x
Convex Datacenter
Página 1 de 10 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 112
    Usuário
    Entrada
    21/05/2006
    Local
    CWBA-BRAZIL/PR
    Agradecimentos: 0

FREIO DIRETO NO CARDÃ, mas a disco.

Entao ta começo com uma nova encrenca,FREIO MOTOR ATRAVES DE DISCO EQUALIZADO NO CARDÃ+ que desta vez ainda nao a construi!!!!
    a ideia agora é apenas entender como ficaria o funcionamento da mesma,antes de partir pra um prototipo ou seja:
    COMO SE COMPORTA O VEICULO AO SER FREIADO PELO CARDÃ,SÓ QUE NESTE CASO POR UM CARDÃ QUE ESTARIA LOGO APOS O CAMBIO?,OU SEJA ANTERIOR A REDUZIDA?
    seria necessario instalar valvulas de controle,ou o simples fato de colocar uma pinça de moto por exemplo com seu respectivo disco, seriam o suficiente pra gerar um freio motor?????

A GOODZILLA ficou horrivel depois dos 40",e a HILUX tambem, depois dos 37",entao acredito que a maior massa girante esteja causando isto ou entao o diametro,ou a largura maior do pneu estejam influenciando no ar que entra pra refrigerar os discos pois quando saio de um lugar com muita agua com a TOY eles funcionam bem melhor mas ai secou, adeus freio decente,sei lae ai alguem tem alguma ideia sobre as "2"coisas?????
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -hpim4736.jpg   -hpim4737.jpg   -imagem-048.jpg   -s2020020.jpg  

Usuário
    Entrada
    20/09/2004
    Local
    Bauru/SP
    OK, com certeza o freio antes do Dif vai ter muito mais força, justamente porque a carga aplicada será multiplicada pela relação do Dif, no entanto esse sistema funcionaria bem se o eixo em que fosse aplicado fosse bloqueado 100%. Caso sua ideia seja conjugar ambos (freio cardã + rodas) talvez funcione melhor, no entanto para funcionar assim não poderia ser apenas aplicado um conjunto no cardã de ligação cambio + tcase, pois com a tração desligada a traseira com certeza irá arrastar com o a miníma pressão no pedal.

Abração.

Usuário
    Entrada
    21/05/2006
    Local
    CWBA-BRAZIL/PR
    pois é AFONSO tambem imagino que seja assim que ele se comporte,mas digamos que os sistema seja apenas "suplementar"ou seja, nao efetue uma frenagem total, apenas auxiliar???

ele seria mais ou menos como frear com o freio de mao, mas trabalhando em conjunto com o sistema do jeep auxiliando as pinças das rodas....

só que tem este problema, ao frear o cardã, ele atuaria somente na roda que estivesse com mais atrito, devido ao efeito diferencial estar atuando tambem é isto????

ai no caso ele só funcionaria com eficiencia se o jeep fosse bloqueado 100% na frente e atraz e estiver com a traçao ligada seria isto....
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    20/09/2004
    Local
    Bauru/SP
    Citação Postado originalmente por fabiano carraro Ver Post
    pois é AFONSO tambem imagino que seja assim que ele se comporte,mas digamos que os sistema seja, apenas "suplementar",ou seja nao efetue uma frenagem total, apenas auxiliar???

ele seria mais ou menos como frear com o freio de mao, mas trabalhando em conjunto com o sistema do jeep auxiliando as pinças das rodas....

só que tem este problema, ao frear o cardã, ele atuaria somente na roda que estivesse com mais atrito, devido ao efeito diferencial estar atuando tambem é isto????

ai no caso ele só funcionaria com eficiencia se o jeep for blocado 100% na frente e atraz e estiver com a traçao ligada seria isto....
    OK Fabiano é mais ou menos isso.

Mesmo o sistema sendo suplementar teria que atuar nas 4 rodas simultaneamente e proporcionalmente a massa e dinamica do automovel como no sistema convencional, pois se for aplicado no cardã de ligação entre as caixas, quando o carro estiver em 4X2 o freio traseiro será muito mais eficiente na traseira e deve ser justamente ao contrario, correndo o risco de dar um cavalo de pau, apenas com uma relada no freio.

Quanto a ação do Dif neste sistema, é isso mesmo mas o freio atuaria na roda com menos atrito e não na roda com mais atrito, alem do que, isso numa frenagem mais brusca iria gerar um ciclo de alternancia de mais e menos freio entre uma roda e outra conforme as condições de atrito e peso forem mudando de posição, pois é uma situação dinamica, nesta situação o dif iria simplesmente fazer o seu trabalho, neste caso desgovernando totalmente o veiculo.

Abração.

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Putaa merda, enquanto eu escrevia, entrou o post do Afonso com praticamnete a mesma coisa que escreví
    MAs fica aqui como endosso da idéia.
    Acredito que a necessidade de o eixo ser 100% bloqueado se refere ao caso de o freio do cardã ser o único para o serviço a exemplo de alguns eixos RockWel.

Se a idéia for fazer um complemento, um papel de auxiliar, mantendo os freios originais, não terá problemas. Por pior que seja a ação destes, nunca vai deixar uma roda totalmente livre de frenagem o que pode acontecer se o serviço de frenagem ficar a cargo somente do freio do cardã.

Porém, o ideal seria fazer um sistema independente, dianteiro e trazeiro, guardando as proporções de frenagem a exemplo do freio original (Aproximadamente 70% frente, 30% traz).

Mas para isso esquece roda livre solta. Assim, existirão outras implicações, que para um veículo de preparação mais pesada acho até desconsiderável.

A perda de eficiência do freio está diretamente relacionada ao aumento do diâmetro dos Pneus. Um sistema auxiliar como sugerido seria muito eficaz para esses casos. Mas não acho adequado utilizar apenas um disco no cardã central tal como o Fabiano sugeriu.

Na minha compreesão, nesta situação poderemos ter um comprometimento maior da Tcase por estar incidindo uma força extra a ela, e deixando o freio atuando apenas nas rodas trazeiras quando não estiver usando 4x4 tal como o Afonso já relatou. Colocando um freio por cardã, pelo menos alivia a tcase. Sobra só pras cruzetas e engrenagens do diferencial. E talvez, seja possível contar com o freio otimizado 100% do tempo, necessitando apenas das rodas livres estarem travadas.

Só acho que pode ocorrer um desgaste mais prematuro de todo o conjunto motriz envolvido, pelo fato de que a cada frenagem pode ocorrer um choque das partes pela própria folga que naturalmente existe entre as engranagens coroa e pinhão, planetárias e satélites sem falar nas cruzetas, semi eixos, rodas livres, chavetas, homocinéticas etc etc
    etc.

Abraços a todos

olha so que show esse sistema ai...
    http://www.pirate4x4.com/forum/showt...=476229&page=3

Rednecks are better than you fuckers

Usuário
    Entrada
    21/05/2006
    Local
    CWBA-BRAZIL/PR
    ENTAO É DISTO QUE ESTOU FALANDO mas vou fazer o seguinte comprei as peças hoje vou testar como fica ai dou um relato oficial sobre oque acontece,lembrando que a SNOOP GOLDEN tera dois blocantes 100%.....e seu uso sera estritamente destinado a trilhas pesadissimas....nao usarei em deslocamentos ok.

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    MAs veja que ao que parece, este esquema da foto é para freio de estacionamento, o que pode ser sugerido pelo acionamento por cabos e alavancas próxima ao disco.

Abraços

Usuário
    Entrada
    21/05/2006
    Local
    CWBA-BRAZIL/PR
    Pois é RENATO tambem achei mas ai penso que é muita traquitana ´pra um simples freio de estacionamento.... a proposito
    tava aq em baixo de uma outra "F" e fiquei pensando, o meu problema atual é fazer as pequenas crianças pararem melhor,mas nao to afim de começar a reconstruir os eixos e freios da GOODZILA (a f-75 com 40")pois ela sofrera mudanças radicais em sua estrutura assim que eu terminar meu barracao....

só que preciso fazer algo antes da FENAJEEP, antes que o KAMINSKI se arrebente e leve alguem junto...

seria possivel instalar mais uma pinça na dianteira,no caso estamos com um kit da kombi na dianteira e do kadett na trazeira??????

o cilindro mestre possui volume pra tal???considerando que o mesmo é o da D-20 e possui 25,4mm?????

e os freios trazeiros sendo pinças da GM,poderiao passar a serem kits da kombi que sao maiores tambem e quem sabe alterar o tamanho do servo freio?????

AJUDA AOS UNIVERSITARIOS POR FAVOR !!!!
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    20/09/2004
    Local
    Bauru/SP
    OK Fabiano se quiser apavorar no freio vai de :
    Pinças dianteiras e traseiras da F250 + cilindro e Servo da mesma, lembrando ainda que o servo da 250 diesel é Hidraulico, nervoso!!!

Abração.

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Afonso, me corrija se eu estiver enganado, mas acho que este conjunto não cabe dentro de uma roda 15 Pol. Lembra o Jeep do Cabeça que mal coube o disco trazeiro da F250 com pinças da Silverado num roda 16 Pol ??????

Fabiano, o seu caso na minha opinião é meio delicado.

Precisa de mais freio, porém o espaço é limitado. Se colocar 2 pinças, aumenta muito a geração de calor.

Em critério de experiência talvez seria interessante utilizar 2 pinças da Konbi na dianteira com disco ventilado e uma igual na trazeira. Neste caso não sei como fica o cilindro mestre, devido ao grande volume necessário para atuar as 3 pinças, talvez poderia recorrer a dois cilindros mestres, ou mesmo 3, todos independentes.

Dentro da minha experiência é o que posso te ajudar.

Se você acompanhar o tópico do Pirate que mostra a foto daquele esquema que você está se inspirando, vai ver algumas páginas a frente que o cara trocou o disco por outro, e aproveitou para fazer uma cremalheira para instalar um sensor de velocidade.

Abraços a todos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -pirate148.jpg   -pirate149.jpg  

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem