado originalmente por
alexandre roveri
É perfeitamente possivel realizar a regulagem de ponto em casa!
A unica coisa mais complicada, seria bom vc ter é um multimetro (vale a pena investir em um), mas tb pode utilizar uma lampada de de 12V como teste !
Sempre bom ter o manual em mãos
Vamos lá então ?
1º Achar o ponto estático : Encontre na carcaça de aluminio que tampa o motor as 3 marcas em alto relevo( 0º, 5º e 15º) conforme o sentido de rotação ! E na polia da arvore de manivelas o marca de referência , posicione a marca da polia com a marca de 0º da carcaça, verifique se o martelete do distribuidor está apontando para o cabo de vela do cilindro 1, caso ele aponte para o cabo da 3º vela gire mais 360º a polia !
Agora solte o corpo do distribuidor e com a ajuda do multimetro verifique o momento exato em que o circuito se abre
Pronto ponto estático regulado em 0º, não me lembro agora com quantos graus de avanço o manual manda regular, caso seja 5º, repita a operação, mas agora com a marca da polia em 5º !
Se for ignição eletronica o procedimento é o mesmo o que muda é a forma de captar o sinal, não me lembro agora em quais pinos do conector da cx de ignição vc verifica !
Tenho certeza de que alguem poderá complementar essa dica !
É muito prazeroso poder regular e afinar o própio carro !
