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  • #1
    Usuário Avatar de Maya
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    Qual gasolina usar? Comum ou Aditivada?




    Pessoal,

    Acabei de comprar uma Pajero Sport V6, e na hora de abastecer fiquei na dúvida... qual gasolina colocar?

    Vocês tem alguma sugestão? Na dúvida acabei colocando normal...

    Valeu!

    Abs

  • #2
    Maya

    Particularmente creio qe você deveria sempre estar extremamente atento ao estado do óleo lubrificante, passando a substituí-lo juntamente com os filtros em intervalos menores do que os especificados.

    Essa precaução é válida porque o combustível (dependendo de sua qualidade) altera as propriedades físico-químicas do óleo, comprometendo sua eficiência, o que consequentemente se evidenciará na durabilidade dos componentes internos do motor.

    Essa "mistura" que vendem por aí, e que insistem em chamar de gasolina está cada dia pior não sendo mais possível ou tornando muito difícil a terefa de selecionar qual posto é de confiança

    Para que tenham uma idéia, aqui na minha cidade tem um posto que é reconhecido pela qualidade de seus combustíveis, contudo de uns tempos para cá começou a comercializar a "gasolina" comum praticamente pelo mesmo preço da aditivada na verdade a aditivada é 1 centavo mais cara, mas é irrisória a diferença.

    Então penso, deve ter algo errado nessa história, porque não é possivel vender ambas pelo mesmo preço senão a comum vai "encalhar" e daí o "bom samaritano" é que vai levar prejuízo

    A única certeza que tenho, é que deve ter "coisa" errada

  • #3
    Isso é uma questão que já vi em outros tópicos por aqui.....

    Gasolina Aditivada no Brasil na maioria dos casos é uma farsa.....boa partes das distribuidoras só entregam gasolina comum, o "aditivo" é colocado no tanque no próprio posto, mas a diluição é tão grande que chega a ser homeopatia.....

    Cheguei a ver alguns testes de gasolina tanto no IPT e até no laboratório da Petrobras no RJ. A gasolina aditivada (quando é mesmo) realmente nada mais leva que um "detergente" (não o de cozinha....haha) que em tese previne formação de depósitos na câmaras de combustão, válvulas, bicos, etc.....
    No caso da Petrobras existe a gasolina Podium, aí sim a coisa muda, pois possui um octanagem melhor, mas é cara pra diabo, e são poucos os carros com taxa de compressão suficiente para tira proveito dela.....
    Com certeza vale a pena abastecer com gasolina comum, sempre de boa qualidade, e comprar um aditivo a parte. Existe um chamado Octane Buster que é muito bom.....

  • #4
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
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    Bom...vou falar alguams coisas...mas não adianta que não falo a fonte...
    Acontece o seguinte, quando um certo distribuidor compra GASOLINA, da BR, ela vem pura...sem ALCOOL..e quando um POSTO compra, deste dsitribuidor, ele tem a opção de ela já vir mistura (DILUIDO É MAIS CHIQUE) o ALCOOL, que se não me engano seria de 25% de acordo com determinação do governo..

    Então temos...desde 1997 uma gasolina que já de longe não serve pra nossos carros, que foram projetados lá fora rodarem com gasolina 100% pura...sem mistura.

    Algumas montadoras até mudam um pouco o ponto das injeções, mas isso não ajuda muito...

    Bom...quando a gasolina vai para seu tanque...ela já etá 25% menos "forte" pra seu carro, mas....alguns postos....tbm dão aquele jeitinho," BOTAR MAIS ÁGUA NO FEIJÃO", e como vai ser difícil saber qual....terminam aumentando a mistura ainda mais....não apenas com ALCOOL, mas tbm com "SOLVENTE", que ainda é mais barato que o ALCOOL, e não rpecisa de muiiito não.......300 LTS de solvente já dá pra ajudar a aumentar o lucro no bico da bomba muuuuuuuuuito, essa proporção de solvente significa mais uns 15% de diluição na sua gasolina...
    Bom...então agora temos uma GASOLINA uns 40%, menos eficiente....o que sobra são as impuresas que sempre estão nos tanques....ÁGUA...isso mesmo...ÁGUA...que se condenssa nos tanques com o tempo....uns 3% a 5% a mais...

    Beleza.....agora temos de 100% de GASOLINA que seu motor precisa pra funcionar bem.....apenas 55%, quer dizer...seu motor vai apresentar um desempenho 45% menor...fora o desaste de materiais e o risco do CHOQUE QUÍMICO, entre SOLVENTE / ÓLEO SEMI OU SINTÉTICO/ ÁGUA / ALCOOL, e por ai vai....

    Para se proteger, por incrível que pareça, o uso do GNV bem isntalado e dimensionado para seu carro, vai ser mais eficiente....porque o GNV é em média, de acordo com a mistura de ar, uns 25% mais fraco que a gasolina

    A gasolina da PETROBRÁS, a PODIUM..que custa em média R$ 3.25 POR LITRO , é na verdade, GASOLINA PURA, sem ALCOOL, e com a octanagem de 10 a 11 octanas, o normal de um motor 6L V6 e V8 cilindros é para 7 A 9 octanas,

    Não sei dizer qual seria a octanagem das gasolina COMUN, mas em testes sem vergonha que já vi...fica em torno dos 5 a 6 octanas...pra baixo

    Pra quem quiser saber o desempenho de seu motor, de verdade, use uns dois tanques de PODIUM, isso nos carros com injeção multi ponto sequencial, que se ajustam ao ponto da gasolina,mesmo elas com toda esta mistura que falei, ainda o carro vai conseguir um rendimento bom, no segundo tanque acho que vc já vai sentir a diferença...


    Tem mais....mas ai......acho que so isso já vai dar m@#$%erda
    4X4 Brasil
    Marcelo Carvalhal
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    www.unionjeep.com.br compre seu JEEP em Itaipava !

  • #5
    Caraca tio.... é só pra responder se é gas aditivada ou normal....

    Usa aditivada, ok?

    Gasolina aditivada não tem chumbo... e já vem aditivada pela "marca"

    Gasolina podium tem álcool...

    Álcool é o melhor combustível do mundo....

    Seu motor se adequa a mistura e não perde 45% de desempenho (ou mais dependendo da mistura do carvalhal) Senão nossas cherokees andariam menos que carro 1.0 e na verdade andamos mais forte que um monte de carrão novo

    Gasolina normal tem 88-90 octanas assim como a aditivada, podium acho que 95 as outras premium 92-93. Por aí.... Avigas = 102-105... por aí...

    Não sei muito, talvez algum especialista resolva a questão
    4X4 Brasil

  • #6
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    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Caraca tio.... é só pra responder se é gas aditivada ou normal....

    Usa aditivada, ok?

    Gasolina aditivada não tem chumbo... e já vem aditivada pela "marca"

    Gasolina podium tem álcool...

    Álcool é o melhor combustível do mundo....

    Seu motor se adequa a mistura e não perde 45% de desempenho (ou mais dependendo da mistura do carvalhal) Senão nossas cherokees andariam menos que carro 1.0 e na verdade andamos mais forte que um monte de carrão novo

    Gasolina normal tem 88-90 octanas assim como a aditivada, podium acho que 95 as outras premium 92-93. Por aí.... Avigas = 102-105... por aí...

    Não sei muito, talvez algum especialista resolva a questão
    Nossaaa...porque será que vc ta defendendo os POSTOS...será mesmo que ta tudo errado....
    Acho que vc é o único que tá defendendo as gasolinas...vc poderia nos falar porque?????

    Porque????
    4X4 Brasil
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  • #7
    Citação Postado originalmente por Marcelo Carvalhal Ver Post
    Nossaaa...porque será que vc ta defendendo os POSTOS...será mesmo que ta tudo errado....
    Acho quevc é o único que tá defendendo as gasolinas...vc poderia nos falar porque?????
    FUI dono de posto e acompanhei os testes dos combustíveis durante muito tempo... inclusive técnicos da shell visitavam o meu posto para, além de ensinar sobre a gasolina, me falar das propriedades e benefícios de cada uma.

    Mesmo assim eu disse que o álcool é o melhor combustível do mundo

    Eu não tô defendendo, só tô dizendo o que eu sei....

    Deixa de ser malcriado

  • #8
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    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    FUI dono de posto e acompanhei os testes dos combustíveis durante muito tempo... inclusive técnicos da shell visitavam o meu posto para, além de ensinar sobre a gasolina, me falar das propriedades e benefícios de cada uma.

    Mesmo assim eu disse que o álcool é o melhor combustível do mundo

    Eu não tô defendendo, só tô dizendo o que eu sei....

    Deixa de ser malcriado
    PRONTO CONFESSOU........

    Vc é mais um que lezou vários consumidores com o "CHACOALHO"

    Aposto que usava até óleo de fritura no DIESEL que vendia
    Marcelo Carvalhal
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  • #9
    Citação Postado originalmente por Marcelo Carvalhal Ver Post
    PRONTO CONFESSOU........

    Vc é mais um que lezou vários consumidores com o "CHACOALHO"

    Aposto que usava até óleo de fritura no DIESEL que vendia
    Eu afirmo que vendia o combustível mais caro da região e o melhor.... lá não tinha "batizado"

    Abastecia a frota de várias empresas e nunca deu problema. Incruziveu elas só foram abastecer lá porque tiveram problema em outros postos

  • #10
    Citação Postado originalmente por Marcelo Carvalhal Ver Post
    "... Tem mais....mas ai......acho que so isso já vai dar m@#$%erda ..."
    Já que ajoelhou vai ter que rezar

    O que "MAIS" de verdades tem para dizer??? Vai joga aí, não dá nada não

  • #11
    Marcelo, acho que sua fonte te passou algumas informações equivocadas. O tópico vai ficar enorme, mas...

    Toda gasolina comercializada no Brasil tem 25% de álcool. Não é uma opção, é uma obrigação.
    O combustível resultante da mistura álcool anidro + gasolina tem maior poder calórico (leia-se energia).
    Combustível adulterado é muuuito prejudicial ao motor. O "batismo" é com álcool hidratado, que tem cerca de 7% de água, e os hidrocarbonetos (gasolina, diesel, querosene, etc.) não são miscíveis com água e pode ocorre separação das fases. O caso do solvente é bastante mais grave, porque ele "lava" o filme de óleo da parede do cilindro, além de atacar todas as vedações. Com o uso constante, ocorre a chamada "peste negra", quando passa pelos anéis de segmento e vai para o cárter - aí f**** tudo.
    Aí, não. A água é mais densa que os hidrocarbonetos e, mesmo se ocorrer condensação, ela vai para o fundo dos tanques, acima do pescador.
    Não existe (ainda) nenhum motor projetado - e dimensionado - para usar GNV como combustível. Além disso, a perda de potência de 25% é em relação à gasolina que usamos, e não a uma gasolina "ideal".
    Gasolina Podium ou qualquer outra de alta octagem só faz grande diferença para motores com alta taxa de compressão. Não entendi os números de octanagem...

    Samukanvas, exceto pelo fato que não há mais nenhuma gasolina com adição de chumbo tetraetila - que era usado para retardar o ponto de ignição e permitir maior taxa de compressão, concordo plenamente com você.

    Leo Beethoven, a "dose" é "homeopática" porque por questões operacionais (logística) o aditivo é altamente concentrado. Nunca li a formulação do Octane Booster, mas acredito que mais de 90% do volume é veículo (gasolina ou querosene)- o mesmo acontece com todos os outros aditivos. É uma questão de marketing. Você pagaria R$5 ou R$10 por algumas gotas de Bardahl? Ah, mas se for por um frasco de 250 ml... (com algumas gotas de aditivo concentrado e um monte de "líquido q.s.p.").

    Dieselboy, é possível - e às vezes até necessário - vender pelo mesmo preço. Como você sabe se é a comum que está "cara" ou a aditivada "barata"? A diferença de preço (distribuidora para o posto) da comum para a aditivada é da ordem de 1 centavo por litro. E há mercado (consumidores) para os 2 tipos.

    Concordo com todos: Nossa gasolina é uma m*.

    Abraço a todos.

    Márcio

  • #12
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
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    Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Marcelo, acho que sua fonte te passou algumas informações equivocadas. O tópico vai ficar enorme, mas...

    Toda gasolina comercializada no Brasil tem 25% de álcool. Não é uma opção, é uma obrigação.
    Eu nao disse nada contrario a isso....ta qui

    Citação Postado originalmente por MARCELO CARVALHAL
    Acontece o seguinte, quando um certo distribuidor compra GASOLINA, da BR, ela vem pura...sem ALCOOL..e quando um POSTO compra, deste dsitribuidor, ele tem a opção de ela já vir mistura (DILUIDO É MAIS CHIQUE) o ALCOOL, que se não me engano seria de 25% de acordo com determinação do governo..

    Citação Postado originalmente por MARCIO
    O combustível resultante da mistura álcool anidro + gasolina tem maior poder calórico (leia-se energia).
    Como quimico vc falou certo, mas para o motor...CALOR não tem resultado satisfatório nenhum.pelo contrario!!

    Citação Postado originalmente por MARCIO=
    Aí, não. A água é mais densa que os hidrocarbonetos e, mesmo se ocorrer condensação, ela vai para o fundo dos tanques, acima do pescador.
    Nao sei que tanque vc esta falando, e para que a gasolina se separe por completo da mistura precisa estar em estado inercial de pelo menos 6 horas,dependendo da quantidade por ml., os tanques dos postos tem bomba de recalque constante....

    Citação Postado originalmente por MARCIO
    Não existe (ainda) nenhum motor projetado - e dimensionado - para usar GNV como combustível. Além disso, a perda de potência de 25% é em relação à gasolina que usamos, e não a uma gasolina "ideal".
    Essa ta foda....eu nunca falaria uma BURRADA destas....da onde vc tirou isto , falei que o uso do GNV balancedo até preserva o MOTOR, se tiver manutenção correta e dosagem certa.

    Citação Postado originalmente por MARCIO
    Concordo com todos: Nossa gasolina é uma m*.

    Abraço a todos.

    Márcio
    A unica coisa que concordo, e que nao temos GASOLINA, mas um COCKTAIL..E DIGO MAIS...os melhores carros do mundo sao os nacionais...usam este lixo de gasolina a anos, e rodam em asfalto de cidade mais esburacado que muita trilha que a gente faz...


    Quantoas equivalencia da octanagem, e a mesma briga de entendimento das unidades de medida do toque...KP...Nkm...etc
    Marcelo Carvalhal
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