Nas fórmulas citadas foram esquecidos dois fatores muito importantes que e que influenciam diretamente no resultado final: coeficiente aerodinâmico e peso do automóvel.
Imagine um motor que desempenha sua potência máxima aos 6000 RPM, só que um equipando um Vectra e o outro um Gol. O Gol certamente é muito mais leve que o Vectra, assim necessita de menos potência para locomovê-lo, porém o Vectra possui um melhor coeficiente aerodinâmico, que conseqüentemente, tem uma maior penetração aerodinâmica. Sendo assim, não poderíamos dizer que o mesmo powertrain equipando os dois veículos trará a mesma velocidade final para ambos.
Se fosse assim, qualquer motor que desempenhasse 6000 RPM na potência máxima e tivesse as relações de câmbio/diferencial/pneu semelhante teriam praticamente a mesma velocidade final.


Nesse caso, o que também deve ser considerado é a potência que esse motor está despejando nesse RPM máximo, pois sabemos que quanto maior a velocidade, maior é a força necessária para vencer a resistência do ar. A quantidade de força necessária para vencer esse resistência é diretamente proporcional à velocidade do veículo. Ou seja, quanto maior a velocidade, maior a resistência e subseqüente, mais potência.
Não sei como poderia encaixar todos esses fatores numa fórmula ou algo assim...


Sei que o cálculo que você postou é apenas aproximado, mas achei interessante comentar esse outros importantes fatores.


[s] calculados,