Postado originalmente por
delboni
Pessoal, preciso de ajuda. O quesito
retrovisor não ficou muito claro. Já li e ouvi falar de adaptação pro Vitara de
Kombi,
Fiorino,
D20 e, claro, os de
Tower do
Wartim que eu acho que num são de Towner.
Hoje estive na PII, vi alguns modelos e comparei com o original. No site da Jocar (
http://www.jocar.com.br) tem umas fotos boas, acho que ilustram bem o comentário.
A dúvida maior da adaptação é como ficaria o acabamento da parte externa, a base de fixação. O da
Kombi, por exemplo, tem apenas um parafuso. Ao prendê-lo, os outros dois buracos, mais o da passagem da fiação, ficam expostos. E aí? Fica assim mesmo?

Essa "exposição" sempre ocorre, em maior ou menor grau, dependendo do retrovisor utilizado na adaptação.
Fiorino: pelo site, e pelo que vi na PII, os de 88 a 96, são fixados originalmente na lataria, enquanto os modelos acima de 97 são fixados no "quebra-vento", como no Vitara. Ambos têm três furos. Estive com o 97+ em mãos e não consegui bater a furação com nenhum par de furos. Então, acho que a adaptação requer ao menos um furo extra na base de fixação para usar dois parafusos. Alguém usa esses? Não consegui por as mãos no modelo mais antigo, então não sei o que seria necessário. Porém, acho que o
Morcego e o
Wally tem desses. Vcs podem confirmar? Gostaria de ver fotos, pois estou pensando em fazer a adaptação na garagem lá de casa, hehe.
D20: ouvi alguém dizer que colocou, acho que o
Lê bacalhau. Tb tem três furos. É tranquilo colocar? Esse retrovisor parece ser tão bom qto o do Fiorino.
Towner:
Wartim, vc tem certeza que os seus são de Towner?

Os do site da Jocar e os que aparecem no Google Images, ao procurar por Towner, são totalmente diferentes dos seus. O retrovisor da Towner nova, a partir de 2008, vendida por uma marca chinesa obscura, a Hafei, até que parece com o seu. É ele que vc comprou? São qtos furos? É plug`n`play?
Abraços confusos.