x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    Agradecimentos: 0

Quebrei a cebolinha no bloco, e agora?

Pessoal

Fui trocar a cebolinha de temperatura da água e simplesmente quebrou na parte onde vai a chave, ficando a parte da rosca presa no bloco.

Eu sei que boa parte da cebolinha é feita de latão, principalmente a parte da rosca. Acho que foi devido ao tempo de permanência da mesma e porque o burro aqui não esperou o motor esfriar completamente, o que deve ter contribuído, já que dilata um pouco por causa do calor.

Vou levar no torneiro amanhã para ele dar uma olhada, mas como é latão eles não poderão fazer o mesmo esquema que fazem quando se quebra parafusos, soldando outro parafuso em cima da parte que ficou no bloco, então qual seria a solução adotada por eles?

Como latão é frágil, eu imagino que se possa perfurar com uma furadeira e usar uma chave de fenda como talhadeira para amassar e retirar o restante do material.

O motor é um OM314 da Toyota Bandeirante, mas acredito que a solução sirva para todos os motores.

Agradeço qualquer ajuda

Obrigado
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Agradecimento: 1
    Uma tentativa: com o motor frio faça uma fenda no que sobrou da peça, com um disco de corte de microretífica, com cuidado para não pegar no bloco, ou pegar de leve . Espere um bom tempo pra tentar tirar com a chave de fenda, porque quando você estiver fazendo a fenda a peça vai aquecer e dilatar. Arrume uma chave de fenda adequada ou fabrique uma e arranque a peça. O latão não é lá o mais resistente dos materiais e você já deu uma acochambrada legal na peça com a microretífica. Não piore a situação com uma chave de fenda de qualquer tamanho no desespero...

Outra tentativa. só que acho que os cavacos que irão pra dentro do motor podem dar problema (os que manjam do assunto vão confirmar ou não), é fazer um furo na peça, fazer rosca e prender um parafuso com contra-porca. Sempre depois da peça esfriar.

Uma ajuda pras duas tentativas: tem um spray que se compra em loja de eletrônica que é um "congelante" instantâneo. O nome é Coolermatic e o fabricante é a Chemitron. Aplique na peça a ser solta. Ela se retrai facilitando a soltura.

Espero ter ajudado.

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Procure quem tenha um macho com rosca esquerda (é um tipo de macho específico para sacar roscas assim).

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Cristiano, boa noite.

Toda a possibilidade de remoção com sucesso e sem traumas depende de como a rosca quebrou no bloco e quanto de material tem para fora da rosca.

as possibilidades são:

1- Broqueamento, alargando pouco a pouco o furo da sobra até ela quebrar por inteiro. è um processo simples, demorado mas tem de ser feito com muito cuidado e só dá para ser feito caso haja espaço para usar uma furadeira normal ou angular.

2- o uso de macho sacador.

3- Sugestão do Cavalcante

TEM ALGUMA FOTO DO ESTRAGO?
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    Obrigado a todos

Eu acho que a única solução que posso fazer em casa é a de Bronqueamento que o Leopoldo sugeriu. Porque as demais eu não tenho ferramental em casa para isso.

Vou tirar algumas fotos neste final de semana

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    o uso de macho sacador é o procedimento mais confiável, a cebolinha vai precisar ser furada pra inserir o macho, de resto é só girar no sentido anti-horário e resolver a bronca.

[]'s

Isso já aconteceu comigo e utilizando um macho com rosca-esquerda, foi rápida e indolor a retirada do pedaço que ficou preso no bloco, esse tipo de macho vc acha fácil em lojas de ferramentas e não é caro não...

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    Pessoal

Fui até uma loja de ferramentas e comprei o kit de sacador de parafusos, vem com 4 tamanho para cada tipo de parafuso, comprei também aquela chave (não lembro nome) que se usa para girar o macho sacador, é a mesma utilizada para fazer rosca em parafusos.

Na primeira hora da manhã, motor gelado, inseri o saca parafuso na cebolinha, não houve necessidade de furar já que quebrou a parte onde encaixa a chave, daí apareceu uma molinha que fica no centro da cebolinha, retirei a molinha e inseri o saca parafusos no espaço dela, girei, girei, resultado, quebrei a chave que encaixa no saca parafusos!! Fiquei chateado porque descobri que a chave era de aço forjado, mas segundo a loja não era de segunda linha.

Voltei na loja que tinha comprado no dia anterior, indagaram que utilizei muita força e etc, mas no final consegui trocar a chave (cliente antigo), mas optei por uma estratégia diferente, retirei o cavelete de água do motor para tentar retirar com a peça fora, girei, girei, resultado, quebrei a chave novamente e no mesmo lugar!!

Então desisti e descobri que o saca parafuso só estava empurrando o latão da cebolinha para a parede do buraco, tentei um pouco fazer uma chave de fenda de talhadeira mas fiquei com medo de estragar (mais?!) a rosca, já que o cavelete de água é de alumínio.

Resultado, com o cavalete fora, vou levar num torneiro para retirar e limpar a rosca para mim.

Obrigado a todos

Outra dica é utilizar uma talhadeira bem pequena pegando quase na tangente do parafuso, no sentido de desenroscar. Funciona que é uma beleza. Já tirei alguns parafusos que quebraram no bloco da minha moto assim...

Boa sorte!
    Suzuki Jimny Sierra M/T 2020
    Ex-Fiat Toro Volcano 2017 Ex-Land Rover Defender 2001 Ex-Suzuki Vitara 1997

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    Também pensei nisso, mas o problema é o material da cebolinha (latão) que é muito fraco e começa a espedaçar.

Para a minha felicidade e daqueles que tem Toyota Bandeirante com motor Mercedes, o preço do cavalete d´água, que é uma peça de alumínio onde fica a cebolinha, sai nova por R$ 90,00, enquanto um serviço de torno na peça antiga vai sair R$ 30,00.

Vou de peça nova.

Um VIVA para a Mercedes Benz!!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem