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  • #1
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    CONVERSÃO DO MOTOR AP 1.6 ALCOOL PARA DIESEL




    Alguem poderia me dizer como proceder para a conversão do AP 1.6 Alcool para diesel, (tenho o cabeçote e bomba e um bloco completo 1.8)
    Abraços
    Irineu

  • #2
    Não faz isto não, o motor AP1.6D tem desempenho muito pior que o original.
    Ex Niva 91 Papai Smurf/ F100 302V8 78 Japiraca/ Veraneio 79 Zero-Um
    Atual Veraneio 87 Meneio/Zero-Dois
    Sonho Discovery LR3 HSE verde / interior bege

  • #3
    Usuário Avatar de Rones Jr
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    Irineu,
    Até onde sei o povo pega o bloco do AP 1,8 alcool e taca o cabeçote do 1.6D. Mas, tem o 1.8 tem que ser standart.
    Atc,

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Rones Jr
    Irineu,
    Até onde sei o povo pega o bloco do AP 1,8 alcool e taca o cabeçote do 1.6D. Mas, tem o 1.8 tem que ser standart.
    Atc,
    Irineu "Rones Jr", valeu amigo, será que ñ tem q mexer no bloco?
    abraços
    Irineu

  • #5
    Usuário Avatar de zemirto
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    Re: CONVERSÃO DO MOTOR AP 1.6 ALCOOL PARA DIESEL

    Irineu da uma olhada, talvez te interessa?.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=19753

  • #6

    da sim

    Sempre existem inumeros relatos de gente falando mal do motorzinho, as vezes ele não tem culpa, mas tem que ser mexido por quem entende 8) .Aqui em Erechim/RS não tem gás natural, logo o pessoal tem que se superar para driblar o custo de transporte, e tem muito, mas muito motorzinho destes com mais de 150000km e rodando blz. Quem mexe no meu é o Seu Arno, ex funcionario da revenda VW e ja deu ate seus palpites em projetos da kombi e fuscas que foram implementados pela fábrica. Segundo ele o ap diesel é sujo como um porco e delicado como uma dama, porém bem ajustado e montado é muito durável e confiável. Eu também sou um estudioso deste motor e já procedi bem sucedidas modificações como a retirada da termostatica original e colocação da valvula do Escort logo na saida do cabecote, que é uma vacina contra qualquer passeio do ponteiro da temperatura, faço viagens de no minimo 800 km de ida + 800 de volta nos tres estados do sul, com 12, 13 horas de funcionamento direto com média de 90km/h.
    Mas em resposta ao tópico é possivel sim, esta semana falei com seu Arno(faziam 6 meses que eu não aparecia na oficina(logo o meu motor funciona bem )e ele recolocou sua kombi a diesel pra rodar com um bloco novo (1.6)comprado em POA por R$900,00, após a análise dele precisou fazer mínimas modificações tais como aumentar 1mm (de 10 p/ 11 ou de 11 p/ 12mm não me lembro) a rosca para os prisioneiros da tampa de cilindro e fechou uma descida a mais de óleo do comando e o único incoveniente é que o motor partiu com a medida de 0,50 no pistão por causa da medida do novo motor AP, ele não conseguiu o modelo antigo, que foi o menor dos problemas segundo ele. O antigo motor dele rodou desde de 1982, retificou ate o fim da vida util (a ultima rodou 140000km na kombi que e pesada)e agora voltou a funcionar de novo, ele me mostrou todo orgulhoso. Pode fazer tranquilo, e segundo ele se puder compra novinho o bloco que vale o investimento.
    Abraços. Se ele permitir posto o telefone dele aqui para um eventual esclarecimento.
    Abraços
    Abraços,
    Giovani

  • #7
    Mas não é nada mole achar o bendito cabeçote a diesel pra fazer tal transformação!! Ele ta virando cabeça de bacalhau!!

  • #8

    site topline

    Tenta contactar com topline.com.ar , pois ele fabricam o cabecote novinho, um colega meu trouxe pra mim de lá, só que foi que ele viajou.(custou R$500,00)e descubra quem pode fornecer la na argentina (algum revendedor)e enviar pra voce. Vai dar trabalho, mas é um caminho.
    Boa sorte
    Abraços,
    Giovani

  • #9
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    Re: da sim

    Citação Postado originalmente por Giovani Avila
    Sempre existem inumeros relatos de gente falando mal do motorzinho, as vezes ele não tem culpa, mas tem que ser mexido por quem entende 8) .Aqui em Erechim/RS não tem gás natural, logo o pessoal tem que se superar para driblar o custo de transporte, e tem muito, mas muito motorzinho destes com mais de 150000km e rodando blz. Quem mexe no meu é o Seu Arno, ex funcionario da revenda VW e ja deu ate seus palpites em projetos da kombi e fuscas que foram implementados pela fábrica. Segundo ele o ap diesel é sujo como um porco e delicado como uma dama, porém bem ajustado e montado é muito durável e confiável. Eu também sou um estudioso deste motor e já procedi bem sucedidas modificações como a retirada da termostatica original e colocação da valvula do Escort logo na saida do cabecote, que é uma vacina contra qualquer passeio do ponteiro da temperatura, faço viagens de no minimo 800 km de ida + 800 de volta nos tres estados do sul, com 12, 13 horas de funcionamento direto com média de 90km/h.
    Mas em resposta ao tópico é possivel sim, esta semana falei com seu Arno(faziam 6 meses que eu não aparecia na oficina(logo o meu motor funciona bem )e ele recolocou sua kombi a diesel pra rodar com um bloco novo (1.6)comprado em POA por R$900,00, após a análise dele precisou fazer mínimas modificações tais como aumentar 1mm (de 10 p/ 11 ou de 11 p/ 12mm não me lembro) a rosca para os prisioneiros da tampa de cilindro e fechou uma descida a mais de óleo do comando e o único incoveniente é que o motor partiu com a medida de 0,50 no pistão por causa da medida do novo motor AP, ele não conseguiu o modelo antigo, que foi o menor dos problemas segundo ele. O antigo motor dele rodou desde de 1982, retificou ate o fim da vida util (a ultima rodou 140000km na kombi que e pesada)e agora voltou a funcionar de novo, ele me mostrou todo orgulhoso. Pode fazer tranquilo, e segundo ele se puder compra novinho o bloco que vale o investimento.
    Abraços. Se ele permitir posto o telefone dele aqui para um eventual esclarecimento.
    Abraços
    Bom dia, amigo.
    Vc ñ poderia me fornecer o endereço e se possível o fone do Sr. Arno, derepente eu poderia estar mandando o meu motor para ele recondicionar e transformar em 1.8, que tal!
    abraços.
    Irineu

  • #10
    Ok
    Esta semana não estou em Erechim, mas quando voltar falarei com ele, embora ache que deve ficar um pouco inviável em função da distância(Erechim fica meio longe de tudo)
    vou perguntar se ele tem disponibilidade e se tem mais alguma dica
    Abraços,
    Giovani

  • #11
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    Boa noite giovani poderia me passar seu contato para pegar dicas contigo estou com um motor ap 1.8 alcool e quero transformar para diesel

  • #12
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    Giovane coloquei um motor diesel na minha kombi, na reta ta andando tranquilamente, na primeira ladeirinha nao sobe nem de primeira, o que voce me aconselha, me arrume o telefone do Sr Arno, bomba revisada, bicos novos, motor todo retificado, me ajude por gentileza, Deus te abençoe

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