Postado originalmente por
cbridi
Com certeza, na verdade é pela Laguna Verde que fica mais próxima da fronteira com o Chile. Por essa saída vc passa por 5 atrações fantásticas que ficam dentro da Reserva Eduardo Avaroa, na ordem:
- Arbol de Piedra
- Laguna Colorada
- Geiseres Sol de la Mañana
- Laguna Verde
- Vulcão Licancabur
E, se quiser, entre os Gêiseres e a Laguna Verde pode parar para o café da manhã e tomar um banho em águas termais.
Vai por mim que é show de bola, pesquisa no Google Images (
http://images.google.com.br/) pelos locais acima! Verás meu caro, verás que show...
Se resolver seguir essa rota, algumas dicas:
- converse com as agências de Uyuni - noutro post dei a dica de qual agência usei - para seguir algum carro deles. A não ser que vc tenha esse trajeto em GPS, é muito fácil se perder, os caminhos são cheios de voltas e tem muitas alternativas para chegar no mesmo lugar...
- vc tem que chegar no alojamento da Laguna Colorada - é um alojamento mesmo, não tem o que comer, só alguns quartos com 8 camas cada e faz frio pra c@r@io! - no final da tarde, para, no dia seguinte, sair às 4:30 em direção aos Gêiseres, leva +/- uma hora, como vai estar escuro, é bom seguir algum carro de agência de turismo.
-
importante: na saída dos Gêiseres, volte um pouco pela estrada e vá até a aduana carimbar a saída do veículo. A aduana abre às 7:30, depois de liberar a saída, retome a estrada e rume em direção ao Chile, ao lado da estrada vc verá um paradouro com as águas termais e mais adiante a Laguna Verde aos pés do Vulcão Licancabur. É fantástico!
Ah, não esqueça que eu parti de Uyuni para atravessar o Salar e seguir rumo as lagunas, assim pude combinar previamente com a agência e seguir um Land Cruiser. Olha a linha do tempo: saída às 10:30 de Uyuni, pernoite na "borda" do salar, partida às 06:00, pernoite na Laguna Colorada, saída às 04:30, chegada em San Pedro de Atacama ao meio-dia. Tem dois pernoites nessa história, três se contar que chegamos em Uyuni no dia anterior à partida. Se conseguir encaixar no teu tempo disponível, vai que é boa!!

Mais uma dica boliviana: entre cada "departamento" da Bolívia existe uma "tranca" da polícia, vc tem que parar e mostrar a documentação do veículo e dos ocupantes. Depois de checar a documentação o guarda vai pedir a famosa "contribuicion para la policia". Com 2, no máximo 3 bolivianos vc vai embora tranquilo, portanto, tenha sempre alguns trocados em mãos. PS: 3 bolivianos = R$ 0,92. Apesar de ser contra esse tipo de prática, fui vencido pelo sistema...

[]'s
[]'s