Bom, andei com um, com motor original, o câmbio se torna um pouco mais reduzido em primeira marcha o restante até a quarta
marcha, é quase igual o original, porém com a quinta, na estrada melhora um pouco a rotação do motor(fui ate 110Km/hora) pneu 750x16, relação 44x9, e ainda tinha pé, uma vantagem deste motor é que tem um ótimo torque e saúde, acima de 2500rpm, os pontos a serem observados; a travessa do câmbio vai vir para traz, você terá que encurtar o cardã traseiro e alongar o dianteiro, se teu carro estiver com pedaleira de opala o acionamento da embreagem fica muito fácil, se não tem que mudar os bracinhos, tem que mudar o assoalho, porque as alavancas vão mudar de posição a alavanca principal fica macia e de fácil engate porem com um curso meio longo(acredito que logo vão lançar um trambulador redimencionado para esta finalidade) embora muitos digam que o câmbio do chevette é fraco é porque não sabem que é praticamente o mesmo que do opala, porém com o eixo entalhado mais curto, que melhora na redução do tamanho câmbio-reduzida, o que mais estraga este câmbio é a falta de óleo e ou utilizar ouro óleo que não é o recomendado(utilize 80W90) pela GM neste caso pode se ''fundir'' a engrenagem da 5ª pelo fato de usar um óleo mais viscoso.
não se esqueça a parte da reduzida usa outro óleo(SAE 90), valeu...
O problema do curso da alavanca longo eu resolvi. Criei um shortshift pra ele e ficou excelente. Como vou montar outro kit desses pro outro jeep que estou montando aproveito e faço fotos.
Olá amigos jipeiros, estou postando pela primeira vez aqui no fórum, tenho grande facilidade com esta adaptação, acredito que é uma das melhores soluções, principalmente em relação ao custo-beneficio, no mercado existem Kits prontos para os motores OHC, a unica coisa é que se deve fazer é um pequeno entalhe capa seca do chevette por causa do motor de arranque do seu motor, os fornecedores dos kits são a Deep-tec e Adap-Brasil, a loja Gama 4x4 fornece o câmbio pronto, já com a flange da frente para seu motor, a traseira para a reduzida willis, (voçê deve informar se tua engrenagem de ligação é estria fina ou grossa), o Câmbio já é revisado e com garantia(pra valer) vem com o disco de embreagem, garfo e coifa.
Tome cuidado, prefira o kit em aluminio, pois é mais robusto e o conjunto câmbio-reduzida fica mais compacto e sem soldas,
alguém tem fotos????qualquer coisa sobre essa configuração!!!!!!!
Meus caros companheiros de fórum, quem saberia me instruir a cortar os eixos dessa adaptação? Ou seja quantos cm tiro de cada eixo? E a luva do cardan, qual tamanho vou utilizar?
aqui fizemos assim : furo no eixo chevete de 10,5x30mm de profundidade ,abre-se uma rosca de 12x1,5mm de passo ,tornear centro engrenagem willis para que a luva chevete entre prensada com 3ton , abrir uma cova entre engrenagem e luva no torno pra encher de solda em ambos os lados sendo que no lado de dentro que faceia o rolamento faça um cordão de solda mais largo , use parafuso 12.9 de duresa com arruela grossa torneada pra ficar imbutida dentro da engrenagem e assim poder usar tomada de guincho , ponha loctite no parafuso , use solda mig , ja gastei os dentes das luva mas ela não soltou .
Bom, andei com um, com motor original, o câmbio se torna um pouco mais reduzido em primeira marcha o restante até a quarta
marcha, é quase igual o original, porém com a quinta, na estrada melhora um pouco a rotação do motor(fui ate 110Km/hora) pneu 750x16, relação 44x9, e ainda tinha pé, uma vantagem deste motor é que tem um ótimo torque e saúde, acima de 2500rpm, os pontos a serem observados; a travessa do câmbio vai vir para traz, você terá que encurtar o cardã traseiro e alongar o dianteiro, se teu carro estiver com pedaleira de opala o acionamento da embreagem fica muito fácil, se não tem que mudar os bracinhos, tem que mudar o assoalho, porque as alavancas vão mudar de posição a alavanca principal fica macia e de fácil engate porem com um curso meio longo(acredito que logo vão lançar um trambulador redimencionado para esta finalidade) embora muitos digam que o câmbio do chevette é fraco é porque não sabem que é praticamente o mesmo que do opala, porém com o eixo entalhado mais curto, que melhora na redução do tamanho câmbio-reduzida, o que mais estraga este câmbio é a falta de óleo e ou utilizar ouro óleo que não é o recomendado(utilize 80W90) pela GM neste caso pode se ''fundir'' a engrenagem da 5ª pelo fato de usar um óleo mais viscoso.
não se esqueça a parte da reduzida usa outro óleo(SAE 90), valeu...
Interessante, a Tcase não passa o oleo para o cambio e vice versa, como colocar 2 tipos de oleos, não vão misturar?
Boa tarde pessoal!
Caros companheiro, como todos já devem ter percebido estou na empreitada de construir uma flange para caixa chevete/reduzida willys, mais pelo gosto de fazer. Se nao der certo compro uma feita. Queria saber se alguem nao tem um desenho tecnico dessa flange mais simples? Tipo essa. Qual seria a profundidade da sede do retentor? O que separa o rolamento do retentor? Ou sao encostados um no outro? Ou o retentor é do outro lado?
O problema do curso da alavanca longo eu resolvi. Criei um shortshift pra ele e ficou excelente. Como vou montar outro kit desses pro outro jeep que estou montando aproveito e faço fotos.
Ola DIC , eu pretendo adaptar uma caixa de chevete , e eu interesei por esse seu sistema shortshift, e vc que faz , quanto fica pra fazer , quando tiver fotos posta pra nois ai , valew abraço.
Boa tarde pessoal!
Caros companheiro, como todos já devem ter percebido estou na empreitada de construir uma flange para caixa chevete/reduzida willys, mais pelo gosto de fazer. Se nao der certo compro uma feita. Queria saber se alguem nao tem um desenho tecnico dessa flange mais simples? Tipo essa. Qual seria a profundidade da sede do retentor? O que separa o rolamento do retentor? Ou sao encostados um no outro? Ou o retentor é do outro lado?
mas tu acha de tudo heim!!!
manda mais fotos dessa flange pro meu email raimundo!
dependendo vou fazer aki no rn
[]s
Peguei com a NET!! Só tenho essa, e queria encontrar o desenho tecnico, dela ou de outra simples assim. Pessoal olha o que estou pensando... pegar uma carcaça de cx willys retirar a parte que acopla à t-case, facear e abrir a sede do retentor pelo lado de fora!!!! Será que dar certo.....???? 4X4GARAGE, quem procura acha. Por que vc nao fabrica flange ai em sua fábrica? Já tinha um comprador, se a minha nao der certo. hahaha