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  • #25



    Entendi Cacá. Valeu!!!
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
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  • #26
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    Assim ó...

    * é um ruído variável ? (varia conforme a velocidade do carro ou a rotação do motor)
    se for, o ruido está vindo de alguma coisa elétrica ligada ao motor: alternador, ignição, etc...

    * é um ruído constante? (fica igual não importa o q vc fizer com o carro)
    se for, o ruído está vindo de alguma coisa não ligada ao motor: bomba de gasolina elétrica, ventilador elétrico, ventoinha elétrica, etc...


    O próximo passo é descobrir qual dos acessórios está causando o ruido.
    como?
    testando.
    desligue um aparelho de cada vez e veja se o ruido persiste.
    alternador: remova o terminal + do alternador
    ignição: Não tem como desligar, mas é a mais provável causa. Que eu saiba, o ruído da ignição só afeta o rádio AM.

    Quando você descobrir a causa da interferência, mande pro conserto!


    E se for a ignição:

    Não é só os cabos de vela que causam o ruido
    é o sistema de ignição inteiro.

    Desde quando a faisca sai da bobina, até chegar dentro do cilindro ela gera ruido.

    Pra se livrar do ruido é preferivel que TUDO entre a bobina e o cilindro seja supressivo.

    Rotor do distribuidor (o que na maioria dos casos não existe para os jeeps)
    Cabos de vela (de qualidade...)
    Velas

    Todos esses itens têm que ser supressivos pra não dar ruido. Se um deles não for, é bem provável q vc vai ter ruido no circuito elétrico do carro.

    Bom, como a eletrônica cria ruidos com a maior facilidade... ela também os elimina com facilidade.

    Um capacitor ligado como o pessoal já falou vai eliminar o ruido se estiver próximo ao aparelho que está sendo afetado (o seu rádio, no caso).
    (vc compra um capacitor em qualquer loja de componentes eletrônicos ou até em lojas de conserto de aparelhos eletrônicos)

    Não te preocupa que esse ruido, se for da ignição, não vai causar nenhum problema ao teu rádio nem ao teu jeep. Inclusive, um ruído maior pode significar que a sua ignição está mais forte

  • #27
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Antes quando o FM funcionava, o chiado era constante, independente do giro do motor. E eu não ligava o AM.

    Agora que o FM pifou, as vezes ligo no AM e o chiado acompanha a rotação.

    Não sei o que faço...


    Ah, acho que esse ruído deve ser por causa da tampa do distribuidor que quebrou. Será??

    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #28
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    Não... se o chiado aparece só na AM e acompanha o giro do motor, então é ruído causado pela ignição.

    Só trocando cabos e velas (e se possivel, rotor) por resistivos (supressivos) e dando uma limpeza geral na ignição (qualquer carbonozinho ou queimadozinho que tiver vai provocar ruído)

  • #29
    Citação Postado originalmente por edgar Ver Post
    Moleza....vai em uma casa de eletronica e compra um capacitor eletrolitico (tem que ser eletrolitico) de uns 2000 micro farads x no minimo uns 36 volts, o valor é aproximado serve 2200, 2700, algo assim. A voltagem se for maior tambem não tem problema, mas não pode se menor que 24 de jeito nehum !. Pronto, uma peça cilindrica com duas perninhas.
    Vai ver que na lateral dele tem uma faixa indicando qual é a perna negativa. Liga esta perna negativa (deve mostrar uns simbolos de negativo) na lataria. Qualquer ponto que seja bem aterrado.
    A outra perna, a positiva, voce liga no fio que alimenta o radio, provavelmente o fio vermelho. Aquele que vem da bateria. O detalhe é ligar o mais proximo possivel do radio.

    Pronto
    Edgar,
    Comprei um capacitor eletrolítico de 2200 x 35 volts, instalei junto ao rádio e não mudou nada ! ! !
    Você tem alguma outra idéia ? ? ?
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
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  • #30
    As coisas parecem não serem tão simples assim, vejam o que encontrei em outro tópico respondido por Sukys:
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Isso tem a ver com interferência eletromagnética, e normalmente tem como origem o sistema de ignição ou gerador (dinamo ou alternador) e a forma mais prática para identificar a origem é removendo a correia do gerador. Se com o gerador parado e o motor funcionando a interferência continuar, bingo, o problema é oriundo do sistema de ignição, que é o mais comum de ocorrer, diga-se de passagem.

    Primeira providência que é válida para os dois casos: aterrar a carcaça do rádio. Na traseira do rádio geralmente existe uma lingueta (conector do tipo faston) que existe justamente para aterrar a carcaça, ou então um parafuso que serve para fixação, mas que também tem a função de aterramento.

    Resolvendo o problema, um abraço, caso contrário:

    Interferência de gerador normalmente é resolvida com a instalação de capacitor supressor de ruídos junto ao borne positivo do gerador, e dificilmente existe a necessidade de qualquer outro procedimento.

    Interferência de sistema de ignição pode (ou não) se tornar mais complicado para resolver, e antes de qualquer coisa convém checar se não está havendo fuga de corrente pelos cabos de alta tensão, tampa do distribuidor ou bobina.
    Daí pra frente não existe uma ordem a ser seguida já que a interferência pode ser eliminada (ou atenuada) com a utilização de cabos de vela supressivos E/OU conectores (chupetas) de vela também supressivos E/OU instalação de capacitor supressor de ruídos o mais próximo possível da entrada do fio de alimentação, bem junto ao rádio, E O/U capacitor supressor de ruídos junto ao borne negativo da bobina de ignição.

    O tão falado capacitor supressor de ruídos nada mais é que um capacitor (também conhecido como condensador) de 100 a 400nf (nano Farad) com uns 400V de isolação, e para compra-lo é muito fácil, basta se dirigir à primeira loja de auto-peças e pedir para o balconista um condensador de distribuidor de fusca (de fusca por ser mais barato, mas pode ser de qualquer outro carro), já que todo condensador que existe em ignição por platinado também tem a função de eliminar interferência eletromagnética.

    .
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
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  • #31

    Talking Resolvido o problema da Chiadeira

    Galera,

    Resolvido o problema da Chiadeira no PX e no Toca-fitas ! ! !

    Chegaram os cabos supressivos (8mm FCR, encomendados na ZEZO4X4) que estava aguardando, instalei e pronto. Ficou uma maravilha. Ale'm de nenhum dos aparelhos chiarem mais o motor ainda mudou o barulho, parece mais redondo.


    Não tive problema nenhum de adaptação, como havia sido dito no tópico. Foi só tirar os velhos e colocar os novos. Existe o compatível com Willys.

    Agora é só felicidade ! ! !
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
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  • #32
    RC, eu acredito que o efeito supressivo não tenha sido responsável pelo teu motor estar "mais redondo". O que você acha ? Os cabos antigo estavam com problemas, prejudicando o funcionamento do motor - e inclusive gerando mais ruído do que seria normal ? O que dizem os nossos "universitários" ?

    Citação Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Galera,

    Resolvido o problema da Chiadeira no PX e no Toca-fitas ! ! !

    Chegaram os cabos supressivos (8mm FCR, encomendados na ZEZO4X4) que estava aguardando, instalei e pronto. Ficou uma maravilha. Ale'm de nenhum dos aparelhos chiarem mais o motor ainda mudou o barulho, parece mais redondo.


    Não tive problema nenhum de adaptação, como havia sido dito no tópico. Foi só tirar os velhos e colocar os novos. Existe o compatível com Willys.

    Agora é só felicidade ! ! !

  • #33
    Julinot,

    Os cabos antigos realmente estavam péssimos. Eram muito velhos, os pretos convencionais, com os "plugs" da vela já meio derretidos e contatos meio oxidados.

    Lógico que cabo novo melhora o rendimento do motor e neste caso os cabos são de muito melhor qualidade, pois além de supressivos, estão novos, são de 8mm e silicone.

    Só quis ressaltar esta melhora, pois a troca dos cabos, além de resolver o problema da chiadeira, melhorou a performance da viatura, o que justifica o preço.

    Até
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
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  • #34
    RC... acho que vou encomendar esses cabos também.
    Assim quando tiver um som a bordo não correrei risco de interferências.
    Outra coisa que coloquei mas ainda não testei porque o CJ está na oficina ainda, foi a ignição eletrônica - uma que um certo Nilto vende no Mercado Livre. Vejo que o teu CJ é bem parecido com o meu: motor, caixa e ignicão. Os meus diferenciais são 43/8, e os pneus são de 31". Fugindo um pouco do tema desse tópico... diga-me, por favor: qual é a relação do steus diferenciais ? E o que você tem a dizer sobre a força do teu CJ - principalmente se as relações forem 43/8, com esse spneus de 33" ? Pergunto isto porque coloquei pneus 31" apenas e sinto o conjunto ainda muito reduzido, fazendo com que a velocidades um pouquinho mais altas o giro fique muito alto também, exigindo em minh aopinião um esforço desnecessário do velho motor. Apesar dos meus pneus serem novinhos, estou pensando em trocar por pneus com 33" ou até 35".

  • #35
    A relação do meu é DANA 44/9 com pneus 33', anda muito bem na estrada (a "velocidade de cruzeiro" ideal é 75Km/h) e não tenho o que reclamar da força nas rampas. Na estrada o chato é o barulho dos pneus, mas barulho para jeep é o que não falta.
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
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  • #36
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Agradecimento: 1
    Galera,

    comprei cabos novos na Donatti. São os 8mm da Finaparts, supressivos.

    Eles chegaram hoje. Após instalá-los, instalei a antena do rádio.

    Liguei o rádio com o motor desligado. Funcionou normal. Liguei o rádio com motor ligado, funcionou normal!! Até aí tudo bem...

    Porém, quando acelero o Jeep, o rádio tá chiando. MAS, É APENAS QUANDO O FIO POSITIVO DA ANTENA ESTÁ LIGADO. Se eu desligar a antena (e colocar numa radio local, onde pega bem), não há interferencia.

    O que pode ser agora?

    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


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