x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32
  • #1

    Dúvida sobre qual tipo de diferencial a ser utilizado na F75




    Adquiri uma pickup willys (F75) ano1970 4x4 recentemente, sendo esta toda original. Gostaria de perguntar aos colegas qual o tipo de diferencial ideal para fazer com que a pickupo ande mais, pois quando ando com a mesma a uns 70 km/h o motor já está com o giro la'em cima!!!!!
    será que se eu trocar o motor e caixa, permanecendo com o mesmo diferencial, a velocidade final aumentará?
    Qual a melhor receita para aumentar a velocidade final da pickup?
    Ps: vale lembrar que mandei fazer uma revisao geral na mesma.

    Milton Bley Junior
    Pickup willys 1970 "Jossa"
    Lages - Santa Catarina

  • #2
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Betim/Lavras/São João del rei/MG
    Idade
    34
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    E ae Milton???

    Provávelmente sua pick- up está com relação 43/8, vc poderia colocar 44/9, ela terá mais velocidade, mas ficará muito froxa!!!! A Laranja tava com essa relação, mas teve que colocar 43/8, pois pra arrancar em subida tinha que ta queimando embreagem....
    Eu acho que o melhor seria colocar um câmbio 5 marchas, pois ela terá muita força de primeira e de 5 vc vai andar bem!!! 8)
    Um jeep com 44/9 fica melhor do que uma F-75, pq ele é bem mais leve que uma rural ou F-75...

    Qualquer coisa estamos ai...

    flw

  • #3
    Obrigado pela dica Pedro!

    Vc pode me informar qual a velocidade final que vc obteve com a "laranja" utilizando um diferencial igual o da 'jossa'' 43/8? qual o cambio que vc utiliza? o meu é original 4 marchas!
    quanto ao cambio de 5 marchas, será que este resolverá o problema de velocidade final maior se que eu troque a relacao de diferencial?

  • #4
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Betim/Lavras/São João del rei/MG
    Idade
    34
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    grande Milton!!!

    eu coloquei essa relação a pouquissimo tempo, ainda nem deu pra experimentar... mas eu fiz 70km/h de boa nela
    O cambio dela é da C-10 3 marchas, antes era o 4 marchas original tb, mas quebrou tantas vezes que meu pai desistiu e colocou o da C-10.
    Com certeza resolverá, pois geralmente a 4 do câmbio 5 marchas tem a mesma relação da 4 do seu câmbio, e a 5 é bem mais longa o que eu acredito que faça vc atingir uns 110, 120 na reta... Isso sem contar que a 1 dele é bem mais reduzida que a sua...
    Para vc ter uma idéia eu com o câmbio da C-10 com final 1/1, e relação 44/9 fazia 110 na reta, com o câmbio 5 marchas e relação curta eu acredito que faça isso ou mais... :P

    Flw

  • #5
    Mais uma vez valeu pela dica Pedro!
    t+

  • #6
    Citação Postado originalmente por Pedro Bachir Asmas Filho
    Com certeza resolverá, pois geralmente a 4 do câmbio 5 marchas tem a mesma relação da 4 do seu câmbio, e a 5 é bem mais longa o que eu acredito que faça vc atingir uns 110, 120 na reta... Isso sem contar que a 1 dele é bem mais reduzida que a sua...
    Para vc ter uma idéia eu com o câmbio da C-10 com final 1/1, e relação 44/9 fazia 110 na reta, com o câmbio 5 marchas e relação curta eu acredito que faça isso ou mais... :P

    Flw

    Errado, a relação da quinta do câmbio de 5 marchas é igual a quarta do câmbio e 4 marchas (que também é igual a terceira do câmbio de 3 marchas), todos 1:1. Não vai ganhar bosta menhuma em final só por trocar o câmbio.

    Agora, o que vai ganhar com o câmbio de 5 marchas é uma primeira mais reduzida. Assim, dá para alongar o diferencial para ganhar final e não perder arrancada por ter uma relação de câmbio mais reduzida......

    Abraços,

  • #7
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0
    Eu já fiz diferente: Coloquei na Potranca motor e caixa da Sprinter. O motor é o Maxion 2.5T e a caixa é de 5 marchas com a 5ª com uma relação 1:0,784 em vez de 1:1. Troquei tb a relação do diferencial para 11:47. Ela ficou bem mais longa, mas, em compensação ficou com menos força na arrancada. Mas, se eu tiver que fazer força em baixa, tenho a reduzida, que continua original. Minha idéia for ajustá-la para passeios. Não vou fazer trilhas, então a relação mais longa ajuda bastante. Claro que temos que considerar os pneus. Eu uso um de 29".

    Para teres uma idéia, deu uma diferença no velocímetro de 30%, ou seja, qdo o velocímetro está marcando um 60 km/h a Potranca está a 80. Eu fiz um teste de velocidade e ela chegou a marcar mais de 110 km/h. Se considerarmos a diferença, ela estava a cerca de 145 km/h, o que eu acho muuuuuuuuuito prá uma Rural.

    []s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #8
    Bill, Cicero e companhia...

    Esse cambio de 5 marchas que vc fala aí não é o clarck da C-20?Ouvi dizer que o cambio 5 marchas é fraco comparado ao 4 marchas!!será que não quebra?
    No meu caso, preciso de um cambio com boa arrancada(força) e tb com velocidade final boa, utilizando é claro o velho motor bf 161, pois ainda não disponho de dinheiro para trocar o motor!!!
    Penso no futuro em colocar um motor de conceito mais novo, tipo o 4.1s da silverado, 4.9i da ford(falcon) ou ainda um perkins injeção direta(já turbinado), e quero colocar uma caixa que sirva para qualquer um destes!!!

  • #9
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0
    A caixa que eu tenho na Potranca é a MB G 28-5, Mercedes Benz original da Sprinter, feita na Alemanha.
    Força na arrancada e velocidade final é difícil de conseguir. Com uma caixa de 5 marchas, a 5 é menor que 1:1.
    Para teres uma idéia, a relação da caixa original Willys de três marchas é:
    1ª: 2,789:1
    2ª: 1,551:1
    3ª: 1:1
    A da Sprinter:
    1ª: 5,053:1
    2ª: 2,601:1
    3ª: 1,521:1
    4ª: 1:1
    5ª: 0,784:1

    Ou seja, com esta caixa da Sprinter eu tenho uma 1ª muito mais reduzida que a da Willys. A 2ª MB igual a 1ª W, a 3ªMB = 2ªW, a 4ªMB = 3ªW e uma 5ªMB mais longa. Com isto eu tenho mais força na 1ª e mais velocidade na 5ª. Quando eu tava com a relação do diferencial curta e com a mecânica Sprinter instalada, eu quase só arrancava em 2ª. A 1ª era só para colocar em movimento. A 60 km/h eu tava colocando a 5ª e a 100 km/h o motor tava com o giro lá em cima.
    Claro, temos que levar em conta que o motor original é mais fraco, mas se tu tens que pensar na relação da caixa e do diferencial para teres alguma idéia mais concreta antes de colocar a mão na graxa.

    []s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #10
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Betim/Lavras/São João del rei/MG
    Idade
    34
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por billj
    Errado, a relação da quinta do câmbio de 5 marchas é igual a quarta do câmbio e 4 marchas (que também é igual a terceira do câmbio de 3 marchas), todos 1:1. Não vai ganhar bosta menhuma em final só por trocar o câmbio.

    Agora, o que vai ganhar com o câmbio de 5 marchas é uma primeira mais reduzida. Assim, dá para alongar o diferencial para ganhar final e não perder arrancada por ter uma relação de câmbio mais reduzida......

    Abraços,
    Opa

    É, o Bill ta certo, nem todo câmbio 5 marchas tem relação final menor que 1:1 O do Engesa por exemplo a quinta dele é 1:1 8) . Mas também tem muitos câmbios 5 marchas com 5<1:1...
    E vc pode também colocar um câmbio 5 marchas, com 5<1:1, e diferêncial 44/9, o que vai fazer a sua F-75 ficar mais solta aínda... 8)

    flw

  • #11
    Pessoal,

    Só para esclarecer a duvida, estive olhando na tampa dos diferenciais da "Jossa" e lá diz que a relacao de diferencial é 53/9, dividindo estes terei um resultado 5:9!!! Essa relacao é muito curta? ou não mais curta ainda?

    t+

  • #12
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Betim/Lavras/São João del rei/MG
    Idade
    34
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    gande Milton!!!

    Putz!!! essa relação se não me engano é a mais curta que saiu na linha jeep , por isso que a Jossa está presa desse jeito!!! Acho que vc pode colocar uma 43/8 meu pai colocou 80 km/h no asfalto agora com essa relação, foi de boa... 8)

    flw

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade