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  • #1

    Como calcular a velocidade real de qualquer carro....




    dae povo...

    tava navegando aqui de bobeira quando achei algo um tanto útil (e também um tanto inútil... )...

    uma fórmula para se calcular a velocidade real de um veículo a partir de algumas informações como: relação de marchas, tamanho do diferencial, medida dos pneus.

    a fórmula é a seguinte:

    Como calcular a velocidade real (quase real na realidade) usando uma calculadora boqueta que vc ganha quando compra um barbeador:

    Pneu: 185/60 R14
    18,5 * 0,6 * 2 = 22,2 cm ( * 2 é pq o diâmetro do conjunto roda/pneu é perfil + roda + perfil, portando perfil * 2 )
    Roda aro 14 polegadas
    14 * 2,54 = 35,56 cm

    22,2 + 35,56 = 57,76 cm de diâmetro

    Circunferência do pneu: 57,76 * 3,1416 ( pi ) = 181,45 cm = 1,8145 m

    Fórmula :
    (Circ.do.pneu * RPM * 0,06) / (diferencial * marcha) = velocidade

    (1,8145 * 3000 * 0,06) / ( 4,11 * 0,68 ) = 116,15 km/h

    0,06 é um fator de conversão de m/min para km/h

    a RPM vc utiliza a que vc quiser.... por exemplo: se quiser saber a velocidade do carro a 5500 RPM é só colocar este valor na fórmula... (para saber a velocidade máxima é só colocar a RPM em que se atinge a potência máxima do motor)

    []'s

    Quando eu disse que a velocidade é quase real é pq vai ser na realidade um pouco menor do que a calculada, por causa da deformação do pneu. (Todo mundo já reparou que o único pneu que fica redondo no carro é o estepe...)
    apliquei a fórmula as medidas do Troller e obtive:

    1a. - 27,60 km/h
    2a. - 49,19 km/h
    3a. - 76,49 km/h
    4a. - 112,60 km/h
    5a. - 139,18 km/h
    Ré - 30,63 km/h

    as medidas de pneu, diferencial e a relação de marchas que eu usei são as que estão no site da Troller (http://www.troller.com.br/tecnica.asp), e é bem assim mesmo na real.... (usei 3200 RPM, que é a rotação que o motor atinge sua potência máxima (115cv))

    e a título de curiosidade fiz os cálculos simulando o uso da redução:

    1a. - 11,13 km/h
    2a. - 19,83 km/h
    3a. - 30,84 km/h
    4a. - 45,40 km/h
    5a. - 56,12 km/h
    Ré - 12,35 km/h

    (para se calcular com a reduzida tem que multiplicar o diferencial pela reduzida.... no caso do Troller: 4,09 (diferencial) * 2,48 (reduzida) = 10,1432 (número que vai ser usado na fórmula no lugar do diferencial))

    qualquer dúvida é só perguntar...

    (achei útil para aqueles que não tem velocímetro saberem a que velocidade estarão a X RPM em alguma marcha...)

  • #2
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    Nuvo,

    Nas fórmulas citadas foram esquecidos dois fatores muito importantes que e que influenciam diretamente no resultado final: coeficiente aerodinâmico e peso do automóvel.

    Imagine um motor que desempenha sua potência máxima aos 6000 RPM, só que um equipando um Vectra e o outro um Gol. O Gol certamente é muito mais leve que o Vectra, assim necessita de menos potência para locomovê-lo, porém o Vectra possui um melhor coeficiente aerodinâmico, que conseqüentemente, tem uma maior penetração aerodinâmica. Sendo assim, não poderíamos dizer que o mesmo powertrain equipando os dois veículos trará a mesma velocidade final para ambos.

    Se fosse assim, qualquer motor que desempenhasse 6000 RPM na potência máxima e tivesse as relações de câmbio/diferencial/pneu semelhante teriam praticamente a mesma velocidade final.

    Nesse caso, o que também deve ser considerado é a potência que esse motor está despejando nesse RPM máximo, pois sabemos que quanto maior a velocidade, maior é a força necessária para vencer a resistência do ar. A quantidade de força necessária para vencer esse resistência é diretamente proporcional à velocidade do veículo. Ou seja, quanto maior a velocidade, maior a resistência e subseqüente, mais potência.

    Não sei como poderia encaixar todos esses fatores numa fórmula ou algo assim...

    Sei que o cálculo que você postou é apenas aproximado, mas achei interessante comentar esse outros importantes fatores.

    [s] calculados,
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    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
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  • #3
    Citação Postado originalmente por Marcelo
    Nuvo,

    Nas fórmulas citadas foram esquecidos dois fatores muito importantes que e que influenciam diretamente no resultado final: coeficiente aerodinâmico e peso do automóvel.

    Imagine um motor que desempenha sua potência máxima aos 6000 RPM, só que um equipando um Vectra e o outro um Gol. O Gol certamente é muito mais leve que o Vectra, assim necessita de menos potência para locomovê-lo, porém o Vectra possui um melhor coeficiente aerodinâmico, que conseqüentemente, tem uma maior penetração aerodinâmica. Sendo assim, não poderíamos dizer que o mesmo powertrain equipando os dois veículos trará a mesma velocidade final para ambos.

    Se fosse assim, qualquer motor que desempenhasse 6000 RPM na potência máxima e tivesse as relações de câmbio/diferencial/pneu semelhante teriam praticamente a mesma velocidade final.

    Nesse caso, o que também deve ser considerado é a potência que esse motor está despejando nesse RPM máximo, pois sabemos que quanto maior a velocidade, maior é a força necessária para vencer a resistência do ar. A quantidade de força necessária para vencer esse resistência é diretamente proporcional à velocidade do veículo. Ou seja, quanto maior a velocidade, maior a resistência e subseqüente, mais potência.

    Não sei como poderia encaixar todos esses fatores numa fórmula ou algo assim...

    Sei que o cálculo que você postou é apenas aproximado, mas achei interessante comentar esse outros importantes fatores.

    [s] calculados,
    Na verdade a fórmula leva em conta estes fatores sim...

    Por um simples motivo: se o veículo atingiu as 6000 RPM citadas, é porque já venceu o atrito e a resistência do ar...

    Portanto se um Gol e um Vectra com mesmo motor, caixa, rodas e pneus estiverem em 5a. marcha a 6000 RPM, ambos estarão na mesma velocidade, já que para alcançar 6000 RPM eles já venceram a resistência do ar e o atrito...

    Acho que ficou claro...

    Pense no seguinte: se o motor está girando a 6000 RPM em determinada marcha, significa que estas 6000 RPM estão sendo transmitidas ao solo (a não ser que o conta-giros esteja com defeito )...

    A única coisa que a fórmula faz é calcular quanto essas 6000 RPM equivaleriam a velocidade.... levando em conta: tamanho do diferencial, relação da marcha, tamanho dos pneus e rodas... e isso pq são estas peças que giram para que o carro se movimente....


    Acho que agora esclareci melhor... qualquer dúvida é só perguntar...

    8)

  • #4
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Citação Postado originalmente por Nuvo
    Por um simples motivo: se o veículo atingiu as 6000 RPM citadas, é porque já venceu o atrito e a resistência do ar...

    Portanto se um Gol e um Vectra com mesmo motor, caixa, rodas e pneus estiverem em 5a. marcha a 6000 RPM, ambos estarão na mesma velocidade, já que para alcançar 6000 RPM eles já venceram a resistência do ar e o atrito...
    Nuvo,

    Desculpa, mas vou discordar disso.
    Como o Gol possui um maior coeficiente aerodinâmico, essas 6000 RPM não tem força suficiente (junto do RPM tem os cv sendo despejados para as rodas) para vencer o atrito com o ar, coisa que um vectra faria com mais facilidade pelo menor coeficiente.

    Vamos pegar um exemplo real:

    Gol GT 1.8 - 99cv/5600 rpm - vel. final = 180 km/h
    Gol GTi 2.0 - 112cv/5600 rpm - vel. final = 185 km/h


    Se ambos tem o mesmo câmbio/diferencial, mesma medida de rodas/pneus e mesmo RPM na potência máxima, por que o o GTi (com mais potência) tem uma maior velocidade final? Justamente pelo fato de nos 5600 RPM o GTi estar despejando mais potência para as rodas, vencendo com mais facilidade a resistência do ar.

    De nada adianta alto RPM se não há potência junto desse RPM.

    [s]
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  • #5
    Pela formula meu Jeep a 5000rpm estará a 198km/h

  • #6
    Citação Postado originalmente por Marcelo
    Citação Postado originalmente por Nuvo
    Por um simples motivo: se o veículo atingiu as 6000 RPM citadas, é porque já venceu o atrito e a resistência do ar...

    Portanto se um Gol e um Vectra com mesmo motor, caixa, rodas e pneus estiverem em 5a. marcha a 6000 RPM, ambos estarão na mesma velocidade, já que para alcançar 6000 RPM eles já venceram a resistência do ar e o atrito...
    Nuvo,

    Desculpa, mas vou discordar disso.
    Como o Gol possui um maior coeficiente aerodinâmico, essas 6000 RPM não tem força suficiente (junto do RPM tem os cv sendo despejados para as rodas) para vencer o atrito com o ar, coisa que um vectra faria com mais facilidade pelo menor coeficiente.

    Vamos pegar um exemplo real:

    Gol GT 1.8 - 99cv/5600 rpm - vel. final = 180 km/h
    Gol GTi 2.0 - 112cv/5600 rpm - vel. final = 185 km/h


    Se ambos tem o mesmo câmbio/diferencial, mesma medida de rodas/pneus e mesmo RPM na potência máxima, por que o o GTi (com mais potência) tem uma maior velocidade final? Justamente pelo fato de nos 5600 RPM o GTi estar despejando mais potência para as rodas, vencendo com mais facilidade a resistência do ar.

    De nada adianta alto RPM se não há potência junto desse RPM.

    [s]


    Ai cara sem querer ser grosseiro mas tu ta viajando, RPM significa o número de voltas que o eixo da em um minuto, se os dois motores estão girando no mesmo RPM, indiferente que seja um motor de ferrari ou de Fusca, com mesma relação(caixa, diferencial e rodas) eles darão a mesma velocidade. A diferença é que com um motor com maior Torque e CV, você pode botar um relação bem mais longa que ele vai tocar, ao contrário de um motor de mesmo RPM mas de baixa potência. Em uma relação curto o motor de Ferrari e o de Fusca a 4000RPM darão a mesma velocidade claro que a ferrari acelerará muito mais rápido, mas estamos falando de vel. final. Agora se você botar uma relação beeeem longa a ferrari aumentará a velocidade mas o fusca não terá força para tocar a relação, logo não chegará a 4000RPM e não dará a velocidade. Um exemplo prático para isso é com nosso jeeps. Antes eu tinha um motor AP motor de alto giro, usava diferencial 43x8... bem curtos, depois coloquei um 4.1 6 cilindros, motor muuuito mais potente, o jeep ficou muito travado com velocidade muito inferior a do AP por que?? Porque o 4.1 tem muito menos RPM que AP, entao tome-lhe relação longa 47x12 ele ficou bom.... agora creio eu que com essa relação o jeep com motor AP não conseguria nem engatar a segunda, o giro do motor nem iria subir. Portando se o carro está naquele certo RPM é porque o motor venceu todos os contras porque se ele chegou a certo giro é porque tem potencia. Deu pra entender??????

  • #7
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Senhores,

    Pensei... refleti... analisei... fiz umas contas malucas... imaginei... e percebi que realmente estava viajando...

    Tens razão... se o motor conseguiu chegar aos 6000 rpm, ele teve força suficiente para deslocar o veículo e todo o seu peso, vencer a atrito com o ar, além é claro, de fazer girar todo o conjunto câmbio/diferencial/roda.

    Nada como trocar idéias, certo?

    [s] entendidos e esclarecidos,
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  • #8
    Visitante
    Citação Postado originalmente por Dennis Figueiredo
    Pela formula meu Jeep a 5000rpm estará a 198km/h
    Isso é um dragster off-road?

  • #9
    Citação Postado originalmente por ojaneri
    Citação Postado originalmente por Dennis Figueiredo
    Pela formula meu Jeep a 5000rpm estará a 198km/h
    Isso é um dragster off-road?


    O que deve ser meio improvável ele alcançar esse giro de utilma marcha. Imagine o jeep com aquela arodinâmica de uma escrivaninha gigante hehehehehe

  • #10
    Calculei do meu jeep.....

    Pneu 33'' 33'' x 2,54= 83.82cm
    83.82 x 3.1416 = 2.63 M - circunferencia do pneus

    Diferencial 47x12 , 3.92 redução.

    Redução da 4ª marcha = 1.00 : 1

    (2.63 x 5000 x 0.06) / (3.92 x 1)= 201.27km/h


    Mas claro que meu jeep nunca chegará a esse giro de 4ª marcha.

  • #11
    Nesse calculo não ta sendo levado em conta a relação da caixa de transferencia em HIGH, se no Williys for 1 então tá correto (não é o caso do Samurai)

    De qualquer forma você pode usar o Personal Calculator Tabajara para facilitar: http://www.suzukioffroad.com.br/tecnica/calculator.php

    []s



    Citação Postado originalmente por Dennis Figueiredo
    Calculei do meu jeep.....

    Pneu 33'' 33'' x 2,54= 83.82cm
    83.82 x 3.1416 = 2.63 M - circunferencia do pneus

    Diferencial 47x12 , 3.92 redução.

    Redução da 4ª marcha = 1.00 : 1

    (2.63 x 5000 x 0.06) / (3.92 x 1)= 201.27km/h


    Mas claro que meu jeep nunca chegará a esse giro de 4ª marcha.

  • #12
    Citação Postado originalmente por Alexandre X
    Nesse calculo não ta sendo levado em conta a relação da caixa de transferencia em HIGH, se no Williys for 1 então tá correto (não é o caso do Samurai)

    De qualquer forma você pode usar o Personal Calculator Tabajara para facilitar: http://www.suzukioffroad.com.br/tecnica/calculator.php

    []s
    Sim, a transfência do Wilizinhu é 1.00:1

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