Postado originalmente por
ramalho-vitoria
Bom noite a todos !!!
Primeiramente gostaria de me apresentar. Sou filho do Ramalho-Vitoria que possui tambem um 4x4 e esta iniciando neste forum.
Meu nome é André e tambem sou amante de trilhas já a alguns anos, só que sobre duas rodas.
Minha área de trabalho é exatamente importação e exportação, não propriamente no mercado de veiculos automotores e sim outros materiais e área de petróleo, mas temos algum knowhow para importar veiculos.
Ao contrario do que as pessoas pensam é sim viavel e muito mais econômico trazer um veiculo do exterior e a burocracia não é muito grande desde que se conheça os caminhos lícitos (sempre caminhos legais).
Como já dissemos temos o knowhow na importação de pelo menos uns 10 veiculos para amigos, conhecidos e principalmente motos que é meu hobby.
Posso lhes garantir que o preço pode chegar a uns 35% a 40% mais barato do que comprar um carro numa concessionaria ou lojas que importam.
Se fossemos entrar em detalhes de como se importar um veiculo, ficariamos aqui pelo menos uma semana até explicar tudo, por isso farei um breve resumo para não pagarem mais e as vezes até perderem o investimento realizado na Receita Federal.
Topicos:
1 - É terminantemente proibida a importaçao de veiculos usados salvo no caso de competições (que deverao voltar ao pais de origem) ou veiculos considerados para colecionadores (acima de 30 anos).
2 - Nunca, em hipotese alguma compre um carro no exterior, mesmo que esse exterior, fronteira fique a apenas alguns quilometros da fronteira mais proxima. Se fizer isso perderá o valor pago.
3 - Nunca pague com seu cartao de credito, leve dinheiro na mala, ou qualquer coisa do genero para uma loja de carros no exterior, é necessario uma empresa importadora para fazer toda a tramitaçao (alem de licenças, fechamento de cambio via banco de primeira linha e banco central)
4 - Verificar origem do veiculo, procedencia, estado de conservaçao pois eles costumam mascarar o veiculo. O famoso comprando gato por lebre. Eles lhe vendem um veiculo usado como se fosse um novo. E se existir alguma suspeita na Aduana Brasileira, se perde o Veiculos. Cuidado eles são artistas, principalmente os americanos. Sugiro consularizar todos os documentos.
5 - Verificar a logistica dessa operação. Quando falo em logistica falo nao só em tempo mas segurança e valores tambem.
6 - Lembrar sempre que voce não terá garantia desse veiculo no Brasil mesmo que o modelo que esta trazendo tenha montadora aqui. E trazer alguma peça sobresalente pode se torna inviavel.
Tomado todos esses cuidados está na hora de escolher o seu veiculos.
Realmente nao sai barato trazer um veiculo, mas como disse sai muito mais barato do que ja comprar de uma loja no brasil. As pessoas tem mania de criar dificuldades para vender facilidades.
Caso queiram posso estar futuramente mostrando uma planilha de simulação de custos para importaçao.
Além dos custos de um processo de importaçao, frete seja maritimo, aéreo, rodoviario, despachantes, liberaçao de documentos, taxas pagas por utilizaçao de servicos, armazenagem em EADIS (estacoes aduaneiras de interior) licenças (CAT , LCVM, IBAMA, Inmetro) temos os impostos.
Estou tomando como base um automovel de De cilindrada superior a 1.500 cm 3 , mas não superior a 3.000 cm:
Impostos incidentes
II - Imposto de importação - 35%
IPI - 25%
Pis -2%
Cofins -9,6%
ICMS - No nosso caso Espirito Santo 12%
Lembrando sempre que esses impostos são em cascata e pagos na entrada do veiculo no Brasil exceto o ICMS que as impresas de importação no ES tem prazo de ate 56 dias para pagar dependendo da data de emissao da Nota fiscal de saida.
Para terem como exemplo o utimo carro que trouxemos foi um Chevrolet Mustang (uns 2 meses atras) com o preço de USD 27.020,00 (taxa na epoca USD 1,80) chegou no Brasil a R$ 137.223,87. caro né. Mas se for comprar em qualquer loja nao sairia por menos de R$180.000,00 reais.
Qualquer duvida que tiverem com relaçao a documentacao, como proceder e etc escrevam no forum que assim que puder poderemos ajudar
Esperando ter esclarecido um pouco estamos a desta forma a disposição.
André Ramalho