x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
  • #1

    pequenos detalhes.... grandes diferenças




    pequenos detalhes.. grandes diferenças
    Pessoal, muitas vezes a gente se dedica tanto á um ítem do carro, que acabamos esquecendo dos outros, que precisam de uma vigilância constante nossa.
    Eu particularmente, andei me dedicando a detalhes como, forração interna, acerto de iluminação, instalação de faróis etc, e como o carro nunca parou eu no máximo, trocava o óleo e verificava o nível de água....
    Pois bem, fiz ma viagem a baixada santista e na volta o carro veio super amarrado, tendo que trocar de 4a pra 3a toda hora na serra da anchieta, a fim de manter uns 70/80 KM/H. Com isso o consumo foi absurdo, coisa de 6 KM/L na estrada!!!!
    Essa semana comecei a revisar algumas partes do Niva e vejam só o que encontrei:

    1- sistema de distribuição
    Cabos frouxos no distribuidor
    Cabos frouxos nas velas
    contatos oxidados
    Limpei os contatos e eliminei os mal contatos, melhora perceptível no motor
    já estou com as peças todas pra colocar a ignição eletronica!!!

    2- carburador
    mangueira que vai embaixo do coletor furada ( entrada de ar falsa)
    junta grossa que vai embaixo do carburador se desfazendo ( não era baquelite)
    carburador sujo
    parafusos da base do carburador um pouco frouxos
    arrumei a mangueira, limpei o carburador, troquei juntas e diafragma, coloquei o baquelite novo, reaperto geral
    melhora perceptível no motor
    3- Filtro de ar completamente obstruído por resíduos de óleo vindo do respiro do motor... ( tinha se passado mais de 30 mil kM com esse filtro!!) burrice minha
    troquei o filtro
    agoroa vou testar e evr como ficou... aqui em pequenos testes, a aceleração ficou muito mais eficiente e a marcha lenta redondinha

    depois que eu colocar a ignição eletronica deve melhorar mais ainda

    Pessoal, são detalhes que as vezes deixamos de lado.... não vamos biobear nisso não. Nem sempre o carro que não dá problema , significa que ele está em ordem!

  • #2
    Apesar de eu ser um quase analfabeto em mecânica, logo que peguei meu Niva fiz algumas coisas que fizeram a diferença no final:

    - troca dos cabos da vela e das velas, pois os cabos não erma supressivos e já estavam todos ressecados;
    - recolocação da ponteira do filtro de ar, canalizando ar mais frio para o bura;
    - troca do filtro de ar, o qual estava bem sujo e vencido;
    - revisão do TODA fiação elétrica, eliminando gambiarras, fios desencapados (que não eram poucos), contatos oxidados, etc;
    - recolocação da coifa do radiador, reduzindo sensivelmente a temperatura da água do radiador;
    - troca do filtro de combustível;
    - troca do óleo e do filtro;
    - regulagem do bura (esse foi o mecânico que fez).

    Só com isso o consumo melhorou pra caramba, batendo nos 13km/l na estrada (medido no Inverno de 2006 numa viagem para Brotas/SP).

  • #3
    Citação Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    Apesar de eu ser um quase analfabeto em mecânica, logo que peguei meu Niva fiz algumas coisas que fizeram a diferença no final:

    - troca dos cabos da vela e das velas, pois os cabos não erma supressivos e já estavam todos ressecados;
    - recolocação da ponteira do filtro de ar, canalizando ar mais frio para o bura;
    - troca do filtro de ar, o qual estava bem sujo e vencido;
    - revisão do TODA fiação elétrica, eliminando gambiarras, fios desencapados (que não eram poucos), contatos oxidados, etc;
    - recolocação da coifa do radiador, reduzindo sensivelmente a temperatura da água do radiador;
    - troca do filtro de combustível;
    - troca do óleo e do filtro;
    - regulagem do bura (esse foi o mecânico que fez).

    Só com isso o consumo melhorou pra caramba, batendo nos 13km/l na estrada (medido no Inverno de 2006 numa viagem para Brotas/SP).
    Edson,qual seu segredo?
    Seu niva é o mais econômico de todos!!!!!!!

  • #4
    Caramba.... se o meu fizer 13 na estrada um dia eu pago uma cervejada!

  • #5
    Usuário Avatar de Rones Jr
    Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Idade
    49
    Posts
    1,364
    Agradecimentos: 0
    Cara...e eu tirando onda que fiz 10,8.....Edsom....conta logo o segredo...

  • #6
    Usuário
    Entrada
    18/12/2005
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    44
    Posts
    116
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    Apesar de eu ser um quase analfabeto em mecânica, logo que peguei meu Niva fiz algumas coisas que fizeram a diferença no final:

    - troca dos cabos da vela e das velas, pois os cabos não erma supressivos e já estavam todos ressecados;
    - recolocação da ponteira do filtro de ar, canalizando ar mais frio para o bura;
    - troca do filtro de ar, o qual estava bem sujo e vencido;
    - revisão do TODA fiação elétrica, eliminando gambiarras, fios desencapados (que não eram poucos), contatos oxidados, etc;
    - recolocação da coifa do radiador, reduzindo sensivelmente a temperatura da água do radiador;
    - troca do filtro de combustível;
    - troca do óleo e do filtro;
    - regulagem do bura (esse foi o mecânico que fez).

    Só com isso o consumo melhorou pra caramba, batendo nos 13km/l na estrada (medido no Inverno de 2006 numa viagem para Brotas/SP).


    Puxa vida Edson seu carro tá uma benção mesmo hein meu corsa 2005 original alcool faz 13 km também... só que ele é 1.0...conta logo o segredo pq se for fácil conseguir essa autonomia eu vou voltar meu carro pra gasolina tem certeza que fez tudo isso? não estava sendo guinchado não né...hehehe
    Hilux SRV 2002 3.0 4X4 Turbo diesel; ex Niva 91; ex Niva 93 ; ex AP turbo

  • #7
    Calma pessoal!!! Antes que alguns comecem a achar que é conversa de pescador, eu fiz essa medição três vez no período de dois meses... na cidade aferi, mais ou menos, 9km/l na melhor média... a pior média, de três, foi algo em torno de 8,5km/l... na primeira vez não acreditei, mas foi isso mesmo... na estrada sempre deu entre 11 a 13km/l... tb não acreditei, mas foi isso mesmo... A melhor média na estrada, como eu disse, foi numa viagem para Brotas... parei em São Carlos (sai da minha terrinha, Sorocaba), enchi até o bocal e fiz a média... 13km/l... Ainda em São Carlos, um tempo depois qdo ainda estudava lá, fiz uma cagada... confiei no marcador de combustível do Niva e deixei chegar bem no fim... qdo resolvi abastecer, a gasolina acabou a uma quadra e meia do posto... mandei encher e fiz a média... 8,97777km/l... Isso aconteceu depois de eu fazer os ajustes descritos anteriormente e, por coincidência, ambas aferições no Inverno... talvez outros detalhes que contam é que só uso gasolina aditivada... logo que peguei meu Niva eu coloquei, uma única vez, aqueles aditivos para gasolina, da STP, com o intuito de limpar o bura... Antes de comprar meu Niva, sempre lia as dicas dos Camaradas do Niva... muitos diziam que a melhor forma de economizar é dirigir com o conta-giros, que a melhor rotação para trocas de marchas é entre 3.500 a 4.000 RPM... eu faço isso sempre, mas ultimamente nem olho mais o conta-giros pq me acostumei a trocar de marchas de acordo com o ronco do motor... Tem outros pormenores meio bobos, mas que tb contam... tipo, modo de dirigir, balanceamento e calibragem, peso morto, etc... Depois que meu Niva voltou do Albino eu ainda não aferi o consumo, mas farei isso, não sei qdo, mas posto aqui o resultado... Bom, nem tudo é maravilha... faz um tempo que ele estava bebendo demais... na cidade teve um tempo que estava fazendo cerca de 7,5km/l e na estrada em torno de 10km/l, por isso levei pro Albino arrumar... Pessoal, nem sempre consigo manter essa média, pois gosto de arrancar qdo o semáforo abre e gosto de dirigir no limite da velocidade, permitida ou não... Mas qdo tô acompanhado, eu manero a forma de dirigir e consigo dirigir de forma mais econômica... coincidência ou não, qdo fiz as melhores médias eu tava acompanhado da ex e do irmãzinho dela...

    Pereira, tenho um Corsa Hatch 4P 1.0 2001, gasolina... na estrada eu faço pelo menos 15km/l... se o seu faz 13km/l e no álcool, a média tá muito boa...

  • #8
    Edson... seu carbura é original?? o meu é um Weber mini progressivo 450
    e nessas médias aí.. em qual velocidade vc andava??
    eu acho que o consumo elevado do meu é culpa dos pneuzões que eu tenho e do pezão que eu calço....
    pneus Firestone 215 80 R16
    pézão, 45 bico largo

  • #9
    Caras, o meu na cidade esta fazendo 7/8 km/l (qdo n pego engarrafamento) e estou satisfeito, mas vendo este depoimento fiquei meio triste.

    Em março troquei filtros oleo/combustivel/ar, vela (não troquei os cabos, seria uma boa?), fiz carbura e ficou show. Vou testar este lance de 3500/4000 RPM pois geralmente troco a 3000/3500 RPM.

  • #10
    Puxa vida,eu sonho com meu niva fazendo 13 na estrada,ahuehaueae...
    Mas diz aí Edson,carburador original???

  • #11
    Friedmann e Pedro, meu bura é o original... a configuração do meu Niva está assim: motor original, comando de válvulas esportivo SOBE/AEROCAR, ignição eletrônica (vermelha, BOSCH), pneus BFGoodRich Trail T/A 205R15 75 (80% onroad)...

    Friedmann, acho que outra coisa que conta a favor de mim: pé 38, 1,60m, 61kg... rsrsrs...

    Garret, se te serve de consolo, não é sempre que faço uma boa média de consumo... geralmente faço em torno de 11km/l na estrada e quase 8km/l na cidade, mas já cheguei a fazer menos do que isso por conta do trânsito ou qdo tô atrasado e piso fundo... Ultimamente tenho ficado fissurado em dirigir de forma mais econômica, pisando menos... não fiz a média, mas o intervalo entre os abastecimentos aumentou de dois a três dias... Lembro que na lista dos Camaradas, qdo surgiu esse papo de dirigir com o conta-giros, alguns membros conseguiram média muito boa, ganhando, se não me engano, de 2 a 3km/l...

  • #12

    Talking Vou cometer harakiri!!!

    Depois de saber que a minha melhor média é inferior a pior do Edson, só me resta esta alternativa pra lavar minha honra!!!!!
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade